Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

metatarsus aductus - pé banana

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • metatarsus aductus - pé banana

    olá,

    pouco depois da minha filha ter começado a andar (14 meses) notámos que colocava um pézinho para dentro. mencionámos à pediatra que sempre nos foi dizendo que ortopedista só depois dos 2 anos, antes eles não nos queriam lá. Na consulta dos 21 meses lá consegui que me desse o contacto de um de confiança e aos 24 meses e 3 dias lá estávamos. O médico (Dr. Cassiano Neves da Cuf Descobertas) disse que ela ainda tem os pés verdes decorrente da posição fetal mas que aquilo não tinha nome de doença e que não corrigiria sózinho. Mandou-a usar os sapatos trocados durante o verão e voltar lá para lhe receitar botas ortopédicas. Caso não corrija tem de usar um aparelho à noite que lhe imobiliza as pernas (nem quero pensar).
    Ela tem os pés com formato banana, ou seja, em C e um deles inclina para dentro no tornozelo para além da curvatura que já tem decorrente do formato em C. Ás vezes quando está pior até parece que vai meter a parte de cima do pé no chão tal é a rotação que faz ao pé. Ela cai menos desde que usa o sapato ao contrário mas não vejo melhoras. Estou com muito receio do tratamento. Investiguei na net e parece-me que o que ela terá será um metatarsus aductus ou varus mas flexível o que é menos mau. O dedo grande do pé afastado do outro confirma-me este diagnóstico para além do formato peculiar que tem.
    não há quase estudos sobre o assunto e as opiniões quanto ao tratamento variam muito. alguém sabe de um caso semelhante e como correu o tratamento?
    obrigado
    bjs
    CM

  • #2
    RE:

    O meu filho sofre do mesmo problema , no entanto como só começou a andar aos 23 meses foi diagnosticado tarde. Fomos logo com ele ao médico que lhe receitou botas ortopédicas com corte a direito para o dia e à noite começou a dormir com umas botas especiais para lavar o pé para a posição correcta. Nos primeiros seis meses fomos à consulta de 2 em 2 meses. agora achou que houve melhorias e deu-nos prazo de 6 meses. Além disso realizo uns exercícios com ele em casa. Boa sorte.CC.

    Comentar


    • #3
      RE:

      olá,

      obrigado pela tua resposta. ainda não tinha encontrado ninguém com caso semelhante. Gostava que me indicasses s.f.f., o nome do ortopedista que segue o teu filho. O ortopedista acha que o problema não poderia ser detectado mais cedo pelo pediatra, só quando começou a andar? Pergunto isto porque ele concerteza terá o mesmo tipo de formato de pé que a minha filha e que o pediatra deveria ter detectado. Eu estou até muito aborrecida pelo facto da pediatra não ter detectado a situação mais cedo.
      As botas que ele usa à noite são autónomas ou têm uma barra que os liga. Ele adaptou-se bem a dormir com elas? Como são? Onde as adquiriste e qual o custo? desculpa as perguntas mas tenho andado a investigar o assunto e descobri que há sapatos anti-aductus específicos para o caso dos nossos bébés, não sei porque recomendam botas ortopédicas (o meu tb pensa recomendar) se já existem estas específicas. Vi na internet www.lbguk.co.uk/shoes.htm
      obrigado
      bjs
      CM

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá, o nome do ortopedista do meu filho é o Professor Doutor Espregueira Mendes na Clínica Saude Atlântica no Porto. Fica situada no estádio do dragão. Tenho plena confiança nele pois foi muito bem recomendado.Tal como tu sempre comentei com a pediatra acerca da posição incorrecta do pé do meu filho, no entanto era-nos dito que tal se devia à posição intra uterina e que quando começasse a andar iria corrigir. Tal não aconteceu e somente um mês e meio depois de andar fomos à consulta e segundo o médico já deveria-mos ter ido mais cedo.As botas são autónomas e chamam-se Bebax ( são orteses ). São feitas por encomenda e adquiri-as numa loja de produtos ortopédicos recomendada pelo ortopedista. Custaram cerca de 250 euros o par pois são vendidas individualmente. Como já disse as botas ortopédicas têm que ter corte a direito. Fomos informados que caso estes tratamentos não resultem o meu filho terá que engessar os pés e só posteriormente passar para a cirurgia. No entanto o médico garantiu que ele ficava bem mas que eram tratamentos longos. o nº de telefone da clínica é 220100100. Se precisares mais esclarecimentos mando-te o meu contacto depois, basta enviares outra mensagem.Dá noticias.bjs CF

