Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

creche ou avó?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    olá eu acho que faz bem ás crianças irem para o infantário, faz-lhes bem para o desenvolvimento social e para aprenderem a ter regras que em casa dos avós quase nunca há. É claro que nos custa mais deixar-mos o nosso filho com estranhos do que com os avós. Esperando sempre que eles sejam bem tratados
    Lara a minha vida sem ti não fazia sentido, Adoro-te filha

    Comentar


    • #17
      Boa tarde, sei que este tópico já tem algum tempo e nesta altura já tomaste a tua decisão, mas mesmo assim resolvi escrever.

      Não te vou dar opinião, apenas falar da minha experiência.

      Tenho dois filhos e não tenho ninguém suficientemente perto, por isso por volta dos 4 / 5 meses entraram para a cresce. São crianças felizes, sociáveis e gostam da escola, é raro ficarem a chorar. Para mim, principalmente na primeira filha (que hoje está com 3 anos e 10 meses), tive muitas dúvidas principalmente até aos 2 anos que é quando começam a conseguir exprimir-se. A partir dessa idade já interagem muito uns com os outros e o colégio foi muito benéfico para ela. Ele só agora é que vai fazer os 2 anos por isso vou ver se é igual. Até essa idade eles estão 'num sítio', o que querem é que os tratem bem e que os distraiam com mil coisas. No meu caso a escola conseguiu esses propósitos e estou satisfeita.

      Comentar


      • #18
        n vou deixar a minha opinião mas sim a minha experiência, tenho uma filha q vai fazer 8 anos esteva com a avó até aos 3 anos, adaptou-se muito bem na escolinha desde o 1º dia, nunca xorou para ficar, aliás os miudos q já lá estavam desde bébés é q xoravam, é uma miuda muito social com muitos amigos e agora na escolinha é das melhores da sala, tenho um menino agora com 25 meses, e está na avó tb e vai continuar mais um ano, é um miudo muito alegre, sociavel e divertido, brinca com os outros meninos e partilha os seus brinquedos, sinceramente nunca axei q lhes fizesse falta a escola antes dos 3 anos, há! e são muito saudáveis, passei á frente montes de viroses desnecessárias, a partir dos 3 anos o nosso sistema imunitário está completamente formado e mesmo q apanhem as viroses já lidam com elas de outra forma!
        claro q eu, o meu marido e os meus sogros sempre nos sentimos bem com esta situação, e sempre respeitaram as minhas orientações!
        deve ser diferente teres a sogra em casa, eu levo-os a casa dela!
        mas tb n entres em streess pois qq q for a tua decisão és mãe de certeza q é a mais certa!
        só quis deixar o meu testemunho!



