Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ainda não gatinha...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ainda não gatinha...

    olá

    O nosso João nasceu com 29 sem. 5 dias, com 1305 gr.
    Fez um ano no dia 8 Janeiro e tem agora cerca de 10 meses de idade corrigida.

    É um bebé saudável, esperto e muito activo.
    Mas ainda não gatinha. Sempre que se põe em posição de gatinhar, não consegue avançar, acabando por cair com a cara no chão. Também não é daqueles que se desloca "arrastando o rabo".
    Começa agora a por-se de pé, agarrado às grades da cama, mas sempre muito vacilante, e não tenta ainda dar passinhos...

    Fomos ao pediatra no dia 15, que diz que o peso e o tamanho estão bons (10,2 kg e 75 cm), mas que a mobilidade está atrasada. Por outro lado, muita gente me diz que há bebés que não chegam a gatinhar

    Até agora, nunca achei que ele estivesse atrasado no desenvolvimento motor. Mas agora estou a começar a ficar preocupada.
    O que é que acham?

    beijos
    MJ

  • #2
    RE:

    Ola mama!
    Nao fiques preocupada que cada bebé tem o seu timing! O meu Joao tem 8 meses nao gatinha e só agora é que comeca a sentar sem auxilio e a pedi disse para nao me preocupar.
    O meu caso (conta a minha mae): nunca gatinhei e comecei a andar aos 16 meses depois da minha mae ter corrido tudo que era ortopedista!!!
    No worries! Ele vai andar, gatinhar, caminhar, correr tudo ate pores as maos na cabeca de desespero!!!


    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá, a minha princesa nasceu faltavam 2 dias para as 36 semanas.
      No final deste mês faz 15 meses. Quando fomos à consulta do ano, ela não gatinhava, fazia como o teu, ia logo com a cara ao chão!! A pediatra disse que o passo seguinte era gatinhar, mas não foi!!!
      Actualmente, já anda agarrada às coisas ou com uma mão dada...mais um bocadinho e está a andar!!!
      E olha não gatinha, coloca-se na posição...fica com a cabeça levantada...mas não anda nem para a frente nem para trás!!!

      Tal como tu, tambem às vezes fico preocupada...mas depois penso que cada bebé tem o seu ritmo, noto que ela tem força nas pernas e nos braços!! E à de correr tudo bem...

      Contigo tambem vai correr...dá tempo ao tempo

      Beijinhos

      Afilhadas: Tisabel24, Sofia**

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por mjam
        olá

        O nosso João nasceu com 29 sem. 5 dias, com 1305 gr.
        Fez um ano no dia 8 Janeiro e tem agora cerca de 10 meses de idade corrigida.

        É um bebé saudável, esperto e muito activo.
        Mas ainda não gatinha. Sempre que se põe em posição de gatinhar, não consegue avançar, acabando por cair com a cara no chão. Também não é daqueles que se desloca "arrastando o rabo".
        Começa agora a por-se de pé, agarrado às grades da cama, mas sempre muito vacilante, e não tenta ainda dar passinhos...

        Fomos ao pediatra no dia 15, que diz que o peso e o tamanho estão bons (10,2 kg e 75 cm), mas que a mobilidade está atrasada. Por outro lado, muita gente me diz que há bebés que não chegam a gatinhar

        Até agora, nunca achei que ele estivesse atrasado no desenvolvimento motor. Mas agora estou a começar a ficar preocupada.
        O que é que acham?

        beijos
        MJ
        Olá, o meu João nasceu com 32 semanas, 1 kg de peso e só começou a gatinhar com 14 meses de idade real e a andar (mal) com 17,5 meses!!! Pelo facto de se dizer que a mobilidade está atrasada, isso não quer dizer que haja um problema, na realidade pode estar atrasada comparativamente a outros bebés, mas e depois???? Vá lá nada de preocupações!! Preocupações vais ter quando ele começar a gatinhar....eh!eh!eh! vai ser um corropio aí em casa!!!!!!! Como diz a mamaansiosa, cada um, com o seu timing!!! Sem ansiedades!!!!
        um bj
        Ana ;-)
        Ana

        www.nascerprematuro.org

        Comentar


        • #5
          RE:

          O meu bebé tem 9 meses e meio, não nasceu prematuro e gatinhar......esquece....... é bem mais giro ficar sentado a brincar com 1001 coisas!!!!
          Também ainda não se põe de pé, só se o segurarmos e assim lá vai dando uns passitos mas pouco.......
          Olha, e não me parece que alguma vez vá gatinhar, parece que lhe pesa o rabo e ele até é magrito..... e só ao fim de 9 meses é que aprendeu a rebolar enquanto outros bebés já o faziam aos 5 meses.
          Eu já me preocupei, agora preocupa-me muito mais as bronquiolites e otites que ele tem. De resto, o tempo o ajudará.

          Mjam, se bem me lembro foste também uma das mamãs de "colo incompetente", não foi? Já passou um ano......

          Beijinhos grandes para ti e para o teu menino

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá

            O Afonso nasceu de termo e só gatinhou aos 12 meses, com 10 meses só rebolava e depois começou a arrastar-se como os comandos e depois gatinhou.
            Também só se põs em pé e passou da posição de deitado para sentado sozinhos aos 12 meses.
            Começou a andar aos 17 meses e meio +ou-.
            Susana e Afonso (14/09/2004)
            Nobody is perfect!!!
            I'm nobody.

            Comentar


            • #7
              RE:

              obrigada amigas!

              Tenho mesmo que me deixar de preocupações e deixá-lo seguir ao ritmo dele. Vou mesmo fazer um esforço para desligar o botão "STRESS" (assim que o descobrir, claro!!)

