Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Linfangioma quistico

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Linfangioma quistico

    Olá.
    Como ainda não conheço bem todos os tópicos, tinha colocado este post em "Pais de crianças especiais".
    Na realidade acho que se enquadra bem nos 2 tópicos.

    Gostava de vos apresentar o amor da minha vida. Chama-se João Pedro e tem 18 meses.

    A gravidez foi vivida com muita serinidade e decorreu a normalidade.
    Nasceu no Amadora-Sintra, dia 23 de Fev de 2007, às 2h. Foi de parto normal e muito rápido!
    Como estava "amarelinho" não tivemos logo alta, pois foi necessário fazer fototerapia.

    Ao 3º dia, começou a notar-se uma alteração de volume na lingua e no pescoço. Foi visto por vários médicos. Nunca tinha sido examinada semelhante alteração, pelo que foi transferido para a unidade de cuidados especiais neonatais.

    No 4º dia foi levado para o boloco operatório pois pensava-se que tal volume se deveria ao entupimento dos vasos salivares. Infelizmente, o resultado foi pior do que se imaginava. Ao fazerem o "furo" na base da língua, para drenar a saliva, descubriram-se inúmeros micro-quistos que rapidamente se multiplicaram.
    O JP foi entubado e esteve num coma induzido até ao 13º dia.

    O hospital tomou todas as diligências para que viessem os melhores médicos analisar o caso, fez inumeros exames. Pela análise patológia conclui-se tratar-se de um linfangioma cavernoso da base da lingua. Micro e macro quistico.

    Tendo em conta a dimensão do tumor, e por que estava a obstruir a via respiratória, a única solução foi realizar uma traqueostomia. Foi a primeira vez que um bebe foi traqueostomizado no Amadora-Sintra. Correu tudo como planeado.

    Dia 18 de Maio foi operado. Através de descolamento toda a massa quistica que se localizava na base da lingua até ao pescoço foi removida.
    Por questão de precaução manteve-se a traqueostomia.

    Dia 07 de Agosto foi o grande dia!! Finalmente teve alta e pudemos vir para a nossa casinha! No quarto foi montada uma mini-enfermaria para receber o principezinho!

    Em Novembro, e após vários exames foi retirada a traqueo. Finalmente voltei a ouvir o choro do meu menino...Não imaginam como é bom ouvi-lo chorar!!

    Hoje, e apesar de ter estado internado os primeiros 6 meses de vida, é uma criança com um desenvolvimento adequado à idade.
    Graças a toda a equipa médica e de fisioterapeutas que o acompanhou, o JP é hoje um menino especial: por ser um milagre, por ser amado, por irradiar felicidade.

    Apesar de ter algumas limitações devido ao volume da sua língua, e por ter estado tanto tempo traqueostomizado, come e palra perfeitamente.

    Mas agora, com a ida para o colégio, começam as preocupações a assombrar-me.
    As crianças por serem verdadeiras acabam por ser crueis com quem possa ser diferente...

    Quando na rua dizem "Que menino tão lindo! Mas por que tem a língua de fora??" Fico enraivecida e penso: caramba porque falam da lingua e não dos seus olhos grandes ou dos caracolinhos?? Não, vão logo comentar que tem a lingua diferente...
    ... foi só um desabafo..

    Gostava de saber se alguém tem conhecimentos sobre esta doença, já que é tão rara e quase não há nada que se possa pesquisar.

    Obrigada.
    Bjs
    Lu

  • #2
    RE:

    OI

    Não tenho conhecimnto dessa doença mas queria te deixar um beijinho. Pelo que dizes estás a ser muito bem seguida e o teu filhote está bem. Quanto aos comentários mais "despropositados" vais sempre ouvir (independente do teu filho ter algum problema).

