Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

educação sexual...como lhe digo?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • educação sexual...como lhe digo?

    A minha filha mais velha tem 8 anos e já não engole a história da sementinha, ou melhor, quer saber como é que a sementinha entra na barriga...comprei um livrinho para a idade dela acerca disto mas é tudo tão explicito que escondi o livro! O que é que faço? Vou-lhe dizer que a pilinha entra no pipi, acho demais! e depois ela fica a saber que os pais fizeram isso, nunca mais teria coragem de olhar para ela!

  • #2
    RE:

    Olá mae

    Tenho uma filha com 7 anos e desde muito cedo que lhe fomos explicando as coisas de uma forma muito natural, inclusivé este ano na escola, a professora abordou o tema de uma forma muito clara recorrendo a livros com ilustrações.
    Em casa também comparamos um livro sobre o corpo humano, para a idade dela e fomos falando do tema quando surgiam as dúvidas, até porque na escola os amiguinhos também falavam e por isso ela chegava a casa e fazia as perguntas que entendia.
    No meu entender acho que devemos falar sempre destas assuntos de uma forma clara e serena, não fazendo nunca tabu dos mesmos até porque hoje em dia eles têm muita informação.
    No meu caso e como quando engravidei a Madalena tinha 5 anos, ela ao longo dos tempos foi colocando diversas questões acerca da gravidez e de como eu tinha engravidado e eu de uma forma normal fui explicando-lhe com algum cuidado tentando nunca explicar algo que não fosse a verdade.

    Para teres uma ideia, um dia ela chegou da escola e estavamos nós a jantar quando ela disse-nos o seguinte:
    "- Mãe sabes que nós afinal não temos pipi? E eu perguntei-lhe, não??? Então temos o quê? E ela respondeu-me que tinhamos vagina, assim como o mano não tinha uma pilinha, mas sim um pénis".
    Claro que ficamos com uma enorme vontede de rir os dois e perguntei-lhe quem lhe tinha dito isso e ela disse-nos que tinha sido a Prof. Sandra. Depois perguntou-me também porque é que nós diziamos sempre pipi e pilinha e não vagina e pénis e eu disse-lhe que era a maneira mais carinhosa e menos agressiva que a mamã tinha encontrado para sbstituir esses nomes que eram muito técnicos para a idade dela.

    Com isto, quero dizer-te que eles tem acesso a muita informação e mesmo na escola vão abordando os assuntos, pelo que o meu conselho é que quando ela te fizer alguma pergunta lhe tentes explicar de uma maneira mais carinhosa. Tenta ver outros livros (a fnac por exemplo tem uma variedade enorme) que sejam mais aconselhados para a idade dela e explica-lhe de uma forma natural e sem receios.
    Beijinhos

    Cláudia

    Comentar


    • #3
      RE:

      O meu filho tem 10 anos e claro q na escola já deu o sistema reprodutor masculino e feminino. Além de q com os amigos mais velhos eles sabem coisas.

      Em casa sempre falamos abertamente sobre sexo e nunca tivemos pudores exagerados. Po exemplo tanto o meu marido como eu tomamos banho á frente dele e vestimo-nos e despimo-nos se ele estiver presente.

      O fruto proibido é o mais apetecido....

      Quando ele fez 7 anos uns amigos nossos q sãoprofessores e tem uma filha um pouco mais velha, deram-lhe um livo q se chama "A MAMÃ PÔS UM OVO".

