Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mudança de escolinha (adaptação)

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mudança de escolinha (adaptação)

    Olá

    A minha pequenina vai agora mudar de escolinha e estou com dúvida sobre como deve decorrer a adaptação. Já fomos à escolinha nova com ela duas vezes nas nossas férias (durante meia horita)e ela esteve entretida no parque embora não tenha sido muito receptiva aos novos amiguinhos.

    Agora voltou de férias à escolinha antiga (pois na nova só começa a 1), e começou a não querer ficar e a chorar. Embora possa ser do regresso, (ou de outras coisas como terem mudado a educadora dela sem nada dizer...) começo a ficar com receio de como vai ser a reacção dela na nova escolinha. Ainda mais que a partir de agora vai começar a ir de autocarro e até agora era eu que a levava.

    Alguém tem experiências para partilhar? Eu tirei dois dias para a acompanhar, mas também não sei se será a melhor opção andar muito por perto.

    Obrigada


    Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

  • #2
    Olá linda,

    Não sei como ajudar, se não dizer-te que estou a torcer para que tudo corra da melhor forma!
    Acho que a nós nos faz mais confusão do que a eles. Eles arranjam amigos com muita facilidade, e não estranham tanto a novidade.

    Mesmo não mudando de escola, todos os anos mudam de sala, educadora e às vezes amiguinhos, por isso não vale a pena stressar. E o choro é bem característico do regresso à escola, depois de ter estado tanto tempo com os pais.

    Beijinhos para as duas
    "Mãe, o amor é colo"





    Comentar


    • #3
      Olá Veneza

      Isso é bem verdade. Na escolinha dela (actual) quase todos os anos mudam de educadoras, e alguns meninos vão saindo e entrando. Entretanto, ela já nem vai para aquela escolinha onde foi fazer adaptação, porque milagrosamente entrou numa IPSS em que estava inscrita há milénios e nós já nem tínhamos qualquer esperança.

      Acho que eu é que tenho mais dificuldade em lidar com estas emoções todas. Entretanto hoje, ainda na escolinha antiga estavam dois meninos a chorar e ela ficou a sorrir. É uma marota!

      Obrigada pela tua resposta. És uma querida!

      Bjs para ti e para o Afonso


      Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

      Comentar


      • #4
        Olá!
        A minha também vai mudar de escolinha este ano e só de pensar no sufoco que foi o ano passado (entrou no infantário pela primeira vez. Tinha 2 anos), fico com um ansiedade alucinante...Foi horrível a adaptação dela...Agarrava-se ao meu pescoço e dizia-me baixinho ao ouvido, com as lágrimas a cairem-lhe: fica só mais um cainho mamã....Tudo passou ao fim de uma semana. E depois era uma loucura ir para a escolinha, claro! Adorava. Só posso esperar que este ano seja melhor...
        De qualquer forma, o que eu te queria dizer era que sim, acho necessário, a meu ver, estarmos por perto nos primeiros dias. Na minha opinião, eles precisam (alguns, claro...não são todos iguais. Há uns mais independentes...) de sentir que estamos lá caso precisem, que aparecemos se as coisas não correrem conforme deveriam, que estamos a olhar por eles, mesmo não estando lá, para poderem assim ganhar confiança suficiente para poderem ultrapassar este momento, que também é ou poderá ser, doloroso para eles.
        Se for preciso, estás disponível, se não for, ela também não vai saber que tiraste dois dias de férias só para isso... Se ficares mais descansada assim, é porque de certo será a melhor forma para todos se adaptarem a mais esta mudança nas vossas vidas!
        Boa sorte!

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por JGoncalves Ver Mensagem
          Olá!
          A minha também vai mudar de escolinha este ano e só de pensar no sufoco que foi o ano passado (entrou no infantário pela primeira vez. Tinha 2 anos), fico com um ansiedade alucinante...Foi horrível a adaptação dela...Agarrava-se ao meu pescoço e dizia-me baixinho ao ouvido, com as lágrimas a cairem-lhe: fica só mais um cainho mamã....Tudo passou ao fim de uma semana. E depois era uma loucura ir para a escolinha, claro! Adorava. Só posso esperar que este ano seja melhor...
          De qualquer forma, o que eu te queria dizer era que sim, acho necessário, a meu ver, estarmos por perto nos primeiros dias. Na minha opinião, eles precisam (alguns, claro...não são todos iguais. Há uns mais independentes...) de sentir que estamos lá caso precisem, que aparecemos se as coisas não correrem conforme deveriam, que estamos a olhar por eles, mesmo não estando lá, para poderem assim ganhar confiança suficiente para poderem ultrapassar este momento, que também é ou poderá ser, doloroso para eles.
          Se for preciso, estás disponível, se não for, ela também não vai saber que tiraste dois dias de férias só para isso... Se ficares mais descansada assim, é porque de certo será a melhor forma para todos se adaptarem a mais esta mudança nas vossas vidas!
          Boa sorte!
          Sim, acho que tens razão.

