Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Hipotonia

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Hipotonia

    Estou a escrever em nome de uma amiga, que tem um bébé lindo, de quatro meses a quem diagnosticam hipotonia.
    Já fez bastantes exames, mas ninguém esclarece nada em relação à doença nem às possíveis consequências que virá a ter no futuro.
    Se conhecerem alguém com um problemas semelhante, por favor, contactem.
    Toda a informação é uma luz ao fundo do túnel.

    Obrigada

  • #2
    RE:

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá

      Não conheço propriamente ninguém com esse problema. No entanto, a minha filha de 17 meses apresentava à nascença e até aos 6 meses tendência para o problema contrário à hipotonia, que é a hipertonia. Segundo pesquisei na altura, tanto a hipotonia com a hipertonia resultam em problemas motores que na maioria das vezes só são ultrapassados com fisioterapia. A hipotonia significa que a criança tem um tónus muscular fraco, o que tem como consequência atrasos no desenvolvimento motor (segurar a cabeça, sentar, andar, etc). A hipertonia tb afecta o desenvolvimento motor mas neste caso porque os músculos são demasiado tensos e a criança tem dificuldade em relaxá-los.

      Normalmente as crianças afectadas por este problema (que pode ser em maior ou menor grau) tiveram problemas à nascença (parto complicado, falta de oxigénio, etc) ou então são prematuros que tiveram hemorragias cerebrais nas zonas do cérebro que controlam a parte motora. Isto pode ser detectado através de Ressonância Magnética (que é o exame mais fiável nestes casos). No entanto, como o cérebro dos bébés é muito maleável nos primeiros meses, os médicos preferem esperar até pelo menos aos 18 meses para fazerem um diagnóstico mais preciso, isto é, para saberem até que ponto o bébé está afectado, já que alguns recuperam completamente sem ser necessária qualquer intervenção especial.

      Seja como for, a única coisa a fazer nestes casos é MUITA fisioterapia e segundo o que li, quanto mais cedo, melhor, pois as zonas do cérebro que não foram afectadas podem "assumir" as funções das zonas onde se verifica o problema e segundo parece a capacidade do cérebro de se auto-regenerar são espantosas durante os primeiros 2 ou 3 anos de vida! Por isso não compreendo porque é que os médicos não actuam preventivamente enviando o bébé para fisioterapia assim que suspeitam que pode haver um problema...

      Dito isto, se o bébé da tua amiga já fez exames e nada foi detectado pode ser que ele tenha hipotonia idiopática, isto é, sem causa aparente. Normalmente esta condição é hereditária, pelo que se calhar há outros casos na família.

      No caso da minha filha, felizmente a hipertonia desapareceu por volta dos 6 meses e hoje é uma criança completamente normal. Pode ser que aconteça a mesma coisa com o bébé da tua amiga, pois como já te disse, os bébés têm uma capacidade de recuperação fenomenais! Possivelmente é um bébé que irá atrasar-se um pouco em termos motores, vai sentar-se tarde, andar tarde, etc, mas espero que ultrapasse todas as dificuldades a pouco e pouco.

      Um beijinho e boa sorte :-)

      Sofia



      Comentar


      • #4
        RE:

        tenho filha com caso igual. Já tem 5 anos. Se quizer contacte-me via e-mail privado sclimaco@novis.pt

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X