      É muito giro e ele já o levou para a escola algumas vezes porque as professoras não conheciam e acharam q era mto giro para os miúdos. Encontra-se na FNAC.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Ontem acavbei por lhe explicar as coisas, ela ficou tão chocada! Arrependi-me logo, perguntou-me: "então tu e o pai fizeram essa nojice?Se t~em duas filhas fizeram isso 2 vezes! Quando, eu nunca vos vi!" então expliquei-lhe que não é uma nojice quando as pessoas são adultas e estão apaixonadas e tb lhe expliquei o que é intimidade e o que há coisas que só ficam entre os namorados . Por fim ainda aproveitei para lhe explicar o que é abuso sexual de crianças, no fundo acabei por dizer quase tudo o que estava no tal livro! Ela depois perguntou-me se os animais tb é assim e eu disse-lhe que sim mas que não há amor como entre os seres humanos! Ela por fim desabafou: "ai, isso é tudo tão nojento! preferia não ter isto na cabeça!" bem , espero que tenha feito o correcto, mas ela quase me obrigou a explicar-lhe, não tive outra saída!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Inserido Inicialmente por mae2
          Ontem acavbei por lhe explicar as coisas, ela ficou tão chocada! Arrependi-me logo, perguntou-me: "então tu e o pai fizeram essa nojice?Se t~em duas filhas fizeram isso 2 vezes! Quando, eu nunca vos vi!" então expliquei-lhe que não é uma nojice quando as pessoas são adultas e estão apaixonadas e tb lhe expliquei o que é intimidade e o que há coisas que só ficam entre os namorados . Por fim ainda aproveitei para lhe explicar o que é abuso sexual de crianças, no fundo acabei por dizer quase tudo o que estava no tal livro! Ela depois perguntou-me se os animais tb é assim e eu disse-lhe que sim mas que não há amor como entre os seres humanos! Ela por fim desabafou: "ai, isso é tudo tão nojento! preferia não ter isto na cabeça!" bem , espero que tenha feito o correcto, mas ela quase me obrigou a explicar-lhe, não tive outra saída!
          Realmente nao sei que te diga, quase que tenho pena dela... ficou impressionada, tadita, mas fizeste o correcto é melhor saber por ti do que por alguma colega mal informada que ainda ia dar uma pior ideia da "coisa"
          Ai o que me espera... o meu rapaz JÀ vai fazer 6 anos...

          Comentar


          • #6
            RE:

            É sempre melhor saberem as coisas por nós do que pelos outros.
            mae2, acho que fizeste muito bem em ser tu a explicar tudo... e acredita que ela vai amadurecendo a ideia!

            Comentar


            • #7
              RE:

              Qual o ano em que ela estuda?

              A minha filha que vai agora para o 4º ano, deu isso no ano passado na escola.

              Para além disso, desde que tinha uns 6 anos que eu lhe fui explicando de forma própria para a idade e sem a impressionar, como se faziam bébés e como estes nasciam.

              Eles na escola aprofundam essa questão e vais ver se deixa de ficar com a ideia de que é uma nojice

              Bjinhos







              Comentar


              • #8
                RE:

                Há dois anos tive uma disciplina na universidade que era Introdução à Educação Sexual. Também fiquei bastante admirada ao saber que as educadoras devem fazer o ensino da educação sexual apartir dos 5 anos. Mas há sempre maneiras suaves de ensinar, tudo depende da idade e da preparação de cada criança. Eu não pretendo ter tabus com o meu filho, pois a minha mãe também nunca teve comigo. Mas só pretendo ensinar de acordo com as questões dele, ou seja, ir respondendo às questões que me fizer. Educar não é fácil!

                Nem todas as crianças atingem ao mesmo tempo a maturação suficiente para a discussão destes assuntos, mas se perguntam em princípio já devem estar preparadas, e nós não devemos nunca mentir.

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Linda, concordo plenamente com teres dito as coisas claramente e com alguma suavidade.
                  Eu tenho 30 anos e tinha talvez essa idade quando a minha mãe me deu um livro adequado de uma colecção (da qual tive mais 2 livros dos quais me lembro) que explicava de acordo com a idade.
                  Acho importante o esclarecimento. Não só o livro, como também a explicação por parte dos pais e educadores.

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Quando o meu filhote mais novo nasceu a mais velha tinha quase 5 anos e não parava (naturalmente) de fazer perguntas sobre como é que aquele mano ali tinha ido parar. Se eu tinha comprado as sementinhas na loja etc etc. O livro "A mamã pôs um Ovo" também foi a minha grande salvação!!! É muito divertido e conta tudo. O melhor ainda foi ela ter ficado super contente pq foi o espematozoide que ganhou a corrida!!! Temos de falar com eles com naturalidade e de forma adequada à idade... Fizeste bem em falar com ela. Não é nada fácil, mas devemos ser nós!!

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por mae2
                      A minha filha mais velha tem 8 anos e já não engole a história da sementinha, ou melhor, quer saber como é que a sementinha entra na barriga...comprei um livrinho para a idade dela acerca disto mas é tudo tão explicito que escondi o livro! O que é que faço? Vou-lhe dizer que a pilinha entra no pipi, acho demais! e depois ela fica a saber que os pais fizeram isso, nunca mais teria coragem de olhar para ela!

