Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs de Agosto 2012 - Novo Tópico

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pis eu vou ser seguida na medica de familia não so pela baixa mas porque foi ela que acompanhou as gravidezes da minha mãe, acompanhou a minha primeira e faço questão que acompanhe esta tb, e como acho pouco o controlo que fazem no CS nada melhor que um Go tb para complementar! Faço questão de ver o meu bebezinho mais vezes do que o SNS recomenda (acaho que 3 ecografias mesmo muito pouco!!)

    Agora desculpem dizer isto, e não quero assustar ninguem, uma amiga minha ha uns anos foi acompanhada no cs e na primeira eco tava tudo bem, quando foi fazer a 2ª (a morfologica) já não estava tudo bem e tinha que retirar o bebe, entre cartas do medico para ir ao hospital e tudo ainda teve o bebe quase 1 mes na barriga sabendo que não o iria ter, isto para dizer que as ecos são muito espaçadas umas entre as outras e se algo correr mal quero saber logo, se possivel, e tomar as providencias o quanto antes.
    m relação ao facto de tirar-mos a vez a outra pessoa no sistema nacional de saude, não acho que seja bem assim porque temos direito a ser acompanhadas nas consultas de saude materna mesmo que seja so para ir la ouvir o coração do bebe e pedir baixa, eu não prescindo daqueles 5 ou 10 min de conversa com a minha medica de saude! Ja da minha filha foi assim, ela sabia que eu andava a ser seguida no particular e so não passava prescrissão para as ecos porque eu via o bebe sempre que tinha consulta com a obstetra.
    A minha medica de familia sabe que eu tenho obstetra particular para me garantir que possa ter o bebe no hospital onde ela (obstetra) trabalha porque a minha area de residencia eu não quero. Ja da minha filha foi assim..

    kAILA eu se calhar vou fazer as ecos em duplicado, aproveito e nas ecos do Centro de saude levo a filhota pra ver o mano/ mana porque as consultas demoram um bocadinho e ela depois desespera e nós não ouvimos o que a Go diz

    SBARROSO á falta de melhor?? ai ai ai livre-se de nos deixar!!! hum

    FILOMENA amei a tabela!!! Tantos bebezinhos tão fofos.. muito boa a tua ideia!!! Vejam lá é se poem tb Avatar para eu não ser diferente..

    BEIJINHOS GOOOOOOOORDOS!! (a gritar )

    Como é bom voltar a dar de mamar!!!!! Estou completa e feliz!!!


    Uploaded with ImageShack.us

    Comentar


    • **********
      Ultima edição por joanamc; 10-01-2012, 21:44.

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por -Annie- Ver Mensagem
        Pis eu vou ser seguida na medica de familia não so pela baixa mas porque foi ela que acompanhou as gravidezes da minha mãe, acompanhou a minha primeira e faço questão que acompanhe esta tb, e como acho pouco o controlo que fazem no CS nada melhor que um Go tb para complementar! Faço questão de ver o meu bebezinho mais vezes do que o SNS recomenda (acaho que 3 ecografias mesmo muito pouco!!)

        Agora desculpem dizer isto, e não quero assustar ninguem, uma amiga minha ha uns anos foi acompanhada no cs e na primeira eco tava tudo bem, quando foi fazer a 2ª (a morfologica) já não estava tudo bem e tinha que retirar o bebe, entre cartas do medico para ir ao hospital e tudo ainda teve o bebe quase 1 mes na barriga sabendo que não o iria ter, isto para dizer que as ecos são muito espaçadas umas entre as outras e se algo correr mal quero saber logo, se possivel, e tomar as providencias o quanto antes.
        m relação ao facto de tirar-mos a vez a outra pessoa no sistema nacional de saude, não acho que seja bem assim porque temos direito a ser acompanhadas nas consultas de saude materna mesmo que seja so para ir la ouvir o coração do bebe e pedir baixa, eu não prescindo daqueles 5 ou 10 min de conversa com a minha medica de saude! Ja da minha filha foi assim, ela sabia que eu andava a ser seguida no particular e so não passava prescrissão para as ecos porque eu via o bebe sempre que tinha consulta com a obstetra.
        A minha medica de familia sabe que eu tenho obstetra particular para me garantir que possa ter o bebe no hospital onde ela (obstetra) trabalha porque a minha area de residencia eu não quero. Ja da minha filha foi assim..

