Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Corticoides para maturação fetal pulmonar. Inconvenientes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Corticoides para maturação fetal pulmonar. Inconvenientes?

    Gostaria de saber se existem efeitos secundários que prejudiquem o bebe ou a mãe na utilização de corticoides para maturação fetal pulmonar. Tenho lido que só faz bem. Então porque não levam todas as gravidas? Qualquer grávida pode de repente entrar em trabalho de parto. Deve ter concerteza alguns efeitos indesejáveis como outras drogas quaisquer. Por favor quem souber ajude-me.
    Minha obstetra quer dar-me injecção mas já não corro risco de parto prematuro. Tenho 33S. Alguem me pode ajudar? Estou com muito receio de levar a injecção desnecessáriamente. Obrigada pela vossa ajuda.


  • #2
    RE:

    ola
    Eu levei essas injecçoes (julgo que te referes á beta metasona) as 31 semanas, pois tinha risco de part prematuro, o que aconteceu
    as 33 semanas. Foi a sorte do meu bebe, pois, com 33 semanas nao precisou de ventilador para respirar e ficou na incubadora apenas 5 dias.
    Julgo que se o teu medico te quer dar as injecçoes é porque vê que elas sao necessarias, ate porque ate as 37 semanas o teu bebe é prematuro. Nas 4 semanas que faltam ele pode nascer.
    bjs e felicidades
    Ana, Bia, Tomas e Manel









    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá Ana,

      Em primeiro lugar muito obrigada pela resposta.
      Tenho estado deitada desde as 12 semanas : - ( . Neste momento estou apenas por precaução pois o pior já passou (tive descolamento placenta e posteriormente placenta previa total que milagrosamente voltou a não previa).
      Neste momento já só tenho algumas contrações e diabetes gestacionais . Eu entendo que por prevenção a obstetra queira dar. Mas sendo assim todas as gravidas a deviam apanhar, porque qualquer uma por um ou outro motivo pode entrar em trabalho de parto. Assim, o que gostaria de saber são quais os inconvenientes ou efeitos secundários de levar a injecção. Todas as drogas tem efeitos secundários.
      É que estou com medo que tenha outros efeitos que eu deconheça que mais tarde possa vir a fazer mal ao bebe...
      É a minha segunda filha e na segunda também estive deitada a partir da 32s com contrações e com a mesma obstetra não apanhei a injecção. Ela nasceu às 38s por cesariana electiva (por questões de saude minha).
      Também li que só deve ser dada até as 34S e que só faz efeito 7 dias?!? Então e se nascer 7 dias depois de apanhar a injecção, que pelo que entendo foi o teu caso?! Terá o mesmo efeito!?
      Desculpa o testamento.
      Bjs

      Comentar


      • #4
        RE:

        Inserido Inicialmente por pral100
        Olá Ana,

        Em primeiro lugar muito obrigada pela resposta.
        Tenho estado deitada desde as 12 semanas : - ( . Neste momento estou apenas por precaução pois o pior já passou (tive descolamento placenta e posteriormente placenta previa total que milagrosamente voltou a não previa).
        Neste momento já só tenho algumas contrações e diabetes gestacionais . Eu entendo que por prevenção a obstetra queira dar. Mas sendo assim todas as gravidas a deviam apanhar, porque qualquer uma por um ou outro motivo pode entrar em trabalho de parto. Assim, o que gostaria de saber são quais os inconvenientes ou efeitos secundários de levar a injecção. Todas as drogas tem efeitos secundários.
        É que estou com medo que tenha outros efeitos que eu deconheça que mais tarde possa vir a fazer mal ao bebe...
        É a minha segunda filha e na segunda também estive deitada a partir da 32s com contrações e com a mesma obstetra não apanhei a injecção. Ela nasceu às 38s por cesariana electiva (por questões de saude minha).
        Também li que só deve ser dada até as 34S e que só faz efeito 7 dias?!? Então e se nascer 7 dias depois de apanhar a injecção, que pelo que entendo foi o teu caso?! Terá o mesmo efeito!?
        Desculpa o testamento.
        Bjs
        Olá,

        És uma grávida de risco e se continuas com contracções o melhor é fazeres a metabetazona, injecções que ajudam na maturação dos pulmões do bebé caso nasça antes do tempo. Com o meu bebé fizeram toda a diferença e são de facto importantes.

