Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Colégios e visitas de estudo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Colégios e visitas de estudo

    Ola! Preciso de ajuda... O meu menino está no colégio desde o ano passado e, embora goste muito do colégio, tenho-me deparado com um problema. Passo a explicar: o ano passado falaram em fazer uma visita de estudo ao Jardim Zoológico. Ao que parece fui a única que perguntei como é feito o transporte ao que me responderam que as crianças (com idades a partir dos 2/3 anos) iam de autocarro com o cinto na cintura. Quando referi que isso não era legal, mostraram-me uma folha onde tinham uma lei escrita sobre os transportes públicos onde dizia que não era obrigatório o uso de cadeiras de segurança. Não fiquei satisfeita e questionei a APSI que me forneceu muitas informações sobre o transporte colectivo de crianças e confirmou o que eu suspeitava: além de não ser nada seguro é ilegal! Levei todos os papéis e falei com a Educadora, que me disse para falar com a Coordenadora sobre a possibilidade de ir lá levar e buscar o meu filho. Tive uma reunião com a coordenadora onde expliquei tudo, e mostrei as leis e a conversa dela foi algo como: "Também sou mãe, compreendo as suas preocupações mas eles vão bem no autocarro, o motorista anda devagar e não vai acontecer nada!" Mais uma vez não fiquei satisfeita, mas tendo em conta que era a única mãe com questões sobre o transporte, deram-me a opção de o ir levar e buscar e foi o que fiz! Senão simplesmente não ia... Este ano queria ter falado sobre isto na reunião de pais no início do ano mas infelizmente cheguei já quase no fim... Agora vieram outra vez com a conversa de que vão fazer visitas. Voltei a questionar o transporte, e este ano nem me dão a opção de o ir levar e buscar! Acho que não faz sentido o meu filho ser prejudicado porque eu quero que ele viaje em segurança! Por esse motivo, vou marcar uma reunião com a Directora. Depois desta história toda, aqui vão as minhas questões: como são feitos os transportes nos vossos colégios? O que fariam na minha situação? Gostava que levassem todos os miúdos em segurança, mas também não quero que o meu filho seja prejudicado. BJS
    Patrícia Paiva
    - Educadora Perinatal
    - Conselheira em Aleitamento Materno
    - Professora Ginástica para Bebés

    BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

  • #2
    RE: Colégios e visitas de estudo

    Olá,





    O meu filho de 14 meses anda num infantário que tem serviço de transporte, em que o vêm buscar a casa e o trazem ao final do dia. Todas as crianças são transportadas nas cadeirinhas virados para a frente e os mais bebés andam no ovinho virado para trás.

    Entendo as tuas dúvidas pois a certa altura (teria o meu filho cerca de 10 meses) sugeriram que o meu filho fosse nessas cadeiras e não no ovo, que eu própria levava. Como ele cabia no ovo perfeitamente, decidi mudá-lo para a cadeira com cerca de 1A de idade.



    Se esta situação se passasse com o meu filho também não sei o que faria, pois não o quereria privar de uma saída com os coleguinhas, mas a segurança é fundamental, principalmente tratando-se de uma instituição, deveria cumprir as regras!



    Desculpa se não ajudei, era mais para responder a uma das tuas questões



    Bjinho,

    Celina













    APPM (29-10-2010)Ola! Preciso de ajuda... O meu menino está no colégio desde o ano passado e, embora goste muito do colégio, tenho-me deparado com um problema. Passo a explicar: o ano passado falaram em fazer uma visita de estudo ao Jardim Zoológico. Ao que parece fui a única que perguntei como é feito o transporte ao que me responderam que as crianças (com idades a partir dos 2/3 anos) iam de autocarro com o cinto na cintura. Quando referi que isso não era legal, mostraram-me uma folha onde tinham uma lei escrita sobre os transportes públicos onde dizia que não era obrigatório o uso de cadeiras de segurança. Não fiquei satisfeita e questionei a APSI que me forneceu muitas informações sobre o transporte colectivo de crianças e confirmou o que eu suspeitava: além de não ser nada seguro é ilegal! Levei todos os papéis e falei com a Educadora, que me disse para falar com a Coordenadora sobre a possibilidade de ir lá levar e buscar o meu filho. Tive uma reunião com a coordenadora onde expliquei tudo, e mostrei as leis e a conversa dela foi algo como: "Também sou mãe, compreendo as suas preocupações mas eles vão bem no autocarro, o motorista anda devagar e não vai acontecer nada!" Mais uma vez não fiquei satisfeita, mas tendo em conta que era a única mãe com questões sobre o transporte, deram-me a opção de o ir levar e buscar e foi o que fiz! Senão simplesmente não ia... Este ano queria ter falado sobre isto na reunião de pais no início do ano mas infelizmente cheguei já quase no fim... Agora vieram outra vez com a conversa de que vão fazer visitas. Voltei a questionar o transporte, e este ano nem me dão a opção de o ir levar e buscar! Acho que não faz sentido o meu filho ser prejudicado porque eu quero que ele viaje em segurança! Por esse motivo, vou marcar uma reunião com a Directora. Depois desta história toda, aqui vão as minhas questões: como são feitos os transportes nos vossos colégios? O que fariam na minha situação? Gostava que levassem todos os miúdos em segurança, mas também não quero que o meu filho seja prejudicado. BJS



