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Duvida sobre autismo

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  • Duvida sobre autismo

    Boa tarde,

    qual a diferênça entre perturbações do espectro do autismo e o sindroma de asperger ?

    E os meninos que têm autismo podem aprender a ler e ter sucesso escolar?

    Tenho uma amiga minha que tem um menino de 10 anos, que sempre teve dificuldade na linguagem e anda na terapia desde os 3 anos, neste momento fala já muito bem .
    Passou para a 4ª classe, tem alguma dificuldade a nivel de intrepertação , a nivel de socialização neste momento socialza-se bem com toda a gente.
    Mas a médica que o acompanha diz agora que ele tem autismo, mas apesar a mim que acompanho o menino desde pequeno pois sou muito amiga da mãe custa-me a acreditar, então uma criança autista consegue jogar á nitendo, escolher a roupa que quer vestir e escolhe bem, ir ao cinema, adora festas etc...
    sei que ele tem um problema a nivel da linguagem pois apesar de saber bem o que quer dizer custa-lhe um pouco pô-lo por palavras, mas a mim não me parece autismo, não sei posso estar enganada , dai perguntar a diferença entre autismo e asperger .
    Este menino já anda desde os dois anos em especialista e só agora é que lhe falam de autismo.
    Obrigada por me lerem e desculpem o testamento,

    Beijinhos,
    Teresa


  • #2
    RE:

    Inserido Inicialmente por mariateresa
    Boa tarde,

    Olá Maria Teresa


    Eu tenho um filho com autismo ligeiro a moderado espero te poder ajudar nas tuas questões com o conhecimento que tenho adquirido


    qual a diferênça entre perturbações do espectro do autismo e o sindroma de asperger ?

    Pelo que eu sei o sindrome de asperger é uma perturbação do espectro do autismo ou seja é uma vertente, por favor lê aqui a reposta q obtive qd postei o tm autismo com especial atenção ás respostas da CAJCA, pois ela responde á tua questão

    http://foruns.pinkblue.com/yaf_posts...170-feira.aspx


    E os meninos que têm autismo podem aprender a ler e ter sucesso escolar?

    Pelo que sei é mais fácil uma criança com asperger ter esse sucesso do que uma criança com autismo, mas tudo depende dos estimulos e terapias que a criança recebe se for uma criança muto estimulada muito apoiada terá mais sucesso de que uma criança q não receba qq estimulo

    Tenho uma amiga minha que tem um menino de 10 anos, que sempre teve dificuldade na linguagem e anda na terapia desde os 3 anos, neste momento fala já muito bem .

    Acredito q é considerado umasperger caso a criança adquira a fala ...


    Passou para a 4ª classe, tem alguma dificuldade a nivel de intrepertação , a nivel de socialização neste momento socialza-se bem com toda a gente.
    Mas a médica que o acompanha diz agora que ele tem autismo, mas apesar a mim que acompanho o menino desde pequeno pois sou muito amiga da mãe custa-me a acreditar, então uma criança autista consegue jogar á nitendo, escolher a roupa que quer vestir e escolhe bem, ir ao cinema, adora festas etc...
    sei que ele tem um problema a nivel da linguagem pois apesar de saber bem o que quer dizer custa-lhe um pouco pô-lo por palavras, mas a mim não me parece autismo, não sei posso estar enganada , dai perguntar a diferença entre autismo e asperger .
    Este menino já anda desde os dois anos em especialista e só agora é que lhe falam de autismo.
    Obrigada por me lerem e desculpem o testamento,


    Teresa o meu conselho é procurarem uma consulta direccionada mesmo p o autismo ou com o dr. lobo antunes ou com o Dr. Miguel palha ou no Hospital pediatrico em coimbra com a Drª Guiomar




    Beijinhos,
    Teresa

    Cristina

    Beijinhos e qualquer coisa q eu possa ajudar disponham
    bjs fofos :smooch: :friends:



    ma joão e nuno





    **





    TUDO PARA A TUA FESTA!!!!![/ BLOG COM NOVO NOME http://www.odeliriodosputos.blogspot.com/ *







    e as lembranças http://foruns.pinkblue.com/Topic119397-59-1.aspx

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    • #3
      RE:

