Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Perdas acastanhadas no início da gravidez

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Perdas acastanhadas no início da gravidez

    Resolvi iniciar este tópico, porque já procurei várias vezes informação acerca deste problema/sintoma e nem sempre foi fácil encontrar e espero poder ajudar alguém que passe pelo mesmo.

    As perdas acastanhadas na fase inicial de uma gravidez, podem ter vários significados e para isso vou exemplificar com os meus casos.
    Devo apenas salientar que só consegui engravidar com transferências de embriões após FIV/ICSI.

    Na minha primeira gravidez, por volta das 4 semanas, altura em que fiz o primeiro beta hcg, comecei com perdas acastanhadas durantes uns dias. O valor do beta foi muito baixo e isso foi logo indicador de que alguma coisa não estava bem. Passado uns dias, continuava a haver fraca progressão dos valores do beta e as perdas intensificaram-se, ao ponto de ter de usar penso higiénico e acabaram por se tornar em perdas de sangue. Nesta altura comecei também a ter dores abdominais muito fortes. Às 6 semanas, numa ecografia, verificou-se que o embrião não tinha evoluído e o corpo mais cedo ou mais tarde iria fazer a expulsão por si próprio. As perdas de sangue continuaram, sem expulsão natural e acabei por fazer uma curetagem. Neste caso, para além das perdas houve de imediato outros indicadores (valores de beta e ecografias) que diziam que algo não estava bem e este é um exemplo de que as perdas podem ser mau sinal.

    Na segunda gravidez, antes do primeiro beta, comecei novamente com perdas acastanhadas. Apesar do valor do beta ser mais alto que na primeira gravidez, ainda não era um valor bom. Passado dois dias, rapidamente as perdas acastanhadas passaram a sangue vivo, acompanhadas de dores abdominais muito fortes. Por volta do que seriam as 5 semanas tive muitas perdas de sangue e contracções, indicativo de aborto natural. Mais uma vez, as perdas foram acompanhadas de outros factores menos bons, neste caso passaram rapidamente de castanho para rosa e logo para vermelho vivo, as dores foram sempre fortes e os valores de beta baixos.

    Nestes dois casos anteriores, o que foi recomendado pelo médico foi o aumentar da dose de progesterona, seja pela maior dosagem de Utrogestan via vaginal ou através de injecções de progesterona, que melhoravam temporariamente e faziam desaparecer estas perdas, mas que acabaram por não resolver.
    Não digo que todas as perdas castanhas tenham o mesmo desfecho e há casos em que com situações semelhantes, a gravidez "recupera" e continua sem problemas.

    Estou na terceira gravidez, com 5 semanas e 4 dias, e mais uma vez estou com perdas acastanhadas há já 5 dias. A primeira reacção foi de que o desfecho seria o mesmo que nas vezes anteriores, mas é preciso analisar todos os dados. Desta vez, só tenho perdas acastanhadas que surgem basicamente quando me limpo após ir à casa-de-banho. Tenho algumas dores, mas não são contantes e são perfeitamente suportáveis. E desta vez os valores dos dois betas que já fiz são muito bons e na primeira ecografia estava tudo normal, no lugar e com as dimensões que deveriam ter nesta altura (falo do tamanho do saco gestacional), inclusivamente já vi a primeira parte que surge do embrião que é a vesícula vitelina. Tudo isto está já a ser acompanhado de sintomas de gravidez que nas vezes anteriores não tive.

    (Atenção que alguns sintomas como mamas doridas ou sono, podem ser sintomas não da gravidez, mas das grandes doses de progesterona que se está a tomar.)

    Sei bem como a parte psicológica é importante e como não devemos desanimar, por isso é preciso acreditar que as perdas acastanhadas podem ser um sinal positivo numa gravidez, nem sempre é sinal de que alguma coisa vai correr mal, por isso é preciso ter em atenção todos os outros dados. Fui procurar informação que pode ajudar e explicar o que podem ser perdas acastanhadas "boas". Encontrei o seguinte texto:

    Most women can get afraid once the brown discharge starts to appear, but this is nothing to be alarmed about. The early pregnancyperiod can be associated with a very common brown discharge.
    But the discharge is a problem that does not always need to worry you.
    Causes:
    We will see what usually causes such discharge. One of the most common causes of the brown discharge is the implantation bleeding. This bleeding and brown discharge can appear especially during the fifth week from the last period. Many women find out about their pregnancy in this way, due to the implantation bleeding. This bleeding is brown and it is caused because of the connection made between the fetus and the uterus. Miscarriage is a more serious cause of the brown discharge, but it is usually followed by a number of other symptoms. Also, due to the embryo growth, the uterus also has to grow and this may affect the surrounding tissue, which can lead to the brown discharge. The brown color of this discharge comes due to the slow flow of the blood, which becomes brown along the way. The fetus needs protection in the form of blood, and once the old blood is not needed, the body removes the old blood that is brown in color.


