Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estimulação das crianças especiais

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estimulação das crianças especiais

    Há cerca de 3 anos vim de férias, fiz uma ecografia e descobri que iria ter uma criança especial. Não era certo, mas as hipóteses de vir a ter problemas motores eram algumas. Ainda pensámos entre o ter e o não ter, pois não nos sentiamos propriamente à altura de ter uma criança com problemas, mas muito devido ao longo tempo de gestação (26 semanas ), acabamos por ter o nosso JP. Confirmaram-se os problemas motores à nascença.
    Nunca tinha equacionado ter um filho com deficiência ou de algum modo fora dos trâmites normais. Sempre fui tão normal quanto possível e sempre tive todos os cuidados. Nunca soubemos porque aconteceu. Em principio poderá ter sido uma possível infecção ...mas nada foi descoberto.
    Na verdade foi um golpe muito duro. Foi dificil de superar, principalmente devido a desconhecimento de como lidar com a situação. Pesquisei tudo quanto havia para pesquisar e acabei por perceber rápidamente que a estimulação ia ter um papel fundamental a nível motor e cognitivo.
    E é verdade.
    O JP tinha muito mau prognóstico e agora tem um grande atraso motor, mas cognitivamente está muito bem. Adora puzzles, dominos...todo o tipo de coisas que seja de puxar pelo miolo...
    Quanto ao atraso motor, apesar dos esforços, da fisioterapia e outras actividades, tem sido dificil de superar, mas a perserverança também é nossa amiga e dará com toda a certeza os seus frutos.

    Aquilo que posso dizer é que o Amor pelos nossos filhos, nada tem a ver com a perfeição deles. É muito bonito, porque os amamos mesmo que eles em nada correspondam ao que idealizamos. E é muito bom que ele esteja connosco...

    E hoje sinto que da grande montanha que tenho de escalar, já subi qq coisa, talvez a parte do caminho mais dura e cheia de pedragulhos...o resto vamos escalando com calma , serenidade e muita alegria.

    Bjs para quem teve paciência de me ler
    Grilinha e JP



  • #2
    RE:

    Em 1º parabéns pela decisão de teres esse filhote, pois não deve ser facil.
    E a tua montanha vai custar a subir mas vais chegar lá ao cimo com certeza.
    Muita força e coragem e um grande beijo para ti e para o JP.
    ps-Qual é a idade do JP?
    Se a vida te virar as costas, aproveita e apalpa-lhe o rabo.

    Comentar


    • #3
      RE:

      :d antes de mais ...PARABéNS por seres uma mãe especial....... uma mãe de amor

      na caminhada que fazes há medida que o tempo passa terás sempre um novo cainho a percorrer, ms no fim haverá saempre um sabor de vitoria. vitori por teres conseguido o melhor para o teu filhote.


      eu trabalho com crianças especiais, que sao iguais às outras, somente têm muito mais dificuldades para conseguir o minimo das outrs. O melhor é mesmo a estimulação e o amor e não deixarmos nunca que as olhem com pena, mas sim com amor!

      estas crianças são a prova de que na vida tudo vale a pena quando é feto com amor.

      coragem e força na tua caminhada ...


      muitas felicidadees p o teu filhote

      Comentar


      • #4
        RE:

        Foquinha: O JP tem 2 anos e 7 meses. Obrigado pelas tuas palavras de amizade.

        Litleflower: É mesmo como tu dizes, é muito mais dificil conseguir as coisas normais que todos os meninos fazem naturalmente, mas cada etapa é comemorada com maior alegria. E tens razão...falei na estimulação, mas o amor é a base de tudo...
        Grilinha e JP


        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá Grilinha!

          Sei q não tenho muito a acrescentar, mas gostava de te deixar a ti e ao teu JP um beijinho e um abraço enorme!
          (Mas acredito q ser mãe coragem não é para todas)

          Ana Monteiro.

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá Grilinha

            Sou uma leitora assídua do teu blog; aqui há uns tempos, fui parar ao blog das lobitas, e desde aí acompanho-vos. Sou mãe de um menino com problemas cardíacos, que já fez uma cirurgia e que terá que fazer mais uma, pelo menos. Desde que descobri o problema do meu filho, fiquei mais desperta para as realidades do nosso mundo; apesar de, para já, o problema do meu filho parecer ser só a nível cardíaco (ele também foi prematuro), acho que a maioria das pessoas não tem consciência que existem crianças especiais, e que é isto mesmo que elas são, especiais, precisam de mais estimulação e paciência que as outras. E que os pais das crianças especiais, além das dificulades da situação em si, tem que debater-se com a incompreensão, a falta de apoios e a falta de meios no nosso país; o teu blog e muitos outros são muito importantes, porque mostram que com força de vontade e muito amor a vida de uma criança especial pode ser muito feliz; mais feliz do que muitas vezes a de uma criança dita normal.

            Como já te disse, visito muitas vezes o teu blog, o das lobitas, do Pai do Pedro e outros e fico muito feliz com as vossas vitórias e muito triste com os problemas, se calhar porque, de forma diferente, vejo muitas situações da minha vida espelhadas na vossa; mas o que realmente importa, é que os nossos filhos sejam felizes, e não é a diferença do que é considerado normal que os vai impedir.