        Comentar


        • #19
          Já agora, dou a minha opinião. Acho que tudo depende das crianças e das famílias. A minha filha tem 2 anos e continua a ficar em casa. Fica uns dias com o meu pai, outros com a minha sogra, outros com a minha mãe e o meu pai e outros com o papá. É uma miúda extremamente sociável e está tão desenvolvida em termos de linguagem e outras competências como as que andam na creche. A própria pediatra disse que basta ela ir para a creche com 3 anos. A única coisa que noto é que, com muitos miúdos da idade dela, é talvez a mais ingénua e não reage de forma tão bruta como outros miúdos, o que é positivo. Os meninos que andam na creche não são mais violentos, claro, mas estão mais habituados a ter de se defender e de se impor no meio da confusão.
          se a minha filha estivesse só com a minha sogra, é provável que já andasse na creche, porque a minha sogra tem uma escolaridade mais baixa e não puxa tanto por ela em certas áreas. Entre todos os avós, ela faz imensas coisas que não fazem na creche (quantas crianças na creche vão buscar ovos às galinhas ou ver coelhinhos acabados de nascer, por exemplo?). Apesar de já ter ouvido uns recados, como vejo a minha filha feliz, só vai para a escola aos 3 anos. Curiosamente, ela já pede para ir à escola, porque o pai e a avó são professores e ela sabe que eles vão para a escola. Acho que há-de ir feliz da vida para o infantário.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #20
            Já agora, dou a minha opinião. Acho que tudo depende das crianças e das famílias. A minha filha tem 2 anos e continua a ficar em casa. Fica uns dias com o meu pai, outros com a minha sogra, outros com a minha mãe e o meu pai e outros com o papá. É uma miúda extremamente sociável e está tão desenvolvida em termos de linguagem e outras competências como as que andam na creche. A própria pediatra disse que basta ela ir para a creche com 3 anos. A única coisa que noto é que, com muitos miúdos da idade dela, é talvez a mais ingénua e não reage de forma tão bruta como outros miúdos, o que é positivo. Os meninos que andam na creche não são mais violentos, claro, mas estão mais habituados a ter de se defender e de se impor no meio da confusão.
            se a minha filha estivesse só com a minha sogra, é provável que já andasse na creche, porque a minha sogra tem uma escolaridade mais baixa e não puxa tanto por ela em certas áreas. Entre todos os avós, ela faz imensas coisas que não fazem na creche (quantas crianças na creche vão buscar ovos às galinhas ou ver coelhinhos acabados de nascer, por exemplo?). Apesar de já ter ouvido uns recados, como vejo a minha filha feliz, só vai para a escola aos 3 anos. Curiosamente, ela já pede para ir à escola, porque o pai e a avó são professores e ela sabe que eles vão para a escola. Acho que há-de ir feliz da vida para o infantário.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
              Já agora, dou a minha opinião. Acho que tudo depende das crianças e das famílias. A minha filha tem 2 anos e continua a ficar em casa. Fica uns dias com o meu pai, outros com a minha sogra, outros com a minha mãe e o meu pai e outros com o papá. É uma miúda extremamente sociável e está tão desenvolvida em termos de linguagem e outras competências como as que andam na creche. A própria pediatra disse que basta ela ir para a creche com 3 anos. A única coisa que noto é que, com muitos miúdos da idade dela, é talvez a mais ingénua e não reage de forma tão bruta como outros miúdos, o que é positivo. A minha era igual, mas após um ano de pré-escola já aprendeu Os meninos que andam na creche não são mais violentos, claro, mas estão mais habituados a ter de se defender e de se impor no meio da confusão.
              se a minha filha estivesse só com a minha sogra, é provável que já andasse na creche, porque a minha sogra tem uma escolaridade mais baixa e não puxa tanto por ela em certas áreas. Entre todos os avós, ela faz imensas coisas que não fazem na creche (quantas crianças na creche vão buscar ovos às galinhas ou ver coelhinhos acabados de nascer, por exemplo?)Ah pois! A minha também calça os botins e vai para a terra com a avó! Muitas vezes é ela qum nos lembra de regar os legumes que foram semeados!. Apesar de já ter ouvido uns recados, como vejo a minha filha feliz,e isso é que é o mais importante acima de tudo! só vai para a escola aos 3 anos. Curiosamente, ela já pede para ir à escola, porque o pai e a avó são professores e ela sabe que eles vão para a escola. Acho que há-de ir feliz da vida para o infantário.No 1º dia da pré da minha filha, eu fiquei à porta a vê-la brincar, quando ela vem ter comigo e diz-me: "então mãe, não vais embora?? LOL
              Comentei em cima a bold.

              Como eu e muitas mães já referiram, nestes casos não há um certo nem um errado! Há que adaptar as medidas consoante a criança e o meio em que está inserida...




              Realizando os meus sonhos...

              Comentar


              • #22
                Olá

                A minha filha esteve comigo até aos 19 meses, momento em que foi para a creche. Não tinha a opção de a por com os meus pais - que ainda trabalham, e penso que não teriam muita paciência para educar mais uma criança , e nem pensei em po-la com a minha sogra, apesar da disponibilidade, porque simplesmente sei que ela faria o oposto do que eu quero, só porque lhe apetece.

                Custou-me imenso. Ela, que é muito extrovertida, muito muito enérgica, nunca estranhou ninguém, se lhe estenderem a mão lá vai ela (um perigo!), chorou imenso durante quase um mês. Eu deixava-a lá 1 hora, depois 2, depois até ao almoço, até ficar um dia inteiro... Demorou um mês a adaptar-se, e não estava muito feliz nessa adaptação. A creche é muito boa, as educadoras são carinhosas e pacientes, mas é um ambiente estranho e diferente de estar em casa com a mãe. Mas o pior foram as viroses. Uns 4 meses delas, uma semana bem, uma semana em casa, muitos antibióticos, muita febre e eram tão complicadas que eu apanhei algumas e só me curei completamente em Abril... Apanhámos uma gripe horrível com febre alta, passámos o natal e ano novo em casa enroladas numa manta, demorou 1 mês a passar... E eu não adoeço com facilidade, mas os virus da creche são poderosos...
                A pediatra só me perguntava se ela tinha mesmo de estar na creche, se não havia alternativa, que ela não estava "preparada" e era bastante sensível...

