Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Peixe-gato ou panga. Cuidado!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Peixe-gato ou panga. Cuidado!

    Bom dia a todas.

    Já alguém ouviu falar deste peixe? Eu nunca tinha ouvido falar, confesso.

    Mas quando li o mail que recebi fiquei preocupada. Por isso, transcrevo a mensagem que recebi...



    O panga é um novo tipo de peixe que encontramos sobretudo sobre a forma de filetes, a um preço muito barato(?).O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exactamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.



    Eis o que deve saber sobre o Panga:



    Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente sector industrial, metais contaminantes, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).



    O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.



    Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com peixes mortos restos e ossos de secas e de solo numa farinha, da América do Sul, a mandioca (mandioca) e resíduo de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não sã não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.



    Ela mais não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...



    Além disso os pangas são injetados com PEE -alguns cientistas descobriram que se injectassem as fêmeas pangas com as hormonas femininas derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonas injectáveis (produzidas por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.



    Ao comprar pangas estamos a colaborar com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.



    Este comercio está a ser aceite por grandes superfícies que os vendem ao público em geral, sabendo que estão a vender produtos contaminadas.



    Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar noutros alimentos: surimi (aquelas coisas com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)

    (texto traduzido)





    Já somos cinco...

  • #2
    RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

    Obrigada pelo alerta. Eu não conheço mas vou passar a estar atenta.




    A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

    Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

    Comentar


    • #3
      RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

      Bolas...o nome do bicho devia era ser peixe-veneno ...
      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

      Comentar


      • #4
        RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

        Então panga = peixe gato?



        Peixe gato costumo comprar, porque é um tipo de peixe com um sabor muito suave e que se pode cozinhar de várias formas.



        Sempre comprei, embora não semanalmente, e gosto, mas a partir de hoje, não devo voltar a comer[-(
        Carla

        Comentar


        • #5
          RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

          Que diabo!



          É que o peixinho é mesmo bom e nada caro!


          Comentar


          • #6
            RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

            Oi meninas, acho interessante lerem estes links.















            Bjs.



            Jo.








            Mikado querida, estamos a torcer por ti!!! :-)

            Comentar


            • #7
              RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

              Não sei que diga, mas parece-me mau de mais a comissão europeia saber disto, pelo menos desde 2008, e este peixe continuar a ser comercializado.

              Após confirmação da contaminação deveriam ser retirados do mercado.

              Continua á venda, ainda ontem vi, quer filetes, quer espetadas de peixe gato riscado
              Carla

              Comentar


              • #8
                RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                Hum... e deixou-me preocupada o que se afirma numa dos links da Comissão Europeia deixados pela mamã Fladybird:



                «Uma parte considerável deste peixe destina-se a cantinas escolares e a hospitais, devido às suas características e ao seu baixo preço.»



                Será que se perguntar à directora da creche se dão este peixe aos meninos ela fica a pensar que sou neurótica??? Se bem que, acho que mesmo que fique, isso é o menos... Vou mesmo perguntar...
                [hr]







                Comentar


                • #9
                  RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                  Hoje fui jantar fora e imainem o que é que eu comi... filetes de peixe panga!:w00t::w00t: O nome não me era estranho mas não associei...



                  por enquanto sinto-me bem:hehe: e devo dizer que é um peixe suculento e muito bom:blink:




                  A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

                  Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                    E já agora, já alguém ouvi dizer (mal) do peixe "PERCA do NILO"?

                    Fui eu comprar peixinho fresco para desenjoar das ferias e o meu marido sai-se com esta...

                    Comeres isto ou peixe gato...é igual! São ambos maus pelas mesmas razões.



                    Daqui a nada só como coentros e salsa da minha hortinha!!!!


                    Já somos cinco...

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                      Sepintas (15-06-2009)E já agora, já alguém ouvi dizer (mal) do peixe "PERCA do NILO"?



                      Fui eu comprar peixinho fresco para desenjoar das ferias e o meu marido sai-se com esta...



                      Comeres isto ou peixe gato...é igual! São ambos maus pelas mesmas razões.



                      Daqui a nada só como coentros e salsa da minha hortinha!!!!


