Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pedir 2ª opinião

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Inserido Inicialmente por MJTMP
    A minha sobrinha, tb não falava, e era esse o unico "problema" dela. ás evzes tinha uns "tiques" do tipo balançar-se tipico dos autistas.
    Ela correu todos os medicos, fez todos os exames e chegou-se á conclusão que ela tinha Sindrome de Asperger. Disse mamã pela primeira vez na noite de Natal com 4 anos!

    Hoje com qse 9 anos já fala tudo e mais alguma coisa. É super interessada na escola, quer sempre fazer exercicios...

    Vais ver q tudo vai correr bem .
    Eu não sou médica e não trabalho na área da saude. Mas li tanto sobre o tema e falei com várias mães sobre estes casos e até com médicos, que devido à explicação que referi em cima , diria que a tua sobrinha nunca seria uma asperger devido à ausencia de comunicação.Parece que estas coisas agora andam na moda.

    Qualquer criança que seja um pouquinho diferente, tem que ter alguma coisa.

    Ainda bem que a tua sobrinha recuperou e comprovou que não tem nada disso.

    Um bjs
    Ica

















    - Já nasceu o TOMÁS (25-05-2009)







    - Já nasceu a MARIA MIGUEL (29-05-2009)





    Afilhada: Catuta- É um Rapaz - Já Nasceu o . Simão





    Afilhada: LittleKika - É um Rapaz - Já nasceu o Pedro David



    Afilhada: PatriciaGeraldes - É um Rapaz Já nasceu o Santiago



    Afilhada: mãede3 - Filhota Matilde ; Afilhada: ARQ - Filhote GU; Afilhada: Sufiland -Filhote EDUARDO

    Comentar


    • #17
      RE:

      Inserido Inicialmente por lucas
      Olá

      tal como tinha dito ,fui pedir uma 2ª opinião no hospital da luz, a médica colocou de parte o sindrome de asperger pois diz que aos 3 anosas crianças com este sindrome já tem um vocabolário muito rico, diz que o que o João tem são sinais do espectro do autismo, ´vai fazer um exame profundo aos ouvidos e vai a uma consulta de reabilitação fisica para começar a fazer terapia ocupacional, diz que ele tem muitas coisas boas como olhar nos olhos nem que seja por pouco tempo de cada vez, ele obedece a algumas instruções, '' apenas '' não fala e não aponta para o que quer, serve-se das nossas mãos para ir buscar aquilo que quer, não nos deu garantias de nada acerca de autonomia no futuro nem da comunicação ( o que me deixou triste) pois a outra medica tinha dito que daqui a uns tempos o que nos iriamos lembrar desta fase era do João ter começado a falar mais tarde e de ser um pouco mais timido. Vamos ver o que o futuro nos reserva, dia 2de Março vai á consulta de rebilitação e dia 11 de março ao otorrino.

      Um beijo a todas

      Olá Lucas,
      Queria mandar um beijinho e muita força.
      O meu filhote fez um exame aos ouvidos aos 3 meses pelo que essa hipotese foi imediatamente descartada, mas deve fazê-lo para despiste.
      Quanto ao facto de o médico não dar garantias para o futuro, infelizmente é normal. Nenhum médico nos pode dar garantias de nada.
      Vai ver que com a terapia vão ver melhoras - Eu vi!
      beijinhos

      Comentar


      • #18
        RE:

        Olá

        O meu Tiago está a ser seguido pela Dra. Luísa teles na Clínica Parque dos Poetas e só tenho a dizer bem. ela não tem por hábtio dizer que vai tudo correr bem ou que ele vai evoluir ou não, mas ajuda-nos a perceber o que pode correr bem e o que pode correr mal. O Tiago tinha ptogn´sotico de Hiperactividade com Défice de Atenção aos 4 anos, tem sido acompanhado na Terapia da Fala com muito trabalho em casa e no Colégio (a educadoradele foi fantastica).

        Tem evoluido muito bem. Ontem teve alta da Terapia da Fala. Está a terminar uma avaliação psicologica exaustiva no Hospital da Luz para ver se poderá passar para a 1ª Classe.

        Boa sorte e acredita no teu menino.
        My Blog

        My Boys - James & Rod - My reason for living!


        Listinha das barrigas de Setembro/Outubro 2008 - Que saudades!!!

        I´LL BE THERE FOR YOU

        Comentar


        • #19
          RE:

          Olá Lucas

          Como já disse a mamã ICA é perfeitamente normal os exames auditivos que te mandaram fazer, possivelmente o otorrino irá ver o exame auditivo que o João fez à nascença (o chamado oto-emissões) e mandar fazer um exame chamado Poenciais evocados auditivos, para descartar qualquer problema auditivo.

          Quanto à Terapia Ocupacional, caso ele venha a necessitar vais ver que a mesma irá ajudar o João a desenvolver-se em pequenas coisas que por vezes para nós não têm significado, mas que para eles é muito importante.

          Como é obvio estas consultas não são nada fáceis e por vezes saimos de lá com o coração nas maus, pois os médicos não nos dão nenhum tipo de prognostico, mas infelizmente é mesmo assim, eles não dão porque também não sabem, pois ninguém sabe como será o desenvolvimento de uma criança. Para nós pais é dificil de entender e gostavamos que nos pudessem dizer que daqui a uns meses tudo será diferente, mas infelizmente nem sempre é assim e por isso temos de ter forças e coragem para continuar a lutar.
          Não desanimes, não vas abaixo e pensa que tudo isto é para o bem do teu menino e que tudo o que estás a fazer é em prol de um melhor futuro para ele.

