Eu também não fui amamentada a leite materno, a minha mãe não teve, e sou uma pessoa saudável.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
slot_topleaderboard_post
Collapse
Mamãs de Setembro/Outubro/Novembro 2013
Collapse
X
-
Sim, houve uma altura que a amentação foi muito menosprezada e muitas de nós fomos alimentadas a LA, isso não significa que seja melhor. Obviamente que não há anda como o leite maternos, aliás não só pela questão da saúde da criança mas tb da mãe (ajuda em muitas coisas), em termos financeiros e claro numa questão muito importante, o contacto pele a pele e o estabelecimento do vinculo
É claro que muitas coisas influenciam mas a maior de todas e querer muito e informarmo nos de tudo, quando não dá não dá, isso não faz de niguém pior ou melhor mãe.
Para verem um exemplo, sou Assistente Social numa instituição e uma familia que apoio teve agora um bebé. A mãe teve uma mastite e em vez de ajudarem a mãe, no hospital, de tratarem e provorerem o aleitamento amterno, receitaram logo LA e masi nada. Uma familia carenciada ainda beneficia mais com a amamentação como é obvio! uma mastite não é impedimento, trata-se e retoma-se a amamentação. Ainda existe muito pouca informação, mesmo por parte de médicos e enfermeiras e isso é importante mudar mas o LA dá muito dinheiro a muita gente por isso não vale a pena.
Comentar
-
Inserido Inicialmente por Miss Dior Ver Mensagemsreis eu sou a favor da amamentação, muito mesmo!
Se for essa a vontade da mãe, acho que devem tentar e insistir, nao desistir logo ao primeiro obstáculo. Ah e deve-se ignorar as tias, vizinhas e sogras que sabem tudo e dão palpites a torto e a direito!
Contudo, deve ser algo prazeroso! Quando se torna demasiado doloroso, angustiante ou só da direito a stress, nao é bom para ninguém.
Às vezes é preciso aceitar o facto que "nao dá". Ninguém morre! Nao se é pior mãe por isso!
Eu vou tentar, mesmo. Se nao conseguir, paciência
Por causa disso, perdeu mais peso do que devia nos primeiros dias e, embora a pediatra e as enfermeiras tenham aconselhado suplemento logo no dia da alta, eu não queria dar (tive medo de que depois recusasse a mama). Uma semana depois, tinha os mamilos a sangrar e não conseguia mesmo dar de mamar. Comecei com suplemento e foi a melhor coisa que fiz: o peito passou a recuperar melhor, eu ganhei mais confiança (o problema da perda de peso desapareceu) e comecei a conseguir corrigir-lhe os vícios na pega da mama, todos passámos a descansar melhor, etc.
Mama LM até hoje (4 meses), em todas as mamadas (ontem já começou com as papas ), tem um óptimo desenvolvimento e praticamente nunca esteve doente (graças a Deus!). Se eu tivesse insistido apenas no LM sem suplemento tinha sido um sofrimento sem fim e francamente acho que não valia a pena.
Eu tive a sorte de ter uma GO óptima, que me disse exactamente aquilo que a Miss Dior escreveu: o aleitamento materno é óptimo quando dá e quando a mãe quer. Mas deve ser um momento de prazer. Se não for, se passar a ser um suplício, então mais vale dar LA, que os há óptimos e não põem problemas nenhuns.
Não estou a defender que desistam de LM à primeira dificuldade. Eu nunca o fiz e fui bastante aconselhada a fazê-lo, sobretudo pelo meu marido, que é verdadeiramente traumatizado com essa questão, porque a ex-mulher não tinha leite e recusava-se a dar LA ao filho deles, o que fez com que a criança tenha perdido 35% do peso na primeira semana de vida, teve de ser internado e posto a soro porque já nem chorava; ela teve de sair de casa porque não aguentava o "desgosto de ver que não conseguia amamentar o filho" e mais tarde veio a ter uma brutal depressão pós parto que desencadeou um episódio de psicose...não sei se estão a ver. Claro que isto é um caso absolutamente extremo, mas acho ilustrativo do ponto a que se pode chegar quando se insiste demais no LM.
Queria dizer isto porque acho que se caiu num extremo a defender o aleitamento materno que é extraordinariamente cuplabilizador para as mulheres que não podem ou não o querem fazer, e não há necessidade nenhuma disso.