                Depois da primavera tudo correu bem, e agora depois das férias estava à espera que ela chorasse um bocadinho no regresso à creche, qual quê, estava cheia de saudades, entrou a correr! Mas ela agora tem 2 anos e meio...

                A minha experiência não foi a melhor ao ano e meio, portanto. Também apanhámos um Inverno tramado, mas depende muito da dimensão da creche, do número de crianças, e da paz de espírito que tê-la na creche te poderá trazer... Mas prepara-te para uns dias em casa, principalmente no Outono/Inverno...

                Beijinhos e boa sorte para a tua decisão!


                Comentar


                • #23
                  Olá,
                  Quando tive o Afonso as duas avós trabalhavam, foi aos 5m para a escolinha. Teve inúmeros problemas de saúde, pricipalmente bronquiolites de repetição, tanto que hoje é asmático. Felizmente, controlado. Tem alergias, o mal não veio todo dos contágios e/ou humidades...
                  Agora tenho uma bebé de 2m, quase 3m, a minha mãe faleceu e a minha sogra está em casa. Ela vai para a escolinha. Como a escolinha tem duas instalações distintas, agora de início vai para a mais recente, sofreu obras há pouquíssimo tempo, e fica mais longe do mar (embora a minha casa fique tão perto quanto a escolinha do Afonso...). Mas a ideia é transferi-la para a do irmão após os primeiros tempos, quando são mais frágeis.
                  A minha sogra não interfere na relação com o meu marido, mas já me deu umas respostas desagradáveis... No que toca ao Afonso, em questões de saúde, foi negligente duas vezes, que eu saiba... Uma vez desautorizou-me e foi com ele andar de autocarro num dia muito frio e de nevoeiro cerrado quando ele tinha crises respiratórias constantes, depois de lhe ter dito para ficarem em casa. O objectivo era diversão, não ia a nenhuma consulta ou compromisso.
                  Outra vez, em Março último, ele tinha perto de 40ºC de febre, quando a temperatura ambiente também estava a 30ºC e tal graus, quando o fui buscar estava a arder em febre, mesmo com medicação cerrada porque estava tapado com uma manta polar! E porquê? Porque ele quis... E quem é o adulto?! (pelos vistos ninguém!...).
                  Assim, sem ser preciso haver muita conversa, increver a menina no berçãrio foi uma coisa natural. Vai aos 5m e pouco, como o maninho, para fazer a adaptação e quando eu começar a trabalhar, aos 6m, ficará a tempo inteiro.
                  Serei eu a ir levar e buscar, felizmente sou funcionária pública com horário fixo normal, nessa altura reduzido, pelo que terei a benesse de estar em casa entre as 16.30h, 17h com os meus 2 filhos. Claro que nem tudo são rosas, o meu marido é bancário e está numa agência com horário alargado, pelo que nunca chega antes das 19.30h, geralmente mais tarde, em dias de reunião ou muito movimento já chegou às 21h... Terei de dar banos, fazer jantar, dar atenção aos 2, com 5 anos de diferença, e ainda preparar o dia seguinte...
                  Ser mãe é assim, não?!...
                  Já fugi ao tema, mas basicamente acho que podes colocá-la na creche e - se optarem por isso - as avós irem buscar a menina alternadamente com vocês, e assim acabas por não cortar por completo, satisfazendo todas as partes...

                  Bjs, boa sorte,
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #24
                    Olá.
                    Obrigada pelas vossas opiniões e testemunhos.

                    Optei por pô-la na creche. Começou a semana passada por isso ainda é cedo para tirar conclusões. Como ainda se está (ou melhor, estamos) a adaptar-se às vezes chora e agarra-se a mim quando a deixo o que me deixa desfeita mas sei também, que é normal nesta fase...espero que se adapte rapidamente!! No entanto ela às vezes também, faz birra quando fica com os avós, ou com o pai ou até comigo quando o pai vai embora...será também da idade/uma fase?