          Vai dando notícias

          Um grande beijinho e muita força
          Beijinhos

          Cláudia

          Comentar


          • #20
            RE:

            obrigada pelo apoio.
            Olá Lucas

            '' Sim de facto os aspergers n tem a comunicação afectada e começam a falar ao mesmo tempo que todas as crianças. O problema de comunicação nos aspergers é por vezes terem dificuldade em descodificar o sentido ilustrativo das frases. Se utilizas expressões idiomáticas, eles tem muita dificuldade em compreender o real sentido daquela frase, estilo: O gato comeu-te a lingua.

            Qd fui ao pediat de desenvolvimento com o vasco e lhe falei dessa possibilidade ele pos logo de parte porque disse exactamente que os aspergers começam a falar cedo e muitas vezes têm um vocabulário com palavras ricas para a idade.

            Nunca te tinham mandado fazer um exame auditivo, normalmente nestes casos é a 1ª coisa a fazer. O que sao sinais do espectro do autismo? o que quis ela dizer com isso. Autismo atipico? Como foi a consulta ''



            O joão já tinha feito feito um timpanograma , mas este exame que ele ira fazer é feito com anestesia, mas não sei o nome, os sinais do espectro do autismo que a Dra falou foram: o facto de ele não ter muito contacto visual, observar muito os brinquedos e peças de brinquedos, não apontar, não falar... mas não especificou, não falou um nome como autismo atipico. agora vamos fazer uma consulta de reablitação em Março ( dia 2) para começar com a terapia ocupacional e no dia 11 de Março faz o exame auditivo e daqui a um mês volta á consulta da dra Luisa Teles para ela o ver e entregarmos uns questionários que ela nos deu nesta consulta para preenchermos. Depois vai-nos encaminhar para uma consulta de genética em Santa Maria, para estudar a possivel causa deste atraso no desenvolvimento e saber se corremos o risco de poder ter outro filho nas mesmas condições.

            Um beijo a todas

            Comentar


            • #21
              RE:

              Olá Lucas

              Esse exame que o teu menino vai fazer agora chama-se Potencial Evocado Auditivo (PEA) e tem de ser feito com uma pequena sedação da criança para que ela não se mexa durante o exame.
              Este exame tem como objectivo diagnosticar défices auditivos, distinguir lesões ao nível do nervo acústico (que transporta informação do ouvido até ao tronco cerebral), ou défice na condução das vias auditivas pertencentes ao próprio tronco cerebral. Os PEA são úteis também na detecção de lesões neonatais das vias auditivas e na avaliação dos processos da linguagem entre outras coisas.
              Pelo que é perfeitamente normal que ela tenha solicitado a realização desse exame para despistar problemas auditivos.
              Já agora a Terapia Ocupacional vais fazer no Hospital da Luz???
              Beijinhos

              Cláudia

              Comentar


              • #22
                RE:

                Olá

                Sim Car em principio vou fazer no hospital da Luz e na escola do João lá tambem vai uma terapeuta ocupacional , vou ver quantas vezes o João vai ter de fazer.

                beijos

                Comentar


                • #23
                  RE: Pedir 2ª opinião

                  Antes de mais, as melhoras para o teu menino.



                  Olha, trabalho num colegio e há aqui um menino de 14 anos que foi recentemente diagnosticado com Sindrome de Asperger. Fizeste muito bem em pedir uma segunda opinião. Até porque tanto quanto sei o diagnostico desta síndrome é uma questão polémica...



                  Mas pronto. Para teres uma ideia, este menino leva uma vida perfeitamente normal: excepto algumas dificuldades na interacção social que se traduzem em algum isolamento (tanto voluntario, como produto da dificuldade que tem em relacionar-se) face aos colegas. Mas tem amigos. E toca guitarra como se tivesse estudado música e este instrumento a vida toda! Tem dificuldades em algumas discilplinas mais teoricas como a Historia e as Línguas em geral mas, ainda assim, tem conseguido progredir na escola. Este ano terminará o 9º ano, tal como previsto. Tem alguns episodios que nos deixam atónitos: ainda no outro dia empurrou escada abaixo uma caixa de 36 ovos que estavam a descarregar á porta de um resturante das redondezas... asssim do nada. Acho que ele tem um sentido de humor muito proprio!



                  De resto, e se te tranquiliza saber, ele é um rapaz muito educado, simpatico e até empatico (quando devidamente solicitado a criar essa empatia) e passa por uma pessoa normal, seja onde for que ele esteja!



                  Tenta descontrair em relação a isto. Confirmado o diagnostico, com o apoio dos pais, família, professores e colegas tudo correrá bem!







                  Um grande beijinho!







                  Editei para pedir pesculpa pelo post inusitado... não reparei que só tinha visto a 1ª pagina do tópico... onde é que isto já ia!!! Pois... não sendo sindrme de asperger não te posso ajudar com nenhum exemplo tranquilizador mas posso dizer-te que seja qual for o problema do teu menino (e se calhar até nem tem nenhum!) tudo há-de correr pelo melhor, porque com ajuda e acompanhamento estas questões do desenvolvimento atenuam-se e muitas vezes resolvem-se por si mesmas definitivamente quando menos esperamos! Beijinho!

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X