Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Doces/Compotas na MFP

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Doces/Compotas na MFP

    Boa noite a todas.



    Gostava de saber se alguém já se aventurou a fazer doce ou compota na MFP.

    Que tipo de açúcar usaram?

    Tenho a MFP do Lidl e no livro de receitas fala em "açúcar gelificante 2:1". Alguém me sabe dizer o que é isso e onde encontro?



    Obrigada.



    Bjinhos




  • #2
    RE: Doces/Compotas na MFP

    Olá!



    Eu sei essas coisas todas Já fiz compotas várias vezes na MFP. Uso açucar amarelo apenas porque gosto mais do sabor. O açucar gelificante é uma coisa chamada pectina, que se vende nas lojas Celeiro. Uma carteirinha por cada meio quilo de fruta, salvo erro, mas confirma na embalagem.



    Agora também te posso dizer que não gostei muito das compotas que fiz na MFP. Fiz de morango e de tomate. De sabor ficaram boas, mas ambas ficaram muito líquidas, mais tipo geleia, se me faço entender, mesmo repetindo o programa duas vezes. E tive de passar com a varinha mágica na mesma porque os pedaços da fruta ficam inteiros, ou desfazem-se muito pouco. Para a próxima vou experimentar fazer na panela de pressão; no fundo, o trabalho que dá é o mesmo e é muito mais rápido...



    Elsa

    Comentar


    • #3
      RE: Doces/Compotas na MFP

      Olá!



      Obrigada pela resposta tão pronta.

      Olha e se não for pedir demais, diz-me lá como fazes as compotas da maneira "normal".

      Confesso que nunca fiz compota...



      Essa de tomate agrada-me imenso. Qdo era miúda comi uma que era divinal. Feita por uma avó de um amigo meu, mto velhinha...



      Bjinhos



      Comentar


      • #4
        RE: Doces/Compotas na MFP

        Olá,



        na panela de pressão ainda só fiz marmelada e posso dizer que ficou de ir às lágrimas :P A regra que eu sigo é para um quilo de fruta (já cortada, sem caroços e casca), 750 gr. de açúcar (no caso do tomate talvez um bocadinho mais porque não é doce como a fruta). Mas p.ex., na marmelada eu deixei as cascas, se for doce de maçã ou pêra também deixaria. Depois é atirar tudo para dentro da panela de pressão, com um bocadinho de água muito pouco, 1 dl mais ou menos, e contar cerca de 20 min depois de começar a sair a pressão. Na marmelada, como gosto dela mais escurinha e mais rija, deixei 30min, mas noutra fruta se calhar 20 min é suficiente.



        Depois podes tirar um bocado do líquido antes de passar com a varinha mágica, e se achares que fica muito grosso ir acrescentando. Depende das frutas, frutas com muita água, como o tomate ou os morangos, fica o doce mais líquido.



        Mas isto por enquanto são teorias, tenho ali umas maçãs para experimentar mas ainda não tive tempo Eu depois conto como ficou. Ou conta tu se fizeres primeiro



        Elsa

        Comentar


        • #5
          RE: Doces/Compotas na MFP

          Vou meter o bedelho.

          Se quiseres fazer compota de maçã na panela normal:



          Compota de Maçã



          *1 Kg de maçã (já descaroçada e sem casca)

          *750 gr açucar

          *sumo de 1 limão

          *canela em pau (e pó)

          Colocar num tacho em camadas a maçã e o açúcar, regar com o sumo de limão e deixar macerar um pouco.

          Colocar a canela em pau e levar ao lume cerca de 30 minutos. Retirar a canela em pau e passar com a varinha mágica. Enfrascar.




          Susana e Afonso (14/09/2004)
          Nobody is perfect!!!
          I'm nobody.

          Comentar


          • #6
            RE: Doces/Compotas na MFP

            Spal, isso na panela de pressão também deve dar, não? Reduzindo um bocadinho o tempo?



            Elsa

            Comentar


            • #7
              RE: Doces/Compotas na MFP

              ElsaTS (21-10-2009)Spal, isso na panela de pressão também deve dar, não? Reduzindo um bocadinho o tempo?

              Elsa


              Deve dar, sim. Reduz para metade - 15 minutos.
              Susana e Afonso (14/09/2004)
              Nobody is perfect!!!
              I'm nobody.

              Comentar


              • #8
                RE: Doces/Compotas na MFP

                Obrigada a todas pela colaboração.

                Acho que vou experimentar mm o método tradicional.

                Depois conto como correu.



                Bjinhos



                Comentar


                • #9
                  RE: Doces/Compotas na MFP

                  Bem... aqui estou eu para contar a experiência...

                  Não correu lá mto bem, ou sou eu que sou mto naba.



                  Fiz pelo método tradicional, maçã, açúcar amarelo,sumo de limão e tal e coisa. A receita da Spal.

                  Só que deixei mto + tempo, nem sei bem ao certo qto. Como andava aqui a fazer umas limpeza, distrai-me e ia lá mexendo de vez em qdo.

                  Sei dizer q ficou + marmelada de maçã q outra coisa.

                  Ficou mto duro, duro até demais.

                  Mas de sabor...está óptimo.



                  Obrigada pela ajuda meninas.

                  Qq dia aventuro-me outra vez a ver se sai melhor.



                  Bjinhos



                  Comentar


                  • #10
                    RE: Doces/Compotas na MFP

                    pestinha (23-10-2009)Bem... aqui estou eu para contar a experiência...

                    Não correu lá mto bem, ou sou eu que sou mto naba.

                    Fiz pelo método tradicional, maçã, açúcar amarelo,sumo de limão e tal e coisa. A receita da Spal.

                    Só que deixei mto + tempo, nem sei bem ao certo qto. Como andava aqui a fazer umas limpeza, distrai-me e ia lá mexendo de vez em qdo.

                    Sei dizer q ficou + marmelada de maçã q outra coisa.

                    Ficou mto duro, duro até demais.

                    Mas de sabor...está óptimo.

                    Obrigada pela ajuda meninas.

                    Qq dia aventuro-me outra vez a ver se sai melhor.

                    Bjinhos


                    :-)

                    Para a próxima pões um alarme.

                    Não precisas de ir mexendo porque vai ficando com água, convém é que o lume não esteja alto.
                    Susana e Afonso (14/09/2004)
                    Nobody is perfect!!!
                    I'm nobody.

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Doces/Compotas na MFP

                      Uma das vantagens que eu acho que a panela de pressão deve ter, é que não evapora tanta água, portanto os doces devem ficar menos densos, não será? Confesso que ainda não tive tempo/disposição para tentar. Para a semana sem falta!



                      Elsa

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Doces/Compotas na MFP

                        ola!

                        Agora que tenho uma MFP tambem ando a tentar experimentar de tudo um pouco.

                        Tambem queria experimentar fazer compota, uma vez que me deram muitas maças, e ainda por cima cá em casa também ainda tinha muitas, tenho portanto alias maças para meio ano!

                        Tenho de fazer alguma coisa, axo que vou experimentar a receita, mas na panela de pressao, faz todo o sentido por de parte neste caso a MFP.

                        E bolos?

                        Já lá experimentaram fazer?

                        Qualquer bolo? Tenho receio de arriscar!
                        [ http://www.pinkblue.com/] [http://www.pinkblue.com/]

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X