    Só mais um aspecto que quero referir. Nos primeiros 2 casos foi-me aconselhado algum repouso, em caso de uma possibilidade de aborto ou de algo não estar a correr bem. Deve-se fazer repouso, ou seja, estar na cama, deitada e só ir à casa-de-banho. Na actual gravidez, a médica não me recomendou repouso, porque são só mesmo as perdas e o resto está bem, mas é uma gravidez que demorou e é muito desejada e não me custa nada ter um pouco de paciência e ficar uns dias em casa, não necessariamente na cama, mas fazer uns dias descansados. Mas o melhor mesmo é manter sempre o contacto e, diga-se a verdade, chatear o médico. Pelo sim pelo não, a médica recomendou-me uma maior dose de progesterona e para além das 4 cápsulas de manhã e 4 à noite via vaginal, estou a tomar mais 2 à tarde via oral. É muito importante também beber muitos líquidos, principalmente água e não fazer como eu fazia nas outras vezes, que é ser pessimista. Não há nada melhor para o nosso bébé e para a nossa gravidez do que acreditar e não desanimar, porque aconteça o que acontecer, não há nada que seja nossa culpa e é o que for.

    Espero ajudar alguém com a minha experiência.
    Beijos!
    __________________________________________________ ______________________________
    Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
    - O meu blog -


  • #2
    Pipa,

    antes de mais parabens pela tua grande luta e pela tua gravidez.

    espero que mantenhas o espírito positivo pois vai correr tudo bem!

    Eu tb tive perdas acastanhadas na gravidez e, como a ti, não me foi recomendado repouso por estar tudo bem. certo é que passaram em poucas semanas e que correu tudo muito bem!

    Obrigado pela tua partilha!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Obrigada Princesa!

      Abri este tópico porque acho importante partilhar a minha experiência e é bom recolher também testemunhos de meninas que passaram pelo mesmo.

      Beijinhos!
      __________________________________________________ ______________________________
      Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
      - O meu blog -

      Comentar


      • #4
        O meu médico disse-me na altura que era "sangue velho". que era só o organismos a "arrumar a casa" para os meses seguintes.
        Confesso que tb tive muito medo... mas confiei nele e ele tinha razão.

        Já acreditaste muito e continua a acreditar porque agora sim, está tudo no caminho certo!

        beijinhos


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Olá Pipa
          Tenho acompanhado a tua luta, e desde de já desejo as maiores felicidades do mundo.
          Infelizmente nada do q te contarem aqui vai sossegar o teu coração. Apenas tens de acreditar q tudo vai correr bem e que a evolução desta gravidez tem sido bem diferente das outras, além de teres aí já um valente campeão!!!!!
          Há testemunhos de mamas que tiveram alem das perdas castanhas até grandes hemorragias de sangue vivo e no entanto a gravidez evoluiu. E também tens outros casos, assim como os teus, que o resultado foi mau......
          Eu, por exemplo, tenho sempre essas perdas antes do red, e na minha gravidez (depois aborto) tambem as tive, exactamente na altura de vir o red.....demorou mais do q o habitual, fiz teste e nada, depois pararam e entao o teste já deu positivo. De vez enquado la aparecia um corrimento mais amarelo para o castanho e a minha GO dizia q era normal, era o embrião a agarrar-se. Nunca receitou nada, apenas dizia para não fazer esforços grandes, e acho q estas perdas apareciam qdo fazia mais esforços (limpazas em casa ao fim de semana). Até q um dia veio mesmo sangue e pronto.......
          Tambem há casos em q a implantação pode provocar a rutura de alguma vaso.
          Enfim....tudo é possivel.
          No teu caso acho que medicamente não há mais nada a fazer.
          Em relação ao repouso....acho q sim....deves fazer o maximo de repouso possivel, independentemente do medico dizer q não é necessário....eu no teu lugar fazia.....

          Desculpa o testamento.
          Espero sinceramente q tudo corra bem...és um exemplo para nós!!!!!!!
          Não desistas.

          BJs
          A treinar desde Setembro/2009
          17/11/2009 Positivo
          14/12/2009 Perdi a minha estrelinha....
          Março/2011: Novo GO - Tenho Adenomiose uterina
          Abril/2011- Analises hormonais OK; Espermograma com poucos "zoides"
          Julho/2011: Espermograma piorou.
          1ª IIU (CETI) 30/set/2011 Beta 14/10/2011----32,3; 2º Beta 18/10/2011-----319,3
          30/12/2011: 1ºs resultados biopsia negativos e é uma INÊS!!!!!!

          Comentar


          • #6
            Eu tive borras castanhas e tive perdas de sangue vermelho vivo, duraram algumas semanas, sentia dores menstruais e um pavor tremendo.... mas felizmente não era nada de grave, a GO falava que podia ser muitas coisas, limpeza do utero, um vaso rompido ( porque com a gravidez ficam mais sensiveis, logo mais facil rebentarem) mas para não me preocupar.
            Eu estava de repouso, portanto aconselho-te a descansares o máximo que conseguires, não só pelas borras, mas pela gravidez em si, eu sei que gravidez não é doença, mas o teu corpo está a trabalhar a 1000, um bocado de descanso extra é sempre bem vindo
            Bjocas