                    Mas até agora estou satisfeita com a creche que tem a vantagem de ser perto de casa (e o emprego não é longe). E felizmente tenho a sorte de ter um horário que me permite ir buscá-la cedo (depois do lanche) e ainda fazer algum programa com ela. Quando for necessário, as avós podem sempre ir buscá-la e assim, não tem que ficar mais horas no infantário. Descartei a hipotese de uns dias ficar com a avó e outros na creche porque se calhar isso ia dificultar a adaptação e rotina na creche, mas é algo que pode acontecer ocasionalmente, ou à 2ª ou 6ª, logo se verá... Aliás, com as doenças, se calhar vai ter mesmo que ficar em casa várias vezes!!

                    Preocupa-me é saber se ela fica satisfeita quando lá está, se gosta...como sabemos?
                    Em casa parece-me normal, bem-disposta e enérgica como sempre foi, não noto diferenças. No sono está igual ao que já era.

                    Mas ainda é cedo para avaliações, certo?

                    Comentar


                    • #25
                      Olá,

                      Parece-me que tens tudo muito bem organizado, o que é óptimo!

                      Sabes quando algo não está bem porque ficam tristes, medrosos, assustam-se com facilidade, não dormem bem... mudanças drásticas de comportamento.
                      e o teu instinto de mãe... ajuda muito

                      Ainda é cedo para avaliares, mas parece que o 1º obstáculo (que é a adaptação inicial) está a ser muito bem ultrapassado.

                      Vais ver que vai correr bem!


                      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                      Comentar


                      • #26
                        [QUOTE=lightshadow;2625489]Olá

                        A minha experiência não foi a melhor ao ano e meio, portanto. Também apanhámos um Inverno tramado, mas depende muito da dimensão da creche, do número de crianças, e da paz de espírito que tê-la na creche te poderá trazer... Mas prepara-te para uns dias em casa, principalmente no Outono/Inverno...

                        QUOTE]

                        A creche onde ela está é do género familiar, pequena com poucas crianças por exemplo, na sala dela são só 6 (costumam ser mais, não é?). Até agora estou a gostar do pessoal, parecem carinhosas e atentas. Mas para todos os efeitos, ainda são pessoas estranhas...espero que a adaptação seja mais rápida.

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por SRock Ver Mensagem
                          Olá.
                          Obrigada pelas vossas opiniões e testemunhos.

                          Optei por pô-la na creche. Começou a semana passada por isso ainda é cedo para tirar conclusões. Como ainda se está (ou melhor, estamos) a adaptar-se às vezes chora e agarra-se a mim quando a deixo o que me deixa desfeita mas sei também, que é normal nesta fase...espero que se adapte rapidamente!! No entanto ela às vezes também, faz birra quando fica com os avós, ou com o pai ou até comigo quando o pai vai embora...será também da idade/uma fase?

                          Mas até agora estou satisfeita com a creche que tem a vantagem de ser perto de casa (e o emprego não é longe). E felizmente tenho a sorte de ter um horário que me permite ir buscá-la cedo (depois do lanche) e ainda fazer algum programa com ela. Quando for necessário, as avós podem sempre ir buscá-la e assim, não tem que ficar mais horas no infantário. Descartei a hipotese de uns dias ficar com a avó e outros na creche porque se calhar isso ia dificultar a adaptação e rotina na creche, mas é algo que pode acontecer ocasionalmente, ou à 2ª ou 6ª, logo se verá... Aliás, com as doenças, se calhar vai ter mesmo que ficar em casa várias vezes!!

                          Preocupa-me é saber se ela fica satisfeita quando lá está, se gosta...como sabemos?
                          Em casa parece-me normal, bem-disposta e enérgica como sempre foi, não noto diferenças. No sono está igual ao que já era.

                          Mas ainda é cedo para avaliações, certo?
                          O meu pequenito entrou agora para a creche. Foi aos 20 meses.
                          Até agora sempre esteve em casa comigo, raramente ficou com outras pessoas por isso estava muito ligado a mim. Como não há crianças da idade dele na familia/amigos também não sabia o que isso era.
                          Adaptou-se lindamente e como é que eu sei que ele gosta de lá estar?
                          Ainda hoje de manha ia caladinho no carro (tinha acordado muito cedo) mas quando eu estacionei à porta da creche ele quase que saltava dentro do carro, saiu disparado e lá ficou sem chorar.
                          Acredita que é fácil tu perceberes quando eles não estão bem, confia no teu instinto de mãe!

