Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Será que é da escola??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Será que é da escola??

    A minha filha entrou em Setembro para a pré primária ( tem 4 anos). Ao principio foi um pouquinho complicado, mas depois melhorou e sei que ela gosta de lá estar.
    O problema tem haver com a fruta...Ela nunca quis comer outras frutas além de banana e maçã e na escola obrigam-na a comer a "outras frutas". A educadora falou comigo e eu concordei com o facto de insistirem com ela para comer "outras frutas", nem que fosse um bocadinho. O problema é que ela agora mal acorda diz-me logo que não quer ir para a escola porque elas lhe dão as "outras frutas".
    Depois de 2 anos e meio sem fralda, agora deu em fazer xixi à noite.
    No fim de semana não fez xixi. Ontem (Domingo) à noite começou logo a pedir-me para ir para o meu trabalho e que não queria ir para a escola por causa da fruta do almoço.
    Hoje acordou com xixi.
    Eu sei que há algo que a anda a incomodar mas não sei o quê. Já perguntei na escola a dizem-me que está tudo bem. Hoje falei com a directora e pedi-lhe para pararem de lhe dar as "outras frutas" para conseguirmos detectar se será isso, o causador do xixi nocturno. Ela responde-me a dizer que os pais vão nas manhas dos filhos e que acabam por ceder às chantagens dos filhos. Expliquei-lhe que não era nada disso, que eu até queria que a minha filha não soubesse que tinha sido eu a pedir para não dar a fruta, mas que é apenas para perceber se será desta "fixação" dela relativamente à outras frutas que origina os descuidos da noite.
    Não gostei nada do tom com que a directora me falou.
    Até o médico já me disse que é algo que a anda a incomodar/assustar e o ideal era perceber o quê. E é apenas isso que eu ando a fazer e sou acusada de "ceder à chantagem da criança".
    O meu marido já me anda a dizer que se o causador do xixi na cama é a escolinha, vamos tirá-la. É óbvio que eu não quero isso. Só quero perceber a razão e fiquei muito triste e desiludida por, em vez de ter apoio por parte da escola, ainda me criticam...

  • #2
    Sabes que a directora acaba por ter um pouco razão... se sempre que ela fizer qualquer camada de atenção tu reagires fazendo o que ela quer... ela apanha-te o ponto fraco e está feita a festa.

    No entanto, e neste caso em particular, acho que deviam parar por agora com as outras frutas e fazer (na escola e em casa) um trabalho de mentalização e de experimentar outras formas de lhe dar essas frutas de forma a ela se habituar e, sem choque, começar a comer!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Olá MBprincesa.
      Mas sabes, a ideia era não fazer grande alarido sobre isso. Ela não iria saber que foi a mãe que fez esse pedido, nem lá na escola falar sobre isso. Depois do almoço colocariam apenas a maçã ou banana para ela comer para verificar se a situação se mantinha. Apenas isso. Até agora sempre concordei em insistir com ela relativamente à outras frutas mas se o facto de a obrigarem a comer frutas diferentes faz com que ela faça xixi na cama e todos os dias à noite chore porque não quer ir para a escola por causa dessa situação, claro que prefiro que não lhe dêm a fruta.

      Comentar


      • #4
        Concordo contigo! Não se deve fazer grande alarido e insistir em algo que a manina não gosta não é definitivamente o caminho!
        Dou-te o meu exemplo, quando era miúda detestava a maioria das frutas (mas lá ia comemdo algumas) na escola obrigavam-me a comer... fiquei tão traumatizada que hoje em dia só como duas frutas: morangos a amoras!

        Temos que pensar que pode não ser finca pé da menina, ela pode mesmo não gostar!


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          No meu ponto de vista, se a criança se sente mal ao ponto de fazer xixi, é melhor parar com aquilo que a está a incomodar.
          Não é uma mera birra que dure durante o dia, é algo que se prolonga quando ela está a dormir.

          Tu é que és a mãe e portanto a directora não tinha nada de dizer o que disse.

          Experimenta ela não ser obrigada e ao fim de umas semanas , ves se a situação se regularizou.

          Comentar


          • #6
            Eu não concordo nada com a postura da directora. A mãe és tu, a mãe é que sabe e a pobre criança chegar ao ponto de fazer xixi na cama não me parece que seja uma birra. Dou-te o exemplo da minha mãe. Quando era pequena, assim da idade da tua filha comia muito bem uvas e maçãs mas não gostava de nenhuma das outras frutas. O meu avô cismou que ela devia comer melão, então vai de rechear as uvas com melão. Já não sei que fruta enfiava na maçã. O resultado foi simples, a minha mãe deixou de gostar de uvas e de maçãs e hoje em dia não há fruta nenhuma que ela coma. Mais do que uma birra, ela fica com os braços todos com pele de galinha quando come fruta. É mesmo qualquer coisa dela.. E a tua filha pode ser parecida. Acho que deves insistir para não a forçarem com as frutas na escola para ver se ela melhora.