        Agora caso não exista risco de parto prematuro julgo ser evitável.

        Bjs e espero que o teu bebé permaneça no quentino até ao final da gestação.

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por claudiafiel
          Inserido Inicialmente por pral100
          Olá Ana,

          Em primeiro lugar muito obrigada pela resposta.
          Tenho estado deitada desde as 12 semanas : - ( . Neste momento estou apenas por precaução pois o pior já passou (tive descolamento placenta e posteriormente placenta previa total que milagrosamente voltou a não previa).
          Neste momento já só tenho algumas contrações e diabetes gestacionais . Eu entendo que por prevenção a obstetra queira dar. Mas sendo assim todas as gravidas a deviam apanhar, porque qualquer uma por um ou outro motivo pode entrar em trabalho de parto. Assim, o que gostaria de saber são quais os inconvenientes ou efeitos secundários de levar a injecção. Todas as drogas tem efeitos secundários.
          É que estou com medo que tenha outros efeitos que eu deconheça que mais tarde possa vir a fazer mal ao bebe...
          É a minha segunda filha e na segunda também estive deitada a partir da 32s com contrações e com a mesma obstetra não apanhei a injecção. Ela nasceu às 38s por cesariana electiva (por questões de saude minha).
          Também li que só deve ser dada até as 34S e que só faz efeito 7 dias?!? Então e se nascer 7 dias depois de apanhar a injecção, que pelo que entendo foi o teu caso?! Terá o mesmo efeito!?
          Desculpa o testamento.
          Bjs
          Olá,

          És uma grávida de risco e se continuas com contracções o melhor é fazeres a metabetazona, injecções que ajudam na maturação dos pulmões do bebé caso nasça antes do tempo. Com o meu bebé fizeram toda a diferença e são de facto importantes.

          Agora caso não exista risco de parto prematuro julgo ser evitável.

          Bjs e espero que o teu bebé permaneça no quentino até ao final da gestação.
          Obrigada pela tua resposta. Sim sou gravida de risco (estou deitada) apesar de agora as coisas estarem controladas. Eu entendo o que dizes...antes de a levar na terça feira vou-lhe perguntar quais os inconvenientes...odeio levar coisas sem saber a "historia" toda e no que respeita a filhos então fico desnorteada...é que se não tem inconvenientes então todas as gravidas levavam...e não é isso que acontece.

          Obrigada
          BJS

          Comentar


          • #6
            RE:

            Inserido Inicialmente por pral100
            Inserido Inicialmente por claudiafiel
            Inserido Inicialmente por pral100
            Olá Ana,

            Em primeiro lugar muito obrigada pela resposta.
            Tenho estado deitada desde as 12 semanas : - ( . Neste momento estou apenas por precaução pois o pior já passou (tive descolamento placenta e posteriormente placenta previa total que milagrosamente voltou a não previa).
            Neste momento já só tenho algumas contrações e diabetes gestacionais . Eu entendo que por prevenção a obstetra queira dar. Mas sendo assim todas as gravidas a deviam apanhar, porque qualquer uma por um ou outro motivo pode entrar em trabalho de parto. Assim, o que gostaria de saber são quais os inconvenientes ou efeitos secundários de levar a injecção. Todas as drogas tem efeitos secundários.
            É que estou com medo que tenha outros efeitos que eu deconheça que mais tarde possa vir a fazer mal ao bebe...
            É a minha segunda filha e na segunda também estive deitada a partir da 32s com contrações e com a mesma obstetra não apanhei a injecção. Ela nasceu às 38s por cesariana electiva (por questões de saude minha).
            Também li que só deve ser dada até as 34S e que só faz efeito 7 dias?!? Então e se nascer 7 dias depois de apanhar a injecção, que pelo que entendo foi o teu caso?! Terá o mesmo efeito!?
            Desculpa o testamento.
            Bjs
            Olá,

