Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

síndrome asperger

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • síndrome asperger

    Olá mamãs!
    ALguma de vocês conhece este sindrome ou conhece casos?? Quais os sitomas que a criança apresenta??? A educadora do meu filho refere sintomas nele que me levam a pensar...

  • #2
    Olá mamã!
    Sou mamã de dois bebés ainda sob diagnóstico.
    Em primeiro lugar, que idade tem o teu pequenito?
    Alguns sintomas de Asperger são:
    - Dificuldade de interacção social (gostam de estar isolados no seu cantinho)
    - Padrões repetitivos de comportamento, interesses especificos em detrimento de outros (gostam de brincar sempre com as mesmas coisas, não gostam que lhes alterem as suas rotinas)
    - Nenhum atraso a nível linguistico
    - Geralmente são um pouco desajeitados a nível físico.
    - Podem ser interpretados como grosseiros, porque não sabem mentir - também interpretam tudo o que se diz de forma literal.
    - Falta de empatia - não compreendem as emoções.
    - Geralmente têm uma inteligência acima da média.

    Entre muitas outras coisas.

    Aconselho-te a marcares uma consulta via Hospital D. Estefânea, para a unidade de pedopsiquiatria, para teres um diagnóstico concreto - Asperger é uma formaleve de autismo, e será o profissional a diagnosticar o que o teu menino tem e o grau (ou se não tem nada).
    A primeira consulta na UPI será com o Dr. Pedro Caldeira, que depois encaminhará ou não o teu menino para um/a terapeuta, e são todos excelentes profissionais
    Penso que até via escola conseguem encaminhar o teu menino para lá.

    Entretanto, não desesperes, se for Aspie, não é uma fatalidade, ele apenas tem dificulades de relacionamento social, mas convém ele ser visto, para "ser compreendido" e seguido.
    Já agora, parabéns à educadora por te ter alertado
    Também podes procurar alguma informação aqui:



    Ou aqui:


    (associação de autismo com muitos aspies também)

    E também te recomendo um livro (lindo) chamado "Nascido Num Dia Azul", do Daniel Tammet - o Daniel é um Aspie Génio, e o livro escrito por ele conta a sua história até ser diagnosticado - e os sintomas que tinha (não quer dizer que sejam iguais ao do teu filho, os sintomas variam de pessoa para pessoa), e que ajuda a compreender muito do que eles passam e os estímulos que precisam.

    E nada de mostrar preocupação à frente dele - eles como não sabem interpretar bem as emoções podem pensar que estamos zangados com eles
    Muitos miminhos e principalmente, muita brincadeira com ele (não o deixar isolar-se) com coisas que lhe interessem, ler em voz alta, fazer contas, etc... e muita força!
    Beijinhos!
    Madrinha: 2small

    Comentar


    • #3
      olá,


      desde já agradeço imenso a tua resposta. as tuas sugestões são preciosas e vou tê-las em conta. Obrigada!!!
      O meu filho tem 2 anos e oito meses.
      Entretanto, uma psicóloga ( amiga da família) soube das suspeitas da educadora e esteve 2 dias a observá-lo e não vê nada de nada nele...de facto, a educadora diz que ele não interage com as outras crianças, que as afasta ( fala mesmo em repulsa), que se isola, etc,etc. No entanto, o que nós vemos no nosso filho é uma criança extremamente sociável: quando vai ao parque e vê os mesmos colegas da escola aponta , diz os nomes deles e dá-lhes beijinhos quando lhe diemos para o fazer, quando vê crianças desconhecidas na parque ou no centro comercial vai a correr brincar para o mesmo sítio deles ( as vezes até naqueles parques em que caem todos em cima uns dos outros . fala imenso com os adultos e diz os nomes de todos, ri-se e mete-se connosco. adora brincar à bola , puxa as pessoas para as brincadeiras,e tc,etc. realmente ele não se dá com crianças da idade dele porque não tem irmãos, nem primos, nem vizinhos da mesa idade. nada!!! mas adora crianças um pouco mais velhas. fica eufórico.realmente ele tem uma excelente memória, sabe as cores, os números até 10 e as vogais, mas daí a ter algo não sei... só vejo que ele é muito de fazer birras, explode e irrita-se facilmente pois ainda não se consegue expressar o suficiente via verbal.
      VOu esperar pelo relatório desta psicóloga ( que não é pessoa de não ser sincera, mesmo com pessoas chegadas, pois já apontou problemas a outras crianças tb próximas) e ver se para o próximo ao lectivo as "queixas" se mantêm.....
      Obrigada uma vez mais!!!!!
      Como foi com os teus bebés??? felicidades para eles

      Comentar


      • #4
        ah, quando ele me vê a ralhar ou um pouco mais exaltada a falar com ele ou com o pai ele diz " a mãe está zangada" quando vê bonecos a sorrir diz " está a rir" ou a chorar, etc...