                      :w00t::shifty:



                      Olha se assim fôr já estou toda infectada:hehe: Estou farta de comer perca...:doze:




                      A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

                      Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                        Recebi hoje no meu mail, sou assinante da Qualfood, e acho importante colocar-vos aqui: :-)







                        "Notícias

                        Segurança do peixe-gato



                        A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) resolveu prestar um esclarecimento relativo à segurança do peixe-gato , também conhecido por panga, com o objectivo de clarificar eventuais questões associadas à segurança do consumidor.



                        Panga ou peixe-gato são nomes comuns para a espécie Pangasius hypophthalmus, peixe de água doce que está a ser produzido em aquacultura, maioritariamente no Vietname e também na China.



                        Os sistemas de produção deste peixe são intensivos, e de acordo com dados do sector, as importações deste peixe na União Europeia têm crescido a um ritmo acelerado.



                        Em 2006 foram importadas aproximadamente 123,000 toneladas de filetes ultracongelados de peixe-gato para países europeus, sendo a Espanha um dos maiores importadores.



                        O peixe-gato é um peixe de carne branca, que se encontra no retalho em filetes frescos ou congelados sem espinhas e pele, o que, juntamente com o baixo preço a que é comercializado, contribui para que seja um peixe muito consumido.



                        Algumas associações do sector das pescas têm referido, relativamente às importações em grande escala de panga, que se está a gerar uma situação de concorrência desleal, que faz reduzir o preço do pescado autotocne.



                        Foram, também, levantas suspeitas relativamente à eventual toxicidade deste peixe, informação esta relativa à falta de segurança deste produto, que não foi prestada por qualquer organismo oficial.



                        Portugal notificou, em 2005, a contaminação de filetes de P. hypophthalmus com malaquite verde, tendo este peixe também sido notificado por contaminação bacteriana por Listeria monocytogenes em filetes descongelados.



                        A Comissão Europeia (CE) foi questionada pelo Parlamento Europeu relativamente a esta matéria, tendo, em Setembro de 2008, aprestado esclarecimentos.



                        Em 2007 e 2008 foram emitidas, um total de 7 notificações, sendo que 5 destas foram relativas à presença de resíduos de medicamentos veterinários em P. hypophthalmus.



                        Neste mesmo período foram emitidas 57 notificações referentes a produtos provenientes da China, com contaminação de resíduos de medicamentos veterinários, sem que nenhuma fosse relativa a este peixe.



                        Perante esta situação foram impostas à China medidas adicionais pela CE, que se referem à análise obrigatória para pesquisar a presença de cloranfenicol, nitrofuranos e seus metabolitos, violeta-cristal e malaquite verde.



                        Este tipo de medidas não foi aplicado ao P. hypophthalmus do Vietname por se considerar que a situação relativamente àquele país não o justificava.



                        Após a detecção de substâncias proibidas ou não autorizadas pelos PIF, e a emissão de notificações, a CE impõe controlos reforçados, sendo os 10 próximos carregamentos da mesma origem testados.



                        Para o caso da presença de resíduos em P. hypophthalmus do Vietname, os Estados-Membros reforçaram o controlo sobre o produto, tendo procedido a análises do carregamento seguinte.



                        As medidas impostas pela CE conduziram à redução das notificações para um total de 4 em 2007 e 1 até Setembro de 2008.



                        Finalmente, as informações disponíveis parecem indicar que o risco associado a P. hypophthalmus não será diferente do que está associado aos produtos de aquacultura em geral.



                        Fonte: ASAE"

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                          Olá







                          Não há razões para a alarme. Devem apenas assegurar que não compram "gato por lebre", ou seja que não compram peixe gato a pensar que é pescada...sobretudo prefiram embalagens bem rotuladas que permitem uma maior fiscalização, e eles sabendo disso, têm mais cuidado, sobretudo no armazenamento dos congelados..

                          Bjs







                          Solange




                          Solange Burri

                          Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

                          http://www.solangeburri.blogspot.pt/

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Peixe-gato ou panga. Cuidado!

                            No país onde vivo, a panga é um dos peixes que mais se come. Eu às vezes costumo comprar no supermercado postas congeladas e até já o dei à minha filha quando ela devia ter uns 9 meses. Até agora, ainda ninguém se queixou.

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X