            És uma grávida de risco e se continuas com contracções o melhor é fazeres a metabetazona, injecções que ajudam na maturação dos pulmões do bebé caso nasça antes do tempo. Com o meu bebé fizeram toda a diferença e são de facto importantes.

            Agora caso não exista risco de parto prematuro julgo ser evitável.

            Bjs e espero que o teu bebé permaneça no quentino até ao final da gestação.
            Obrigada pela tua resposta. Sim sou gravida de risco (estou deitada) apesar de agora as coisas estarem controladas. Eu entendo o que dizes...antes de a levar na terça feira vou-lhe perguntar quais os inconvenientes...odeio levar coisas sem saber a "historia" toda e no que respeita a filhos então fico desnorteada...é que se não tem inconvenientes então todas as gravidas levavam...e não é isso que acontece.

            Obrigada
            BJS
            Sim fui mãe dum prematuro de 24 semanas e estive na UCIN. Posso dizer-te que os beneficios nesse caso são bem maiores do que o risco. Aconselho-te a levares. Imagina que o teu bebé nasce, os pulmões são mesmo os últimos a desenvolver e podem surgir muitas complicações daí e fazer a diferença entre a vida e a morte. Como digo eu levaria novamente sem hesitar. A minha opinião é que no teu caso o melhor para o teu filho é levar as injecções. As outras grávidas não levam porque tal não se justificaria e tem custos e só é necessário quando o bebé vai nascer prematuramente que pode ser o caso do teu. Imagina que nasce já não se pode pode concluir o ciclo que são 3 injecções, entendes? Não faz sentido as outras grávidas que não estão em risco como tu, mas no teu caso faz.

            Comentar


            • #7
              RE:

              Já agora dou-te um exemplo, uma outra mãe que não conseguiram concluir o ciclo e cuja filha relativamente ao meu esteve mais tempo ligada ao ventilador com mais intensidade no oxigénio, que pode danificar mais os pulmões e trazer mais sequelas, ao nível dos olhos (a dela ainda usa óculos o meu não precisou).

              Desculpa se pareço um pouco dura, mas quem não foi mãe dum prematuro desconhece essa realidade.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Olá Claudia

                Muito obrigada mais uma vez.

                Eu entendo o que dizes...e agradeço sinceramente. AH e não pareces nada dura :- )

                Alem de tudo o que dizes sei que tenho que confiar na obstetra. Mas sabes que isto estar deitada desde as 12semanas acaba por nos por loucas e estou sempre a desconfiar de tudo : - ( Houve uma altura (28semanas) em que a minha placenta estava uma desgraça e tudo podia acontecer...nessa altura a medica não me a quis dar porque disse que só a podia levar uma vez...nessa altura andei cheia de medo porque achei mesmo que ia nascer...e nessa altura queria a injecção...li centenas de coisas de prematuros e digo-te que de facto quem tem um bebe de termo nem sabe a sorte que tem. Felizmente que no teu caso tudo correu bem. Muitos parabens porque deve ter sido muito dificil : -( Nem consigo imaginar sequer!! Depois faz-me confusao porque li que o efeito so dura 7 dias. Entao e se nascer depois? Os pulmoes "voltam atrás?"

