Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Fobias

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Fobias

    Olá a todos.

    Não sei se estou no sitio certo, mas espero que sim.



    Estou com um problema com a minha filha e já não sei o que fazer.



    Tenho uma menina com 5 anos que sempre teve medo do Pai Natal, o que eu sempre achei normal, visto que todas as crianças têm medo pelo menos nos primeiros anos de vida.

    O meu marido todos os anos se veste de Pai Natal, sempre junto dela, para ver se perdia o medo, para que ela visse que era o papá, mas sempre que ele colocava a barba, ela desatava num choro de panico. Até que ele acabou por desistir da barba.



    Há 2 anos atrás, quando fomos de férias, numa noite fomos dar um passeio e encontramos nas ruas aqueles homens estátuas que colocamos uma moeda e eles se mexem. Foi horrivel. Largava nos a mão e desatava a fugir, aos gritos e a chorar como se fossem a correr atras dela.

    Nessa altura tinha 3 anos e como ela nunca tinha visto aqueles senhores, pensámos que fosse por ser novidade pra ela e que iria passar com o tempo.

    No ano passado aconteceu precisamente a mesma coisa, mas o panico ainda foi maior. Ela simplesmente não se mexia, apenas chorava e parecia até que lhe parava a respiração. Por momentos tive medo que lhe desse alguma coisa no coração. Ficava completamente bloqueada, nem as pernas mexia.

    Ainda no ano passado, fomos a um restaurante, onde jantámos na esplanada e onde havia aqueles senhores que tocam musicas para as pessoas darem as moedas. O senhor vestido com roupas normalissimas, completamente normal, a tocar viola, e uns quantos instrumentos ao mesmo tempo, e claro, teve um ataque de panico que quase nem jantou nada por causa do senhor.



    Já neste ano, tem agora 5 anos, tem sido um horror com o Carnaval e ainda agora começou. Não quer sair de casa com medo de mascaras assustadoras, tem medo que a assustem na rua, que apareça alguém marcarado e que a assuste, não quer ir a uma loja com medo que esteja lá um mascarado, quando sai de casa é quase obrigada e não me larga a mão nem por um segundo, olha para todos os lados, aparta me a mão com muita força.



    Outra coisa que me está a preocupar, e não sei se terá a ver ou não com os mesmos medos é durante a noite.

    Isto já aconteceu algumas vezes. Vou dar com ela na cama, sentada, com os olhos abertos, mas por vezes não sei bem se esla está ou não acordada. Sempre que ela acorda durante a noite, chama me até eu ir ter com ela, mas sempre que isto acontece ela nem me chama. Eu é que vou dar com ela, já sentada na cama, com um olhar muito esquesito, olha pra nós mas nem sei bem se nos está a ver, ou fica com o olhar fixo em alguma coisa. Nem falo pra ela, apenas a volto a deitar e ela volta a dormir.



    Não sei o que hei de fazer nem como lidar com estes dois problemas.

    Será que ela devia ser acompanhada por um psicólogo? Já me disseram que deveria levá la a psicólogo.

    Será que isto é apenas uma fase da idade e que com o tempo vai passar?



    Espero que haja alguém que me possa ajudar porque estou completamente perdida.

    Obrigada



    Bjs

  • #2
    RE: Fobias

    põe o post na secção Pediatria pois tem mais visibilidade.



    boa sorte
    [hr]









    Comentar


    • #3
      RE: Fobias

      Olá Mamã da Iris



      Sim, eu a levaria a um psicólogo, ou se possível a um pedopsiquiatra. Viver com medo é terrível, e ataques de pânico são, no mínimo, muito desgastantes.

      Quanto antes se conseguir resolver a situação, melhor.

      E não creio que o dizerem que não há problema, que não faz mal a vá tranquilizar. Eu tenho alguns ataques de pânico por coisas que sei, racionalmente serem parvas, mas não consigo não me sentir "em pânico", e garanto-te qque o que se sente não é de todo agradável, e associado ao facto de se saber que nao tem qualquer lógica, pior um pouco.

      Comentar


      • #4
        RE: Fobias

        Olá mama



        O que lhe vou aconselhar pode-lhe parecer estranho mas, aqui vai. Para este caso, fobias, a hipnoterapia é extremamente eficaz. Em poucas sessões tiram-se fobias. Mas, esta só é aconselhada a partir dos 7 anos. A escolha de um bom profissional, nesta área é essencial. Pena as pessoas associarem esta terapia a barbariaddes, quando, em muitos países já é cadeira do curso de medicina. Beijocas e boa sorte!

        www.avicultura.com.pt
        http://www.facebook.com/teresamfneves

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X