Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

O que fazem os miudos de 3 anos no Infantário?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O que fazem os miudos de 3 anos no Infantário?

    Olás!
    Havia um topico sobre isto, mas com estas mudanças não o encontro. Sempre que pergunto ao meu filho o que fez na escola, responde-me "nada!" Diz que correu, brincou com não sei quem e fica-se por aí. Sei que têm aulas de ginastica e ingles. E diariamente têm, supostamente, actividades de enriquecimento. O miudo vem sempre com a bata impecavelmente limpa, o que acho estranho. Contava que viesse com tinta ou com aspecto de ter feito alguma coisa...
    Eu já andava desconfiada que o meu filho pouco fazia em termos de actividades (pintar, recortar, etc) e ontem a educadora praticamente assumiu que não tem mão neles e que pouco ou nada fazem. Ou seja, chega de manha brincam ou correm, depois é almoço ás 11, a seguir sesta, depois brincar e correr, depois lanche e depois vem embora!

    Ontem o meu marido reparou que os trabalhinhos expostos na parede da sala dele são os que ele leva para fazer em casa, connosco (pais). Então e os trabalhinhos realizados na propria escola? não há??

    Ora, eu sei que não é suposto ensinar o ABC aos miudos nesta idade, mas contava que fizessem trabalhinhos que estimulassem a criatividade, nem que fossem desenhos de uma historia que a propria educadora contasse (se é que conta historias...)

    estou confusa. Alguem pode dar a sua experiencia?

  • #2
    Olá,

    O meu filho tem 2 anos e meio, e anda no infantário. Este ano costuma fazer desenhos e trabalhos com ajuda da educadora. Ontem veio para casa com uma saco de papel com 3 castanhas dentro e a decoraçao era uma castanha que tinha sido pintada por ele e a educadora recortou em forma de castanha...
    Com 3 anos, devem fazer outro tipo de trabalhos, penso eu...se não exposto, porque não dizes á educadora que gostavas de ver os trabalhos que o teu filho tem feito...só para ver a resposta dela.
    Na salinha do meu filho, tem lá todos os trabalhos que eles realizaram lá desde Setembro, tudo exposto para os pais verem.
    É um pouco estranho essa situação que descreves...
    Bjs

    Comentar


    • #3
      Olá
      a minha menina anda na sala dos 2 anos (apesar de ter tres) e a educadora tem, na porta, o plano de actividades semanal: um dia pinturas, outro lengalengas, outro ginástica, etc.
      as actividades são penduradas nas paredes... desenhos deles, colagens, fotos de algumas das actividades... já na sala de 1 ano havia essa preocupação, e vejo que no berçário também! de manhã cantam os "bons dias", depois há a leitura d história (ou outras actividades) e penso q tb têm os momentos de brincadeira "livre"...se a educadora do teu filhote alega q agora não tem mãos neles, imagino qd tiverem 5!
      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


      Vendas em 1ª e 2ª mão;

      Comentar


      • #4
        Não me sinto só Todos os dias pergunto ao meu filho: Como te correu o dia? O que fizeste? e a resposta é sempre a mesma: Brinquei com o Miguel. 8)
        O meu tem música uma vez por semana e no resto dos dias pintam, recortam e etc. Acredito que façam efectivamente estas coisas porque os trabalhos vão aparecendo expostos na sala, e porque de vez em quando vejo umas fotos dos miudos a trabalhar, no blog da creche. O resto do tempo também é para brincar. Trabalhos para casa também traz de vez em quando mas ainda não percebi muito bem o objectivo desses trabalhos. Achava eu que seria para fazer em família, mas feito principalmente por ele com a nossa orientação/ajuda. O que acontece é que no dia de entrega dos trabalhos, chego lá sempre com um desenho mal amanhado e todo pintalgado por ele e depois vejo os trabalhos dos outros feitos pelos pais!

        Comentar


        • #5
          Só para acrescentar, no final do ano lectivo trago sempre para casa a pasta com tudo o que ele fez na escola durante o ano.

