Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Prematuro 32s+1dia, nascido a 8-04-2008, ajuda precisa-se :(

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Prematuro 32s+1dia, nascido a 8-04-2008, ajuda precisa-se :(

    olá a todas/os.

    Sou mãe, recente, alias muito recente, ainda nao foi a 1 semana, nasceu o meu menino, João Diogo, com 32semanas e 1 dia.

    Foi a encubadora 36horas, na quinta de manha passou para um berço mas rodeado de fios e uma sonda para alimentação.

    Não estava preparada para um prematuro, o facto de não ter o pai para me apoiar ainda está a dificultar mais as coisas.

    Sempre ouvi falar em depressão pos-parto, sempre pensei que nao me atingi-se mas se calhar estou a ficar assim.

    O meu menino é saudavel, as enfermeiras apenas me dizem que ele so precisa aprender a mamar, porque de resto está tudo bem, mas não sei porque hoje comecei a chorar sem motivo, ele está bem, optimo a crescer, mas eu não me sinto bem, hoje não consegui permanecer lá na maternidade o dia todo, so consegui estar das 9h30 as 14h30, so agora me começo a aperceber da falta que faz sentir o nosso bebe perto.

    de noite mal durmo, a pensar se estará bem, parece que estou sempre a ouvir choro, sinto as minhas mamas cheias e a necessidade de tirar leite com a bomba, que doi muito psicologicamente.

    Ele nao sabe mamar

    Estou cheia de duvidas, e a viver isto sozinha, com apoio dos meus pais, mas o trabalho deles fora de Portugal imposibilita-os de me apoiarem mais.

    digam-me, a quem peço ajuda?

    Alguem sabe +- quanto tempo fica um prematuro nestas condições, nos cuidados intensivos?

    Sinto-me incapaz, de tudo, incapaz de lhe dar carinho e atenção diarias, porque é muito cansativo estar la todo o dia, é muito cansativo psicologicamente, porque o fisico aguentaria bem, mas assim sinto-me a ir abaixo

    Tenho medo que este stress e este principio de depressao me faça mal, sei la, tenho muito medo que o meu leite seque por tolice da minha cabeça, ép possivel?

    Peço ajuda a voces mães de prematuros, nesta ou noutras situações, contem-me quanto tempo ficaram assim nesta situação, quanto tempo eles demoram a aprender a mamar, como funciona a saida deles dos cuidados intensivos, se ao sairem dos cuidados intensivos vem logo para casa, ou se passam por alguns dias num quarto com a mae, por favor digam-me.

    As enfermeiras cada uma diz uma coisa, nao dao prognosticos de tempo nem como é feita a evolução, parece que nao podem ou tem medo de falar e deixar com falsas expectativas

    aguardo respostas, um muito obrigada a todas!






    João Diogo...


  • #2
    RE:

    Olá fui mãe de um menino de 24 semanas, sei o quanto é duro o quanto nos deita abaixo, o quanto desesperarmos, ainda mais num afase também fisicamente frágil pelo parto.

    Acredita que eles são fortes. Acredita no teu bebé. Não precisas de ficar 24horas ao lado dele, mas o tempo que passares fala com ele, canta-lhe e nunca lhe passes desepero, pois eles sentem.

    O meu filho passou por muito mas o leite nunca secou, isso vai de mãe para mãe e pensa que ele não é um micro prematuro já tem 32semanas.

    Eles não são futurologistas e não podem de facto avançar com datas, mas penso que se não surgirem complicações ele vai conseguir mamar em breve.


    Um beijinho e estou aqui

    Comentar


    • #3
      RE:

      Em relação ao mamar, desculpa mas vi que afinal tem 32, e nenhum bebé é igual a outro, mas costumam ter o reflexo de sucção por volta das 34semanas.

      Quanto ao leite concerteza no hospital onde está te vão informar no sentido de tirares leite com a bomba até ele ir à mama.

      O meu nasceu com 760gramas e 33cm e foram 3 longos meses, mas não penses no tempo e enquanto lá estiver acredita nos profissionais, sei que não é fácil, mas também tens de descansar para ganhar forças.

      bjo grande

      p.s - E PARABÉNS PELO MENINO

      Comentar


      • #4
        RE:

        Nasceu com 1950g, desceu um pouco, na quinta tinha 1830g e foi medido, 42cm, agora ainda nao me disseram o peso.

