Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Possível hiperactividade

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Possível hiperactividade

    EducadoraLisa (31-10-2009)Estou um bocado triste e desanimada...



    o meu filho há cerca de 15 dias começou a trazer recados da professora para casa a dizer que se porta mal nas aulas, está sempre a brincar e a rir e que não sabe parar.



    Já falei com ela e fiquei com a sensação que ela pensa que ele é mal educado.



    Castiguei-o pelo mal comportamento não o deixando ver tv e jogar ps2. Não resultou.



    Não sei o que fazer e nem sei o que origina isto... estou a pensar levá-lo outra vez à pediatra para saber a opinião dela.



    Ele anda contente na escola, motivado para aprender a ler e a escrever. Aprende depressa o que é estranho. No caderno tem tudo certo e faz os tpc com muita satisfação.



    Deêm-me a vossa opinião.


    Olá EducadoraLisa,

    Na minha opinião o que é realmente preocupante é o binómio hiperactividade+déficit de atenção. É esta conjunção que leva crianças extremamente irrequietas a não conseguirem concentrar-se um bocadinho que seja para conseguirem aprender.



    Eu não sou médica (e aconselho-a vivamente a consultar um pediatra de desenvolvimento, tal como já foi atrás referido) mas se o seu filho for "hiperativo", não terá déficit de atenção.

    Provavelmente vai passar "as passa do Algarve" até ele ser um jovem adulto com muita energia, mas seguirá um percurso escolar normal.

    Digo isto porque tenho uma amiga hiperactiva (coitada da mãe dela!!) mas não tinha déficit de atenção. Licenciou-se, casou-se tem 2 filhos e é feliz. E é só isto que importa.

    Espero ter ajudado

    Mar

    Comentar


    • #17
      RE: Possível hiperactividade

      Obrigada pela resposta.

      Eu vou marcar consulta na pediatra para ela aconselhar um especialista. Tal como algumas mamãs referiram ele tem energia a mais o que pode levar a um grau de hiperactividade. Por outro lado ele concentra-se bem nas actividades escolares logo defice de atenção não acredito que tenha.

      O maior probelema é que a maioria dos professores não sabem lidar com crianças com muita energia... e acredito que ele vá sofrer com isso e eu também...





      O meu atelier.

      Comentar


      • #18
        RE: Possível hiperactividade

        Lisa, só hoje vi este tópico. Queres o contacto do nosso pediatra? Ele é pediatra do desenvolvimento e confio inteiramente nele. Ficariam bem entregues... É o Dr. Armando Fernandes.




        A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

        Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

        Comentar


        • #19
          RE: Possível hiperactividade

          Após algum tempo de observação de comportamentos já tenho a avaliação do Rafa marcada assim como a consulta de desenvolvimento. Vai ser na Cuf descobertas porque a pediatra dele também é de lá e aconselhou-me os médicos que o vão avaliar.

          Confesso que estou nervosa mas seja o que for que digam acho que poderá ajudar o meu filho a melhorar os seus comportamentos.





          O meu atelier.

          Comentar


          • #20
            RE: Possível hiperactividade

            Olá Lisa



            Então e novidades??? Como correu a consulta. Já tens a avaliação do teu filhote?



            Bjs
            Ica

















            - Já nasceu o TOMÁS (25-05-2009)







            - Já nasceu a MARIA MIGUEL (29-05-2009)





            Afilhada: Catuta- É um Rapaz - Já Nasceu o . Simão





            Afilhada: LittleKika - É um Rapaz - Já nasceu o Pedro David



            Afilhada: PatriciaGeraldes - É um Rapaz Já nasceu o Santiago



            Afilhada: mãede3 - Filhota Matilde ; Afilhada: ARQ - Filhote GU; Afilhada: Sufiland -Filhote EDUARDO

            Comentar


            • #21
              RE: Possível hiperactividade

              O Rafa foi à 1ª consulta com a psicóloga para fazaer a avaliação mas ainda vai a mais duas em Julho e só depois é que tenho a avaliação. Na próxima consulta a psicóloga quer falar comigo primeiro sobre aqueles aspectos que não quer que ele oiça para não influenciar.

