Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como preparar a chegada da bebé?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como preparar a chegada da bebé?

    Olá mamãs mais experientes!

    Tenho uma menina de 22 meses, que terá 2 anos e um mês quando nascer a mana.

    Ando um bocado preocupada porque não sei o que fazer... Será que ela me deve ir ver à maternidade? Depois não se sentirá pior por ver que eu fico com o bebé novo e ela se vai embora?... Por outro lado, se não me for ver, não pensará que a abandonei?...

    As mamãs que têm filhotes com idades próximas, como fizeram? Como reagiram os vossos filhos mais velhos?

    Muito obrigada pela ajuda!

    Beijocas grandes!
    Filipa&Mariana&Maria

  • #2
    RE:

    Acho que deve fazer parte dessa partilha e enquanto ela lá estiver dares o máximo de atenção à mais velha. Quando o bebé for para casa também vai haver momentos em que vais ter de dividir a atenção ou dar atenção apenas a uma delas. Mas o melhor mesmo em caso dos filhos mais velhos é colocá-los sempre em primeiro lugar, obviamente sempre que isso seja possível.

    Uma sugestão, é a mana mais nova ter uma prenda para a mais velha mesmo que a prenda seja só uma "prendinha".

    bjo

    Comentar


    • #3
      RE:

      Golfinho,

      Apesar de ainda não estar grávida (a cegonha anda arisca ), tenho pensado muito nesse assunto e, sinceramente, tenho dúvidas sobre qual a melhor opção.
      Por um lado acho que é importante integrar a mais velha na chegada da mana. Ir ao hospital e saber que a mãe foi lá para a mana nascer deve ser menos violento para a criança do que simplesmente a mãe chegar um dia a casa sem a barriga e com um novo bebé nos braços...
      Mas por outro lado, também poderá ser complicado ir visitar a mãe e ver que já há um novo bebé que fica com a mãe quando ela vai para casa... mas, neste caso, acho que é apenas uma antecipação do que se vai passar quando todos estiverem em casa. A mais velha vai, inevitavelmente, sentir ciúmes, mas estes primeiros e complicados contactos entre os dois filhotes são importantes e necessários para a mais velha assimilar a questão e lidar com a chegada da mana.
      No fundo, acho que a melhor decisão depende muito da criança e do seu temperamento...


      Bjs

      Bjs
















      Madrilhada - Siaam - Somos novamente companheiras de pança!

      Comentar


      • #4
        RE:

        o dia da visita na maternidade foi extenuante...com os pontos, com as contracções do útero no pós parto, a mais velha a querer que eu lhe lesse uma história, a querer ir ver os corredores da maternidade, eu a ter de lhe pegar ao colo mas com os pontos a doerem, a miúda a chorar no final da visita por se ir embora...uiiii...acrescente-se que isto foi numa enfermaria enorme da Alfredo da Costa, com imensa gente de todas as mães a visitar...foi assim um género de choque para o qual julguei estar preparada...depois em casa foi mais fácil....agora com o terceiro não estou nada preocupada, eles estão mais crescidos e só tenho de ter cuidado para não lhe espetarem um dedo no olho ou tentarem pegar ao colo sem eu ver!!

        beijocas e boa sorte

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá!

          As minhas filhas têm 2 anos e cinco meses de diferença. A recepção da mana correu bem, com uns ciúmes à parte,
          Desde a gravidez que a fui preparando, ia connosco fazer compras para a irmã, falava da irmã com muita regularidade, dizia que ela ia ensinar a mana a falar, a andar, etc.
          Foi-me ver a maternidade e ficou encantada com a irmã, não a largava. Comprei uma prenda para a mais velhinha e disse que foi a irmã quem a deu. Foi embora sem choradeira (a minha mãe, a sua adorada avó, veio visitar-me e ficou em nossa casa,por isso ela estava feliz por estar com a avó), e voltou todos os dias em que eu estive na maternidade.
          Em casa, aproveitava todos os momentos em que a mais novinha estava a dormir para a encher de miminhos, e sempre que possível o papá ocupava-se mais da mais nova para eu dar atenção à mais velhinha.
          Posso dizer que a adaptação à irmã mais nova correu melhor que as minhas melhores expectativas.