      Tenho uns amigos com uma filha com asperger. A filha deles fala mesmo muito pouco e já deve ter 7 anos. Diz apenas algumas palavras e raramente. Julgo que conhece as palavras mas não se interessa por falar. O caso dela parece-me muito grave, não passa despercebido e não é uma coisa de que se duvide. No entanto, eles são seguidos pelos melhores médicos, fazem acompanhamento há muitos anos, ela recebe todo o tipo de estímulos e terapia especializada e está diagnosticada como asperger. Pelo que referes, essa criança não deve ter comparação com este caso. É possível que a médica se esteja a enganar. Se calhar na consulta ele tem um comportamento que a levou a uma conclusão errada... :?:
      Acho que deviam fazer o que diz a Jonas e falar com um especialista.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Ola
        è assunto em que nao sou minimamente entendida, nem pouco mais ou menos.
        Nem sei se pode-se generalizar...
        O que te posso dizer é o que "vejo" no meu trabalho.
        Eu trabalho numa escola C+S onde é frequentada por alguns meninos tanto autistas como com asperger.
        O que te posso dizer que nos foi transmitido pelos psicologos da escola é que as crianças com Asperger temos de ter mais algum "cuidado" na relaçao com eles.Sao crianças que teem de ter sempre o mesmo horario, a mesmo rotina, o mesmo dia-a-dia sempre, se isso mudar, eles alteram o comportamento completamente.A nivel de desenvolvimento sao extremamente inteligentes.As crianças autistas, tambem sao muito espertas, mas isolam-se mais, vivem mais no mundo "delas", fazem repetiçao do que ouvem...e talvez isso "esconda" um bocado o quanto espertas sao tambem.
        peço desculpa se nao estou a dizer algo de muito popuco inteligente, pois os profissionais de saude e k o poderao fazer, apenas descrevo o k vejo por experiençia propria

        Jokas

        Carla e Diogo

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        • #5
          RE:



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          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por MjoaoB
            Inserido Inicialmente por mariateresa
            Boa tarde,

            qual a diferênça entre perturbações do espectro do autismo e o sindroma de asperger ?

            E os meninos que têm autismo podem aprender a ler e ter sucesso escolar?

            Tenho uma amiga minha que tem um menino de 10 anos, que sempre teve dificuldade na linguagem e anda na terapia desde os 3 anos, neste momento fala já muito bem .
            Passou para a 4ª classe, tem alguma dificuldade a nivel de intrepertação , a nivel de socialização neste momento socialza-se bem com toda a gente.
            Mas a médica que o acompanha diz agora que ele tem autismo, mas apesar a mim que acompanho o menino desde pequeno pois sou muito amiga da mãe custa-me a acreditar, então uma criança autista consegue jogar á nitendo, escolher a roupa que quer vestir e escolhe bem, ir ao cinema, adora festas etc...
            sei que ele tem um problema a nivel da linguagem pois apesar de saber bem o que quer dizer custa-lhe um pouco pô-lo por palavras, mas a mim não me parece autismo, não sei posso estar enganada , dai perguntar a diferença entre autismo e asperger .
            Este menino já anda desde os dois anos em especialista e só agora é que lhe falam de autismo.
            Obrigada por me lerem e desculpem o testamento,

            Beijinhos,
            Teresa

            Cristina
            cristina nao querendo armar-me em medica, mais parece pela tua analise que o menino poderá ter algum problema ao nivel da dislexia... daí os problemas de interpretaçao, linguagem, etc...

            asperger nao deixa de ser autismo... mas é mais leve (digamos assim) ... uma criança com asperger também tem problemas de socializaçao graves, mas que com terapia apropriada melhorará 8assim como autismo normal, no entanto nestes ultimos a terapia é diferente e mais direccionada, assim por dizer)...

            a minha opiniao, de quem nada sabe, lool, parece-me mais um caso classico de dislexia.

            mas perdoem-me se estiver errada...

            beijinhos


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            • #7
              RE:

              Inserido Inicialmente por carladiogo08
              Ola
              è assunto em que nao sou minimamente entendida, nem pouco mais ou menos.
              Nem sei se pode-se generalizar...
              O que te posso dizer é o que "vejo" no meu trabalho.
              Eu trabalho numa escola C+S onde é frequentada por alguns meninos tanto autistas como com asperger.
              O que te posso dizer que nos foi transmitido pelos psicologos da escola é que as crianças com Asperger temos de ter mais algum "cuidado" na relaçao com eles.Sao crianças que teem de ter sempre o mesmo horario, a mesmo rotina, o mesmo dia-a-dia sempre, se isso mudar, eles alteram o comportamento completamente.A nivel de desenvolvimento sao extremamente inteligentes.As crianças autistas, tambem sao muito espertas, mas isolam-se mais, vivem mais no mundo "delas", fazem repetiçao do que ouvem...e talvez isso "esconda" um bocado o quanto espertas sao tambem.
              peço desculpa se nao estou a dizer algo de muito popuco inteligente, pois os profissionais de saude e k o poderao fazer, apenas descrevo o k vejo por experiençia propria

              Jokas

              Carla e Diogo

              Olá Carla

              não estás a dizer nada de pouco inteligente, antes pelo contrário

              embora no ponto a bold seja isso mesmo que os médicos terapeutas dizem q se deve criar as rotinas a estas crianças, eu como mae de um menino com autismo acho que é das piores coisas que se pode fazer, pois ao criar estas rotinas, ao mesmo tempo e involuntariamente estamos a criar esses tais comportamentos que podem chegar a ser agressivos, daí eu achar que qto menos rotinas estas crianças têm, menos comportamentos desses terão.


              posso te dar um exemplo claro, com o meu filho, neste verão fomos de férias p uma casa alugada, perto da praia que dava p ir a pé, e nos 3 primeiros dias qd saíamos de casa p ir p a praia tinhamos de virar á direita, no 4º dia virei á esquerda, porque tinha de ir pôr o lixo, o meu filho fez um berreiro, pq virei p a esquerda e não p a direita #-o #-o #-o e o mais incrivel é que virando p a esquerda vamos parar na mesma á praia, mas se tivesse feito logo um dia p a direita e um dia p a esquerda nada disto teria acontecido.

              e dps há situações que é impossivel manter a rotina
              a terapeuta do meu filho deu o exemplo de um menino autista q ao chegar o verão, simplesmente não jantava, recusava-se simplesmente a comer e porquê? pq ainda era de dia, por acaso os pais puderam resolver a questão fechando os estores e acendendo a luz da cozinha, mas e se a cozinha não tivesse estores? poderia acontecer ... como é que os pais resolveriam isto, iam comer p o quarto?


              qd o meu filho entrou no jardim de infancia pedi á educadora para não o deixar ganhar rotinas pq aquilo q ele ia fazer no 1º , 2º, 3º dia era o que ela iria fazer o resto do ano lectivo

              espero ter me feito entender, e sempre q um médico ou terapeuta me diz q devo criar uma rotina ao meu filho, refilo sempre hehe e alguns até acabam por concordar comigo hehe:badgrin:
              bjs fofos :smooch: :friends:



              ma joão e nuno





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              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por jonas e nuno.
                Inserido Inicialmente por carladiogo08
                Ola
                è assunto em que nao sou minimamente entendida, nem pouco mais ou menos.
                Nem sei se pode-se generalizar...
                O que te posso dizer é o que "vejo" no meu trabalho.
                Eu trabalho numa escola C+S onde é frequentada por alguns meninos tanto autistas como com asperger.
                O que te posso dizer que nos foi transmitido pelos psicologos da escola é que as crianças com Asperger temos de ter mais algum "cuidado" na relaçao com eles.Sao crianças que teem de ter sempre o mesmo horario, a mesmo rotina, o mesmo dia-a-dia sempre, se isso mudar, eles alteram o comportamento completamente.A nivel de desenvolvimento sao extremamente inteligentes.As crianças autistas, tambem sao muito espertas, mas isolam-se mais, vivem mais no mundo "delas", fazem repetiçao do que ouvem...e talvez isso "esconda" um bocado o quanto espertas sao tambem.
                peço desculpa se nao estou a dizer algo de muito popuco inteligente, pois os profissionais de saude e k o poderao fazer, apenas descrevo o k vejo por experiençia propria