              A consulta de desenvolvimento está marcada para 5 de agosto. Até lá resta esperar.

              Obrigada pela preocupação.





              O meu atelier.

              Comentar


              • #22
                RE: Possível hiperactividade

                EducadoraLisa (28-06-2010)O Rafa foi à 1ª consulta com a psicóloga para fazaer a avaliação mas ainda vai a mais duas em Julho e só depois é que tenho a avaliação. Na próxima consulta a psicóloga quer falar comigo primeiro sobre aqueles aspectos que não quer que ele oiça para não influenciar.



                A consulta de desenvolvimento está marcada para 5 de agosto. Até lá resta esperar.



                Obrigada pela preocupação.


                Olá Lisa, posso te perguntar porque foste primeiro a uma psicologa e não a uma pediatra de desenvolvimento?...segundo as informações que tenho, primeiro devem ser avaliados por um pediatra de desenvolvimento, e só eles te podem dar esse diagnostico!..., depois se acharem necessario é que o encaminham para psicologa ou terapia da fala!

                Na minha opinião, não sei se não estarás a perder tempo!

                bjs



                Comentar


                • #23
                  RE: Possível hiperactividade

                  A pediatra mandou fazer primeiro a avaliação na psicologa e levar essa avaliação ao pediatra de desenvolvimento. Pelo que sei se fosse à 1ª consulta sem essa avaliação era logo o que o pediatra de desenvolvimento mandava fazer e assim poupo o dinheiro de uma consulta.





                  O meu atelier.

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Possível hiperactividade

                    EducadoraLisa (29-06-2010)A pediatra mandou fazer primeiro a avaliação na psicologa e levar essa avaliação ao pediatra de desenvolvimento. Pelo que sei se fosse à 1ª consulta sem essa avaliação era logo o que o pediatra de desenvolvimento mandava fazer e assim poupo o dinheiro de uma consulta.


                    Que estranho...comigo passou-se precisamente o contrário, primeiro foi a pediatra de desenvolvimento, na primeira consulta avaliou-o durante 1h e 30 minutos, mandou-me fazer testes a audição no otorrino para ter certeza que ouvia bem...na segunda consulta voltou a avaliar durante hora e meia (cada consulta dela nunca é menos tempo) e o diogo veio para casa medicado para a hiperactividade com rubifen, respondeu bem a medicação, passado 1 mês voltou lá e começou com o concerta 18mg, o que ainda hoje faz!

                    Chegou a dizer no inicio que se achasse necessario o encaminharia para uma psicologa, mas mais tarde disse que no caso do diogo não valia a pena, aconselhou terapia da fala, o que achei que lhe fez muito bem, se nao fosse tão cara ainda hoje lá andava, não por falar mal, mas para treinar a memoria, e outras coisas que devido a hiperactividade era um trapalhao!



                    Comentar


                    • #25
                      RE: Possível hiperactividade

                      Eu não sei como se processam as coisas esta foi a explicação da pediatra e a seguir quando for à consulta de desenvolvimento espero vir mais clarificada. Até lá tenho de esperar.

                      As consultas na psicóloga são carissimas e o seguro não cobre





                      O meu atelier.

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Possível hiperactividade

                        Olá, bom tarde a todas/todos.



                        Registei-me há pouco tempo neste forum e tenho vindo a acompanhar com muito interesse esta temática.

                        Gostaria de deixar a minha opinião (não clínica e muito menos especializada sobre este tema) porque considero que, nós pais, não estamos devidamente elucidados e, na ânsia de ajudar os nossos filhos esquecemos questões muito simples.



