Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Toxoplasmose / recomendação médica

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Toxoplasmose / recomendação médica

    Olá a todas
    estive a ler no tópico da Toxoplasmose, ( eu não sou imune) ke qq queijo fresco hoje em dia é feito com leite pasteurizado..o ke ja tinha confirmado nas indicações do proprio queijo.
    Confio no meu médico , triste seria se n confiasse e mal fiz as 1ºas analises disse-me logo para NÃO tocar em queijo fresco , carnes mal passadas, saladas etc..
    e tb diz-me sempre.. pk estou sempre a colocar duvidas do ke leio na net.. ke a net em maioria as informações são incorrectas e ke o pior são as conversas entre as pacientes..
    o ke acham vcs sobre isto??
    obrigada

  • #2
    Ola!

    O problema nao esta em que na net ou entre leigos haja informaçao errada a transitar. O problema é quando os medicos dao informaçao errada.

    A toxoplasmose é um parasita dos gatos, que é eliminado nas dejecçoes dos gatos infectados durante um periodo de cerca de 1 semana. Depois o animal fica imune. O parasita fica na terra e como tal tudo o que vem da terra pode estar contaminado. Dai que o principal veiculo da toxoplasmose sejam as frutas e saladas mal lavadas. Em ambientes em que haja falta de higiene o parasita que inicialmente estava na terra pode passar para alimentos que nao estao normalmente em contacto com a terra por manipulaçao com maos sujas, uso da mesma faca ou tabua de cortar, etc... Assim em ultima instancia tudo o que seja manipulado depois de cosinahdo ou comido cru é passivel de contaminaçao. O parasita pode ser destruido desinfectando ou por calor. Assim todo os alimentos que sao comidos crus devem ser desinfectados e o que nao se desinfecta cozinhado.

    Ora o queijo fresco nao vem da terra logo so seria contaminado pelas maozinhas de alguem. e compras queijo fresco artesanal, nao embalado industrialmente, é facil que este tenha sido contaminado por um utensilio mal lavado. Esse risco é muito baixo com os queijos embalados e nao artesanais. O teu medico avisou-te com respeito âs ervas aromaticas? Pois essas veem da terra, normalmete nao sao lavadas (ou sao so passadas por agua) e comem-se muitas vezes cruas, como a salsa por exemplo.

    As saladas podes comer se tu as desinfectares, ou seja podes comer em casa.

    A questao da pastorizaçao nem se poe com a toxoplasmose porque o leite nao era suposto estar contaminado, mas sim com a brucelose, tambem muito perigosa na gravidez. Os enchidos e lacteos que se comem crus tambem sao muitas vezes veiculo de listeria, outra infecçao potencialmente perigosa nas gravidas... As alheiras por exemplo teem sido relacionadas com maior taxa de aborto espontaneo...

    Muitas vezes os medicos misturas indicaçoes, dando um alistya de alimentos "perigosos" mas qu eo sao por razoes varias. Outras dao indicaçoes erradas mesmo como por exemplo mandar gravidas dar os gatos por causa da toxoplasmose quando basta usar luvas para trocar a areia para nao haver perigo de contagio...

    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      A minha GO também me disse para ter cuidado com os queijos frescos mas não era por causa da Toxo, era por causa da Listeriose. E nem todos os queijos ou requeijão são ultra pasteurizados, por isso é preciso ter cuidado.

      Comentar


      • #4
        Obrigada Rute pela explicação detalhada consegui perceber melhor agora.. eu sou das ke preciso confiar no meu médico..já me basta o meu stress natural e na gravidez temos ke andar o mais calmas possivel..pelo menos é o meu lema e em ervas ele n me disse nada..mas se calhar partiu do principio k eu saberia

        Miosotis, agora estou a pensar ke eu é ke baralhei tudo na toxoplasmose, pk ele como me assustou novamente com o facto de eu n ser imune, já n ouvi mais nada rsss.
        obrigada meninas..fiquei esclarecida

        Comentar


        • #5
          De nada. A regra de oiro ja sabes desinfectar ou cozinhar!

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • #6
            Também não sou imune à toxo e a Drª também me aconselhou a ter cuidado com os queijos frescos, não por causa da toxo mas por causa da listeriose. É como os ovos, há sempre a probabilidade de terem salmonelas.
            O que ela me explicou é que são riscos que convém não correr porque tratar de uma gastroentrite a uma grávida é muito mais complicado do que a uma mulher não grávida.
            Fiquei bastante esclarecida com o que ela me explicou pelo que apesar de ter pena prefiro não comer.
            Não faz mal esperar uns meses.

            Comentar


            • #7
              Execlente a resposta da Rute! Em relação ao que disse a IN_AND_OUT, querendo ter cuidados relativos às salmonelas, atenção a tudo o que possa levar ovos crus ou mal cozinhados, nomeadamente sobremesas (mousses, semifrios) e molhos (maionese).







              Blogue: http://www.ana-neto.com

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem

                Os enchidos e lacteos que se comem crus tambem sao muitas vezes veiculo de listeria, outra infecçao potencialmente perigosa nas gravidas... As alheiras por exemplo teem sido relacionadas com maior taxa de aborto espontaneo...
                Olá Rute!

                Não sabia disto das alheiras! Mas as alheiras comem-se cozinhadas, mesmo assim existe o perigo? É que eu tenho comido!!!

                Bjinhos a todas!
                Carla, João, Gabriel e Mariana


                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Ben Ver Mensagem
                  Olá Rute!

                  Não sabia disto das alheiras! Mas as alheiras comem-se cozinhadas, mesmo assim existe o perigo? É que eu tenho comido!!!

                  Bjinhos a todas!
                  ola!

                  Com as tuas semanas de gravidez mesmo que apanhasses ums listeriosa nao creio que tivesses problemas. O risco é no primeiro trimestre. E se comeres bem cozinhadas nao corres riscos... mas é facil facilitar e preferir uma alheira douadinha e inteira que afinal la dentro nao acaba de cozinhar de todo. Ë como quando se frita ou grelha frango e la juntinho ao osso ainda esta rosado. Carne mal passada logo maior risco.

                  Eu comi alheiras na gravidez mas sempre bem cozinhadas e podendo escolher em pratos em que é suposto a alheira abrir e se pode cozinhar bem o recheio, estilo empadao de alheira.

                  Beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                    ola!

                    Com as tuas semanas de gravidez mesmo que apanhasses ums listeriosa nao creio que tivesses problemas. O risco é no primeiro trimestre. E se comeres bem cozinhadas nao corres riscos... mas é facil facilitar e preferir uma alheira douadinha e inteira que afinal la dentro nao acaba de cozinhar de todo. Ë como quando se frita ou grelha frango e la juntinho ao osso ainda esta rosado. Carne mal passada logo maior risco.

                    Eu comi alheiras na gravidez mas sempre bem cozinhadas e podendo escolher em pratos em que é suposto a alheira abrir e se pode cozinhar bem o recheio, estilo empadao de alheira.

                    Beijinhos
                    Rute
                    Olá!

                    Eu faço-as em casa e deixo fritar bem! E que bem que me sabem! Assim fico mais descansada!

                    Obrigada e bjinhos!
                    Carla, João, Gabriel e Mariana


                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X