    O meu Bugs Bunny nasceu dia 22 de Agosto de 2009, às 23h52, com 4,300 Kg e 51,5 cm.

    Comentar


    • #3
      Quando o meu filho tem saídas de autocarro (já foi ao teatro, praia, etc...) mando a minha cadeira! inicialmente era a grupo 1, agora irei mandar a 2/3! e foi sempre nela sentado, porque fiz questão de ver montar a cadeira no autocarro e de o ver sair lá sentado e bem preso! Agora há imensos pais que não estão nem aí... e por eles tudo bem em irem só com o cinto do banco do autocarro!!!
      (ah! nunca se opuseram ao meu pedido e mais uns 6/7 pais fizerem o mesmo que eu, em 30 que iam prá praia!!!)

      A carrinha de transporte do colégio tem cadeiras daquelas grupo 1/2/3 que adaptam, conforme a crianças que transportam.
      Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

      O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por persiana Ver Mensagem
        Quando o meu filho tem saídas de autocarro (já foi ao teatro, praia, etc...) mando a minha cadeira! inicialmente era a grupo 1, agora irei mandar a 2/3! e foi sempre nela sentado, porque fiz questão de ver montar a cadeira no autocarro e de o ver sair lá sentado e bem preso! Agora há imensos pais que não estão nem aí... e por eles tudo bem em irem só com o cinto do banco do autocarro!!!
        (ah! nunca se opuseram ao meu pedido e mais uns 6/7 pais fizerem o mesmo que eu, em 30 que iam prá praia!!!)

        A carrinha de transporte do colégio tem cadeiras daquelas grupo 1/2/3 que adaptam, conforme a crianças que transportam.
        Pois... Também sugeri que eu levasse a cadeira do Gonçalo, mas o problema é que o autocarro que utilizam só tem cinto de cintura e para se montar a cadeira é preciso ter os o cinto de cima e da cintura para que fique bem presa...

        Obrigado pelas vossas respostas!

        Para a semana estou de férias e vou lá ter reunião com a Directora.

        Jocas
        Patrícia Paiva
        - Educadora Perinatal
        - Conselheira em Aleitamento Materno
        - Professora Ginástica para Bebés

        BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

        Comentar


        • #5
          Poia aqui é igual,só tem cinto para a cintura,nao é de 3 pontos,neste aspecto os Espanhois(bascos) estão muito abaixo dos Portugueses...Andam todos com as cadeira viradas para a frente,excepto os cokes.
          O meu filho tb faz a viajem da Guarderia para a escola,que apesar de ser muito perto é feita de autocarro.Tiveram uma saida o ano passado de autocarro,mas enviam para casa uma autorizaçao para assinar,se nao, nao os levam.
          Eu já vi uma cadeira que se adapta aos autocarros nao sei onde foi...
          Sei que apertava nas costas do acento do autocarro e tinha cintos de 3 pontos para a criança,como se fosse grupo 123.
          vou ver se encontro...

          Comentar


          • #6

            encontrei isto,mas nao era bem isto que vi...era parecido.

            Comentar


            • #7
              Ola, Patricia!

              Encontramo-nos novamente num topico deste genero sempre com a mesma duvida!!

              O meu filho nao vai nas visitas por nao ter cadeiras no autocarro da escola e por nao quererem que ele use a sua ou outra qualquer, mesmo sendo minha...

              Na sala dele ha crianças com os 2 anos acabados de fazer que vao sem nada...o meu é maior e ainda anda virado para tras e sem cadeira nao sai simplesmente.Sou teimosa.

              Volta e meia ouço a piada: "saimos e ele ficou a chorar muito..." eu so digo "paciencia, no fim de semana vou ao tal sitio com ele".