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por SRock Ver Mensagem
                            A creche onde ela está é do género familiar, pequena com poucas crianças por exemplo, na sala dela são só 6 (costumam ser mais, não é?). Até agora estou a gostar do pessoal, parecem carinhosas e atentas. Mas para todos os efeitos, ainda são pessoas estranhas...espero que a adaptação seja mais rápida.
                            Isso é óptimo. Na "nossa" creche são 10 crianças por sala para 2 educadoras, e às vezes têm "visitas" e estão lá 12, 13... :/

                            Espero que corra tudo muito bem!

                            Beijinhos!


                            Comentar


                            • #29
                              Olá

                              Passados quase 4 meses, não estou arrependida da decisão de a pôr na creche.

                              Durante os primeiros meses choramingava para sair do meu colo e ficar na creche, umas vezes mais que outras (apesar de que mal me deixava de ver, calava-se) mas agora já o faz menos vezes. Mas quando a vou buscar à tarde, está sempre bem disposta e o difícil é sair de lá, quer sempre ficar a brincar mais um bocado, a mostrar-me tudo e beijinhos e abraços aos coleguinhas e auxiliar o que me parece indicar de que gosta de lá estar.

                              Gosta muito de levar brinquedos dela para lá, isso significa que quer levar um bocado de "casa" para lá, para se sentir mais segura, será? Mas isso é normal, não é?

                              De resto, em termos de comportamento e desenvolvimento parece-me estar muito bem, principalmente na fala, já tem um enorme vocabulário e "fala" pelos cotovelos ;-) Quando pergunto pela escolinha e pelos colegas e educadora/auxiliares, reage bem, diz o nome deles e lá à maneira dela gosta de dizer o que fizeram e cantaram...

                              Parece-me que está a ser muito positivo o contacto com outras crianças, em vários aspectos.

                              Quanto à parte das doenças temos tido sorte porque não tem sido muito diferente do Inverno passado em que ela estava em casa. Apesar de um nariz de vez em quando mais ranhoso e alguma tosse praticamente só faltou 2 dias à escolinha por estar doente.

                              Quanto às avós, vêm-na todas as semanas, uma ou mais tardes e/ou fins-de-semana...

                              Ou seja, no geral o saldo é positivo...(na conta bancária é que fica menos... )

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por SRock Ver Mensagem
                                Olá

                                Passados quase 4 meses, não estou arrependida da decisão de a pôr na creche. Inda bem!

                                Durante os primeiros meses choramingava para sair do meu colo e ficar na creche, umas vezes mais que outras (apesar de que mal me deixava de ver, calava-se) mas agora já o faz menos vezes. Mas quando a vou buscar à tarde, está sempre bem disposta e o difícil é sair de lá, quer sempre ficar a brincar mais um bocado, a mostrar-me tudo e beijinhos e abraços aos coleguinhas e auxiliar o que me parece indicar de que gosta de lá estar. Sem dúvida!

                                Gosta muito de levar brinquedos dela para lá, isso significa que quer levar um bocado de "casa" para lá, para se sentir mais segura, será? Mas isso é normal, não é? completamente normal. A minha ainda hoje faz isso. Para mostrar aos amigos e para brincar com os amigos com os seus brinquedos. A própria educadora incentiva para que habituem a partilhar

                                De resto, em termos de comportamento e desenvolvimento parece-me estar muito bem, principalmente na fala, já tem um enorme vocabulário e "fala" pelos cotovelos ;-) Quando pergunto pela escolinha e pelos colegas e educadora/auxiliares, reage bem, diz o nome deles e lá à maneira dela gosta de dizer o que fizeram e cantaram... Tudo sinais de que está bem

                                Parece-me que está a ser muito positivo o contacto com outras crianças, em vários aspectos.

                                Quanto à parte das doenças temos tido sorte porque não tem sido muito diferente do Inverno passado em que ela estava em casa. excelente! É rija Apesar de um nariz de vez em quando mais ranhoso e alguma tosse praticamente só faltou 2 dias à escolinha por estar doente.

                                Quanto às avós, vêm-na todas as semanas, uma ou mais tardes e/ou fins-de-semana...

                                Ou seja, no geral o saldo é positivo...(na conta bancária é que fica menos... o grande mal das escola.....)

                                respondi na mensagem! espero que continuem a correr tudo bem!


                                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X