          Felicidades para ti e para as tuas meninas

          Comentar


          • #6
            RE:

            Muito obrigada pela vossa opinião!!!

            Beijinhos para todas!
            Filipa&Mariana&Maria

            Comentar


            • #7
              RE:

              A diferença entre os meus filhos émuito maior, 6 anos. Eu fui preparando de tal modo que ele ficou mais ancioso com a chegada da irmã que o pai, lembro-me tao bem de na ultima ecografia (ainda nao sabiamos o sexo) ele me dizer baixinho, pergunta mae o que é e o médico dizer esta dificil de ver, mas acho que é uma menina, agora tenho a certeza, até as lágrimas lhe vieram aos olhos. Outra vez tive corrimento e tive que ficar uma semana em repouso ele foi para a escola e só perguntava a professora se a bebe estaria bem e a mãe. Ele adora a irmã ela faz-lhe a vida negra, mas ele da-lhe tudo é um irmão e pêras. E diz com a minha irmã ninguem se mete eu defendo-a
              A kem poder espere um pouco para ter o 2º filho até o 1º ser um pouco mais crescidinho, 1º porque compreendem melhor, 2º para nós nao é tão cansativo, 3º ajudam-nos muito (o meu muda as fraldas, dá-lhe banho, de comer, faz de tudo).








              Comentar


              • #8
                RE:

                axo essa ideia da mana mais nova oferecer uma prendinha à mais velha mt boa!!!

                Tb penso q a mana + velha deve ir visitar a mamã à maternidade, penso q em todas as maternidades até há um horário especifico p esse fim,o q facilita as coisas.

                Os ciumes s normais e penso até q s um bom sinal, dp a criança vai ter q aprender a lidar c a nova situação.

                O q eu costumos fazer sp q vou visitar bebés c irmãos mais velhos é levar sp uma lembrança tb p os mais velhos e dar mt atenção.

                Bjs

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  Os meus filhos têm 4,5 anos de diferença...
                  Não foi muito difícil preparar a chegada do Guilherme...
                  A Margarida fez, desde o primeiro dia, parte da minha gravidez e de tudo o que aquela implicava...sempre que podia ia às consultas e adorava ver o mano nas ecos...eu falava com ela como seria (ou pensava que seria) quando o mano nascesse...perguntei lhe se iria ajudar a mamã a mudar fralda, dar banho, etc e ela adorava que eu lhe dissesse essas coisas...fazia festas na barriga, falava com o mano, etc
                  Sempre aceitou lindamente a chegada de um novo bebé e a partilha do seu 'território'.
                  O meu parto foi de cesariana electiva...ela esteve sempre comigo no quarto até eu ir para o bloco...quando teve de sair, saiu na maior...ficou mais preocupada a minha sobrinha que ela
                  Quando nos voltámos a ver, já o Guilherme estava nos meus braços...
                  Nesse dia, a minha sogra (que esteve lá sempre), foi comprar uma prenda para ela...oferecida pelo mano ...e ela quis comprar uma prenda para o mano...um cãozinho que ladra e que ele adora
                  Nos dias em que estive internada (3) quando ela lá estava...tentei sempre estar a maior parte do tempo com ela...até na minha cama dormiu uma sesta...
                  Sabia que a mamã e o mano tinham de ficar no hospital mas que ela tinha de ir com a avó.
                  Não me passou nunca pela cabeça que ela não nos fosse visitar à maternidade...
                  Conforme já foi dito aqui...relativamente às prendas...sempre pedi a quem me visitasse que, se levasse prenda para o Guilherme, para fazer o mesmo com a Margarida ou então trazer apenas para ela...
                  O Guilherme tem quase 11 meses...eles adoram se de paixão...se há ciúmes...claro...é inevitável...embora a Margarida nunca tenha demonstrado, claramente, os ciúmes pelo mano...mas em pequenas coisas...percebemos que eles existem...mas tentámos, desde o nascimento do Guilherme, que ela percebesse que amamos os 2 de igual forma mas que agora as atenções têm de ser distribuídas pelos 2...
                  Mas tento sempre arranjar um tempo só para nós...uma história...cantar umas canções, falar do dia a dia...enfim...