        Amanha faria 33semanas se estivesse na barriga ainda.

        Ele passou para o berço 36 horas depois do parto.

        Estou a tirar o leito com bomba, na maternidade tiro, e no tempo que estou em casa, comprei uma electrica para levar o leite de manha quando vou para a maternidade.

        Optei por nao ficar no quarto de maes acompanhantes, primeiro porque vivo relativamente perto, depois porque estava sozinha no quarto e depois porque as condições do quarto e casa de banho de acompanhante na Bissaya Barreto, não me agradou, quartos sem aquecimento, casas de banho e duches pouco higienicos, duche com janela que nao fecha e sem azulejos no chao nem nada...

        Tenho medo que ir a 3 ou 4 horas de mamada sejam poucas vezes, e que ele demore muito tempo a aprender a mamar. Lá ao que sei nao experimentam dar de biberon, pelo menos tem dito que ele so sai quando souber mamar na mama :/

        Quanto tempo passavas com o teu por dia cladiafiel? A quantas horas de mamada ias? Tenho muito medo de ele notar a falta, ou das proprias enfermeiras acharem que eu vou poucas vezes e pensem que nao me interesso pelo meu menino.

        Estou estoiradissima com tudo isto, pela falta de prognosticos, por tudo.

        Já agora, os horarios das mamadas sao de 3 em 3 horas, 7da manha, 10h, 13h, 16h, 19h, 22h, 1h, 4h, 7h etc... desde sexta feira(dia que vim para casa) que vou as 10h, 13h, 16h, estou algum tempo e saio, ontem fui a das 19h tambem, mas hoje so fui as 10h e as 13h, sai de la eram 14h30m, e vim para casa, em lagrimas, no desespero, vejo as outras maes com os pais la, e eu sozinha, talvez esse seja o mal

        Será que estes horarios chegam? tensiono ir mais vezes, temo ficar cada vez pior, e que ele se aperceba o meu estado emocional.

        João Diogo...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por Angelelf
          Nasceu com 1950g, desceu um pouco, na quinta tinha 1830g e foi medido, 42cm, agora ainda nao me disseram o peso.

          Amanha faria 33semanas se estivesse na barriga ainda.

          Ele passou para o berço 36 horas depois do parto.

          Estou a tirar o leito com bomba, na maternidade tiro, e no tempo que estou em casa, comprei uma electrica para levar o leite de manha quando vou para a maternidade.

          Optei por nao ficar no quarto de maes acompanhantes, primeiro porque vivo relativamente perto, depois porque estava sozinha no quarto e depois porque as condições do quarto e casa de banho de acompanhante na Bissaya Barreto, não me agradou, quartos sem aquecimento, casas de banho e duches pouco higienicos, duche com janela que nao fecha e sem azulejos no chao nem nada...

          Tenho medo que ir a 3 ou 4 horas de mamada sejam poucas vezes, e que ele demore muito tempo a aprender a mamar. Lá ao que sei nao experimentam dar de biberon, pelo menos tem dito que ele so sai quando souber mamar na mama :/

          Quanto tempo passavas com o teu por dia cladiafiel? A quantas horas de mamada ias? Tenho muito medo de ele notar a falta, ou das proprias enfermeiras acharem que eu vou poucas vezes e pensem que nao me interesso pelo meu menino.

          Estou estoiradissima com tudo isto, pela falta de prognosticos, por tudo.