        kAILA eu se calhar vou fazer as ecos em duplicado, aproveito e nas ecos do Centro de saude levo a filhota pra ver o mano/ mana porque as consultas demoram um bocadinho e ela depois desespera e nós não ouvimos o que a Go diz

        SBARROSO á falta de melhor?? ai ai ai livre-se de nos deixar!!! hum

        FILOMENA amei a tabela!!! Tantos bebezinhos tão fofos.. muito boa a tua ideia!!! Vejam lá é se poem tb Avatar para eu não ser diferente..

        BEIJINHOS GOOOOOOOORDOS!! (a gritar )
        ó pá, eu sou velha, mas quer dizer......

        Comentar


        • velha nada!!!! Foi um "livre-se" á tia de cascais!!!! heheheh no meu caso, tia de azeitão!

          Então e as meninas como andam?? Eu sinto-me gorda! Ja sinto a barriga enorme e quando me calço ja me custa a dobrar.. je fomos as compras ao forum Almada e a minha filha tava naqueles dias birrentos, não se livrou de umas palmadas e dos olhares das pessoas! Tou sem paciencia nenhuma para birras!! ambém vos aconteece estarem mais irritadiças e intolerantes??? Eu não me suporto nem a mim mesma quanto mais.. uff xiça, com 2 vai ser dose!!!! E hoje tou mesmo sem paxorra nenhuma!!

          Oh menina dos 2 babys, não te gabo a sorte!! (bem, ainda não tenho a certeza que é só um, mas prontos!! )

          Como é bom voltar a dar de mamar!!!!! Estou completa e feliz!!!


          Uploaded with ImageShack.us

          Comentar


          • Olá meninas, mt obg a todas pelas boas-vindas!

            FilomenaV: obg por todas as dicas. Eu como tenho uma boa relação com esta médica de família e já há mts anos, foi ela própria q foi logo mt aberta e me perg se eu iria ser seguida tb pelo particular e se assim fosse, q ela poderia passar as credenciais, alertando tb q ela entende o probl das ecos e outros exames, q nem todos os médicos os têm o equipamento necessário ou de qualidade e q assim, ela poderia ajudar nesse sentido. Os exames a fazer penso q são só ao sangue e urina pois ando mt cansada mesmo, o rastreio bioquímico é só às 12sem.

            Kaila: se n estou em erro, se fizeres 2 ecos (uma para cada médica), pagas 2 vezes. Eu se fosse a ti, abria o jogo pelo menos com a GO particular... afinal de contas, elas tb fazem o seu jogo, tal como alguns GOs já me indicaram: eles são quase obrigados a trab no público e particular e tentar discernir as doentes de um e outro lado pq só com os ordenados do público, mal sobrebvivem... nesta vida, uma mão lava a outra e ambas lavam a cara. Tem de haver compreensão. Até pq, os CS n podem fazer ecos, ou podem? Ando a ler os comentários de todas e a tentar montar o meu puzzle!

            Cenoura88: mt obg pelo esclarecimento tb!

            sbarroso: interessante o teu ponto de vista sobre n gastar o recurso do CS. Eu só pensei q seria bom ela ter td a info lá no meu registo de saúde mas posso mostrar-lhe os exames tds depois numa consulta. Vou-lhe perg a ver o q ela acha. Na Alemanha, os médicos particulares podem passar baixa (a minha proibiu-me d trab às 29sem! Escreveu uma carta aos RH do meu trab.) N podem é assistir aos partos pelo menos nos hospitais públicos e ninguém passa n.os de telf ou e-mails a ninguém. Chegando a altura do parto, vai-se p o local escolhido e q se aguente lá com a equipa q estiver de serviço. Nem em caso de complicação chamam esse médico! Digo-vos q no geral, cá em PT somos mt mas muito melhor acompanhadas e apaparicadas durante a gravidez e pós-parto em tudo! Serviços clínicos e serviços públicos no geral. As pessoas é q n fazem ideia.