                        Da minha experiência como professora, e já lá vão vinte anos, o déficite de atenção e a hiperactividade são de difícil diagnóstico. Só estudando aprofundadamente o ambiente familiar, escolar e social das crianças se pode ter alguma certeza relativamente a estas "doenças" do séc. XX e XXI. Infelizmente não é o que a maioria dos técnicos desta área fazem. Em duas consultas já estão a receitar algo. Isto não significa que seja contra a medicação ou todo o tipo de terapia que possa minimizar o sofrimento das crianças e dos pais. Queria apenas que meditassem no seguinte:



                        Quem melhor deve conhecer um filho são os pais. Devido ao ritmo alucinante que imprimimos à nossa vida constatamos hoje que eles passam cada vez menos tempo connosco. Para nos desculpabilizarmos dizemos que temos tempo de qualidade. Mas, infelizmente, para a maioria isso não é verdade, especialmente para as mulheres, que, sozinhas ou não, acabam por assumir todas as responsabilidades familiares. Resumindo, passamos a vida "a ganhar a vida" mas também a "desperdiçar" os melhores anos junto dos nossos filhos.



                        Com isto quero dizer que é mais rápido receitar, medicar, do que com tempo, paciência e muito amor, percebermos o que se passa efectivamente com os nossos filhos.



                        Falar e brincar com eles, saber os seus gostos e opiniões, observá-los, mantendo um contacto regular com os educadores e professores, é um passo em frente para um bom diagnóstico. Este só se faz com tempo, muita calma e paciência.



                        No meu tempo brincava-se na rua com os amigos. Hoje, as crianças crescem "enclausuradas", precisam de libertar energias e não encontram espaço, tempo e pessoas para isso. Arranjamos-lhes actvidades mas estas tornam-se obrigações stressantes para eles e para nós.



                        Quem está doente é a sociedade, "as crianças são o primeiro sintoma" desta nova doença.



                        Desculpem o testamento, e o meu agradecimento ao pessoal técnico com quem tenho vindo a trabalhar nesta área.







                        Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                        Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Possível hiperactividade

                          Olá a todas!



                          Não podia estar mais de acordo com o que foi dito no post acima.

                          Fico muito aliviada por mais pessoas partilharem da minha opinião e satisfeita por saber que ainda se podem contar com bons profissionais na área do ensino e que estes são pessoas consciênciosas!

                          Não quero com isto desvalorizar o problema da Hiperactividade, este é bem real e afecta de forma prolongada a vida das crianças e suas famílias, amigos, educadores, etc.

                          Apenas acho que muitas vezes a ansiedade de alguns pais em "curar" os filhos e a falta de escrúpulos de grande parte da classe médica em acompanhar devidamente os seus pacientes, juntamente com a necessidade de manter os seus "clientes" satisfeitos, o diagnóstico de Hiper. é invariavelmente acompanhado da perscrição de medicamentos muitas vezes desnecessários.



                          EducadoraLisa, muita calma e paciência com o filhote, e nunca se esqueça que em último caso, a sua opinião sobre a saúde e tratamentos do seu filho está sempre em 1º lugar! Respeite os seus instintos de mãe no que diz respeito a este assunto e verá que tudo correrá pelo melhor!

                          Nem tudo serão rosas mas no final do dia verá que o esforço vale a pena!


                          Comentar


                          • #28
                            RE: Possível hiperactividade

                            sol sem nuvens (30-06-2010)Olá, bom tarde a todas/todos.







                            Registei-me há pouco tempo neste forum e tenho vindo a acompanhar com muito interesse esta temática.



                            Gostaria de deixar a minha opinião (não clínica e muito menos especializada sobre este tema) porque considero que, nós pais, não estamos devidamente elucidados e, na ânsia de ajudar os nossos filhos esquecemos questões muito simples.







                            Da minha experiência como professora, e já lá vão vinte anos, o déficite de atenção e a hiperactividade são de difícil diagnóstico. Só estudando aprofundadamente o ambiente familiar, escolar e social das crianças se pode ter alguma certeza relativamente a estas "doenças" do séc. XX e XXI. Infelizmente não é o que a maioria dos técnicos desta área fazem. Em duas consultas já estão a receitar algo. Isto não significa que seja contra a medicação ou todo o tipo de terapia que possa minimizar o sofrimento das crianças e dos pais. Queria apenas que meditassem no seguinte:







                            Quem melhor deve conhecer um filho são os pais. Devido ao ritmo alucinante que imprimimos à nossa vida constatamos hoje que eles passam cada vez menos tempo connosco. Para nos desculpabilizarmos dizemos que temos tempo de qualidade. Mas, infelizmente, para a maioria isso não é verdade, especialmente para as mulheres, que, sozinhas ou não, acabam por assumir todas as responsabilidades familiares. Resumindo, passamos a vida "a ganhar a vida" mas também a "desperdiçar" os melhores anos junto dos nossos filhos.