          Já agora, os horarios das mamadas sao de 3 em 3 horas, 7da manha, 10h, 13h, 16h, 19h, 22h, 1h, 4h, 7h etc... desde sexta feira(dia que vim para casa) que vou as 10h, 13h, 16h, estou algum tempo e saio, ontem fui a das 19h tambem, mas hoje so fui as 10h e as 13h, sai de la eram 14h30m, e vim para casa, em lagrimas, no desespero, vejo as outras maes com os pais la, e eu sozinha, talvez esse seja o mal

          Será que estes horarios chegam? tensiono ir mais vezes, temo ficar cada vez pior, e que ele se aperceba o meu estado emocional.
          Elas não têm de achar ou deixar de achar e se ele ainda não está a mamar. Eu passava lá muitas horas, mas mais quando começou a mamar, no entanto eles quando aprendem não desaprendem, acredita, não é por faltares uma mamada. Na Unidade do Hospital Garcia da Orta não podemos lá dormir, não têm condições para isso e só lá podia estar até à meia noite. Se continuares a tirar com a bomba de 3 em 3 horas o leite não seca, não te preocupes. E não deve faltar muito para o meterem a mamar, já está no berço e tudo.

          bjos

          Comentar


          • #6
            RE:

            elas metem-no a mamar, sempre que la estou, a questao é que ele nao suga a mama, so brinca, mete a lingua, nada mais, dizem que é normal, mas acho que se aguenta-se la mais tempo, ele aprendesse mais depressa.

            Mas como aguentar? andar a vaguear nos corredores? passar horas sozinha a espera da proxima hora de elas tentarem que ele experimente a mama?

            é-me complicado colocar as ideias em dia, tudo acontecceu muito de repente, e ainda nem passou uma semana desde o parto...
            João Diogo...

            Comentar


            • #7
              RE:

              Ao inicio desesperamos, porque achamos que não estamos a fazer as coisas bem, mas não é bem assim, o teu bebé tem o seu tempo. Vi muitos prematuros só nas lambidelas e de um dia para o outro deu-se o click, o que não podes e não deves é deseperar. faz assim, levas um livrinho e vais lendo, ali ao lado dele, até à próxima mamada eu sei que é dificil vir para casa sem um filho, que as horas parecem intermináveis, e que os queremos ver logo em casa, mas ele só pode ir quando tiver autonomia alimentar.

              Comentar


              • #8
                RE:

                Olá Angelf

                Antes de mais parabéns pelo teu menino.

                Eu tenho um Ricardo, agora com 2,7 anos, que nasceu com 34 semanas; não foi um grande prematuro, mas já tinha parado de crescer no útero, pelo que nasceu com 1,600 Kg e 41,5 cm, com a agravante de ter um probelma cardíaco, o que fez com que se acentuasse a pouca prematuridade e o baixo peso; esteve 2 meses internado na neo, nunca teve força suficiente para mamar, mas devido ao probelam cardíaco, e o meu leite acabou por secar; mas atenção que os casos que eu lá vi como o do teu bébé, prematuros de 32 semanas mas sem mais problemas, todos saíram de lá a mamar; tem fé e continua a tirar leite com a bomba de 3 em 3 horas, que ele não irá secar.

                Quanto ao tempo que lá passava, eu estava lá desde as 9,30h até à meia-noite; sou de Braga, estava no Porto, não vinha a casa, o meu marido ia lá quando podia; também não tenho mais filhos por isso não tinha mais por onde me dividir e era perto dele que eu me sentia bem; mas não somos todos iguais nem reagimos da mesma forma; eu, apesar de todos os problemas, conseguia ir para perto dele sempre com pensamento positivo. Mas se não te sentes bem e lá ainda te sentes pior, como te disse a Cláudia ele sente tudo.

                Não imagino o que é estar a passar por tudo sozinha, mas acho que se te estás a sentir deprimida o melhor é pedir ajuda já: quanto mais cedo fores ajudada, mais poderás ajudar o teu bébé; se não estiveres bem, também não conseguirás ajudá-lo; fala com as enfermeiras, pode ser que te encaminhem para seres vista por um médico; eu nunca tomei antidepressivos, mas se eles existem são para ajudar quem deles precisa; vai ao médico, não deixes arrastar a situação; precisas de estar bem, para que possas ajuadr o teu bébé.

                Quanto ao facto de as enfermeiras não fazerem prognósticos é regra geral: elas não sabem; os prematuros são imprevisíveis e é impossível fazer futurologia, até da parte dos médicos e enfermeiras. Mas uma coisa te garanto: eles são muito, muito fortes; lê a história do Ruca e já vês. O teu bébé não é um grande prematuro, vais ver que com um bocadinho de calma e paciência daqui a pouco tempo vai estar em casa contigo e a mamar como um glutão.