              Qd levei esta questao à directora ela disse-me que dava demasiado trabalho por e tirar cadeiras do grupo 2/3 (para ser a ultima das hipoteses, pois entre nada e estas venham estas!) por isso nao as tinham comprado e que nao acontecia nada...levei esta questao à comissao de pais e levei com olhares de discriminação e piadas pois o mundo ja é muito pequeno e estou a impedir o meu filho de o ver...enfim!!!Que nao deixar sair por uma questão destas era no minimo estupido...

              Sinto-me mal por ele ficar na creche pois metem-no sempre na sala dos bebés, nem é na sala de um ano...e claro depois ele ouve o que viram e nao viram e o que fizeram e nao fizeram mas isso é o de menos, é chato mas paciencia...

              O pior é que no inicio do ano os pais assinam um papel em como autorizam o filho a sair mesmo sem aviso previo e por exemplo ainda esta semana sairam mas os pais so souberam ao fim do dia, ja a visita tinha decorrido...ou seja, assinaram uma carta em branco...e nem qd eu na reunião disse que esta atitude nao era correcta justificaram-se dizendo que eles saem qd apanham o autocarro disponivel e ha que aproveitar todas as oportunidades...pois eu nao gostava de estar descansada a trabalhar e de repente o telefone toca e dizem-me que ele se pisou ou teve um acidente em tal sitio e eu sem saber que ele tinha saido os portões da creche...isto acham muito ético....ter cadeiras é de gente tola!!!

              A proposta de eu ou os avos o irem levar e buscar nao foi muito bem aceite e como eles tem essas saidas surpresa nem da para telefonar ao avô rapidamente pois fazem tudo de uma hora para a outra...


              jinhos


              (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





              Comentar


              • #8
                Bem, estou em estado de choque! Por acaso a minha filha ainda não teve passeios, mas sem dúvida que me vou já informar sobre essa questão.
                Caso não tenham cadeiras vou fazer como a santi&mami, ou vai na cadeira ou não vai (também ponho a hipotese de a levar eu)! Acho inacreditável sairem com os muidos sem aviso prévio!!!!! pior é pensar que há pais que concordem com isso...

                Comentar


                • #9
                  Olá!
                  Nem de propósito está a acontecer o mesmo comigo, aliás acabei de colocar um post no Off-topic sobre isso! Eu estou indignada, no meu caso o colégio compreende perfeitamente a minha situação , aliás o meu marido foi ontem conversar com a directora que lhe deu toda a razão. Eles têm 52 cadeiras que não podem usar porque não encontram empresas que façam o serviço nesses termos porque dá muito trabalho. O meu filho claro não vai mas isto também não vai ficar assim, então se é ilegal que promiscuidade é esta por parte das empresas de transportes e das autoridades que fecham os olhos. Se quiserem passem lá no tópico ou aqui tanto faz e deixem sugestões. Nós já contactamos ontem a APSI, e agora seguem mais umas diligências. Sugestões são bem vindas!
                  Não é justo o meu filho ficar privado das visitas porque não estão reunidas as condições de segurança. Desta vez, o pai vai levá-lo e buscá-lo mas nem sempre será possível.
                  O que me parece é que mesmo que mudes de colégio vais, muito provavelmente deparar-te com a mesma situação. Eu, perguntando a algumas pessoas conhecidas, constatei o mesmo. E algumas são colégios muito caros!
                  Beijinhos

                  Cláudia



                  \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                  Comentar


                  • #10
                    Mas é assim tão complicado?!

                    A creche da minha filha mais nova tem algumas cadeiras grupo 2/3 que servem para desenrascar. As visitas são todas planeadas com antecedência e pede-se aos pais para trazeram as próprias cadeiras que serão colocadas nas carrinhas pela directora/educadoras da creche. Alugam carrinhas pequenas com cinto de 3 pontos e é só colocar lá as cadeiras.



                    Santi: as visitas não serem programadas antecipadamente não faz qualquer sítio. Onde é que levam os meninos? O autocarro não tem de ser reservado?

                    Comentar


                    • #11
                      Olá, meninas! Pelos vistos não sou a única...

                      Hoje foi o dia da tal visita, o Gonçalo era para ficar em casa com o pai, mas o pai estava de rastos porque trabalhou até tarde ontem, como já tinha previsto que isto podia acontecer perguntei no colégio no início da semana como puderia fazer caso não tivesse onde deixar o menino e disseram-me para o levar um pouco mais tarde (para não apanhar os coleguinhas a sair de autocarro) e deixá-lo na sala de 1Ano, com a Educadora do ano passado que ele gosta muito. Pensei que seria uma boa ideia, visto que ele pergunta muitas vezes por ela calculei que ele ficasse bem, mas não foi o que aconteceu... Liguei por volta da 13h30 e falei com a Educadora dele (que já tinha voltado da visita) e ela foi muito sincera comigo: "Mãe, não lhe vou mentir, o Gonçalo esteve a manhã toda a chorar, a perguntar pelos amigos e por mim, e não almoçou nem dormiu nada de jeito, já está acordado e melhorzinho mas a manhã não foi fácil!"