            Comentar


            • #7
              Pois é mesmo isso que eu ando a notar, não é capricho da criança e muito menos eu estar a ceder à "chantagem" dela, como disse a directora. Chateou-me mesmo muito o comentário dela, o tom do comentário e o facto de eu lhe estar a explicar que seria uma situação experimental para verificar se será ou não isso, e ela me "despachar" dizendo que tem outro pai para atender e desligou o telefone. Parece-me que isto tem de ser falado pessoalmente...

              Comentar


              • #8
                Eu também teria ficado piursa!! acho que sim, que deves ir lá resolver isso para ver se resolves o problema da tua filha.

                Comentar


                • #9
                  Não acho a atitude da Directora a mais correcta.

                  Se a criança não gosta mesmo a ponto de ficar traumatizada não a devem obrigar porque vai ser pior.

                  Na salinha onde trabalho ( 3-5 anos) tenho 2 meninas que não conseguem comer iogurte sólido, não adianta insistir porque vão vomitar já fizemos a experiência e mesmo os pais nos disseram que em casa também não conseguem comer. Nos dias de iogurte damos fruta e fica o assunto resolvido sem que as crianças fiquem traumatizadas.

                  Com o tempo pode ser que ela se habitue a outro tipo de fruta, mas tem de ser devagarinho não pode ser obrigada senão não vai adiantar nada

                  Comentar


                  • #10
                    Ola!

                    Mas eu nao percebo porque raio ha de comer "outras frutas". Come fruta nao come? Entao pronto! Pelo menos enquanto nao enjoar e comer essas duas esta tudo bem. Acho bem que se ofereça. E quer quer, nao quer nao come!

                    Obrigar uma criança a comer quando recusa e ainda para mais por sistema é uma violencia. Se nao comece fruta nem salada, ainda poderiamos pensar que nao comia algo que lhe faria falta, mas se come! E se duas frutas diferente nao chegam, quantas sao as que deveria comer? 3,4 20? Qual é a base para dizer que nao pode comer so essas duas? Ah e ainda por cima nao sao mais umas frutas quaisqueres teem de ser as que o infantario decide dar aos meninos...

                    Ou seja se a tua filha para alem da banana e da maça, gostasse de jaca, araças, mirtilhos, groselhas, lima, physalis, kiwi gold e coco fresco gostaria de 10 frutas (se calhar até gosta porque escolhei frutas pouco comuns que possivelmente muitas nunca provou) será que eram suficientes' Ou o problema nao é só comer 2 frutas mas sim nao comer as frutas que alguem no gabinete decidiu que ela teria de comer?

                    Beijinhos
                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Sim, ela come maçã e banana.
                      Inicialmente, em casa, eu também insistia e ralhava com ela, mas apercebi-me que não valia a pena.Um dia, devido a eu insistir demasiado com ela, vomitou o jantar e a sopa que já tinha comido. Ou seja, por causa da insistencia de comer um pouco de fruta, acabou por ficar sem nada no estômago. Isso é bem pior.
                      Hoje voltei a falar nisso ( não com a directora que ela ainda não tinha chegado) e voltei a explicar o que se passava.
                      Custa-me imenso saber que ela adora a escola e todas as noites e manhãs que antecedem o dia de escola tenho de a ouvir chorar porque não quer ir para a escola porque lhes dão as "outras frutas".
                      Vou esperar para ver se ao acabar com as outras frutas também acaba o xixi na cama...

                      Comentar


                      • #12
                        Eu acho que fazes bem em falar novamente no assunto até este ser totalmente resolvido.
                        Se a menina não quer, não quer....
                        Um dia há-de comer.

                        Comentar


                        • #13
                          Realmente...

                          isto de insistir muito para que comam algo pode ser um pau de dois bicos! Porque eles embirram com uma coisa, mas isso passa com a idade. Obrigar a comer, acho uma violencia terrivel. Era o mesmo que me obrigarem agora a comer dobrada, blarrghh!

                          acho que, como em tudo, tem de haver equilibrio e compreensao. Eu tento que o meu filho coma lulas, e vejo que ele ate se esforça por comer, mas logo vem os vomitos. Nao insisto mais nesse dia, outro dia tenta-se...

                          acho que tambem devemos respeitar os gostos da criança e aqui parece-me o caso.

                          Comentar


                          • #14
                            Se a directora não mudar de ideias, levas um documento do médico dizendo isso mesmo! O que será que ela fará?
                            Acho uma violência obrigarem a menina a comer as outras frutas se não gosta...

                            Comentar


                            • #15
                              Claro que não será necessário isso. A directora pode ter tido esse comentário triste, mas é obvio que quem decide são os pais. Eu já dei essa indicação e ela ontem veio toda contente da escola a dizer que a fruta foi maçã.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X