                Acima de tudo, para já vai tratar de ti, só depois poderás tratar do teu bébé. Alguma coisa que te possa ajudar apita. Muita força, calma e pacìência.

                Beijo grande

                Vera

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Olá minha kerida

                  parabéns pelo teu menino:d

                  Olha a minha pequenita nasceu de 35s 2120 kg e 43cm

                  e não sabia mesmo mamar, não puxava, de manira nehuma, com bicos de slicone, bomba electrica (passei quase uma noite inteira a tirar leitinho para ela)...

                  Passou para 1900 e ainda hoje ela não mama muito faz refluxo etc...

                  mas com persistencia e muito amor vais ver que ele vai conseguir...

                  Não imagino o que foi e é para ti estares sozinha neste momento tão tão importante, e os teus amigos,mais familia??

                  Bem que precisas de toda a ajuda de todos neste momento tão Maravilhoso mas ao mesmo tempo tão cansativo...

                  desejo-te toda a felcidade deste mundo e ao teu menino muita saude e alegria...

                  Força agora é que vais ver o que vai ser sorrir e ser Feliz...

                  tenho pena de ser de longe...

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    ola. sei exactamente o q estas a passar. o meu nasceu de 30 semanas com 1450kg. teve quase um mes na incubadora ate chegar aos 1800kg mais ou menos. mas so pq la dentro tava melhor, diziam elas. depois passou para o berço e ficou mais uma semana e uns dias. nos primeiros dias ele ficou em almada e eu so de setubal tinha de la ir todos os dias mas como calculas n podia la tar todo o dia, e as vezes parece q ficava maluca a olhar para dentro da incubadora quase sem fazer nada. depois veio para setubal e ai ja tava quase o dia todo, ia de manha para lhe dar o banho e depois qd o começaram a por na mama, para ele mamar. digo-te, foi um stress, ele n mamava, so dormia, no inicio nem sabia mamar na chupeta. eu so pensava qd e q ele ia sair dali. o biberão ainda era pior. ai é q começei a stressar, mas aguentei-me sempre, claro q c a ajuda do meu marido, q no teu caso ainda complica mais as coisas. ouve dias q vinha chorar para o carro, e depois voltava. as enfermeiras diziam q era um clique, de um dia para o outro começavam a ter o reflexo de sucção bem definido. é por volta da 34º, 35º semana. com 1890 veio para casa, mas ainda n mamava mt bem no biberão, deixava-se dormir com mt facilidade. os receios e as duvidas foram muitas, e ainda são, se ele aumentava de peso, se tava tudo bem. ta a crescer aos pucos, agora tem 4 meses, dois de idade corrigida tem 3500kg mais ou menos, come q nem um golutão, mais do q devia, e é assim. o teu ate nascei com um bom peso. é so aprender a mamar e sai de lá, vais ver. calma e paciencia, e lembrat-te q é melhor ele sair de lá bem do q vir para casa e depois voltar. em relação ao leite eu tb tirava com a bomba em casa. de noite é q n tirava de 3hem 3h, para ver se dormia, mas acordava chia de dores. mas digo-te qd veio para casa teve duas semanas sem aumentar pq o meu leite ja n o alimantava como deve de ser, teve de tomar suplemnto, e agora ja n mama pq fazia grandes birras para pegar na mama. mas vais ver como e giro a evolução deles. é uma das vantagens de nascerem mais pequenos.
                    beijocas e parabens. espero q te tenha ajudado.

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Parabéns pelo nascimento do teu filhote!! Eu também fui mãe de um prematuro de 30s+5d com 1390kg. Obviamente foi um choque mas que rapidamente passou porque ele precisava de mim bem em todos os sentidos. Na neonatologia do hospital da luz podia lá ficar 24 horas se quisesse, contudo as enfermeiras não aconselhavam porque se tornava muito desgastante. Assim ía por volta das 10h, ía almoçar a casa e voltava por volta das 15h e ía para casa às 22h. Infelizmente só dei mama até Janeiro porque quando o Martim veio para casa fui-me abaixo e perdi o leitinho, mas durante o período que ele esteve internado teve sempre do meu leite. No total o Martim esteve 36 dias no hospital só no último dia é que passou para o berço.
                      Sempre que precisares vem a este cantinho que tens sempre uma palavra amiga para ouvir.
                      Desejo as maiores felicidades para ti e para o teu herói.
                      Beijocas