    Se eu contasse os absurdos que já ouvi : "ele tem olhos verdes? mas nem tu nem o pai têm"; "ele é tão magrinho, come mal?", Ele é tão gordinho, tens que ter cuidado." Ele pega tudo com a mão esquerda. tem algum problema na direita?, Ele parece que pisa com os pe´s para dentro, tem algum problema nos pés? .... podia estar aqui o resto da tarde ...

    Beijinho nos caracóis (adoro caracois) do teu filhote
    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá minha querida,

      Sinto muito que tenhas passado por momentos tão complicados com o teu filhote mas felizmente somos fortes e conseguimos superar tudo e o teu bébé está a desenvolver normalmente que é o que é realmente importante.

      Infelizmente as pessoas conseguem ser más e crueis e olham sempre para os "defeitos" que uma pessoa possa ter.. sei-o por experiência propria... ainda não falei disto aqui no forum mas aproveitei o teu tópico apenas para te dizer que compreendo o que sentes quando as pessoas reparam no teu filho dessa forma.

      O Miguel nasceu com um angioma no membro inferior esquerdo... a perninha dele estava mesmo roxa e assustei-me imenso. Tem sido seguido por muitos médicos e está mais claro mas nota-se que a perna dele é mais magrita que a outra além de ter essa mancha. Trata-se de uma malformação venosa que pode ou não desaparecer... ouço todo o tipo de comentários tristes... tipo "Tadinho!!!" ou "o que ele tem na perninha não é normal!"

      Doi imenso ouvir este tipo de coisas mas dou graças a Deus de ele ter apenas isto quando poderia ter algo bem pior... felizmente os nossos filhos são saudáveis independentemente da diferença que tenham.... sê forte e ignora essas pessoas.... nada é melhor que os nossos filhos e para nós são as coisinhas mais lindas e perfeitinhas do Mundo!!!

      Que tudo corra sempre pelo melhor com ele!

      Força e beijocas
      Vera & Miguel







      Mais de um ano de Amor... és o meu Mundo! 23/04/2008 - O dia mais feliz da minha vida...

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá Lu,

        Infelizmente não conheço ninguém com o mesmo problema, com quem podesses trocar opiniões; mas não queria deixar de dizer-te que fiquei muito comovida com a história do teu menino...deve ter sido tão difícil
        É verdade que as pessoas ás vezes podem ser muito cruéis, e as crianças, como ainda não têm noção ás vezes podem ser bem piores...mas não fiques preocupada. Vais ver que com todo o carinho que dás ao teu menino, ele ultrapassará todos os obstáculos. O importante é que ele se sinta amado acima de tudo pela família. E o ser amado pelas pessoa que realmente gostam de nós é o que nos proporciona tranquilidade e nos torna pessoas felizes.

        Beijinhos








        Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

        Madrinha- Tisha1978

        Madrinha- Mãe Lara

        Afilhada- Mãe babada

        Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá e parabéns pelo teu menino, que é mm um vencedor.
          Qt à entrada no colégio, não te preocupes exageradamente. É certo que as crianças dizem tudo o que pensam, mas tb aceitam a diferença com mt mais naturalidade que qq adulto. Como os da sala dele ainda serão pequeninos, não será preciso explicar-lhes nada, eles vão crescer juntos e a diferença do teu filho para eles será "normal" pq sp o viram assim. Aos mais velhinhos, será bom que as respectivas educadoras expliquem a situação, para que não haja comentários e perguntas nos espaços comuns. Basta uma explicação rápida, as crianças nãp querem nem precisam de grandes pormenores.
          Na IPPS onde andam as minhas filhas existe tb uma unidade de deficientes mentais (mts deles profundos) e com bastante frequência existem convívios entre ambas as valências, o que eu acho importantíssimo. Para elas um deficiente é uma pessoa diferente, sim, mas igual a elas, não lhes mete qq impressão conviver com pessoas que não falam, andam em cadeira de rodas, etc.

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá

            Parabéns pelo teu bébé vencedor; eu também tenho um vencedor em casa, que nasceu prematuro e com uma patologia cardíaca; já fez uma cirurgia cardíaca e em princípio irá fazer outra para o ano.