            Annie: mousse de chocolate?? Eu tb ADORO mas isso tem ovos crús. N te preocupa mt ou és imune à toxoplasmose? E pq n fazes as ecos no Hosp GO q é mais perto?
            Q giro, ainda nos encontramos um dia no consultório da GO ou num café do Pragal. Queria um dia destes ir a algum lugar ter uma massagem p grávidas, ando tão tensa...
            Ecos: Então, a ver se entendo: a médica do CS tb pode passar a prescrição p as ecos? Assim, evito de pagar os €40 pela MultiCare. E no CS tb se fazem ecos? Eu tinha percebido pela minha médica de famíia q não...

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por -Annie- Ver Mensagem
              velha nada!!!! Foi um "livre-se" á tia de cascais!!!! heheheh no meu caso, tia de azeitão!

              Então e as meninas como andam?? Eu sinto-me gorda! Ja sinto a barriga enorme e quando me calço ja me custa a dobrar.. je fomos as compras ao forum Almada e a minha filha tava naqueles dias birrentos, não se livrou de umas palmadas e dos olhares das pessoas! Tou sem paciencia nenhuma para birras!! ambém vos aconteece estarem mais irritadiças e intolerantes??? Eu não me suporto nem a mim mesma quanto mais.. uff xiça, com 2 vai ser dose!!!! E hoje tou mesmo sem paxorra nenhuma!!

              Oh menina dos 2 babys, não te gabo a sorte!! (bem, ainda não tenho a certeza que é só um, mas prontos!! )
              Ó Annie tem cuidado eu conheço um caso que só descobri os gémeos mais tarde!:P
              Eu também ando com menos paciência e se o meu filho faz birras, enfim...

              http://sitiodapandora.blogspot.com/
              http://www.anasofiafidalgo.net/

              Comentar


              • Olá meninas!

                Passaram-me definitivamente os enjôos, ando cá com uma fome, às vezes dá-me vontade de comer este mundo e o outro!!!LOL
                O que me tem incomodado é a dor nas costas, nem com cinta alivia...
                E pronto, por aqui não há mais novidades, espero ansiosa a próxima consulta, é já no dia 16.
                Resto de um bom sábado.

                http://sitiodapandora.blogspot.com/
                http://www.anasofiafidalgo.net/

                Comentar


                • Já agora, info q pode ser útil:
                  Seguro privado - Cartão Maternal MultiCare (n é propaganda, apenas info útil p nós! ): meninas, p ficar td um pouco mais baratinho no privado e dado n ter ainda um seguro privado cá em PT, investiguei e decidi aderir ao Cartão Aktive Care para grávidas. Paga-se só €130 ao ano e reduz o preço das consultas p uns €35 e exames (ecos, etc.) p €40. Vejam se vos interessa. Adere-se um dia antes, mesmo estando já grávida, e está apto a usar-se p desconto sem períodos de carência.

                  Sandra2: obg pela msg de boas-vindas! Como se adere ao abono? Tb duvido q vá ter, mas a malta inscreve-se à mesma, n vão as regras mudar no futuro. Vou investigar na net.

                  Qt à dr. Cecília, gostei mt dela, mt p a frentex, sincera e aberta em tudo, até em relação a usar uma médica de família tb p passar as credenciais mas falou mt de indução, q ela prefere sempre fazê-la logo às 38sem p n arriscar p mais tarde, :/ o q eu n gostei mt pois a indução traz sempre riscos p a mãe e p o bebé, basicamt acelera todo um processo de 12h-20h p só 4h-5h, o q logicamt é sempre uma situação chocante p mãe e bebé. Eu preferia desta vez tb tudo ao natural. E se me aguentar sem epidural, n peço. Deu-me logo o e-mail e n.o de tlmv privado!! Cá, sinto-me num hotel de 5*.

