Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Problemas de desenvolvimento / autismo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Problemas de desenvolvimento / autismo

    Olá a todas,

    Já há muito tempo que não escrevo aqui sobre o meu filhote. Tem sido um corre corre, mas vocês sabem como é. Ele está neste momento com 29 meses.



    Ele continua com as terapias que tinha já na altura (1x/semana educadora especial no infantário + 2x/semana floortime e 1x/semana terapeuta ocupacional), mas entretanto fomos fazer uma avaliação ao CADIN. A avaliação foi feita pela Dra. Carla Almeida e o resultado foi Síndrome do Espectro Autistico Sem Outra Especificação. Foi um pouco o culminar do doseamento da informação que nos havia sido dada anteriormente: "problemas da relação e da comunicação" que na prática vai dar exactamente ao mesmo.

    Foi-nos sugerido nesse relatório mais uma hora semanal de educação especial e terapia da fala a partir do próximo Setembro e é disso que também andamos a tratar.



    Entretanto o Rodrigo já vai dizendo muitas palavras, se bem que algumas muito atabalhoadas. Ainda tem alguma dificuldade no diálogo (simples, claro está!) e muitas vezes repete apenas o que ouve. Há-de ir com o tempo.

    Agora vamos tentar o desfralde mas sem grande ansiedade. Tenho alguma esperança que o consiga ainda durante este ano. Era tão bom!



    Beijos a todas

    Mar

  • #2
    RE: Problemas de desenvolvimento / autismo

    Olá Mar



    Acho que nunca falamos, mas hoje vim aqui espreitar e dei com o teu tópico. Por razões completamente diferentes das tuas, o meu filho com 3 anos também é seguido no CADIN, quer pelo Dr. Nuno Lobo Antunes, quer pela Drª Carla Almeida que lhe tem feitos os testes de desenvolvimento.



    Estou a escrever-te pois vi que fazes muitas terapias com o teu filhote, assim como eu, no entanto chamou-me à atenção de uma em particular "floortime" e gostava de saber em que consiste e onde fazes essas sessões.



    No início nós estávmos no CADIN a fazer fisioterapia, mas à 2 anos passamos para o Alcoitõo onde actualmente fazemos Terapia Ocupacional, além disso temos a Educadora do Ensino Especial e uma Terapeuta da Fala que nos dá apoio.



    Espero que o teu menino consiga ultrapassar todas as etapas, eu acredito que com muito acompanhamento, muita estimulação e muito amor estes meninos conseguem atingir o mesmo que os outros meninos.



    Um grande beijinho para ti e um muito especial para o teu filhote.
    Beijinhos

    Cláudia

    Comentar


    • #3
      RE: Problemas de desenvolvimento / autismo

      Olá CAR

      O meu filhote está a ser seguido pelo Dr. Pedro Caldeira (pedopsiquiatra) na UPI (Unidade de Primeira Infância) do Hospital D. Estefânia. A UPI fica no bairro da Encarnação em Lisboa.

      As sessões de floortime são dadas por uma enfermeira especializada e consistem à primeira vista em brincadeira. Ela tem um gabinete cheio de brinquedos dos mais variados tipos e a ideia é colocá-lo a brincar de uma forma “funcional” imitando o ambiente que o rodeia: o falar ao telefone, dar papa ao bebe, levar o bebe a passear no carrinho, brincar com carrinhos e garagens, bonecos que dizem olá/adeus/cucu uns aos outros, ou ainda fantoches a falarem com ele. Sempre em interação, não deixando que ele se isole no mundo dele. Os pais estão sempre presentes e ao mesmo tempo que está com ele vai-nos dando dicas do que fazer em casa.



      O floortime baseia-se no método DIR (Developmental, Individual Difference, Relationship-based) [ http://www.icdl.com/ ] e a filosofia por trás do método é trabalhar a mais a “relação” quando comparamos com a “acção” ; o método Teacch (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped CHildren) e o ABA (Applied Behavior Analysis) estão mais vocacionados para a acção, para o “aprender a fazer”. Claro que todos eles têm componentes da acção e da relação.



      Espero ter ajudado.

      Muitos beijinhos para ti a para o teu filhote

      Mar

      Comentar


      • #4
        RE: Problemas de desenvolvimento / autismo

        Olá Mar



        Obrigada pela tua explicação, fiquei muito bem informada com o que escreveste.

        Por acaso sei onde é o sitio que falas, pois à muitos anos atrás fui a umas consultas com a minha filha mais velha lá com o Dr. Pedro Caldeira, felizmente tudo se resolveu e não voltámos mais.



        Quanto a esse tipo de sessão perguntei-te o que era pois podia ser algo interessante para fazer com o Guilherme, mas felizmente ele está muito bem quer na parte social, quer na parte cognitiva.



        Deixo aqui um beijinho muito especial para ti e para o teu filhote e sempre que puderes vem aqui deixar-nos as suas evoluções.
        Beijinhos

        Cláudia

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X