Mais uma vez, desculpem a intromissão e beijinhos a todasKellyPT
Nov 2010: exames pré-natais (polipose do endométrio); 15Fev2011: histeroscopia cirúrgica; 26Jul2011: miomectomia + histeroscopia cirúrgica; Agosto a 30Dez2011: pausa nos treinos (pílula); 9Mar2012: POSITIVO
O meu príncipe, Miguel, chegou a 29 de Outubro de 2012
Orgulhosa madrinha das minhas queridas S. e TelmaGD
Madrilhada da muito especial Angie
Comentar
-
Inserido Inicialmente por sreis1979 Ver MensagemE o que é hoje o almoço por aí? O meu vai ser uma salada de massa, ontém sobrou e hoje com pimento aos cubinhos, tomate, 1 ovo cozido e atum fica um belo almocinho.
Eu trago sempre o rezsto do jantar do dia anterio mas estava delicioso vai ser hamburguer com puré de couve flor (é delicioso e mais saudavel) a minha miúda delicia se e nem sabe que não é de batata, ihihihihihi
Sreis, já te mandei o manual estou ao dispor para o que precisares
Comentar
-
Pois é KellyPt, tudo o que é demais faz mal! Nunca se deve chegar a fundamentalismos, nem para um lado nem para o outro! Há que conseguir discernir se se deve insistir ou desistir, e para isso é preciso estar-se bem informado!
Eu tb tive problemas com os mamilos, cheguei a sangrar ao 4º dia, mas a minha filha começou a recuperar o peso logo ao 3º dia, por isso o que fiz foi usar bomba de extração na mama que tinha o mamilo ferido, e dava-lhe o leite no biberão. Bastaram 2 dias para recuperar o mamilo e a partir daí foi só maminha.
Comentar
-
Inserido Inicialmente por kelsantos Ver MensagemSim, houve uma altura que a amentação foi muito menosprezada e muitas de nós fomos alimentadas a LA, isso não significa que seja melhor. Obviamente que não há anda como o leite maternos, aliás não só pela questão da saúde da criança mas tb da mãe (ajuda em muitas coisas), em termos financeiros e claro numa questão muito importante, o contacto pele a pele e o estabelecimento do vinculo
É claro que muitas coisas influenciam mas a maior de todas e querer muito e informarmo nos de tudo, quando não dá não dá, isso não faz de niguém pior ou melhor mãe.
Para verem um exemplo, sou Assistente Social numa instituição e uma familia que apoio teve agora um bebé. A mãe teve uma mastite e em vez de ajudarem a mãe, no hospital, de tratarem e provorerem o aleitamento amterno, receitaram logo LA e masi nada. Uma familia carenciada ainda beneficia mais com a amamentação como é obvio! uma mastite não é impedimento, trata-se e retoma-se a amamentação. Ainda existe muito pouca informação, mesmo por parte de médicos e enfermeiras e isso é importante mudar mas o LA dá muito dinheiro a muita gente por isso não vale a pena.
Por acaso a minha Médica de familia comentou cmg o contrario, que estava incrédula pq uma rapariga nova tinha disistido de amamentar ao fim de 2 semanas, e que não tinham condições financeiras. E que ela tinha tentado aconselhá-la e tal, mas nada feito, foi logo para LA!
Comentar
-
Bom dia meninas
Por aqui também se vai almoçar uma massinha fria.
Quanto a amamentação so consegui dar até aos 2 meses porque ela nao pegava bem, so com bicos de silicone e depois uma das mamas secou e ela começou a perder peso e então comecei o suplemento até que a outra mama secou também. Desta vez vou tentar amamentar outravez. Ainda por cima com um ano de licença de parto gostava de amamentar em exclusivo ate aos 6 meses. Mas se nao der nao da nao há problema nenhum nisso, nao acho que os bebes fiquem menos inteligentes por nao mamarem LM.
Comentar
-
Inserido Inicialmente por KellyPT Ver MensagemDesculpem vir-me intrometer na vossa conversa, mas não posso deixar de concordar com a Miss Dior. A amamentação do meu filho nas primeiras semanas foi horrível, eu tinha imensas dores, ele pegava mal na mama e eu não conseguia corrigir o problema (retraía-me toda).
Por causa disso, perdeu mais peso do que devia nos primeiros dias e, embora a pediatra e as enfermeiras tenham aconselhado suplemento logo no dia da alta, eu não queria dar (tive medo de que depois recusasse a mama). Uma semana depois, tinha os mamilos a sangrar e não conseguia mesmo dar de mamar. Comecei com suplemento e foi a melhor coisa que fiz: o peito passou a recuperar melhor, eu ganhei mais confiança (o problema da perda de peso desapareceu) e comecei a conseguir corrigir-lhe os vícios na pega da mama, todos passámos a descansar melhor, etc.