                  Bactéria estreptococus Grupo B: meninas, isto é mt grave pois pode trazer sérios probls de saúde ao bebé e à mamã ou até a morte do recém-nascido. Convém sempre fazer exames ao longo da gravidez mas esqueci-me de referir à GO q a tive na anterior gravidez. Alguma de vocês se lembra se normalmente fizeram esse exame ou se só uma vez entre as 33-37sem? Na Alemanha, tive d encarar os serviços forte e feio p me repetirem o exame às 35 sem e aí deu positivo, pelo q ficaram logo todas alertadas. Cá, sei q alguns médicos fazem esse exame mensalmt pq basicamt essa bactéria vai e volta em 90% das mulheres embora normalmt n seja prejudicial. O bebé de uma amiga minha faleceu às pcas semanas de vida e a bactéria activou-se nela antes do parto pelo q tb ela esteve dias nos cuidados intensivos.
                  Bjks felizes!!
                  BarriGui.******

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por BarriGui Ver Mensagem
                    Já agora, info q pode ser útil:
                    Seguro privado - Cartão Maternal MultiCare (n é propaganda, apenas info útil p nós! ): meninas, p ficar td um pouco mais baratinho no privado e dado n ter ainda um seguro privado cá em PT, investiguei e decidi aderir ao Cartão Aktive Care para grávidas. Paga-se só €130 ao ano e reduz o preço das consultas p uns €35 e exames (ecos, etc.) p €40. Vejam se vos interessa. Adere-se um dia antes, mesmo estando já grávida, e está apto a usar-se p desconto sem períodos de carência.

                    Sandra2: obg pela msg de boas-vindas! Como se adere ao abono? Tb duvido q vá ter, mas a malta inscreve-se à mesma, n vão as regras mudar no futuro. Vou investigar na net.

                    Qt à dr. Cecília, gostei mt dela, mt p a frentex, sincera e aberta em tudo, até em relação a usar uma médica de família tb p passar as credenciais mas falou mt de indução, q ela prefere sempre fazê-la logo às 38sem p n arriscar p mais tarde, :/ o q eu n gostei mt pois a indução traz sempre riscos p a mãe e p o bebé, basicamt acelera todo um processo de 12h-20h p só 4h-5h, o q logicamt é sempre uma situação chocante p mãe e bebé. Eu preferia desta vez tb tudo ao natural. E se me aguentar sem epidural, n peço. Deu-me logo o e-mail e n.o de tlmv privado!! Cá, sinto-me num hotel de 5*.

                    Bactéria estreptococus Grupo B: meninas, isto é mt grave pois pode trazer sérios probls de saúde ao bebé e à mamã ou até a morte do recém-nascido. Convém sempre fazer exames ao longo da gravidez mas esqueci-me de referir à GO q a tive na anterior gravidez. Alguma de vocês se lembra se normalmente fizeram esse exame ou se só uma vez entre as 33-37sem? Na Alemanha, tive d encarar os serviços forte e feio p me repetirem o exame às 35 sem e aí deu positivo, pelo q ficaram logo todas alertadas. Cá, sei q alguns médicos fazem esse exame mensalmt pq basicamt essa bactéria vai e volta em 90% das mulheres embora normalmt n seja prejudicial. O bebé de uma amiga minha faleceu às pcas semanas de vida e a bactéria activou-se nela antes do parto pelo q tb ela esteve dias nos cuidados intensivos.
                    Bjks felizes!!
                    BarriGui.******
                    Eu só fiz esse exame quase no final da gravidez.

                    http://sitiodapandora.blogspot.com/
                    http://www.anasofiafidalgo.net/

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Sfidalgo Ver Mensagem
                      Eu só fiz esse exame quase no final da gravidez.
                      Sim eu também
                      Administraram-me antibiótico antes do parto, acho eu....
                      Assim de repente, o que é o abono pre-natal????
                      Ultima edição por sbarroso; 08-01-2012, 00:58.

                      Comentar


                      • Inserido Inicialmente por sbarroso Ver Mensagem
                        Sim eu também
                        Administraram-me antibiótico antes do parto, acho eu....
                        Assim de repente, o que é o abono pre-natal????
                        O abono pré-natal é um abono que te é dado a partir da 13 semana de gravidez. Vai ao site da ss que está lá a informação toda, só não sei se houve alguma alteração, como estão a cortar tudo...