          Comentar


          • #6
            OLá,

            a minha filha fez agora os 3 anos, está na sala de creche, dos meninos de 2/3 anos, e eles têm sempre actividades, todos os dias. A rotina por lá é assim: eles entram e ficam com a auxiliar, em brincadeira livre, até chegar a educadora às 9h. Por volta das 9h30m começa o período de «trabalho», até às 11h30m que vão almoçar. Depois sesta, lanche e brincadeira livre (o infantário tem um grande parque infantil e, desde que esteja bom tempo, geralmente depois do lanche é para onde vão).

            O «trabalho» varia de dia para dia, claro. À sexta-feira vão para uma sala separada onde fazem «ginástica» - eu ponho isto entre aspas porque eles são pequeninos e as aulas são com as próprias educadora/auxiliares, é mais expressão corporal, ora fazem uns exercicios, ora dançam, mas é sempre uma actividade de conjunto supervisionada. Fazem montes de pinturas, colagens, carimbos de batata, essas coisas, com a ajuda da educadora e das auxiliares mas com muita participação deles. Estão sempre novidades expostas na sala e vê-se mesmo que são coisas feitas por eles, lol... E a miúda vem muitas vezes toda cagada de tintas :-D À segunda-feira conversam sobre o fim-de-semana, a educadora lê uma história e depois fazem desenhos. Outro dia é granel com plasticinas. É flexível, mas há sempre qualquer actividade organizada e conjunta naquele período.

            A instituição é uma IPSS, não é nenhum colégio particular caríssimo, mas eu estou muito satisfeita com eles neste aspecto. E isto é a sala dos mais pequenos, que nem têm ainda aulas propriamente ditas com professores externos como nas salas seguintes.

            Acho mesmo que devias falar com a educadora. Já não falando no aspecto de desenvolver capacidades, a minha filha adora aquela ideia de «fazer um trabalho», e é uma quebra de rotina para os dias não serem todos iguais...

            Elsa

            Comentar


            • #7
              Aqui aos 3 anos ja nao dormem a sesta... só se eles nao aguentarem mesmo.Comem as 12.30h e entram em aula novamente as 14.30h.
              Ontem veio com uma folha com desenhos e autocolantes colados e pintados por ele.Vinha tb um desenho de uma maça (imprimida) e pintada,mas com um buraquinho,nao percebi o pk do buraquinho,até que ele meteu o dedo no buraco (por detrás)e disse: "mamã a nhoca" (minhoca)...ri-me tanto.
              O buraco foi feito com o pico pico(acho que é assim que se chama)poe-se uma esponja por debaixo e picam até recortar.
              Tem computadores na sala,mas tb nao sei o que fazem neles.Inglês só aos 4 anos.
              Tem muitos jogos,livros,etc...
              Cantam muito e dançam,inclusive enviam os cds das musicas para os pais gravarem.Saem tb para brincar cá fora.
              Nao me preocupa muito as actividades,pois terão muito tempo para as fazer e aí o tempo para brincar será mais reduzido.Ele gosta e isso é o que me interessa...
              Editei para dizer que no fim do ano trazem os trabalhos numa pasta para casa,e apesar de ter estado pouco tempo na sala 2 anos ainda trouxe muitos trabalhos.
              Ultima edição por Cristina&Gonçalo; 12-11-2010, 15:29.

              Comentar


              • #8
                fazes bem colocar a questão, e já se pode ver que nos geral fazem actividades. A minha com 2.5 faz imensa coisa: colegens; plasticina; pintura, colares, ouvem musica, leêm historias, fazem bolos, biscoitos, a Eduacadora ja levou gelatina para eles espalharem na mesa para tocarem e provarem distinguirem os sabores; ja levou romãs... dias livres para brincar...etc depois tem a ginastica e musica isto numa IPSS.
                Disto tudo tenho fotos e videos.
                Por cada mês é feito um trabalho com os pais, que depois é exposto na sala, na sala expõe tudo que fazem lá. Ontem S. Martinho trouxe castanhas assadas e bolo de castanha. Ao longo da semana na alimentação tem sido inserida a castanha.