                            Com isto quero dizer que é mais rápido receitar, medicar, do que com tempo, paciência e muito amor, percebermos o que se passa efectivamente com os nossos filhos.







                            Falar e brincar com eles, saber os seus gostos e opiniões, observá-los, mantendo um contacto regular com os educadores e professores, é um passo em frente para um bom diagnóstico. Este só se faz com tempo, muita calma e paciência.







                            No meu tempo brincava-se na rua com os amigos. Hoje, as crianças crescem "enclausuradas", precisam de libertar energias e não encontram espaço, tempo e pessoas para isso. Arranjamos-lhes actvidades mas estas tornam-se obrigações stressantes para eles e para nós.







                            Quem está doente é a sociedade, "as crianças são o primeiro sintoma" desta nova doença.







                            Desculpem o testamento, e o meu agradecimento ao pessoal técnico com quem tenho vindo a trabalhar nesta área.














                            Concordo plenamente consigo...agora não se esqueça que quem mais nos massacra com estes problemas sao os professores!...o meu filho está medicado, e mesmo assim o professor dele não para de me dizer que não o aguenta...eu até o acho bem calmo qdo está medicado, mas para ele não é suficiente, devia estar com ele um dia sem comprimido, aí teria toda a razão para se queixar!

                            Para mim como mãe é horrivel estar constantemente a ser chamada a atenção, sabendo que nada posso fazer!...Na minha opinião a sociedade ainda não entende uma criança hiperactiva!



                            Comentar


                            • #29
                              RE: Possível hiperactividade

                              Concordo com a gabriela. Não sei se o meu filho é ou não hiperactivo. Sei que ele tem muita energia e não é capaz de estar sossegado mas o grande problema começou com a entrada no 1º ciclo onde sinto que ele não está a ser compreendido e estou farta e cansada dos inúmeros recados na caderneta a alertar-me para o facto de o meu filho ser incapaz de estar sossegado e sentado na sala de aula.





                              O meu atelier.

                              Comentar


                              • #30
                                RE: Possível hiperactividade

                                Olá Gabriela:



                                O que refere depende do contexto, passo a explicar, há pais e pais, há professores e professores e há alunos e alunos.



                                Em primeiro lugar, parto do pressuposto que os professores querem o melhor para os seus alunos, e, dentro da sala têm no mínimo 20.

                                Em segundo lugar, qual a mensagem que se passa aos filhos sobre a escola e os professores? Não fazem nada? Ganham bem? Estão sempre de férias? A escola tem a obrigação de educar?



                                Em terceiro, e, surpreendentemente, os alunos nem sempre são iguais aos filhos e vice-versa. Os comportamentos de grupo levam a imitações e posso-lhe dizer que um só aluno pode influenciar negativamente uma turma. Para além disso, os nossos filhos mentem. Parece incrível, mas não é. Todos mentimos, a mentira tem várias funções, defesa, fuga, formalidade social, etc.



                                Um conselho: fale abertamente com o professor do seu filho. Peça-lhe que descreva detalhadamente o comportamento do seu filho dentro da sala e que estratégias têm sido tomadas para fazê-lo estar mais atento e perturbador. Conte-lhe o comportamento do seu filho em casa, as rotinas, o que gosta ou não. Peça-lhe que escreva na caderneta todas as sextas-feiras a relatar progressos, etc. Colaborem, os resultados irão aparecer.



                                Professores e pais têm de se complementar para diagnosticar e definir estratégias conjuntas a bem do filho/aluno.



                                Nota final: sabe, os pais dos alunos bem comportados também se queixam, dizem que os filhos deles não conseguem aprender, e pior, que começam a imitar os maus exemplos.



                                Já agora que idade tem o seu filho?

                                Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
                                Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X