Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Inglês na sala dos 3 anos - sim ou não?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inglês na sala dos 3 anos - sim ou não?

    Olá

    Precisava da ajuda dos pais mais experimentes, p.f.
    Este ano a minha filha foi para a sala dos 3 anos e há a possibilidade de a inscrever em aulas de inglês (pagando à parte). A minha questão é se será útil ter estas aulas tão cedo. Mal sei que não fará, mas se começar com o inglês só na sala dos 5 (antes da primária) será uma grande diferença?
    Agradeço se me puderem dar as v/ opiniões, para me poder decidir.

    Obg.
















    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 114

  • #2
    Acho que esse assunto é um bocadinho subjectivo e, a meu ver, depende muito da criança. Eu não inscrevi o meu no ano passado mas estou a pensar inscrevê-lo este ano. Não o fiz no ano passado porque achei que ele ainda nem português falava como deve ser, não fazia sentido estar já a insisitir com o inglês. No entanto, a meio do ano ele começou a falar nisso, que o amigo X e o Y tinham inglês e ele não, por isso este ano vou inscrevê-lo. E acho que fiz bem em esperar porque este ano, para além de já falar pelos cotovelos e relativamente bem, também já o noto mais maduro e com maior capacidade de concentração.

    Comentar


    • #3
      Olá!

      A minha filhota não teve essa possibilidade mas se tivesse tido eu inscrevi-a.
      A aprendizagem de linguas desde pequenos é fácil e natural.
      Eles próprios têm uma grande curiosidade. A Minha filhota repete (atabalhoadamente) muitas vezes palavras em inglês e depois pergunta "é inglês não é?".
      Se começar mais tarde não é drama nenhum... aprende na mesma!
      Porque não tentas perceber se muitos meninos vão estar inscritos. Se forem poucos ela própria não vai sentir muita motivação...


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #4
        O meu filho começou a ter inglês aos 3 anos. Não aprende a falar, como é óbvio, eu acho que é mais para terem algum contacto com outra língua e aprendem a dizer as cores e mais algumas palavras. Há várias teories sobre a utilidade (ou não) da aprendizagem de várias linguas em simultâneo, mas a verdade é que os miudos em tenra idade têm uma maior capacidade de absorverem duas ou três linguas ao mesmo tempo. Acho que acaba por ser uma opção pessoal e até uma opção financeira.

        Comentar


        • #5
          O meu começou este ano(com 4) e no 2º dia ja dizia "Hello!Good morning!"
          Eu fiquei de boca aberta!!
          Além do Portugues ,ele tem a lingua oficial do Pais Basco (Euskera) e o Espanhol.
          Começou aos 2 anos com 3 linguas diferentes,neste momento esta com 4 linguas e está a aprender bem.

          Comentar


          • #6
            Tudo depende de como o inglês é ensinado. Se for por uma pessoa sem conhecimentos em ensino precoce de línguas, que vai para lá ensinar umas palavras soltas, mal não faz, mas tb benefícios são poucos. Pode ser divertido (ou não), e é só.

            Comentar


            • #7
              Sim!!!É o meu voto
              O meu filho tem inglês desde o ano passado, portanto tinha 3 anos.
              Já o ano passado, na praia estava junto a umas crianças inglesas cujos pais, se despediram ao que ele igualmente respondeu " Bye-bye"(mas isso fui eu que lhe ensinei). Achámos um piadão.
              Nunca nos conta o que aprende, mas há pouco tempo, começou a contar até 10 em inglês(não sabíamos que ele sabia)...
              Este ano, obviamente vai continuar com o inglês.
              Se o teu filho não for, não é um drama logicamente(aprenderá mais tarde), mas julgo que é muito bom, tendo em conta a tenra idade, que lhes permite(já!), assimilar muito bem coisas novas.
              Não estou nada arrependida.
              Boa decisão.

              Comentar


              • #8
                O meu filho faz 3 anos em Dezembro e este ano lectivo já vai ter inglês. Não foi opção, a língua faz parte do programa para todos os meninos.
                Fui, durante dois anos, professora de inglês nas AEC's do ensino básico e a maior parte dos meninos não sabia nada de inglês. Não acho que tenha que haver uma obrigatoriedade em aprender a língua antes do 1º ano, mas se existe essa opção acho que deve ser considerada.
                No ano passado ensinei algumas palavrinhas em inglês ao meu filho e ele aprendeu-as com facilidade. Aliás, ele cantava "head, shoulder, knees and toes" melhor do que alguns dos meus alunos LOL
                Beijinhos
                "Mãe, o amor é colo"





                Comentar


                • #9
                  A minha filha esteve em casa até agora e ia uma vez por semana a aulas de Inglês desde os 2 anos: diz algumas coisas, todas as palavras que aprendemos pode não saber dizer, mas se eu disser em Inglês, ela traduz e divertia-se. O objectivo não era ela aprender Inglês, era ter contacto com uma "sala de aula" e acabámos por ver que ficou lá dentro alguma coisa.