                Ah e já agora levas as 3 doses no mesmo dia? No braço, nadegas ou directamente na barriga?
                Bjs e obrigada mais uma vez

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Ola Pral
                  Em primeiro lugar tem calma, relaxa....ainda nao tens a certeza que o teu bebe nasce antes de termo....
                  Os medicos estabelecem como "meta" as 34 semanas no caso de placenta previa, que era o meu caso.
                  As injecçoes que levei foram duas, com intervalo de 24 horas. Deste modo o efeito é maior. No entanto ha maes que levam apenas com intervalo de 12 horas e nao é tao eficaz. Mas como diz a Claudia, o melhor mesmo é levares, pois, os riscos podem ser grandes no caso de o bebe nascer sem os pulmoes "maduros", preparados para nascer. No serviço onde esteve o MAnel estava um bebe que nasceu de 29 semanas e a mae tambem levou.
                  Ha muitos casos em que nao se dao as injecçoes porque o parto esta iminente e nao da tempo de prefazer as 12 ou 24 horas entre as duas tomas, logo a injecçao nao vai fazer efeito.
                  Quanto á validade, eu levei 15 dias antes do MAnel nascer e os pulmoes dele nao voltaram atras!! É uma questao de prevençao. Ate pode ser que aguentes ate ás 37 semanas e nesse caso os pulmoes do bebe ja estao mais desenvolvidos, mas caso ele nasça antes, as injecçoes ja fizeram o seu efeito. Espero ter-me expressado bem....
                  Quanto as tomas, sao dadas no rabiosque com 24 horas de intervalo.
                  Mas vais ver que vai correr tudo bem, beijocas
                  Ana, Bia, Tomas e Manel









                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por pral100
                    Olá Claudia

                    Muito obrigada mais uma vez.

                    Eu entendo o que dizes...e agradeço sinceramente. AH e não pareces nada dura :- )

                    Alem de tudo o que dizes sei que tenho que confiar na obstetra. Mas sabes que isto estar deitada desde as 12semanas acaba por nos por loucas e estou sempre a desconfiar de tudo : - ( Houve uma altura (28semanas) em que a minha placenta estava uma desgraça e tudo podia acontecer...nessa altura a medica não me a quis dar porque disse que só a podia levar uma vez...nessa altura andei cheia de medo porque achei mesmo que ia nascer...e nessa altura queria a injecção...li centenas de coisas de prematuros e digo-te que de facto quem tem um bebe de termo nem sabe a sorte que tem. Felizmente que no teu caso tudo correu bem. Muitos parabens porque deve ter sido muito dificil : -( Nem consigo imaginar sequer!! Depois faz-me confusao porque li que o efeito so dura 7 dias. Entao e se nascer depois? Os pulmoes "voltam atrás?"

                    Ah e já agora levas as 3 doses no mesmo dia? No braço, nadegas ou directamente na barriga?
                    Bjs e obrigada mais uma vez
                    Sabes que fui operada às 12semanas, e desde o inicio que fui grávida de alto risco. Entrei em trabalho de parto e as contracções que sentia anteriormente nem eram muitas. Fiquei internada em repouso absoluto mas foi pouco tempo depois que o meu bebé nasceu (o colo estava curtissimo). Quando entrei levei logo uma e durante o internamento levei mais, por isso não levas só uma. O que pode acontecer é que a Obstreta pode estar a gerir o tempo, e como não sabe efectivamente se vai nascer agora ou não, ou até pode ser mais tarde, se passam esses 7 dias e perde-se o efeito caso o teu bebé não nasça imediatamente após a injecção, ela prefere por agora dar apenas uma. Penso que o efeito é na altura que bebé nasce, porque é nessa altura que começa a respirar e necessitam de produzir surfactante. Confia na tua obstetra que ela sabe o que está a fazer. As minhas injecções foram nas nádegas.

                    Já agora deixo-te aqui informação acerca do surfactante (metabetazona):

                    Se o cuidado médico se iniciar no começo da gravidez, o risco de parto prematuro diminui e, no caso de este se apresentar, melhora o prognóstico. Se as contracções prematuras e o parto precoce parecem evidentes, o médico pode administrar medicamentos obstétricos para deter o parto temporariamente e corticosteróides para acelerar a maturação dos pulmões do feto.