        Comentar


        • #5
          RE:

          Vê resposta tb em pediatria.

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá,

            obrigado pela tua resposta. Como deves calcular estou muito ansiosa. Já marquei consulta para o dia 3 de Outubro, no Porto, e vou telefonar antes para ver se arranjo, entretanto, alguma desistência. De todo o modo vou voltar a este médico em Lisboa para ver o que ele diz. Se se confirmarem todos os meus receios garanto-te que não volto àquela pediatra. Ao menos a tua pediatra identificou o problema embora tenha conduzido mal a solução. A minha nem se preocupou em analisar o pezinho da minha querida.
            bjs e obrigado por tudo, depois vou dando notícias.
            CV

            Comentar


            • #7
              RE:

              olá,

              desculpa maçar-te mais uma vez mas queria perguntar-te quanto tempo levaram a fornecerem-te as botas ortopédicas e as bebax. Como tenho consulta marcada para as 17horas no Porto provavelmente não me vou despachar a tempo de voltar para Lisboa no mesmo dia já com as botitas encomendadas, pois não?
              O teu filhote adaptou-se bem a dormir com as botitas?
              bjs e obrigado
              continuação de boas melhoras
              CM

              Comentar


              • #8
                RE:

                olá.
                As botas demoraram cerca de 15 dias.
                Agora, na clínica eles também têm serviço de podologia e poderás se quiseres encomendar lá as botas ortopédicas( as últimas do meu filhote já as comprei lá). No entanto as bebax não sei porque ainda não precisou de as trocar.
                Seria melhor marcares também com a podologista para esse dia porque ela não está lá sempre e necessita efectuar as medições ao pé e também escolherem o modelo desejado.
                Em relação à adaptação até nem foi muito complicado por aquilo que já tinhamos ouvido!! É claro que no 1º dia aguentou pouco tempo, no 2º mais um pouco e depois como ele é muito magro e o pé tb é magro surgiram-lhe hematomas de pressão o que lhe causou muito desconforto, no entanto resolvemos a situação colocando-lhe a mando do médico umas meias muito grossas para que não lhe magoasse tanto. Foi remédio santo! aplicava uma pomada a mando da pediatra e ele passou a dormir a noite toda tranquilo. Também no início apliquei beunoron mas é claro que ele chorava porque dizia que magoavam.
                Durante o Verão não conseguimos colocar porque fazem muito calor por causa de ter as meias e estarem os pés apertados e ele chorava muito porque não conseguia dormir, no entanto bastou umas noites mais fresquinhas para já voltar a dormir com elas.No entanto se os pézinhos forem gordinhos tal poderá não acontecer.Eu tenho consulta marcada para esse dia às 10.30, mas se calhar vou tentar marcar para outro dia pois tanto eu como o meu marido estamos a dar aulas nesse horário;se conseguir desmarcar e se esta hora te der mais jeito não me importo de ta ceder. O médico aquilo que te tiver a dizer diz e não empata, actua logo.
                Bjs
                CF