                Jokas

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                Olá Carla

                não estás a dizer nada de pouco inteligente, antes pelo contrário

                embora no ponto a bold seja isso mesmo que os médicos terapeutas dizem q se deve criar as rotinas a estas crianças, eu como mae de um menino com autismo acho que é das piores coisas que se pode fazer, pois ao criar estas rotinas ao mesmo tempo e involuntariamente esses tais comportamentos que podem chegar a ser agressivos, daí eu achar que qto menos rotinas estas crianças têm, menos comportamentos desses terão.


                posso te dar um exemplo claro com o meu filho, neste verão fomos de férias p uma casa alugada perto da praia que dava p ir a pé, e nos 3 primeiros dias qd saiamos de casa p ir p a praia tinhamos de virar á direita no 4º dia virei á esquerda porque tinha de ir pôr o lixo, o meu filho fez um berreiro pq virei p a esquerda e não p a direita #-o #-o #-o e o mais incrivel é que virando p a esquerda vamos para á mesma á praia mas se tivesse feito logo um dia p a direita e um dia p a esquerda nada disto teria acontecer

                e dps á situações que é impossivel manter a rotina
                a terapeuta do meu filho deu o exemplo de um menino autista q ao chegar o verão simplesmente não jantava, recusava-se simplesmente a comer e porquê pq ainda era de dia por acaso os pais poderam resolver a questão fechando os estores e acendendo a luz da cozinha , mas e se a cozinha não tivesse estores? poderia aconter ... como é que os pais resolveriam isto


                qd o meu filho entrou no jardim de infancia pedi á educadora para não o deixar ganhar rotinas pq aquilo q ele ia fazer no 1º , 2º, 3º dia era o que ela iria fazer o resto do ano lectivo

                espero ter me feito entender, e sempre q um médico ou terapeuta me diga q devo criar uma rotina ao meu filho refilo sempre hehe e alguns até acabam por concordar comigo hehe:badgrin:

                é incrivel esta perspectiva... pois tudo que aprendi, tb no ramo da educação, aponta exactamente para o contrario...

                ...mt cuidado com as rotinas, horarios, etc... muito interessante.


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                • #9
                  RE:

                  INTERESSANTE são as calinadas que eu dei , que horror #-o #-o #-o só agora ao ler é q vi a qtd de asneiras q escrevi que mau #-o #-o #-o
                  estava super cançada

                  deixa-me cá corrigir :lol:
                  bjs
                  bjs fofos :smooch: :friends:



                  ma joão e nuno





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                  • #10
                    RE:

                    Acho mt bem termos a perspectiva de uma mãe (acho q médico, psicólogos, terapeutas ainda ouvem pouco os pais), mas jonas como fazes no dia-a-dia? Pq há rotinas pp do quotidiano, como lidas c isso? (Espero n estar a ser intrusiva)

                    Ana

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá Ana

                      è claro que não estás a ser intrusiva

                      Há certas rotinas que mantenho tipo qd acorda de manhã bebe o leitinho na cama, ás 21h, horas de ir p cama mas entre o acordar e o deitar tento que todos os dias tenha actividades diferentes , vou a concertos p bebés, terapias musical, ocupacional, da fala, hipoterapia, vou a teatros a festas de aniversários, visitar familia e amigos, vou ás compras , mas há certas rotinas que tb crio tipo acaba de fazer xixi, lavar as mãos, secar as mãos na toalha este tipo de rotinas sim mas de resto ...