              Viky: é verdade, fui uma dessas mamãs, mas no meu caso, nem o repouso absoluto ajudou muito. Infelizmente, só consegui "aguentar" entre as 23 e as 29 semanas (com um internamento de 3 dias às 27 semanas), mas foram 5 semanas muito compridas!!

              Assim que houver novos desenvolvimentos nas "habilidades" do João, venho cá contar, ok?

              beijos
              MJ

              Comentar


              • #8
                RE:

                olá mamã. qd li as tuas duvidas e ansiedades era como se fosse eu a falar. sinto-me exacatamente como tu. o meu nasceu de 30 semanas, vai fazer 13 meses amanha, dia 20 de janeiro e tb ainda n passa da posição sentado para deitado, n gatinha, nem gosta de estar de barriga para baixo, ja se agarra aos nossos braços e levanta-se e fica seguro as coisas com algum equilibrio.mas se tivar sentado sozinho n se agarra a nada para se levantar, como por ex ás grades das camas. mas tem bastante foça nas pernas e nos braços. ásvezes sentado dsiquilibra-se e cai para tras, outras vezes é ele q se atira qd ja n quer tar sentado.umas vezes tenta-se levantar, mas fica a meio caminho. tb estou bastante ansiosa todos os dias falo nisso com o meu marido, e qd vejo outros mais novos a fazer coisas q ele ainda n faz fico logo pior. acho q é normal, ansiedade de maes de filhos apressados. e ainda por cima o medico dos hospital, de desenvolvimento, falou-me em fazer umas aulas de fisioterapia, mas disse para esperar pela consulta do pediatra dele, q é dia 3 de fevereiro. estou desejando de la ir a ver o q ele me diz.
                beijos e vão dando noticias.

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá!
                  O Gonçalo nasceu de 27 semanas, começou a andar aos 16 meses de idade real (13 de corrigida) e nunca gatinhou. Simplesmente não sabia, tentei ensinar-lhe muitas vezes mas ele era um verdadeiro trapalhão.
                  O fisiatra do Gonçalo quando comentei com ela a minha preocupação (tal como tu) de o Gonçalo não gatinhar com 1 ano ela disse que gatinhar não é uma etapa obrigatória.
                  Portanto não te preocupes, dá tempo ao tempo.

                  Bjs

                  Alexandra e Gonçalo



                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Só para te tranquilizar: a filha de uma amiga, que não era prematura, com 1 ano ainda não gatinhava.

                    Segurava-se mais ou menos no sofá. Entretanto, começou a gatinhar, talvez passado uns 2 meses, e só aos 17 meses é que começou a andar.

                    Tenho algures em casa uma revista que fala sobre isso (de gatinhar), creio que refere algumas actividades que podes fazer para o ajudar a desenvolver os músculos usados...vou ver se encontro e se te digo qual é.

                    Se me esquecer (demorar mais que 3 dias), por favor, manda-me uma pm, a lembrar...

                    beijo,

                    Maria

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      O meu filho nasceu de 36 semanas e só começou a gatinhar depois de andar. Começou a andar sózinho aos 13 meses e só passado 1 semana de andar é que o vi gatinhar...Há bebés que começam logo a a andar e não gatinham (nós somos 3 irmãos e tal como o meu filho nenhum de nós gatinhou antes de andar).
                      Cláudia e Santiago



                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Ola!

                        Nao sabia que o Joao ja tinha feito 1 aninho! Parabens! A data de nascimento do nosso apressadinho nao estava na listinha de Marcianos!

                        Olha, o Bruno nasceu a 12 De Fevereiro com 35 semanas, ou seja atendendo ao tempo de gestaçao estao mais ou menos na mesma, so que o meu filhote tem menos idade real.
                        Gatinhar ou passar de deitado a sentado nem pensar! E tambem nao gosta de se arrastar deitado. Chora para que o sentemos e depois arrasta o rabo! Se nos apanha por perto agarra-se e poe-se de pe e sozinho agarrado a cama tambem ja consegui algumas vezes, mas nada de muito consistente...

                        Eu desconfio que nao vai gatinhar de todo e nao creio que ande tao cedo, por isso...

                        Beijinhos

                        Rute

                        PS Passa nas mamas marcianas que a gente tem saudades tuas!

                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Olá,

                          A Leonor pôs-se na posição de gatas muito cedo (considerando a idade corrigida, entre os 6-7 meses) mas gatinhar? Nop! Só o fez, já só depois de andar e correr, quando queria ir buscar uma coisa qualquer, debaixo da cama por exemplo.
                          Tal como já disseram algumas mamãs, não é uma etapa obrigatória.
                          Pôs-se de pé com 9,5 meses de idade corrigida e demorou bastante até andar sem se agarrar (cerca de 4,5 meses). Eu achei muito tempo mas se calhar até é normal.
                          Eu nasci com quase 42 semanas e não gatinhei. Também comecei a andar por volta dos 14 meses.

                          Don't worry, vais mesmo por as mãos à cabeça quando ele ganhar autonomia e não puderes quase respirar para o controlar.
                          É mesmo um Ufa Ufa!




                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            olá

                            mais uma vez obrigada a todas.
                            Acho que já estou um pouco mais tranquila.

                            Agora o João já se senta e põe de pé com bastante facilidade. Foi, como vocês disseram, de um momento para o outro!

                            Quanto ao gatinhar, nicles!
                            Mas ontem arrastou-se, tal qual um comando, para alcançar uma bola.
                            Acho que estamos no bom caminho!!

                            beijos
                            MJ

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá

                              O meu filho também foi prematuro e só começou a gatinhar depois de começar a andar. Também conheço alguns bébés de termo com os quais aconteceu a mesma coisa.

                              Bjs

                              Vera

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X