                      A sexualidade deve ser vista com maior das naturalidades...

                      fazer um "bicho de 7 cabeças", ainda pode ser pior:

                      Acho que com 8 anos, ela já percebe essa explicação ... aliás de não souber pela mãe, saberá pelos amigos, que ainda é pior...

                      Digo Eu!

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Sabes...
                        a minha filhota só tem 5 anitos e eu já tive um problema desse tipo...
                        Cá em casa sempre lhe falei das coisas... da sementinha que o papá põe na barriga da mamã....
                        um dia ela perguntou onde é que o papá guardava as sementes....
                        Olha eu fiquei azul e só me apetecia rir...
                        Não expliquei lá grande coisa...
                        só lhe disse k o papá guardava as sementes numa bolsinha!!!
                        Um dia ela estava a falar com o pai... o pai estava no duche... ela aproxima-se... mais... e mais...
                        Ficámos os dois a olhar para ela...
                        E de repente ela diz (a apontar ).... AH! já sei....Então guardas as sementes nessa bolinha!!! lol
                        Eh pá...
                        A sério... são momentos inesquecíveis!!! lol

                        Mas depois há o reverso da medalha...
                        Ela só tem 5 anos, e na escolinha teve uma pequeninita discussão com uma coleguinha que até lhe puxou os cabelos...
                        tudo porque a minha dizia que os manos vinham das sementes na barriga da mamã...
                        e a outra menina dizia "cheia de razão", que não....
                        que vinham numa cegonha de paris e que só entregavam bebés nas casas dos pais k mereciam e k se portavam bem!!!
                        A minha veio para casa a chorar porque afinal ela não tinha um mano porque a cegonha que vinha de paris não gostava da mamã e do papá!!!
                        Essa custou-me muito a digerir!!!
                        Mas fiz um esforço e tive de lhe explicar que aquela menina ainda era bebé e que os papás dela não tinham tido coragem para lhe explicar as coisas...
                        A minha não ficou lá muito contente com a explicação, porque obviamente a outra menina não era bebé... afinal tem a mm idade que ela.. e vai dai foi perguntar á professora!!!
                        Graças a Deus que a professora não falou em cegonhas nem em pássaros... nem em viagem a paris... porque senão eu estava bem lixada!!!
                        Mas pelo menos ela não perdeu a confiança em mim... coisa que poderia acontecer caso eu não lhe tivesse contado sempre a verdade...
                        Ela sabe k a mãe lhe responde sempre com a verdade a todas as perguntas!!!
                        Moral da história...
                        honestidade e sinceridade em doses moderadas...
                        Pode ser que esteja errada, mas para mim é a melhor maneira...
                        lá vai chegar o dia em que a minha irá querer saber como é k a semente vai da dita bolsa até à barriga da mamã....
                        Mas espero k esse dia ainda venha longe!!

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Tinha acabado de por o post qd me lembrei do filho de uma colega minha com 10 anos...
                          No meio do jantar perguntou á mãe... em frente á irmã mais nova e tudo...
                          Mãe... qual é a diferença entre F*der e fazer sexo?
                          Lá está... eu ficaria verde, azul... ás riscas!!!
                          Espero k esse dia não me chegue tão depressa...
                          Beijokas a todas

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Não sou mãe de tanto tempo, mas tenho um sobrinho de 13 anos e fui eu que lhe dei o primeiro livro sobre sexualidade.
                            Comprei no jumbo e são por idades, dei-lhe vários volumes. E sempre lhe disse que se tivesse dúvidas e não se sentisse bem a falar com os pais para falar comigo e com o meu marido, com que se dá lindamente...
                            Com o Afonso acho que não vou ter esse pudor que falas... não lhe vou esconder porque vai sempre acabar por saber e como todas ja´disseram, mais vale ser por mim...


                            Bjs,
                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Pois ... Eu só tenho rapazes e o mais velho era pouco mais novo que a tua quando disse: eu sou teu filho porque nasci da tua barriga mas .... (grande pausa) porque é que o meu pai é meu pai?

                              E eu disse: vamos perguntar ao pai ... e despachei o assunto para o pai

                              Realmente é muito estranho mas se eles perguntam é porque já estão preparados para saber.
                              [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X