                      pois há crianças que por terem rotinas qd têm de ir a uma festa de aniversário ou o simples sair de casa p eles é uma tortura , conheci há uns dias um menino que tem asperger e ao trocar experiencias com o pai, ele disse -me que qd querem ir a uma festa que têm durante esse dia e antes de sair de casa p a festa dizer ao filho tudo o que vai acontecer do género: "hoje vamos sair, vamos á festa de anos tal, vão estar lá muitas pessoas dps vamos cantar os parabéns, cortar o bolo comer , e dps vimos para casa " e só assim é que corre bem

                      costumo dar o seguinte exemplo : imaginemos q chegamos a um aeroporto num país que não conhecemos , se não fossem as placas sinaléticas nós estariamos completamente desorientados sem saber por onde ir , é o q acontece com as crianças com rotinas saiem daquela rotina sentem-se completamente perdidos

                      daí na minha opinião de mãe achar que temos de estimular os nossos filhos de que todos od dias são diferentes p qd um dia muito diferente chegar ele acharem simplesmente que é so mais um dia diferente

                      espero ter me feito entrender

                      Obrigada Ana por perguntares
                      bjs de mil cores para ti e p o teu bebé
                      bjs fofos :smooch: :friends:



                      ma joão e nuno





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                      • #12
                        RE:

                        Ola a todas,

                        sou professora e quando estava na faculdade tive a oportunidade de encontrar duas crianças magníficas: uma com autismo e outra com síndrome de Asperger.
                        Pela minha experiência, uma criança com autismo aprende tal qual as restantes crianças, no entanto necessita de concretizar todas as aprendizagens adquiridas. Esta criança com quem tive a honra de estar alguns meses manifestava alguns comportamentos típicos do autismo, tais como:

                        * alguma dificuldade na interação social, uma vez que tinha comportamentos e brincadeiras "diferentes" e "descontextualizadas" dos coleguinhas;

                        * dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos), tanto que ela não sabia dar um beijo ou um abraço;


                        * assumir de forma inflexível rotinas ou rituais motores estereotipados (agitar ou torcer as mãos, por exemplo);

                        * preocupação insistente com partes de objetos, em vez do todo (fixação no puxador do cortinado, por exemplo);

                        O que é?

                        "É uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Muitas das pessoas que sofrem de autismo vivem em um "mundo" à parte, interagindo com coisas que eles imaginam. É como se criassem o seu próprio mundo." Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


                        Relativamente ao síndrome de Asperger, posso dizer que aquele aluno era o melhor da turma. Um pouco tímido, fechado, por vezes distante, mas sempre muito interessado em saber "porquê". Tinha também rituais motores estereotipados, pois quando estava contente enrolava a sacudia as mãos.
                        A chamada síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. Estas crianças têm também uma grande fascínio por áreas específicas e peculiares. Em ambos os casos não devemos alterar as suas rotinas, pois isso causará um grande transtorno.

                        Espero ter sido útil...é apenas o que sei sobre este tema e a experiência que tive.

                        Ps. Note-se que a criança autista pode ser um caso particular, já que é orfã e se encontra numa instituição, já foi adoptada várias vezes e foi sempre "devolvida" à instituição e quando foi "encontrada" apresentava sinais de maus tratos e violência em todos os aspectos e mais alguns que nem imaginamos.
























                        O meu Lourenço já chegou....no dia 23 de Janeiro e é a coisa \'mai linda!!!!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Jonas: mt interessante a tua perspectiva relativamente às rotinas. De facto nunca tinha pensado nas coisas nesses termos, mas faz-me algum sentido. é o q digo, deviamos ouvir mais os pais, afinal eles é q conhecem os filhos.

                          Bjs grandes

                          Ana

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Olá, eu trabalho num infantário e este ano tenho uma criança na sala que é autista, e é uma criança espectacular, muito cativante mesmo, cada progresso é uma alegria para nós inesplicavel. E é verdade isso das rotinas, pois se está habituada a uma certa rotina e essa é quebrada por algum motivo "stressa" logo e isso têm que ser trabalhado e mudado. E axo muito importante mesmo o contacto directo com os pais pois é muito importante.
                            http://maria-pipoca.blogspot.com/

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              OLá....
                              Descobri hà uma semana que a minha filha de 20 meses tem espectro de autismo ligeiro....além do choque inicial....ainda temos que digerir a ideia de que será um processo de investigação a longo prazo e também de terapia prolongado.
                              Segundo os especialista é mui cedo para "rotular" a criança.....já pesquisei e tenho-me informado sobre o assunto, apesar disso continuo com muitas dúvidas e em Estado de Choque.
                              Se alguém quiser ter a gentileza de me dar algumas pista.....todo o tipo de ajuda é bem vinda

                              Magui

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