          Obrigada pela força e força também. Vai correr bem, já são umas mulherzinhas


          Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

          Comentar


          • #6
            Olá!

            Penso que deves falar muito com ela para começar a interiorizar a mudança, porque a apesar de ter 2 anos já entende muita coisa. A minha sobrinha também mudou de infantário aos 2 anitos e correu bem,porque a minha irmã explicou-lhe tudo e foi com frequência ao novo infantário.
            Quanto a ter chorado na escola depois de ir de férias, todas nós gostariamos de estar sempre de férias.

            Tenho uma menina com 4 meses e em Outubro tem de ir para a creche. Vai ser dificil deixar a minha filha ao cuidado de pessoas desconhecidas.
            Ainda não escolhi o infantário onde a vou inscrever. Podiam-me dar referências sobre creches na zona de algés?
            Ana Teresa

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Ana Rola Ver Mensagem
              Olá!

              Penso que deves falar muito com ela para começar a interiorizar a mudança, porque a apesar de ter 2 anos já entende muita coisa. A minha sobrinha também mudou de infantário aos 2 anitos e correu bem,porque a minha irmã explicou-lhe tudo e foi com frequência ao novo infantário.
              Quanto a ter chorado na escola depois de ir de férias, todas nós gostariamos de estar sempre de férias.

              Tenho uma menina com 4 meses e em Outubro tem de ir para a creche. Vai ser dificil deixar a minha filha ao cuidado de pessoas desconhecidas.
              Ainda não escolhi o infantário onde a vou inscrever. Podiam-me dar referências sobre creches na zona de algés?
              Sim, já comecei a falar com ela. Mas nunca se sabe a reacção. É esperar pelo melhor.

              Em Algés não conheço nada, mas sugiro-te que abras um tópico com essa referência depois de pesquisares se não haverá já algum com essa informação como por exemplo, a lista de creches que é logo o primeiro.

              Boa Pesquisa e obrigada


              Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

              Comentar


              • #8
                É mesmo assim! Todas gostariamos de ficar sempre de férias!! LOL!
                Eu desde o início das férias que fui lembrando a miha filha que depois das férias o papá vai trabalhar, a mamã vai trabalhar e ela vai para a escolinha! Uma escolinha nova, onde já nem se dorme de tarde, é só para brincar com os amigos!...espero que resulte!

                Comentar


                • #9
                  O Afonso também vai mudar, mas penso não haver problemas porque está entusiamado, vai para a pré pública, a escolinha dos grandes...
                  Tenta motivá-la com as coisas boas da escola nova, fazendo uma espécie de lavagem cerebral antecipada, e quando for mesmo, motiva ainda mais, diariamente, com o que fez. Pergunta sempre que actividades foram feitas e elogia a menina, diz-lhe que é bom e giro, que ela está a crescer, enfim...
                  Se for difícil não te preocupes, há crianças mais resistentes à mudança que outras, vais vêr que é uma questão de tempo, vai fazendo diariamente a tua parte, que ela fará dela, adptando-se, vais vêr!!

                  Bjs, boa sorte!
                  carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #10
                    A coisa está a correr bem acho! Ontem fui levá-la e ela só chorou no refeitório quando viu tantos meninos juntos (até a mim me fez confusão, confesso). Pelo que sei comeu bem, brincou e até diz que uma determinada menina é muito amiga dela .

                    Hoje já vim trabalhar e ela chorou um bocadinho para entrar na carrinha, mas quando se sentou acalmou.

                    Acho que mesmo assim o pior vai ser o desfralde que está a decorrer ao mesmo tempo.

                    Não há-de ser nada.


                    Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

                    Comentar


                    • #11
                      Melhor assim!
                      Estás a desfraldar agora?! Isso é que é coragem!! Mas se está a correr bem a adptação e o tempo a ficar menos chuvoso, vai correr bem també!!

                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #12
                        Que remédio! Na escolinha querem (não era suposto ela ter entrado nesta).

                        Ela tinha o desfralde praticamente feito em Julho, mas teve prisão de ventre e associou o bacio às dores no rabito e regrediu...

                        Vamos ver como corre.


                        Madrinha: monicaamaro Afilhada: Moongi

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X