Mama LM até hoje (4 meses), em todas as mamadas (ontem já começou com as papas ), tem um óptimo desenvolvimento e praticamente nunca esteve doente (graças a Deus!). Se eu tivesse insistido apenas no LM sem suplemento tinha sido um sofrimento sem fim e francamente acho que não valia a pena.
Eu tive a sorte de ter uma GO óptima, que me disse exactamente aquilo que a Miss Dior escreveu: o aleitamento materno é óptimo quando dá e quando a mãe quer. Mas deve ser um momento de prazer. Se não for, se passar a ser um suplício, então mais vale dar LA, que os há óptimos e não põem problemas nenhuns.
Não estou a defender que desistam de LM à primeira dificuldade. Eu nunca o fiz e fui bastante aconselhada a fazê-lo, sobretudo pelo meu marido, que é verdadeiramente traumatizado com essa questão, porque a ex-mulher não tinha leite e recusava-se a dar LA ao filho deles, o que fez com que a criança tenha perdido 35% do peso na primeira semana de vida, teve de ser internado e posto a soro porque já nem chorava; ela teve de sair de casa porque não aguentava o "desgosto de ver que não conseguia amamentar o filho" e mais tarde veio a ter uma brutal depressão pós parto que desencadeou um episódio de psicose...não sei se estão a ver. Claro que isto é um caso absolutamente extremo, mas acho ilustrativo do ponto a que se pode chegar quando se insiste demais no LM.
Queria dizer isto porque acho que se caiu num extremo a defender o aleitamento materno que é extraordinariamente cuplabilizador para as mulheres que não podem ou não o querem fazer, e não há necessidade nenhuma disso.
Mais uma vez, desculpem a intromissão e beijinhos a todas
Comentar
-
Eu não concordo que a defesa do aleitamento amterno é um extremo. acho que existem muitas falhas e um aé o acompanhamento ás mães, eu gostava que o aocompanhamento no alaietamento fosse uma realidade que chegasse a todas até porque a "subida" do leite na maioria das vezes só se dá 72 horas depois do parto (até lá só se tem colostro que é um bem precioso para o bebé) e aí a mulher já está em casa e sem ajuda a esse nivel.
Outra coisa é que a mioria das mulheres não sabe que a chupeta só deve ser apresentada ao bebé depois da amamentação estar muito bem estabelecida, com boas pegas, boas mamadas ou a pega começa a ser errada porque existem confusões de tetinas. Há muita coisa importante na amamentação e por isso é que tantas e tantas vezes corre mal.
Comentar
-
Inserido Inicialmente por Pioka Ver MensagemBom dia meninas
Por aqui também se vai almoçar uma massinha fria.
Quanto a amamentação so consegui dar até aos 2 meses porque ela nao pegava bem, so com bicos de silicone e depois uma das mamas secou e ela começou a perder peso e então comecei o suplemento até que a outra mama secou também. Desta vez vou tentar amamentar outravez. Ainda por cima com um ano de licença de parto gostava de amamentar em exclusivo ate aos 6 meses. Mas se nao der nao da nao há problema nenhum nisso, nao acho que os bebes fiquem menos inteligentes por nao mamarem LM.
Comentar
-
Inserido Inicialmente por sreis1979 Ver MensagemE o que é hoje o almoço por aí? O meu vai ser uma salada de massa, ontém sobrou e hoje com pimento aos cubinhos, tomate, 1 ovo cozido e atum fica um belo almocinho.
Hoje foi 1 bife de peru grelhado com 1 colher de arroz de manteiga e outra de feijao verde
Já podia almoçar outra vez eh o que eh!!!:PPPP
Mas fico mto melhor, tava mto enjoada, comi a tangerina e nada..ainda pior..comi o almoço e agora sinto-me mto bem
Afinal tb não ah nenhuma lei que proiba o almoço ás 11h da manhã...certo???
IHIIHIHIH
Comentar
-
Inserido Inicialmente por MLC Ver MensagemO meu ja foi..ah buereres de tempo LOLOLOLOL
Hoje foi 1 bife de peru grelhado com 1 colher de arroz de manteiga e outra de feijao verde
Já podia almoçar outra vez eh o que eh!!!:PPPP
Mas fico mto melhor, tava mto enjoada, comi a tangerina e nada..ainda pior..comi o almoço e agora sinto-me mto bem
Afinal tb não ah nenhuma lei que proiba o almoço ás 11h da manhã...certo???
IHIIHIHIH
Deixa lá, a minha hoar de almoço é só ás 14 mas já tomei 2 pequenos almoços por isso
Comentar
slot_bottomleaderboard_post
Collapse
Comentar