Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Jardins Infância Públicos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Jardins Infância Públicos

    Olá mamãs, preciso de ajuda, o meu filho ficou colocado num JI público pertencente a uma escola EB1 ciclo, na zona de Gondomar. Faz os 5 anos até 31 Dez deste ano, e estou ainda com dúvidas em mudá-lo pois apesar de ter muitas vantagens: é ao lado de casa, a mensalidade mt baixa, assim conhecia já os amigos que entrariam na 1ªclasse c/ ele... Tenho receio que ele não se adapte, pois anda desde pequeno noutro infantário particular e já tem amigos feitos, mas fica-me mais longe e bem mais caro. No entanto adoro as educadoras, projectos de sala, ambiente, tem direito a todas as refeições, musica , ingles, informática, ginastica...

    A minha questão prende-se com os horários, rotinas, o funcionamento em si...
    Alguma mãe que tenha os filhos em JI públicos que me possa ajudar, pf!

    -Horário de entrada e saída ( com e sem prolongamento)??
    -Dão às crianças lanche a meio da manhã/ meio da tarde??? Ou temos que mandar lancheira de casa???
    - Quantas educadoras e auxiliares estão numa sala?? Pelo que sei no meu são 50 crianças dividivas por 2 salas, ou seja 25 em cada, acho muito.
    - Que actividades fazem os meninos?
    - O almoço é controlado pelas educadoras ou funcionárias, a ver se comem bem?
    - Actividades extra como música, ginástica, inglês têm??

    Muito obrigada a quem me puder esclarecer ou dar uma opinião.



  • #2
    Olá!
    Tive as minhas filhas numa creche particular até aos 3anos e meio.
    Depois, resolvi tirá-las porque mudei de residência e perdia imenso tempo no trânsito e digo-te foi a melhor coisa que fiz.
    Estão num JI público muito bem orientadas, pago uma bagatela (180€) pelas duas que é o máximo (inclui almoço e prolongam/ de horário ).
    Normalmente o público têm abertura às 8h e encerra ás 19h. Às 10 da manhã têm o leite escolar, ás 12h o almoço, às 15.30 lanche, depois ás 18h têm um reforço para as crianças que ficam até mais tarde.
    As minhas filhas andam na Natação mas é particular 2x por semana e pago 100€ pelas duas.
    São 25 crianças por sala com uma Educadora e uma auxiliar, fazem mt acividades ao ar livre e acompanhamento é mt bom.
    Fecha durante o mês de Agosto é esse o senão, mas aquilo que eu poupo mensalmente dá-me perfeitamente para pagar um ATL nesse mês.
    Eu estava com uma mensalidade de 475€ para as duas, mas não tinham nenhumas actividades extras.
    Se precisares, de mais alguma informação diz.
    Beijinhos

    Comentar


    • #3
      Essas informações dependem de JI para JI...e até de ano para o outro, se as pessoas colocadas mudarem...

      Comentar


      • #4
        Obrigada pelas respostas, mas já agora o leite escolar a que te referes é aquele pacote que nos davam na primária, meio achocolatado frio (temperatura ambiente)? Ou será que servem uma caneca de leite morno consoante gosto da criança, simples ou com chocolate? Perg isto pq o meu filho não bebe leite chocolatado, não gosta! O pão certamente temos que mandar de casa.


        Comentar


        • #5
          Olá!
          O leite que eles dão é leite bco pacotinho 200ml (mimosa/gresso) temperaura ambiente.
          Mas se os pais quiseram mandar lanche diferente, podem faze-lo, pelo menos no JI que as minhas frequentam.
          Beijinhos

          Comentar


          • #6
            É o leite da primária...

            no JI dos meu pequeno é esse. Ele não gosta, por ter pouco chocolate...

            Já agora, o horário neste JI é das 8 às 19. Quando não estão com a educadora e a assistente nas actividades ficam com as assistentes/monitores da componente de apoio à família. Quanto a actividades, variam de ano para ano, algumas são feitas pela câmara municipal outras pela Associação de Pais (pagas por nós). No almoço ficam com as auxiliares, a Educadora só acompanha se quiser.

            Comentar


            • #7
              Olá novamente, pois ontem fui à reunião do pré escolar saber das condições de funcionamento etc e saí de lá muito desiludida e até triste...
              Entrada às 9H até às 9H:30H no máximo depois dessa hora não entra simplesmente.
              Lanche da manhã devem levar de casa, fornecem o tal pacote leite escolar às 10:15H
              Das 10H às 10:30H estão recreio/lanche
              Do 12H às 13:30H almoço para quem tem direito componenet apoio família o meu teve
              De tarde têm actividades até às 15:30H
              Lanche fornecido pela escola e prolongamento até às 18:30H para os que têm direito

              Ora o que não gostei foi da educadora em si, do facto de eles depois irem almoçar juntamente com os da primária grandes, de não existirem actividades nenhumas pq não há verbas, fazem a ginástica na sala ou recreio c a monitora... e apenas isso
              Só se irá realizar 1 máx 2 visitas estudo pq não há verbas...
              Tudo muito burocrático, sem sentimentos, não sei, não me caiu bem...
              Enfim contribuiu para a minha angustia em mudá-lo e voltei c pé atras a ver se o mantenho no infantário dele, só a questão económica me impede.