                      Fiquei de rastos... Sei que estou a fazer o melhor por ele, mas ele não percebe isso e quanto mais crescer, mais se vai aperceber destas coisas...

                      O meu marido depois ainda me ligou a dizer que quando o foi entregar de manhã ainda teve de ouvir a Directora que não tinha sido informada que o Gonçalo iria ficar noutra sala... Quando fui buscar o Gonçalo questionei isso à educadora que me disse que isso tinha sido organizado com a Coordenadora e que ela é que tinha de ter transmitido à Directora! Aproveitei que estava com tempo e ia a caminho do gabinete da Directora para falar com ela, quando ela vem ter comigo e pergunta: "Então, porque é que o Gonçalo ficou na outra sala? Porque é que não foi ao passeio?" Epá, aí passei-me... Eu a pensar que todas as opções que eu tinha dado tinham passado pela Directora, mas pelo que percebi hoje ela não foi informada de quase nada...

                      Estive a falar com ela e expus o caso novamente, ela compreendeu e disse que eles têm conhecimento da lei, mas têm uma grande dificuldade em encontrar empresas de autocarros que façam o serviço cumprindo as normas, eu disse que isso não podia ser, fiquei super-revoltada e disse-lhe que alguém tem de fazer alguma coisa, antes que aconteça algo grave!

                      Imaginem só que há um acidente ou até mesmo uma travagem brusca e algumas crianças ficam com sequelas pelo facto de não irem em segurança, aí a responsabilidade é de quem?!?
                      Dos pais, que autorizaram, do colégio que permitiu, ou da empresa de transportes que não cumpre as regras?!?

                      Para variar a nossa lei não é explícita e não define quem tem a responsabilidade de garantir que as crianças têm as cadeiras adequadas ao seu tamanho, mas isso não é desculpa para que mais de 30 crianças com 3/4 anos viajem em péssimas condições! Pelo que a Directora me explicou as empresas ou não têm cadeiras disponíveis, ou não têm autocarros com cintos de 3 pontos, ou caso levem as cadeiras das crianças, estas têm de ficar no local da visita até o autocarro voltar (o que é complicado pois são muitas cadeiras que ocupam muito espaço)...
                      Enfim pelo que percebi a lei não é aplicada porque as empresas não querem facilitar as coisas, porque os colégios continuam a solicitar serviço a estas empresas sem exigir que as regras sejam cumpridas, e também porque há muitos pais que nem questionam este tipo de coisas (ou porque não sabem ou porque não querem saber)...

                      Acho que deveríamos fazer alguma coisa, repostar esta situação a alguém, fico indignada com estas coisas, porque é a segurança das crianças que é colocada em risco...
                      Patrícia Paiva
                      - Educadora Perinatal
                      - Conselheira em Aleitamento Materno
                      - Professora Ginástica para Bebés

                      BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                      Comentar


                      • #12
                        Olá

                        junto anexo diplomas que regulam o transporte colecivo de crianças para ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Ressalvo que, para não variar, a lei não é clara...

                        Espero que ajude.



                        Comentar


                        • #13
                          Olá! Na escolinha do meu filho até aos 3 anos não faziam "saídas" precisamente por causa da lei. A questão é complicada, porque não envolve apenas os colégios mas também as transportadoras. Mas vou ser sincera, a segurança das crianças é essencial, mas a verdade é que não o deixar ir a saídas em que todos vão também não me parece uma boa opção. Deviam, pelo menos, aceitar a tua sugestão de levar a tua própria cadeira.

                          Comentar


                          • #14
                            Como já dei a informação na apresentação, encontro-me ao vosso dispôr para prestar toda a informação necessária no que respeita ao transporte de crianças em autocarros e à sua execução.

                            Comentar


                            • #15
                              Como já dei a informação na apresentação, encontro-me ao vosso dispôr para prestar toda a informação necessária sobre a lei 13/2006, no que respeita aos requisitos do transporte e também à execução do transporte de crianças em autocarros. Há que entender a postura das empresas perante a lei, e a atribuição das responsabilidades a cada interveniente no transporte das crianças...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X