            Um grande beijo para ti e para o JP e encontro-vos no sítio do costume

            Vera

            Comentar


            • #7
              RE:

              Olá minha querida amiga

              Com que então por aqui também....já não vinhas cá à muito tempo.

              Um grande beijinho para ti e para o JP (é verdade ouvi dizer q eventualmente teremos um encontro no Oceanário em meados de Agosto, espero bem que possas).


              Já agora e para quem não me "conheçe" também eu sou mãe de um Guilherme muito especial........muito mesmo.
              Os nossos dias são uma constante batalha, mas os frutos são do melhor que há....

              Beijinhos

              Beijinhos

              Cláudia

              Comentar


              • #8
                RE:

                Ana: Obrigado pela força

                Lisve: Um grande xi-coração e que corra sempre tubo bem com voces...

                CAR: A ti já te conheço de ginjeira, (conheci-te por aqui, ahah !!!), mas bem sei que os frutos que o teu Gulherme te dá são muito deliciosos. Felizmente o caso tb é bem leve, quase não se nota qq atraso (na minha opinião). Mas o meu JP vai devagarinho...muito...mas chega lá. Não podemos é deixar de ter muita esperança e de trabalhar todos os dias para isso...infelizmente, nunca consegui nada sem trabalho...mas a vida é assim mesmo. O que interessa neste momento é que se vai resolvendo e haja sempre saúde...porque apesar do seu problema, saúde não lhe falta.

                Beijinhos para vocÊs
                Grilinha e JP


                Comentar


                • #9
                  RE:

                  olá Grilinha

                  eu tb tenho um filho especial, não como o teu e o da CAR, mas especial á sua maneira, ele tem sintomas de autismo, não é um autista puro, é considerado autista-like, pq tem sintomas de autista mas de forma leve, e tb a unica maneira de ultrapassar isto é o estimulo, andou 10m na fisioterapia e está agora a começar a deslargar-se acredito que entretanto está a andar, começou a semana passa a hidroterapia (mas começaram 1º em terra) e vai começar em setembro a terpia da fala, pq tem estes sintomas não sabemos se terá sido o trauma ao nascer ás 29 semanas de gestação, ou o perqueno derrame cerebal q teve tb á nascença.

                  Os nosssos meninos demoram o seu tempo, mas qd lá chegam, é outro sabor, outro orgulho pelo esforço que fizeram, um sabor especial daí eles serem os nossos meninos especiais
                  bjs fofos :smooch: :friends:



                  ma joão e nuno





                  **





                  TUDO PARA A TUA FESTA!!!!![/ BLOG COM NOVO NOME http://www.odeliriodosputos.blogspot.com/ *







                  e as lembranças http://foruns.pinkblue.com/Topic119397-59-1.aspx

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    A todas voces um beijo tambem muito especial. Se nós cutimos tanto os nossos filhotes ditos "normais" e se gostamos tanto de ver o desenvolvimento de cada um, imagino todas voces. Se os nossos são especias os vossos são SUPER MEGA especiais (ora bolas acho que ando a ver a Floribella segundos demais!!)

                    Eu tenho uma amiga que trabalha no ensino especial e de facto é uma luta constante que ela e os pais dos meninos travam dia a dia. E ainda por cima este pais não está lá muito virado para ajudar estas crianças.

                    Lisve: A minha Marta tambem nasceu com um problema cardiaco, já foi operada, com 4 meses e felizmente ficou tudo OK. Pensamento possitivo, é fundamental!!

                    Mais uma vez a todas : UM GRANDA BEIJO

                    PES

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá a todas.. já há mto k não vinha aki..o tempo é pouco.. no trabalho não tenho acesso á net..e assim torna-se dificil e complicado..mas não keria deixar de mandar um bjo para todas.. e k sim teem razao.. o amor é tudo para nos e para eles..o resto vem por acrescimo..
                      Para quem ja me conhece.. estou bem.. uns dias mais para cima outros mto para baixo.. como toda a gente..O Ricardo.. está bem..goduxinho e grande..mto sorridente.. mas kase n da gargalhadas.. tem dificuldades em fazer algumas coisas .. mas como ainda é bebe (faz 9 meses amanha dia 19) a dra. está á espera..abana-se mto ..continua a fechar mto as maos..apesar de ser menos agora..sempre k esta feliz .. abana-se para tras e frente..nunca sabemos se é a dançar ou outra coisa.. ja me preocupei mto.. mas a dra.. tranquilizou-me um pouco.. sexta vou á pediatra..vamos ver..de resto ja tem 2 dentinhos em baixo e os de cima começam a dar k fazer..akelas coisitas normais da vida de um bebe..senta-se bem sozinho..e isso foi um passo grande e importante..bom kero deixar um bjo enormeeeeeeeeeeeeeeeeeee a todas voces.. maes de amor e de coragem... e costumo dizer filhos especiais .. para maes especiais..BEM HAJAM

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Zeza

                        Obrigado pela tua mensagem. Há-de estar com certeza tudo bem com o teu Ricardinho. Fica sempre atenta, estimula-o e dá-lhe resmas de amor. Vais ver que não tarda, vai estar a fazer tudo o que queres e que não queres !!!

                        Bjs e felicidades para vocês





                        Grilinha e JP


                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X