            Não conheço a doença e não te posso ajudar, mas resolvi responder devido ao teu comentário acerca da crueldade das pessoas. O meu filho não tem nada que se denote os seus problemas, tirando os lábios e as unhas arroxeadas quando faz esforço e o facto de se cansar com muita facilidade; mesmo assim as pessoas conseguem fazer comentários que nos deixam de rastos; durante o 1º ano de vida dele usou sonda naso-gástrica pq não se alimentava o suficiente espontaneamente e nem imaginas as barbaridades que ouvi. Não fiquei imune a comentários, acho que ninguém consegue ficar, principalmente se falamos dos nossos filhos, mas aprendi a ignorar. Há pessoas que não fazem comentários por mal, às vezes nota-se mesmo que nem estão a pensar no que dizem, mas outras há que fazem comentários maldosos. Normalmente, se fôr uma pessoa que eu gosto e que falou sem pensar, chamo a atenção que se fosse ao contrário essa pessoa não gostaria que falassem daquela forma; se fôr alguém que não me diz nada, entra-me por um ouvido e sai por outro; não que dizer que não me incomode, mas não dou importância; já deixei pessoas a falarem sozinhas, pois muitas vezes esse tipo de pessoas estão bem é a falar para paredes.

            Quanto à entrada para o colégio ( o meu nino entrou hoje e não páro de pensar nele), mesmo nas crianças, há sim aquelas que são cruéis, mas não são todas; e muitas vezes são cruéis umas com as outras sem motivo nenhum; tam calma, e acredita que tudo irá correr bem.

            Espero que encontres mais informação sobre o problema e que o teu menino continue bem e feliz.

            Bjs

            Vera

            Comentar


            • #7
              RE:

              Olá!
              Infelizmente conheço bem a "sonda naso-gástrica". O JP também usou durante 3 meses. Quando foi operado ocorreu uma lesão no nervo responsável pelo reflexo da deglutição. Teve de aprender de novo a comer. Para aligeirar o facto de andar com a sonda, as enfermeiras chamavam-lhe o "trombinhas"!

              O teu menino também já passou por momentos dificeis... Um grande beijinho para ele. São uns guerreiros, como diz o bivô do JP!
              Nasceram não só para dar mais sentido às nossas vidas mas também para aprendermos a valorizá-las. Podia era ser com menos provações...

              bjs




              Inserido Inicialmente por lisve
              Olá

              Parabéns pelo teu bébé vencedor; eu também tenho um vencedor em casa, que nasceu prematuro e com uma patologia cardíaca; já fez uma cirurgia cardíaca e em princípio irá fazer outra para o ano.

              Não conheço a doença e não te posso ajudar, mas resolvi responder devido ao teu comentário acerca da crueldade das pessoas. O meu filho não tem nada que se denote os seus problemas, tirando os lábios e as unhas arroxeadas quando faz esforço e o facto de se cansar com muita facilidade; mesmo assim as pessoas conseguem fazer comentários que nos deixam de rastos; durante o 1º ano de vida dele usou sonda naso-gástrica pq não se alimentava o suficiente espontaneamente e nem imaginas as barbaridades que ouvi. Não fiquei imune a comentários, acho que ninguém consegue ficar, principalmente se falamos dos nossos filhos, mas aprendi a ignorar. Há pessoas que não fazem comentários por mal, às vezes nota-se mesmo que nem estão a pensar no que dizem, mas outras há que fazem comentários maldosos. Normalmente, se fôr uma pessoa que eu gosto e que falou sem pensar, chamo a atenção que se fosse ao contrário essa pessoa não gostaria que falassem daquela forma; se fôr alguém que não me diz nada, entra-me por um ouvido e sai por outro; não que dizer que não me incomode, mas não dou importância; já deixei pessoas a falarem sozinhas, pois muitas vezes esse tipo de pessoas estão bem é a falar para paredes.

