Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Questões sobre brinquedos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Questões sobre brinquedos

    Olá,

    Preciso de ajuda mas não sei muito bem como expor a minha situação nem a minha questão.

    Eu tenho uma loja de brinquedos numa aldeia belga. Os produtos que vendo são produtos que se diferenciam dos restantes existentes no mercado, a loja é pequena, o atendimento é feito por mim. Uma grande parte das minhas/meus clientes pergunta-me directamente o que é que deverá comprar para uma criança com determinada idade, crianças mais ou menos calmas, para filhos de pais que só querem brinquedos educativos, etc.

    Hoje ligou-me uma senhora a perguntar-me que brinquedos é que eu tenho para um menino de 4 anos, hiperactivo. Explicou-me que ele não se interessa por nada mais do que 2 a 3 minutos, excepto quando vê televisão.

    Eu não domino minimamente o assunto, disse-lhe que possivelmente jogos de construção em madeira podem ser uma opção porque são mais resistentes que o Lego, sejam as peças em separado seja na versão montada, há várias possibilidades de construção com as peças duma mesma caixa e que, eventualmente, pode ser um jogo interessante para uma criança muito activa.

    Os brinquedos que eu referi à senhora são estes, existem vários tamanhos com diferentes possibilidades.


    Na realidade, desconheço o assunto, sei que miúdos mais mexidos gostam e brincam com este tipo de jogos mas miúdos calmos também. E desconheço por completo o assunto "crianças hiperactivas". E não me sinto bem a "aconselhar" este tipo de brinquedo ou aquele sem conhecimento de causa, seja para crianças hiperactivas seja para crianças autistas. O problema é que mesmo explicando isto, tenho tido pessoas que insistem em que eu as aconselhe.

    Por isso, se tiverem paciência e disponibilidade para me falar das preferências dos vossos filhos e filhas no que toca a brinquedos, eu agradeço. Se conhecerem bibliografia especializada, eu também agradeço as dicas.

    Obrigada pela vossa atenção,

    Raquel.



  • #2
    RE:

    Olha não sei nada sobre o assunto...mas a minha intuição diz-me que de espanta -espiritos eles devem gostar, daqueles para pendurar e fazem um tilitar agardável e calminho.....não sei se estou certa....#-o




    Comentar


    • #3
      RE:

      Hmmmm, o meu problema é: os miúdos acabam por ter gostos/preferências não muito diferentes uns dos outros, ou seja, as crianças calmas preferem um determinado tipo de actividades e jogos, as mais activas outros e o interesse demonstrado pode variar com a idade e com as competências adquiridas.

      Obrigada pela tua resposta.


      Comentar


      • #4
        RE:

        O meu filho adora jogos de construção, legos, puzzles, garagens com vários andares para brincar com os mil carros que tem e jogos de plasticinas com vários utensílios para fazer coisas. Todos os miúdos são diferentes e o meu é capaz de ficar bastante tempo com os legos, mas geralmente não fica muito tempo na mesma actividade.

        Acho importante que a criança hiperactiva não tenha acesso a muitas coisas ao mesmo tempo, muitos brinquedos à sua volta que a façam distrair, mas é complicado. Estão sempre mais à frente que nós e antes de conseguirmos perceber, já esgotou o brinquedo e quer mais... por isso acho que algo que ele possa ir mudando, alterando, acrescentando e encontrando diferentes funções seja o mais indicado.

        Também penso que é importante que não seja nada muito fácil para os motivar, mas tem de ser acessível às capacidades e às preferências da criança, pois normalmente ficam frustradas com muita facilidade quando não conseguem fazer o proposto e desistem.
        Com a Massagem Infantil, partilhe momentos inesquecíveis com o seu bebé, de grande ternura e entrega mútua, cheia de benefícios para os dois e para sempre!

        E agora também para crianças dos 1 aos 7 anos!



        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá Susana,

          Muito obrigada pela tua resposta.

          Beijinhos,

          Raquel.


          Comentar


          • #6
            RE:

            olá

            fico contente por tentar dar resposta às dúvidas das suas clientes, pois é sinal q gosta do q faz....

            sou psicóloga clínica e fiz tese de mestrado em hiperactividade :bowtie:

            bem, as crianças hiperactivas (diferente das q têm défices de atenção) procuram sobretudo brinquedos q lhe interessem imenso... caso contrário, não irão manter-se nele por muito tempo. Nesse sentido, o mais importante é a mãe dar oportunidade do filho escolher o brinquedo. Não interessa o tipo de brinquedo em si, mas sim o significado q terá para ela. A partir deste ponto, deverá a mãe reforçar todo o comportamento positivo da criança em relação ao brinquedo q escolheu, elogiando-o, sobretudo (e.g., vejo q te interessas por este tipo de brinquedos.... q bom ver a forma como constróis o puzzle...).

            contudo, se alicerçado à hiperactividade estiver tb défices de atenção e concentração, ai sim, já influencia o tipo de jogo a escolher. Deverão estar destinados para desenvolver estas capacidades.

            relativamente à bibliografia, podes encontrar vários sites na internet. Livros da autoria de Barkley são excelentes como debatem este tema.

            espero ter ajudado.

            bjs
            AFILHADAS:Nicos e Liriogirl (afilhadas do meu coração!!!)

            Comentar


            • #7
              RE:

              Ana,

              Muito obrigada pela tua resposta. Assim já consigo dar resposta a questões deste tipo.

              A senhora que me ligou acabou por comprar o tal jogo de construção e o filho gosta embora já tenha perdido uma peça ou duas. Entretanto, o pai esteve com o filho aqui na loja, o miúdo é um amor, muito interessado em tudo e simpático, tocava nos brinquedos com cuidado e não me pareceu nada do tipo "abusador mimado". E gostou muito também duma outra coisa que tenho aqui, são construções em cartão branco para pintar.

              Vou procurar livros da autoria de Barkley.

              Beijocas,

              Raquel.


              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X