                        http://sitiodapandora.blogspot.com/
                        http://www.anasofiafidalgo.net/

                        Comentar


                        • Aqui está:

                          ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL

                          Prestação atribuída, mensalmente, à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação, que visa incentivar a maternidade através da compensação dos encargos acrescidos durante o período de gravidez.

                          Há direito ao Abono de Família se:

                          - O agregado familiar da requerente não tiver património mobiliário* no valor superior a € 100.612,80 à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o valor do IAS);

                          * Contas bancárias, acções, fundos de investimento, etc.

                          - A mulher grávida:

                          . Apresentar requerimento;

                          . Fizer prova clínica do tempo de gravidez e do número de nascituros;

                          . Declarar e comprovar o rendimento do agregado familiar, para apuramento do respectivo rendimento de referência, o qual não pode ser superior ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos.

                          Os escalões de rendimentos de referência são os estabelecidos para efeitos de atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens.

                          Qual o período de atribuição?

                          O Abono de Família Pré-natal é devido a partir do mês seguinte àquele em que se atinge a 13.ª semana de gestação, sendo concedido por 6 meses ou até ao mês do nascimento, inclusive, se o período de gestação for superior a 40 semanas.

                          Se o período de gravidez for inferior a 40 semanas, o abono de família pré-natal é garantido igualmente por 6 meses, podendo ser acumulado com o abono de família para crianças e jovens devido após o nascimento.

                          Se ocorrer interrupção da gravidez, o abono de família pré-natal é concedido até ao mês da interrupção da gravidez, devendo esse facto ser comunicado aos serviços da segurança social.

                          Como requerer o Abono de Família Pré-natal?

                          O requerimento deve ser apresentado:

                          - Pela mulher grávida ou em seu nome pelo respectivo representante legal;

                          - Durante o respectivo período de gravidez ou no prazo de 6 meses contados a partir do mês seguinte ao do nascimento;

                          - Em formulário de modelo próprio, acompanhado de certificação médica do tempo de gravidez e do número previsível de nascituros, de acordo com comprovação ecográfica, ou de documento de identificação da criança, se esta já tiver nascido.

                          Se o requerimento não for apresentado durante o período de gravidez, considera-se válido o requerimento do Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento da criança, desde que este seja apresentado pela mãe, no prazo de 6 meses a contar do mês seguinte ao do nascimento.

                          Nos casos em que foi requerido o Abono de Família Pré-natal, ainda é necessário requerer o Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento?

                          Não, desde que o Abono de Família Pré-natal tenha sido requerido pela mãe, durante a gravidez e esta se mantenha no mesmo agregado familiar da criança. A atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens depende, apenas, da apresentação do documento de identificação da criança.

                          MAJORAÇÃO DO ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL

                          O montante do abono de família Pré-Natal é majorado em 20%, quando se trate de agregado familiar constituído pela grávida a partir da 13.ª semana de gestação com direito ao Abono de Família Pré-Natal, que viva isoladamente ou o seu agregado familiar seja composto apenas por crianças e jovens com direito ao Abono de Família para Crianças e Jovens.

                          Nas situações em que esteja em curso a concessão de Abono de Família Pré-natal e os elementos do agregado familiar não estejam obrigados a apresentar a declaração de rendimentos, para efeitos fiscais, a atribuição da majoração não depende de apresentação de requerimento.

                          http://sitiodapandora.blogspot.com/
                          http://www.anasofiafidalgo.net/

                          Comentar


                          • Ola Annie!

                            Bem tb ando sem paciencia pa nada e ontem foi um dia desses..fui pas compras e comecei c uma grande dor de cabeça..xeguei a casa pousei uma coisa pesada na mesinha de vidro do hall e parti a mesa toda, n axo normal. Fiquei c uma telha, enfiei-me na cama e dormi ate à bocado loool. Xiça coitado do namorido...ainda refilei c ele sem culpa nenhuma lol. Mas pelo k tenho lido é normal mudanças de humor e estas telhas acontecerem Bjokas

                            10s+1d

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Sfidalgo Ver Mensagem
                              Aqui está:

                              ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL

                              Prestação atribuída, mensalmente, à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação, que visa incentivar a maternidade através da compensação dos encargos acrescidos durante o período de gravidez.