                      Joana e Martim



                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá!
                        Eu também sou mãe de um prematuro de 27 semanas, nasceu com 850gr e 34 cm. Claro que foi um choque, ainda por cima nada previa este desfecho, uma vez que a minha gravidez corri as mil maravilhas. Mas passado o choque inicial e quando vi o Gonçalo pela primeira vez fui buscar todas as minhas força, pois o meu menino precisava de mim. O Gonçalo esteve internado 75 dias e durante esses dias eu estava no hospital ao lado dele desde as 9h até as 22h (moro perto do hospital). Enquanto o Gonçalo esteve internado foi uma luta para continuar a ter leite, mas consegui:d Quando puseram o Gonçalo ao peito pela 1º vez ele fez de tudo menos mamar, mas depois com os treinos tomou-lhe o gosto. Consegui dar o peito até aos 6 meses o que já não foi mau.
                        Hoje o Gonçalo tem 16 meses e é uma criança muito saudável , e a alegria da nossa casa.
                        Por isso não te deixes ir abaixo e acredita no teu menino, estes apressadinhos são uns verdadeiros lutadores.
                        Sempre que precisares de apoio passa por este cantinho

                        bjs e vai dando noticias.





                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Bom dia, Algeleft!
                          Antes de mais parabens pelo teu bebé!
                          Olha felizmente a minha filha não nasceu prematura, apesar de ter nascido 2 dias antes das 36 semanas, tinha 2750 e não foi para a incubadora.
                          Queria te dar umas palavras de conforto e tem calma que ele à de começar a mamar...
                          Olha eu tambem sofri um bocadinho com essa questão, porque a minha princesa tambem não queria mamar, ela nasceu a uma quarta e a primeira vez que mamou foi no sabado...valeu-me as palavras de um enfermeiro excepcional que sempre disse para eu ter calma e que mais dia menos dia, ela ia mamar, desde que aprendeu a mamar não quer outra coisa
                          Não te sintas mal por não estares sempre ao lado do teu bebé, porque estão a cuidar dele. No meu caso, e apesar de ela ter ficado ao pé de mim, passou muito tempo longe de mim, primeiro porque fiz cesariana e na primeira noite não me conseguia mexer, e depois tive um problema com a tensão arterial e tinha mesmo de descansar e acabaram por ser os enfermeiros a cuidar dela umas quantas noites!!! Acredita que me sentia uma má mãe e chorei muito, mas depois com o tempo e a partir do momento que vamos para casa com eles tudo muda!
                          Vais ver que mais depressa do que pensas vais para casa com o teu menino, no entanto, onde no hospital está a vigiado e mais vale passar mais uns dias ai e depois quando for para casa estar tudo bem.

                          Um beijinho e muita força

                          Afilhadas: Tisabel24, Sofia**

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por Minie
                            Bom dia, Algeleft!
                            Antes de mais parabens pelo teu bebé!
                            Olha felizmente a minha filha não nasceu prematura, apesar de ter nascido 2 dias antes das 36 semanas, tinha 2750 e não foi para a incubadora.
                            Olá desculpa corrigir mas a tua filhota nasceu prematura, já não é micro prematura, mas antes das 37 não é um bebé de termo, mas felizmente com 36 a maioria já se desenvolveu melhor e não tem grandes sequelas e problemas.

                            beijinho

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Olá, Claudiafiel

                              Não tens de pedir desculpa de me teres corrigido!!! Mas sabes que por vezes dizia que a minha princesa tinha sido prematura e diziam, "não, com esse peso já não se pode dizer que é prematura", etc...Apesar de saber que como tu dizes, que antes das 37 semanas são prematuras. Aqui a diferença é de um prematuro com 36 semanas ou com menos.

                              Olha desejo-te muitas felicidades para ti e para os teus filhotes

                              Afilhadas: Tisabel24, Sofia**

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X