Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Diabetes gestacionais

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Diabetes gestacionais

    Olá !! ando a digerir e a adaptar me a uma nova realidade,diabetes gestacionais..pois é na quarta feira nem acreditava quando a médica disse que os valores ,apesar de nada de especial estavam alterados e que por isso apresentava diabetes gestacionais...dieta apropriada,comer 6 a 7 vezes sem falhas ao longo do dia e para mim o mais chato de tudo picar me 6x ao dia..é um horror...mas tem que ser ,por mim e pela bebé...pois como a médica dz o maior medo dela não é tanto a bebé,ela graças a Deus não terá este problema por eu ter,o maior medo é depois da Daniela nascer os valores se manterem ou passados uns meses ou anos os diabetes voltarem e aí para a vida...isso não quero...bom agora ando a adaptar me e a aceitar a nova realidade,não conheço mais casos,sinto me um pouco limitada mesmo a nivel de dieta,se alguém conhecer mais casos e puder dar umas dicas agradeço.vem aí uma época dificil ,o Natal,gostava de saber como fazem nessa altura ,pois isto não vai ser fácil....a médica diz que até posso comer um bolinho de vez em quando mas logo a seguir devo controlar e ver o que acontece....se houver alguem que tenha passado pelo mesmo e que me possa dar uma ajuda agradeço,mesmo em trocas de dieta,pois acho a minha tão monotona que ate aborrece..se comiam de vez em quando alguma coisa mais docinha ou se substituiam o açucar por adoçante(tenho medo porque dizem que faz mal na gravidez)..sei lá,olhem toda a ajuda é bem vinda!!!obrigada
    vera

  • #2
    Olá,

    Fui mãe pela 2a vez há 1 mês e tive diabetes gestacional.
    Actualmente é uma complicação que aparece mais frequentemente na gravidez pois os valores de referência mudaram e grávidas que há uns anos não eram diagnosticadas com diabetes gestacional, agora são apenas devido à alteração dos valores.
    Dito isto, é muito importante que sejas seguida por uma equipa multidisciplinar ou seja, não pode ser apenas o teu obstetra a seguir-te a partir de agora mas também um endocrinologista e, se necessário, um nutricionista.
    A diabetes gestacional não afecta todas as mamãs da mesma forma. O mais comum é ter uma maior intolerância aos hidratos de carbono no início do dia. Quer isto dizer que se comeres um pão de manhã, os teus níveis terão tendencia a subirem mais do que se comeres o mesmo pão há noite. Mas atenção que isto é o mais habitual mas não quer dizer que seja sempre assim.

    No meu caso em concreto, os níveis em jejum estiveram sempre abaixo do limite que é os 90.
    O problema era 1h após o pequeno-almoço em que mesmo comendo pouco os níveis subiam acima dos 120. Contudo, nunca tive níveis exageradamente elevados. Penso que nunca cheguei a ultrapassar os 130.
    Inicialmente, a recomendação da endocrinologista consistiu apenas em dieta mas passado 1 mês iniciei insulina. Começou por ser apenas ao pequeno-almoço mas no final da gravidez já fazia insulina 3 vezes ao dia.
    Ao longo do tempo, a resistência da placenta à insulina vai aumentando fazendo com que seja necessário ir aumentando a dose.
    Em relação á dieta, confesso que não me custou muito. Os doces eliminei por completo e só me aventurei 2 ou 3 vezes a comer bolo de aniversário mas sempre à noite (em que os valores estavam sempre melhores). A minha dieta incluía a possibilidade de comer bolacha maria e bolacha torrada e foi nisso que mais me vinguei.
    Mas, cada caso é um caso e eu podia abusar um bocadinho ao final do dia pois sabia que os valores se mantinham normais.

    Espero ter ajudado mas se precisares de esclarecer dúvidas mais concretas, pergunta.

    Boa sorte.

    Pam


    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X