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá,

                  mais uma vez obrigado pelos teus esclarecimentos. Se não te importares pedia-te mais uns esclarecimentos.
                  A podologista só será necessária se adquirir as botas ortopédicas no consultório ou tb será necessário para as bebax? Não me dava jeito nenhum ir ao Porto só para ir buscar as botas mas se tiver de as adquirir aí paciência. Aqui em Lisboa, duas sapatarias especializadas e de renome garantiram-me que me davam as botas em uma semana ou menos.
                  Conheces mais miúdos com este problema?
                  Agradeço a tua disponibilidade em cederes a hora da consulta mas não me dá mto jeito. Teria de sair de madrugada daqui porque é natural que não dê com o estádio do dragão logo à 1.ª (embora calcule que esteja por demais anunciado!) e custa-me acordar a miúda tão cedo. Se tiver de ficar aí logo arranjarei maneira de tirar proveito da ocasião para passear no Porto. Obrigado.
                  Mais uma perguntinha: o teu menino consegue dormir de barriga para baixo? A minha filha está muito habituada a adormecer de barriga para baixo embora depois se volte de barriga para cima pouco tempo depois.
                  Obrigado
                  bjs
                  CM

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    olá, novamente!
                    A podologista só é necessária caso queiras adquirir as botas lá, no entanto o professor gosta sempre de verificar, ele mesmo, se está tudo bem(pelo menos connosco foi assim).Eles enviam pelo correio caso haja impossibilidade de ir lá buscar.
                    Em relação às Bebax, no caso do meu filhote, depois de estarem prontas tivemos que passar lá novamente para definir a curvatura pretendida. O médico colocou-lhe a correcção máxima e para além disso ainda lhe trocou a bota direita para o pé esquerdo e vice-versa uma vez que assim a correcção ficava ainda melhor. Acho que é melhor falarem depois uma vez que são de Lisboa e combinar o melhor a fazer(isto partindo do princípio que a tua menina vai usar as Bebax).
                    O meu filhote consegue dormir de qualquer maneira, não te preocupes a tua filhota também se vai adaptar bem.
                    As botas por si só são confortáveis, o pior é que lhes contrariam a posição incorrecta do pé de forma a corrigí-lo e acabam por lhes causar desconforto.
                    Quanto ao estádio do Dragão não há que enganar uma vez que se sai da A1 segue-se sempre em frente, passa-se a ponte mantendo-se bem atenta começam logo as placas a dizer estádio e vira-se à direita.Não chegas a entrar na cidade. Também podes perguntar pelo centro comercial Dolce Vita que é ao lado.Contornando o estádio, que fica à tua esquerda, irás ter acesso a um parque de estacionamento que dá acesso directo à clínica.Também podes estacionar no dolce vita mas andas um bocadito a pé.
                    E o andar da tua menina melhorou alguma coisa? O meu filhote só metia um pouco o pé para dentro quando começou a andar mas passados 3,5 meses já usava as botas.

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      esqueci-me de dizer xau.É o sono!!!!!!!!!!!!!!!!
                      Bjs
                      CF

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        olá,

                        já estou menos preocupada devido à tua resposta. Preocupava-me que a botita interferisse com a posição do sono.
                        A minha filha mete muito o pé direito para dentro e o pé esquerdo só um bocadinho. Já anda desde os 14 meses e começou a gatinhar aos 6 (aos 5 já se arrastava). Acho que com o tempo foi sempre piorando porque não notámos qualquer problema quando ela começou a andar, só cerca de um mesito depois.
                        Estou a ver que se optar por ser seguida pelo Professor terei de me deslocar ao Porto com frequência. Do mal o menos, eu adoro essa cidade e até já estou com saudades de aí ir. Temos de aproveitar as coisas boas que as más nos proporcionam, não é?
                        bjs
                        CM

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          olá,

                          já estou menos preocupada devido à tua resposta. Preocupava-me que a botita interferisse com a posição do sono.
                          A minha filha mete muito o pé direito para dentro e o pé esquerdo só um bocadinho. Já anda desde os 14 meses e começou a gatinhar aos 6 (aos 5 já se arrastava). Acho que com o tempo foi sempre piorando porque não notámos qualquer problema quando ela começou a andar, só cerca de um mesito depois.
                          Estou a ver que se optar por ser seguida pelo Professor terei de me deslocar ao Porto com frequência. Do mal o menos, eu adoro essa cidade e até já estou com saudades de aí ir. Temos de aproveitar as coisas boas que as más nos proporcionam, não é?
                          bjs
                          CM

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X