                              Há direito ao Abono de Família se:

                              - O agregado familiar da requerente não tiver património mobiliário* no valor superior a € 100.612,80 à data do requerimento (corresponde a 240 vezes o valor do IAS);

                              * Contas bancárias, acções, fundos de investimento, etc.

                              - A mulher grávida:

                              . Apresentar requerimento;

                              . Fizer prova clínica do tempo de gravidez e do número de nascituros;

                              . Declarar e comprovar o rendimento do agregado familiar, para apuramento do respectivo rendimento de referência, o qual não pode ser superior ao valor estabelecido para o 3.º escalão de rendimentos.

                              Os escalões de rendimentos de referência são os estabelecidos para efeitos de atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens.

                              Qual o período de atribuição?

                              O Abono de Família Pré-natal é devido a partir do mês seguinte àquele em que se atinge a 13.ª semana de gestação, sendo concedido por 6 meses ou até ao mês do nascimento, inclusive, se o período de gestação for superior a 40 semanas.

                              Se o período de gravidez for inferior a 40 semanas, o abono de família pré-natal é garantido igualmente por 6 meses, podendo ser acumulado com o abono de família para crianças e jovens devido após o nascimento.

                              Se ocorrer interrupção da gravidez, o abono de família pré-natal é concedido até ao mês da interrupção da gravidez, devendo esse facto ser comunicado aos serviços da segurança social.

                              Como requerer o Abono de Família Pré-natal?

                              O requerimento deve ser apresentado:

                              - Pela mulher grávida ou em seu nome pelo respectivo representante legal;

                              - Durante o respectivo período de gravidez ou no prazo de 6 meses contados a partir do mês seguinte ao do nascimento;

                              - Em formulário de modelo próprio, acompanhado de certificação médica do tempo de gravidez e do número previsível de nascituros, de acordo com comprovação ecográfica, ou de documento de identificação da criança, se esta já tiver nascido.

                              Se o requerimento não for apresentado durante o período de gravidez, considera-se válido o requerimento do Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento da criança, desde que este seja apresentado pela mãe, no prazo de 6 meses a contar do mês seguinte ao do nascimento.

                              Nos casos em que foi requerido o Abono de Família Pré-natal, ainda é necessário requerer o Abono de Família para Crianças e Jovens, após o nascimento?

                              Não, desde que o Abono de Família Pré-natal tenha sido requerido pela mãe, durante a gravidez e esta se mantenha no mesmo agregado familiar da criança. A atribuição do Abono de Família para Crianças e Jovens depende, apenas, da apresentação do documento de identificação da criança.

                              MAJORAÇÃO DO ABONO DE FAMÍLIA PRÉ-NATAL

                              O montante do abono de família Pré-Natal é majorado em 20%, quando se trate de agregado familiar constituído pela grávida a partir da 13.ª semana de gestação com direito ao Abono de Família Pré-Natal, que viva isoladamente ou o seu agregado familiar seja composto apenas por crianças e jovens com direito ao Abono de Família para Crianças e Jovens.

                              Nas situações em que esteja em curso a concessão de Abono de Família Pré-natal e os elementos do agregado familiar não estejam obrigados a apresentar a declaração de rendimentos, para efeitos fiscais, a atribuição da majoração não depende de apresentação de requerimento.
                              Uhm interessante, isto é aquele dinheiro que se recebe quando temos um filho? Nao sei se sabem do k estou a falar, mas smp ouvi dizer k kdo temos um filho recebemos uma quantia de dinheiro, tipo subsidio de maternidade, alguem sabe se é a mesma coisa? beijinhos

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por tati28 Ver Mensagem
                                Uhm interessante, isto é aquele dinheiro que se recebe quando temos um filho? Nao sei se sabem do k estou a falar, mas smp ouvi dizer k kdo temos um filho recebemos uma quantia de dinheiro, tipo subsidio de maternidade, alguem sabe se é a mesma coisa? beijinhos
                                Há o abono pré-natal e o subsidio de maternidade, são 2 coisas distintas!
                                Do meu filhote tive direito aos dois.

                                http://sitiodapandora.blogspot.com/
                                http://www.anasofiafidalgo.net/

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X