                  Ups...testamento:-#

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por ana ribeiro
                    Os meus filhos têm 4,5 anos de diferença...
                    Não foi muito difícil preparar a chegada do Guilherme...
                    A Margarida fez, desde o primeiro dia, parte da minha gravidez e de tudo o que aquela implicava...sempre que podia ia às consultas e adorava ver o mano nas ecos...eu falava com ela como seria (ou pensava que seria) quando o mano nascesse...perguntei lhe se iria ajudar a mamã a mudar fralda, dar banho, etc e ela adorava que eu lhe dissesse essas coisas...fazia festas na barriga, falava com o mano, etc
                    Sempre aceitou lindamente a chegada de um novo bebé e a partilha do seu 'território'.
                    O meu parto foi de cesariana electiva...ela esteve sempre comigo no quarto até eu ir para o bloco...quando teve de sair, saiu na maior...ficou mais preocupada a minha sobrinha que ela
                    Quando nos voltámos a ver, já o Guilherme estava nos meus braços...
                    Nesse dia, a minha sogra (que esteve lá sempre), foi comprar uma prenda para ela...oferecida pelo mano ...e ela quis comprar uma prenda para o mano...um cãozinho que ladra e que ele adora
                    Nos dias em que estive internada (3) quando ela lá estava...tentei sempre estar a maior parte do tempo com ela...até na minha cama dormiu uma sesta...
                    Sabia que a mamã e o mano tinham de ficar no hospital mas que ela tinha de ir com a avó.
                    Não me passou nunca pela cabeça que ela não nos fosse visitar à maternidade...
                    Conforme já foi dito aqui...relativamente às prendas...sempre pedi a quem me visitasse que, se levasse prenda para o Guilherme, para fazer o mesmo com a Margarida ou então trazer apenas para ela...
                    O Guilherme tem quase 11 meses...eles adoram se de paixão...se há ciúmes...claro...é inevitável...embora a Margarida nunca tenha demonstrado, claramente, os ciúmes pelo mano...mas em pequenas coisas...percebemos que eles existem...mas tentámos, desde o nascimento do Guilherme, que ela percebesse que amamos os 2 de igual forma mas que agora as atenções têm de ser distribuídas pelos 2...
                    Mas tento sempre arranjar um tempo só para nós...uma história...cantar umas canções, falar do dia a dia...enfim...

                    Ups...testamento:-#
                    Que lindo! :d

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Muito obrigada pelas vossas opiniões!!! Acreditem que são muito importantes e ajudam-me muito!

                      Quando decidi ter mais do que um filho, sempre quis que tivessem idades muito próximas mas naturalmente, quero que a chegada da mana aconteça da melhor maneira possível para a Mariana. Por isso mesmo, a ajuda de quem já passou por isso, é preciosa! Obrigada!

                      Beijinhos
                      Filipa&Mariana&Maria

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá querida!
                        Bem acho que já coheces a nossa historia...mas cá vai!
                        A Beatriz tem 20 meses de difereça da Carolina e recebeu a mana muito bem!
                        Ciumes nunca teve e adorou ir ver a mana á Matrenidade, ela percebeu de imediato que ela já não estava a barriga mas sim cá fora, e desde logo a quiz beijar e fazer festas.Quando viemos para casa ela passou a ser mais independente.Quando me via a tratar da mana ía á vidinha dela, brincar , ver TV, etc...
                        Muitas vezes dei mama á Carolina com a Beatriz o colo, muitas vezes dei mama a correr e deitei logo a Carolia para pegar na Beatriz.As pessoas diziam que não devia fazer isso, mas achei que a Beatriz precisava mais de mim.Agora adoram se e brincam muito o chão da sala.A Beatriz gatiha para andar ao nivel da mana e a maa segue a cheia de curiosidade...não vivem uma sem a outra.

                        Vai tudo correr bem!