                    O desenvolvimento adequado dos pulmões é fundamental para o recém-nascido. Para que o bebé possa respirar por si mesmo, os sacos de ar (alvéolos) dos pulmões devem, no momento de nascer, encher-se de ar e permanecer abertos. Conseguem fazê-lo devido, em grande medida, a uma substância chamada surfactante, que se produz nos pulmões e reduz a tensão superficial. Os bebés prematuros não costumam produzir suficiente surfactante e, em consequência, os sacos de ar dos pulmões não permanecem abertos. Entre uma inspiração e outra, os pulmões sofrem um colapso completo. A doença resultante, a síndroma do distress respiratório, pode provocar outros problemas significativos, que em alguns casos chegam inclusive a ser mortais. Os bebés com esta síndroma requerem tratamento com oxigénio; se a doença é grave, põem-se num respirador artificial e tratam-se com surfactante, que pode administrar-se directamente mediante um tubo introduzido na garganta do bebé (traqueia).
                    ---------------------------

                    Podem igualmente surgir algumas complicações respiratórias, por dois motivos: por um lado, a falta de amadurecimento do centro nervoso encarregue de controlar a respiração pode originar uma actividade respiratória irregular ou até uma paragem respiratória; por outro lado, a falta de amadurecimento dos pulmões (caso o bebé seja muito prematuro ainda não possui surfactante destinado a evitar a destruição dos alvéolos ao longo da expiração) costuma originar a denominada síndrome de dificuldade respiratória (ver caixa).


                    ------------------------------

                    Sei que é duro estar tanto de repouso e perante a ameça dum parto pré-termo ficamos com medos e tentamos informarmo-nos. Tem calma e continua de repouso e a ter alguns cuidados. Posso adientar-te que mesmo cada caso sendo um caso e os bebés srem todos diferentes não havendo previsões, se o teu bebé nascer agora às 33 semanas, deverá correr bem. É muito diferente antes das 31s e depois deste tempo. Agora cada dia que o teu bebé permanecer na barriguinha equivale a 1 semana cá fora, por isso o melhor para ele é nascer sem dúvida de termo.

                    Tudo a correr bem e vem sempre dar-nos notícias. beijo grande, para ti e bebécas. Já agora já tem nome?

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Muito obrigada às 2 pelas vossas respostas...isto tem sido complicado porque é muito tempo deitada...mas é de certeza melhor mil vezes a ter um bebe prematuro...

                      Estou confiante de que tudo corra bem e na terça vou tentar expor os meus receios à obstetra...se ela achar melhor tenho que confiar e é como dizem, no caso de ser prematuro as vantagens são muitas apesar de ainda não saber as desvantagens :-)

                      A minha filhota chama-se Leonor : - )

                      Obrigada ainda pelo vosso carinho e força.

                      BJs e felicidades às 2

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Concordo com td o q já foi dito aqui.
                        Se a tua go recomendou levares essas injecções é porque considerou q ainda existe o risco de ser um pematuro.
                        E os beneficios superam qualquer risco q eventualmente podesse haver. Não conheço casos de qualquer problema em ter levado estas injecções.
                        No meu caso levei a injecção ás 23 semanas, levei 3 doses com intervalo de 24 horas., foi na nadega.
                        E só tive a bebé 9 dias depois no dia q fiz as 25 semanas, o parto teve de ser evitado a todo o custo mesmo com a bolsa rota, mas sempre me disseram q as injecções funcionaram mt bem, apesar de terem passado os tais 7 dias, nunca me disseram nada q só funcionasse nesses 7 dias.
                        Tenta esclarecer estas tuas duvidas com a go.
                        Espero q corra td bem e se mantenha ai no quentinho o tempo necessario.
                        bjs




                        As minhas 4 princesas.