              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por mamamartin Ver Mensagem
                Olá novamente, pois ontem fui à reunião do pré escolar saber das condições de funcionamento etc e saí de lá muito desiludida e até triste...
                Entrada às 9H até às 9H:30H no máximo depois dessa hora não entra simplesmente.
                Lanche da manhã devem levar de casa, fornecem o tal pacote leite escolar às 10:15H
                Das 10H às 10:30H estão recreio/lanche
                Do 12H às 13:30H almoço para quem tem direito componenet apoio família o meu teve
                De tarde têm actividades até às 15:30H
                Lanche fornecido pela escola e prolongamento até às 18:30H para os que têm direito

                Ora o que não gostei foi da educadora em si, do facto de eles depois irem almoçar juntamente com os da primária grandes, de não existirem actividades nenhumas pq não há verbas, fazem a ginástica na sala ou recreio c a monitora... e apenas isso
                Só se irá realizar 1 máx 2 visitas estudo pq não há verbas...
                Tudo muito burocrático, sem sentimentos, não sei, não me caiu bem...
                Enfim contribuiu para a minha angustia em mudá-lo e voltei c pé atras a ver se o mantenho no infantário dele, só a questão económica me impede.
                isto difere mesmo muito de escola para escola. O meu piolho também foi colocado num JI da zona da Maia, tinha tanto receio por tudo pela mudança, pela "falta de humanização" e digo-te que ontem fui à reunião de pais e sai de lá super satisfeita! Adorei a educadora, adorei a auxiliar, o funcionamento da escola, as regras impostas, as actividades que estão a planear e o esforço que fazem para que os pais sejam participativos no meio escolar! Fiquei super descansada...






                Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por anareis Ver Mensagem
                  Fiquei super descansada...
                  Ana, nada de te querer alarmar, mas no início é tudo mt bonito, mas dps nem sp funciona como parece :/

                  eu estou com um medo da minha...é 2ª feira e já me dói a barriga

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por sonia ribeiro Ver Mensagem
                    Ana, nada de te querer alarmar, mas no início é tudo mt bonito, mas dps nem sp funciona como parece :/

                    eu estou com um medo da minha...é 2ª feira e já me dói a barriga
                    mas por isso é que eu sou uma mãe atenta e quero estar envolvida em tudo no que diz respeito à escola dele. se achar que algo não está bem nada como falar sobre o assunto na escola!






                    Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                    Comentar


                    • #11
                      Eu sou de Lisboa mas tenho uma experiência de um ano muito parecida com a descrita pela anareis portanto acho que é preciso sorte. Já percebi que os horários são muito semlhantes.
                      Este ano vai para a primária, vamos lá ver como corre, a reunião é para a semana...

                      mamamartin, tu é que sabes, mas acho que deves dar uma oportunidade á escola, já se sabe que não é um privado mas pode ser bom na mesma

                      BJS*
                      Mães OMS Sócia n.º 123

                      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                      Comentar


                      • #12
                        Uma sugestão: participem e exijam, filiem-se na associação de pais, caso exista. A escola não é das educadoras ou das professoras, é de todos: dos pais, das crianças, dos profissionais que nelas trabalham.
                        Como escreveu a Ana Reis, as escolas não são todas iguais. Umas são mais humanizadas do que outras. Compete-nos a nós contribuir para a mudança.

                        Comentar


                        • #13
                          Obrigada pela sugestão.

                          Inserido Inicialmente por DCSA Ver Mensagem
                          Uma sugestão: participem e exijam, filiem-se na associação de pais, caso exista. A escola não é das educadoras ou das professoras, é de todos: dos pais, das crianças, dos profissionais que nelas trabalham.
                          Como escreveu a Ana Reis, as escolas não são todas iguais. Umas são mais humanizadas do que outras. Compete-nos a nós contribuir para a mudança.


                          Comentar


                          • #14
                            ola, para vos dizer que apesar dos meus receios relativamente ao pré escolar público, acabei por deixa-lo ir para lá. Foi ele q acabou por decidir, insistindo que queria mudar p escola dos meninos crescidos. para já está a gostar,ate já toma o leitinho escolar, e gosta.
                            So se queixou da hora do almoço, dizendo que ralham c meninos q não comem e as vezes dão sapatadas... o que não me agradou... mas julgo que deve ser coisa mínima, pois ele conta tudo. Vamos ver c o tempo. obrigada pelas vossas respostas


                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por mamamartin Ver Mensagem
                              So se queixou da hora do almoço, dizendo que ralham c meninos q não comem e as vezes dão sapatadas... o que não me agradou...
                              A minha piolha também entrou num JI público este ano.
                              Confesso que no início houve uma data coisas que não me agradaram: não dormem a sesta e as educadoras pareciam sem paciência e cansadas. Ao fim de um dia mudei totalmente de opinião: são super carinhosas e fazem um trabalho excepcional!
                              Agora essa das "sapatadas" já não achava piada nenhuma e exigia explicações!!!

                              Beijinhos e espero que não mesmo seja nada de especial!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X