                        beijos
                        Marta
                        Aborto retido 10 semanas 06/07/2012
                        Aborto retido 5 semanas-11/08/2012



                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Olá,

                          pois eu tb estou na mesma situação. E dá-me um nó no estomago só de pensar :-& ...
                          Em Cascais não deixam crianças menores de 10 anos entrarem na maternidade, por isso não me vai poder ir ver mesmo.
                          Mas tb n tenho a certeza se seria bom pois tenho a certeza de que não se quereria vir embora sem mim.

                          Mas acho que vou sofrer com isto por antecipação ...

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Bom, eu tive a minha menina em cascais...
                            e devo dizer-te que há sempre maternidades que não deixam entrar crianças porcausa dos riscos de infecções!!!!
                            Mas em cascais depende um bocadito da enfermeira que tiveres pela frente...
                            se o papá falar com cuidadinho... só um bocadinho para dar uma beijokas á mamã, para ela saber k a mamã está bem e para ver o bebé... não haverá enfermeira k resista!!!
                            Quando eu tive a minha, o filho de uma colega minha com 2 anos na altura foi lá ver... e entrou... e esteve comigo!!
                            Mas independentemente de poder ir ou não...
                            Se houver a possibilidade de ir... se tiveres quem a acompanhe... deixa-a ir pelo menos um dia visitar rapidinho...
                            Porque mais tarde ela pode-se sentir excluida desse momento tão importante na vida da mamã!!!
                            Qd a tua cria nascer ela pode até nem ligar nenhuma, mas um dia mais tarde vai gostar de ver as fotos e de saber que também esteve lá, também participou... é mais um laço para unir os irmãos!!!
                            Mas é só a minha opinião!!!

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Inserido Inicialmente por Caalex

                              Desde a gravidez que a fui preparando, ia connosco fazer compras para a irmã, falava da irmã com muita regularidade, dizia que ela ia ensinar a mana a falar, a andar, etc.
                              Foi-me ver a maternidade e ficou encantada com a irmã, não a largava. Comprei uma prenda para a mais velhinha e disse que foi a irmã quem a deu.
                              Em casa, aproveitava todos os momentos em que a mais novinha estava a dormir para a encher de miminhos, e sempre que possível o papá ocupava-se mais da mais nova para eu dar atenção à mais velhinha.
                              Posso dizer que a adaptação à irmã mais nova correu melhor que as minhas melhores expectativas.
                              Felicidades para ti e para as tuas meninas
                              Os meus filhos têm dois anos de diferença. A mais velha foi bem preparada para a chegada do irmão. Ainda a barriga não se notava quando lhe disse que estava um bebé muito pequenino na barriga da mamã. Durante a gravidez dizia-lhe que o mano estava a crescer e depois a mamã ia ao sr. doutor para ele o tirar da barriga da mamã (a minha filha não perguntou como é que ele saía mas ficou contente de saber que o mano ia nascer). Dizia-lhe que o mano ia ser um bebé muito pequenino (pois a ela ainda chamava a minha bebé grande) e que ia precisar de crescer para brincar com ela.

                              Quando ele nasceu, ela foi à maternidade e dei-lhe um presente e disse que era a prenda do mano, mas ela não ligou muito... Gostou muito do irmão e quis logo dar-lhe um beijinho e fazer-lhe festas. E tem sido assim até hoje. Adora o mano, quer abraçá-lo e beijá-lo. Só mostra algum ciúme quando damos para a mão do bebé algum brinquedo dela.

                              Dei colo à minha filha durante todo o tempo que estive grávida do meu filho. Ela precisava e eu gostava de o fazer (e não tinha contraindicação, claro). DEpois do bebé nascer, aproveitei sempre que ele estava a dormir para brincar com ela.

                              Acho que foi importante que ela me ouvisse falar para o irmão da mesma maneira que falava para ela, para não se sentir discriminada, por exemplo: "bebé, a mamã agora vai deitar-te para ir tratar do almoço da mana porque ela está com fome, tá bem?"

                              Boa sorte! Já fizeste o melhor pelas tuas filhas: deste uma irmã uma à outra!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X