              Quanto à entrada para o colégio ( o meu nino entrou hoje e não páro de pensar nele), mesmo nas crianças, há sim aquelas que são cruéis, mas não são todas; e muitas vezes são cruéis umas com as outras sem motivo nenhum; tam calma, e acredita que tudo irá correr bem.

              Espero que encontres mais informação sobre o problema e que o teu menino continue bem e feliz.

              Bjs

              Vera

              Comentar


              • #8
                RE:

                [Nasceram não só para dar mais sentido às nossas vidas mas também para aprendermos a valorizá-las. Podia era ser com menos provações...

                bjs




                Podes crer, Lu; revês todas as tuas prioridades; há coisas que para mim eram muito importantes e agora vejo que não valem nada; e outras que passaram a ter muito mais valor. Mas eles são uns lutadores; e com mais ou menos provações, o que interessa é a felicidade deles.

                Beijo grande

                Vera

                Comentar


                • #9
                  RE: Linfangioma quistico

                  Olá, entendo bem o que passou e o que provavelmente passa todos os dias.

                  Eu sou mãe de duas meninas gémeas, agora de seis anos, tendo uma nascido com um linfangioma ou higroma quistico cervical gigante, que lhe tapava toda a extensão do pescoço. Foi também para mim um grande susto qaundo vi a minha filha assim e devo dizer que teve sorte pelo acompanhamento que teve, porque só ao fim de um ano é que se deu seguimento ao caso da minha filha. Já foi operada 3 vezes e já perdi a conta aos internamentos, até aos cinco anos era quase mensais e quando não ficava internada tinha de tomar antibiótico. Como nasceu com o rosto deformado também passei por muito, acabando por esconder a minha filha, saia pouco e não fui capaz de a inscrever no infantário. Já chegava quando saía para ir às compras ou para passear e ouvir certos comentários de adultos, horrorizados com a situação. As crianças até compreendo, é algo diferente do seu dia-a-dia. Muitas crianças pequenas choravam com medo da minha filha, não queriam brincar com ela. Com o tempo percebi que era pior escondê-la e decidi enfrentar o problema e devo dizer que fiz bem, pois ela é muito feliz e irradia alegria.

                  este ano foi para a escola e só custou o primeiro mês para a maioria dos colegas. Houve um que passou o 1º período a bater-lhe, mas a professora colocou-os justos e agora são os melhores amigos.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Linfangioma quistico

                    Oi Lu,tudo bem?olha estava fazendo uma procura na net sobre linfagioma!e encontrei sua msg:fiquei muito comovida,pois passei tudo o que vc passou.Tenho uma filha que hoje esta com 11 anos e passou pelo o que o JP passou.ela nasceu com linfa no pescoço e lingua e passei uma barra.hoje graças a Deus esta bem e muito linda!fez a cirurgia com 15 dias de vida para tirar o linfa do pescoço que era do tamanho de uma laranja.imagina o tamanho para um bêbê de 2.820 kg!e o da lingua nao tirou ate hoje pra nao prejudicar a fala.mais a lingua tbm ficava pra fora,mais com o tempo ficou normal o tamanho.comforme seu filho vai crescendo ela vai ficando no tamanho normal.so fica de olho nele,porque isso sempre pode aparecer em local diferente!na minha filha ja apareceu no rosto perto da orelha,no baço e em outros lugares.sempre aparece como uma mancha roxa,igual quando a criança bate em algum lugar.Mais graças a Deus do mesmo jeito que apareceu tbm sumiu de uma hora pra outra.Fica com Deus e se quizer mais alguma informaçao entra em contato comigo,terei o maior prazer em te ajudar.bjs meu e-mail é hozanacardoso@hotmail.com
                    ola

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Linfangioma quistico

                      Ola boa noite,



                      Infelizmente só hoje li o seu post. Gostava que pudessemos trocar umas ideias. Se puder mande mensagem.



                      Cumps

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X