Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Problemas de visão e desenvolvimento

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Problemas de visão e desenvolvimento

    Olá a todas!



    Sou uma mãe de 3 filhos maravilhosos de 7 anos, 5 anos e 21 meses.



    O mais pequeno nasceu em Abril de 2008 e para além de um filho mt desejado nasceu de perfeita saude.

    Aos 9 meses, e pq o constante estrabismo o olho direito teimava em não desaparecer, fomos a uma consulta de oftalmologia e foi-lhe diagnosticada uma catarata unilateral no olho direito. Esta já foi cirugicamente removida e colocada uma lente intra ocular e neste momento o meu menino está em fase de estimulação do olho. É um processo mt lento e até ao momento sem grandes progressos: a oclusão é impossível de se fazer (ele não deixa tapar os olhos) e certamente terá que usar oculos.

    O que acontece é que neste momento coloca-se outra questão: o meu filho já anda, mas não fala quase nada.



    Sei que as crianças mts podem falar tarde, mas julgo que a fraca acuidade visual do meu filho poderá provavelmente estar a atrasar o seu desenvolvimento a outros niveis. Na escola acham que ele não se está a desenvolver como os outros meninos......



    Tenho agendada uma consulta para avaliação do desenvolvimento dele mas como devem calcular continuo com imensas dúvidas............



    Gostaria que alguem me pudesse ajudar, ou que tenha passado por um problema semelhante e que me possa elucidar sobre o que fazer, dar pistas, sei lá.....



    Neste momento coloca-se a questão de colocá-lo uma escola especial ou não? Mas onde? Como?

    Alguem conhece uma escola propria pare este tipo de problemas?



    Obg



    Estela

  • #2
    RE: Problemas de visão e desenvolvimento

    Olá Estela



    Primeiro que tudo e desculpa-me a franqueza mas acho muito prematura falares em escolas especiais para o teu filho, até poque até ao momento não tiveste nenhuma opinião clínica sobre esse assunto pois não?

    Do que sei as escolas especiais têm tendência para terminar, sendo que as crianças com necessidades educativas são integradas em escolas regulares tendo si o apoio de uma educadora do Ensino Especial para as ajudarem e estimularem precocemente.



    Do que percebi, achas que o teu filhote não está ao nível do desenvolvimento dos outros meninos em virtude do problema de visão dele.

    Possivelmente até pode ser uma realidade, mas acho muito cedo para estares a falar numa escola especial.

    Acho que deves acalmar o teu coração de mãe e esperares pelo diagnóstico do médico.

    No entanto na minha opinião deves manter vigilância e ir estimulando muito, as áreas que achas que ele tem alguma dificuldade, como por exemplo a motricidade fina com encaixes, enfiamentos, rabiscar muito, pintar muito com os dedos, com pincel, deves também ler muitas histórias, identificando os objectos, nomeadndo-os muitas vezes.

    Espero ter-te conseguido ajudar, se precisares de mail alguma coisa estarei por aqui.

    Desejo que a consulta de desenvolvimento corra bem e assim que puderes vem cá dar as novidades.
    Beijinhos

    Cláudia

    Comentar


    • #3
      RE: Problemas de visão e desenvolvimento

      estela (26-01-2010)(...)O que acontece é que neste momento coloca-se outra questão: o meu filho já anda, mas não fala quase nada.

      Sei que as crianças mts podem falar tarde, mas julgo que a fraca acuidade visual do meu filho poderá provavelmente estar a atrasar o seu desenvolvimento a outros niveis. Na escola acham que ele não se está a desenvolver como os outros meninos......

      (...)
      Em que é que a escola se baseia para dizer isso?

      Quando falas de fraca acuidade visual, estás a falar exactamente do quê?


      Susana e Afonso (14/09/2004)
      Nobody is perfect!!!
      I'm nobody.

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X