                        Nasci pequenina com 25 semanas e 645g, mas sou uma grande lutadora. A minha história http://www.serprematuro.com/index.ph...turas&Itemid=2

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por teresa_novo
                          Concordo com td o q já foi dito aqui.
                          Se a tua go recomendou levares essas injecções é porque considerou q ainda existe o risco de ser um pematuro.
                          E os beneficios superam qualquer risco q eventualmente podesse haver. Não conheço casos de qualquer problema em ter levado estas injecções.
                          No meu caso levei a injecção ás 23 semanas, levei 3 doses com intervalo de 24 horas., foi na nadega.
                          E só tive a bebé 9 dias depois no dia q fiz as 25 semanas, o parto teve de ser evitado a todo o custo mesmo com a bolsa rota, mas sempre me disseram q as injecções funcionaram mt bem, apesar de terem passado os tais 7 dias, nunca me disseram nada q só funcionasse nesses 7 dias.
                          Tenta esclarecer estas tuas duvidas com a go.
                          Espero q corra td bem e se mantenha ai no quentinho o tempo necessario.
                          bjs

                          Ola Teresa
                          Obrigada pela tua resposta.
                          Eu acho que em caso de risco também se deve dar...só que eu já passei por tanto (comparado com vocês não foi nada…) e acho que como "milagrosamente" a placenta foi ao normal que só as contracções e estando eu em repouso (deitada) poderia não estar em risco...mas se não fosse de risco não estava deitada ne : - )? Não é que não seja de risco...só não é iminente...ainda a por cima a minha obstetra vai ausentar-se do pais 15 dias e se calhar até é também por isso que me a quer dar...mas de facto por muito que procure na net e que pergunte não consigo encontrar nenhum sitio que me de os efeitos secundários indesejáveis...e isso acaba por "mexer" comigo...mas é como já disse...na terça logo vejo o que ela me diz. `As vezes já tenho medo de lhe perguntar as coisas porque parece que estou sempre a desconfiar dela :-) porque como tenho tido uma gravidez cheia de percalços estou sempre a perguntar tudo e mais alguma coisa : - )

                          Enfim…sou uma gravida CHATAAA

                          Obrigada e FELICIDADES para ti também

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Ola Pral

                            Nao es nada uma gravida CHATAAA...É normal que tenhas esses receios, uma vez que estas de repouso, o tempo parece que nao passa e começamos a pensar demasiado nas coisas. Eu sei o que é, pois tambem estive internada no hospital 2 semanas antes do parto e ja estava quase a dar em maluca!!
                            Tem calma, descontrai-te que tudo vai correr bem.
                            Onde vais ter a tua Leonor?
                            beijocas e s que precisares..estamos aqui!!
                            bjs
                            Ana, Bia, Tomas e Manel









                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por AnaBiaTomas
                              Ola Pral

                              Nao es nada uma gravida CHATAAA...É normal que tenhas esses receios, uma vez que estas de repouso, o tempo parece que nao passa e começamos a pensar demasiado nas coisas. Eu sei o que é, pois tambem estive internada no hospital 2 semanas antes do parto e ja estava quase a dar em maluca!!
                              Tem calma, descontrai-te que tudo vai correr bem.
                              Onde vais ter a tua Leonor?
                              beijocas e s que precisares..estamos aqui!!
                              bjs
                              : - ) Obrigada Ana

                              A Leonor vai nascer na cuf descobertas onde ja nasceu a minha outra filha. So se nascesse até as 31 semanas é que iria para o publico porque o seguro não cobria tantos dias para a Leonor na incubadora e alem disso pelo que me informei os publicos estariam melhores preparados para receber bebes tao prematuros. A minha obstetra diz que a cuf tem todas as condiçoes de equipamentos e pessoal especializado para receber prematuros de qualquer idade. No entanto eu estava com duvidas e como o meu seguro nao cobria tantos dias teria que ir para o publico. A partir de agora como ja tenho 33s ja posso ir para a CUF. Fico mais descansada porqe é ela que me faz o parto.

                              Bjss

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X