                São muito criativas e isso desenvolve-os intelectualmente. Deves sondar, ano passado a minha miminha tava na sala do 1 ano e todos os dias, desde aí, pergunto o que fizeram e claro há dias que nao fazem nada em particular...aula livre.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                  Não me sinto só Todos os dias pergunto ao meu filho: Como te correu o dia? O que fizeste? e a resposta é sempre a mesma: Brinquei com o Miguel. 8)
                  O meu tem música uma vez por semana e no resto dos dias pintam, recortam e etc. Acredito que façam efectivamente estas coisas porque os trabalhos vão aparecendo expostos na sala, e porque de vez em quando vejo umas fotos dos miudos a trabalhar, no blog da creche. O resto do tempo também é para brincar. Trabalhos para casa também traz de vez em quando mas ainda não percebi muito bem o objectivo desses trabalhos. Achava eu que seria para fazer em família, mas feito principalmente por ele com a nossa orientação/ajuda. O que acontece é que no dia de entrega dos trabalhos, chego lá sempre com um desenho mal amanhado e todo pintalgado por ele e depois vejo os trabalhos dos outros feitos pelos pais!
                  Pois, o meu marido disse-me exactamente a mesma coisa: que viu trabalhos expostos que se via nitidamente que tinham sido os pais a fazer. Acho isso ridiculo. O meu filho é que faz o trabalhinho lá em casa, faço questão disso e se ele não tiver vontade de pintar tudo, vai como ficar. Eu posso ajudar a recortar e a colar, mas ele é que pinta e decide o que quer colar, de que cor pintar, etc.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                    Pois, o meu marido disse-me exactamente a mesma coisa: que viu trabalhos expostos que se via nitidamente que tinham sido os pais a fazer. Acho isso ridiculo. O meu filho é que faz o trabalhinho lá em casa, faço questão disso e se ele não tiver vontade de pintar tudo, vai como ficar. Eu posso ajudar a recortar e a colar, mas ele é que pinta e decide o que quer colar, de que cor pintar, etc.
                    Isso acontece nos trabalhos que pedem para fazer em familia. No caso da minha filha que 2.5 anos, pinta e cola, mas neste trabalho de outubro ela pintou o fundo com guaches, pintou uns corações que nós recortamos a aguarelas e colou-os e o recortamos uma foto nossa e colar num objecto para serem colados no cartão...diria que ela participou bastante mas nós também, tal como foi pedido, fazer em familia. Percebe-se em todos os trabalhos da sala que há a mão e participação dos pais, como a ideia é dos pais e eles ajudam a concretizar participando nas colagens e pintura. Mas há la afixados muitos trabalhos que são só feitos por eles durante o dia.

                    Comentar


                    • #11
                      Ola!

                      O Bruno esta no ultimo ano de creche, numa creche na qual nao ha turmas por idades, ou seja estao todos misturados. Mas os meninos dos 2/3 anos que estao no ultimo ano antes de ir para a pre tem todas as manhas actividades em sala a partir das 9:30 mais ou menos (quem chega mais cedo porque a creche abre as 7:30 esta no grupo a brincar todos juntos, cantar, dançar, actividades nas quais seguem os mais pequenos toda a manha). Essas actividades sao mesmo em esquema de aula, cada dia um tipo de actividade (pintura, colagens, actividades domesticas). supostamente tem de aprender as cores primarias, as partes do corpo, contar ate 3, as figuras geometricas,... Por volta das 11 fazem uma merenda (levada de casa) e brincam a ter ir almoçar que primeiro almoçam os mais novos e depois os mais velhinhos. Quem nao almoça sai até à 13:15. Das 14:00 as 16:00 sesta e â medida que vao acordando juntam-se ao grupo que brinca ate â hora do lanche que é as 17:00 e depois ate que os pais os venham buscar porque a creche so fecha as 19:30. Ha meninso que so vao de manha (como é ocaso do meu agora), outros vao almoçar a casa e voltam, e outros que fazem o dia todo.

                      Mas como as coisas podem ser diferentes porque como a Cristina eu estou em Espanha (mas numa autonomia diferente) e aqui no publico os miudos dormem ate aos 5 anos. Ou seja os de 3 e de 4, ja na escola infantil, ainda dormem.

                      Beijinhos
                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #12
                        Rbalmeid... é o País Basco,porque tb é público.Pago 10€ para ajuda de material por mês e agora como come lá e preciso do atl de manhã, pago mais ou menos 100€.
                        Escola só até as 16.30h nao há mais.Atl só desde as 7.30h até as 9h, de tarde nao há.
                        Eu como trb até as 13.30,ainda consigo ir busca-lo as 14.30 e nao o levo de tarde.
                        A manhã é o mais importante ,de tarde é so brincadeira.Aqui as classes sao separadas pela idade,tinha 3 turminhas só de 2 anos e agora tem 2 turminhas de 3 anos.Nao misturam tudo.
                        Aqui a funçao publica só trb até as 14h,de tarde udo fechadinho.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                          Ola!