        Comentar


        • #5
          Os meus estão mostrar progressos, devagarinho.
          Bem, o problema pode estar na escolinha dele, e não dele.
          De qualquer forma, os aspies são conhecidos por ter "mau feitio", fazem muitas birrinhas (fusível muito curto mesmo!!), chegam a fazer birras de várias horas (!!!), geralmente muito ansiosos, e geralmente boa memória é com eles - se bem que a sua memória pode ser selectiva para os temas de que mais gostem - são geralmente muito faladores (ao contrário dos outros graus de autismo), muito inteligentes e são crianças, apesar de tudo, muito afectuosas.
          Acho muito bem que contactado a psicóloga, mas de qualquer forma contactaria um pedopsiquiatra, têm contacto e informação detalhada sobre estes problemas na infância, e uma outra opinião não fará grande mal (eu neste momento tenho contacto com dois pedopsiquiatras diferentes para a despistagem do que terão).
          Sinceramente, se fosse a ti não esperava, quanto mais cedo estas coisas são detectadas, melhor é para a criança.
          (Uma das pedopsiquiatras deu-me os parabéns por levar os meus com 18 meses na altura à consulta e por não ter esperado - esperar é uma coisa que não se faz, até porque é um distúrbio evolutivo).
          Mas pronto, é a minha opinião... beijinhos e tudo de bom
          Madrinha: 2small

          Comentar


          • #6
            Deixa-me acrescentar que os Aspies ADOOORAM pessoas mais velhas...
            Porquê?! Porque os mais novos não os entendem e têm comportamentos "que já não interessam", enquanto os mais velhos têm muita coisa nova para ensinar.
            Lembra-te, a educadora está com ele todos os dias, e não é em dois dias que se faz um diagnóstico - os meus estão "em diagnóstico" há oito meses, e só teremos um diagnóstico "possívelmente" por volta dos 3 anos.
            Há autistas e aspies que apontam para coisas (claro que depende de caso para caso), e também dão beijinhos... quando lhes dizem para o fazer
            Se for só um atraso verbal, também não lhe fará mal umas sessões com "as chatas" das terapeutas (são muito engraçadas, eles divertem-se imenso, e nós aprendemos muitas dicas para eles desenvolverem).
            Madrinha: 2small

            Comentar


            • #7
              Por muito que prefiramos ouvir as pessoas que nos dizem que os filhos não têm problemas, o que é certo é que devemos tentar todas as vias, nem que seja apenas para confirmar que não há nada de mal. Parece-me que a Squish tem toda a razão. Penso que os pedopsiquiatras são as pessoas mais conhecedoras dos meandros destas doenças. Os psicólogos podem não ter o "arcaboiço" necessário para detectar esta situação. Tenho o exemplo de uma jovem que, no 11º ano, foi minha aluna. Durante toda a escolaridade anterior, a psicóloga nunca lhe tinha detectado nada. A mim, que sou uma mera professora de Português, sem conhecimentos no diagnóstico da matéria, ao fim de alguns textos escritos pela aluna (durante o 1º período), avisei a directora de turma porque achava que a jovem teria dislexia. Foi encaminhada para a psicóloga da escola, mas só porque eu achei que ela sofria de dislexia, senão ninguém reparava. Realmente, confirmou-se... tinha disortografia.
              Isto para dizer que a educadora parece-me ser uma pessoa atenta e, se ela acha que há algum problema, deves pedir a ajuda a um pedopsiquiatra. Pode não ser Aspergen, mas pode ser outra situação, que, detectada precocemente, tenha solução.

              Espero que tudo se solucione rapidamente. E com os teus revolucionários tb, Squish... Beijinho às duas
              Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

              Comentar


              • #8
                Obrigada Anibla, só agora é que localizei de novo o tópico, beijinhos para ti também!

                Vou aproveitar para fazer a divulgação de um colóquio, vai acontecer em Novembro, ainda sem confirmação do sítio:



                O quadro de palestrantes e participantes é muito interessante.
                Se puderem, vão divulgando!
                Madrinha: 2small

                Comentar


                • #9
                  Venho divulgar um novo fórum para pais especiais, bem como para adolescentes e adultos também especiais.
                  Se houver por aqui profissionais que queiram participar na área Voz dos Profissionais, agradecemos.

                  Madrinha: 2small

                  Comentar


                  • #10
                    Upa ao tópico!
                    Madrinha: 2small

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X