                  Se houver condições financeiras, acho benéfico.

                  Enquanto estudava na faculdade, trabalhei num ATL e dei aulas de Inglês a crianças de 3, 4 e 5: são autênticas esponjas, absorvem tudo. Se não praticarem, a aprendizagem não é visível, mas tenho a certeza que fica lá algo que será despertado quando voltarem a ter aulas.




                  Comentar


                  • #10
                    A minha opinião é que sim, a minha filha tem desde os 3 anos
                    Nestes idades os cérebros deles são autenticas esponjas e é muito mais fácil eles adquirem conhecimentos de uma 2ª língua
                    Mas na escola dela faz parte das actividades curriculares

                    Comentar


                    • #11
                      A minha resposta é sim, absolutamente! Contudo, se estiveres indecisa e achares melhor ele começar só aos 4, a diferença efectiva é pouca.
                      Está atenta à forma como o Inglês é dado e se é feito por alguém com experiência ou formação na área do ensino precoce de línguas porque faz toda a diferença no resultado.
                      O ensino precoce de línguas é, como se sabe, muito vantajoso, não só em termos de assimilação mas também devido a questões da própria plasticidade e articulação dos sons que permitirá no futuro um native, ou pelo menos near native accent (basicamente o sotaque nativo ou aproximado que é como que o "cartão de visita" de alguém que fala uma língua estrangeira).

                      Beijos
                      Cláudia



                      \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                        Está atenta à forma como o Inglês é dado e se é feito por alguém com experiência ou formação na área do ensino precoce de línguas porque faz toda a diferença no resultado.
                        O ensino precoce de línguas é, como se sabe, muito vantajoso, não só em termos de assimilação mas também devido a questões da própria plasticidade e articulação dos sons que permitirá no futuro um native, ou pelo menos near native accent (basicamente o sotaque nativo ou aproximado que é como que o "cartão de visita" de alguém que fala uma língua estrangeira).

                        Beijos
                        Cláudia
                        Um dos motivos que me deixou de pé atrás no ano passado foi o facto de a professora ser brasileira. Eu sou da opinião de que as linguas devem ser ensinadas por nativos (ingleses no caso do inglês, alemães no caso do alemão, etc) ou, não havendo essa possibilidade, por portugueses, já que é a lingua materna da criança. Este ano queria inscrevê-lo mas não sei se será a mesma prof ou não.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                          Um dos motivos que me deixou de pé atrás no ano passado foi o facto de a professora ser brasileira. Eu sou da opinião de que as linguas devem ser ensinadas por nativos (ingleses no caso do inglês, alemães no caso do alemão, etc) ou, não havendo essa possibilidade, por portugueses, já que é a lingua materna da criança. Este ano queria inscrevê-lo mas não sei se será a mesma prof ou não.
                          Miosotis, isso é muito relativo mas compreendo a tua apreensão. A professora brasileira até poderia ter óptima pronuncia e sotaque.
                          O ser nativo pode constituir uma vantagem ou uma desvantagem, depende de muitos factores. O que eu acho importantíssimo é que sejam bons professores e sejam exigentes na pronúncia (muitas vezes não tem sotaque mas são correctos na pronúncia e na correcção da estrutura da língua ). Se uma criança aprender desde os 4/5/6 anos a dizer, por exemplo, o som f em vez de th, a não aspirar os h e outras coisas vai ser depois muito difícil reverter esse "vicio".
                          A prioridade de quem aprende Inglês, seja com que idade for, é a comunicação correcta, sendo que a pronuncia é também muito importante e o sotaque ainda que possa ser o último factor, é na minha opinião importante porque acaba por te "rotular".



                          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                            Miosotis, isso é muito relativo mas compreendo a tua apreensão. A professora brasileira até poderia ter óptima pronuncia e sotaque.
                            .
                            Pois podia, tens toda a razão, mas não tinha. Eu assisti a uma aula de demonstração e notei que ela tinha pronúncia de brasileira. Além de, quando falava português com os miúdos, usar alguns termos que não são correntes no português. Se vou pagar 40€ por mês para ele aprender inglês acho que não peço muito a professora ser inglesa. Supostamente é uma escola conceituada no ensino de inglês a crianças (Helen Doron) que vai prestar este serviço no infantário.

                            Comentar


                            • #15
                              Se for um bom professor a dar, acho uma boa ideia. A minha filha tem 2 anos e em 3 dias com a prima de 10 anos, francesa e que não fala uma palavra de português, já dizia "gateau" e "bisous" e a prima dizia os nºs em português que a minha lhe tentava ensinar.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X