                          O Bruno esta no ultimo ano de creche, numa creche na qual nao ha turmas por idades, ou seja estao todos misturados. Mas os meninos dos 2/3 anos que estao no ultimo ano antes de ir para a pre tem todas as manhas actividades em sala a partir das 9:30 mais ou menos (quem chega mais cedo porque a creche abre as 7:30 esta no grupo a brincar todos juntos, cantar, dançar, actividades nas quais seguem os mais pequenos toda a manha). Essas actividades sao mesmo em esquema de aula, cada dia um tipo de actividade (pintura, colagens, actividades domesticas). supostamente tem de aprender as cores primarias, as partes do corpo, contar ate 3, as figuras geometricas,... Por volta das 11 fazem uma merenda (levada de casa) e brincam a ter ir almoçar que primeiro almoçam os mais novos e depois os mais velhinhos. Quem nao almoça sai até à 13:15. Das 14:00 as 16:00 sesta e â medida que vao acordando juntam-se ao grupo que brinca ate â hora do lanche que é as 17:00 e depois ate que os pais os venham buscar porque a creche so fecha as 19:30. Ha meninso que so vao de manha (como é ocaso do meu agora), outros vao almoçar a casa e voltam, e outros que fazem o dia todo.

                          Mas como as coisas podem ser diferentes porque como a Cristina eu estou em Espanha (mas numa autonomia diferente) e aqui no publico os miudos dormem ate aos 5 anos. Ou seja os de 3 e de 4, ja na escola infantil, ainda dormem.

                          Beijinhos
                          Rute
                          Ca me Aragao a escola publica seja creche ou infantil acaba as 16:30, maximo 16:45 tambem, por isso na creche optei por um privado que esta aberto tal horario das 7:30 as 19:30 e funciona em regime livre, sem turmas. Mas ja andei a ver publicas para a infantil (3, 4 e 5 anos) e tem serviço de ATL das 7:45 as 8:45, as 9:00 começam as aulas ate as 12:30, almoçam e as 13:40 os mais pequenos vao dormir enquanto os mais velhos tem actividades com um monitor e as 15:00 voltam todos as aulas. Dormem pouco mas dormem. Na escola aqui da zona depois das 16:30 ha actividades extracurriculares organizadas pela associaçao de pais (karate, hora do conto, dança).

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            Olha, o meu tem dois anos e qdo lhe pergunto o que fez nunca diz nada de jeito a não ser 'desenho' ...

                            Mas sei pela educadora que fazem muita coisa, ouvem histórias, cantam... e normalmente eu percebo pelas mãos, ou pela bata, que estiveram a pintar ou a mexer em plasticina...
                            À 5a feira, têm ginástica.

                            É curioso dizeres isso da bata limpa, pq ainda na última reunião dizia o prof de ginástica que se nos entregarem os miúdos tão limpos como os deixamos de manhã, devemos sempre desconfiar que a escola não esta a fazem o seu papel...
                            Carla Lopes


                            Comentar


                            • #15
                              Olá

                              A minha filha está na sala dos 3 anos. Têm actividades curriculares (com a educadora) de Inglês, Musica e Ginástica (cada uma no seu dia). Agora têm um livro de fichas "Vá de Roda" para irem fazendo durante o ano. Já começaram a recortar e pintam com lápis e marcadores. Tintas acho que ainda não usam muito, pelo menos em "modo livre". Cada mês têm um tema para estudar (este mês são os animais). Os trabalhos que trazem para fazer em casa são coisas muito pontuais (ainda só trouxeram uma folha de Outono para decorar). Fazem legos, brincam na cozinha, biblioteca, na garagem, por aí. Cantam e fazem coreografias das musicas. Mas qd eu lhe pergunto "o que fizeste hoje?" a resposta é: "eu já vou responder..." e fica por aqui.
                              De qualquer forma, o Infantário tem um Jornal mensal que manda para os pais por e-mail com o resumo das actividades do mês.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X