            Madrinha querida Caty80
            Madrilhada fofucha Julit

            Comentar


            • #7
              Olá Pipa!
              Já te felicitei no outro tópico, mas aproveito mais uma vez para te desejar boa sorte e tudo há-de correr bem.
              Em relação ao repouso, aproveita para descansar o máximo, estou como diz a Tábita "gravidez não é doença" mas convém não abusar, na altura quando engravidei das minha baby's, já tinha passado por alguns abortos, estava cansada psicologicamente e muito medrosa.
              Tive dores até as 20sem, a minha go recomendou não conduzir, não passar a ferro mt tempo e evitar subir/descer escadas mt depressa, nada de relações sexuais durante a gravidez, eu cumpri religiosamente.
              Acredita, o teu psicologico faz toda a diferença!
              Beijinhos e vou-te acompanhando

              Comentar


              • #8
                Olá Pipa

                Como estás?
                Dá noticias.

                bj
                A treinar desde Setembro/2009
                17/11/2009 Positivo
                14/12/2009 Perdi a minha estrelinha....
                Março/2011: Novo GO - Tenho Adenomiose uterina
                Abril/2011- Analises hormonais OK; Espermograma com poucos "zoides"
                Julho/2011: Espermograma piorou.
                1ª IIU (CETI) 30/set/2011 Beta 14/10/2011----32,3; 2º Beta 18/10/2011-----319,3
                30/12/2011: 1ºs resultados biopsia negativos e é uma INÊS!!!!!!

                Comentar


                • #9
                  Olá,

                  Em relação às perdas não entendo nada, porque vão e vêm quando lhes apetece. Na 6ª feira já não tinha nada e experimentei ir trabalhar um pouco de manhã e depois almoçar a casa dos meus pais. Fica tudo na mesma zona e perto da minha casa, por isso o que conduzia não era muito. Estive sentada 2 horas e quando fui ao wc e limpei-me veio rosa no papel. Voltei logo para casa e para a cama e já não me levantei o resto do dia. Até sábado voltou a vir apenas umas coisitas castanhas misturadas com os bocados de Utrogestan. Desde ontem que já não tenho nada novamente.
                  Tenho mantido contacto com a Dr.ª Catarina da IVI que diz que medicamente não há mais nada a fazer, que estava tudo bem na eco e que não me tenho de preocupar com isto, que não vale a pena.

                  Agora é esperar pela nova eco na próxima 5ª feira e o pior mesmo está a ser os enjôos...

                  Obrigada e beijos!
                  __________________________________________________ ______________________________
                  Depois de 3 anos a tentar, 2 anos na IVI com 5 ttt's e 4 estrelinhas no céu, finalmente consegui!!!
                  - O meu blog -

                  Comentar


                  • #10
                    Eu tive pequenas perdas tanto castanhas como de sangue vivo desde o início da gravidez (mesmo início, 3/4 semanas, ainda nem sabia que estava grávida, pensava que fosse o período a aparecer, até que estranhei nunca mais passar daquilo) até por volta das 10 semanas de gravidez. Era pouco, praticamente só notava quando me limpava depois de ir à casa de banho e não chegava muitas vezes sequer a chegar a sujar o penso. Tal como tu, era capaz de andar dias sem nada e depois lá voltavam. Foi assim até às 10 semanas e depois desapareceram. Tirando isso, tive uma gravidez do melhor que pode haver.

                    A minha médica disse-me que é relativamente vulgar isso acontecer, cerca de um terço das mulheres tem algum tipo de perda nas primeiras semanas de gravidez. Mandou-me às urgências de obstetrícia pelo sim, pelo não, e estava tudo bem tanto o beta, como pela eco, como pela observação, pelo que nem repouso me aconselharam (apenas para não ter relações sexuais antes da eco das 8/10 semanas) - mas a verdade é que eu não tinha historial de abortos, portanto não havia motivos para pensar que pudesse ser algo grave.

                    Tinha umas dorzitas de vez em quando, mas acabei por chegar à conclusão que eram dorzinhas que se calhar uma pessoa tem normalmente e nem repara ou liga, e nestas circunstâncias damos por tudinho :-)

                    Acabou por ser uma enfermeira que me tranquilizou, uma enfermeira do hospital já de certa idade e muita experiência, que me disse para não stressar; se tivesse de acontecer alguma coisa, se o corpo fosse expulsar a gravidez nessa fase tão inicial por algum motivo, não era por eu estar deitada que isso deixaria de acontecer. Ela disse-me que o repouso, relativo ou absoluto, podia ajudar em fases mais adiantadas da gravidez para evitar partos demasiado prematuros ou em casos especiais de grande risco por algum motivo, mas que em casos normais, nessas primeiras semanas, não evitava um aborto se tivesse de acontecer. A verdade é que nunca notei que as perdas fossem mais quando tinha mais atividade ou que diminuissem se estava mais parada. Era aleatório.

                    E pronto, este é o meu testemunho, que embora diferente do teu devido o teu historial, talvez seja útil para mulheres sem problemas e gravidezes que não sejam de risco à partida :-)

                    Felicidades para ti e de certeza que vai correr tudo bem -- a tua situação atual, com o beta bom e a eco normal, parece-me muito idêntica à minha.

                    Elsa

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X