Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

    Boa tarde,

    O meu filho, que vai fazer 6 anos em Dezembro deste ano, já vai entrar para o 1º ano por opção nossa (visto ser condicional).



    Como tenho lido muita coisa acerca da entrada na escola aos 5 ou aos 6 anos, queria perguntar aos pais/mães que já passaram pela mesma situação como correu. A minha dúvida maior é se não estamos a fazer mal em não deixá-lo brincar mais um ano sem preocupações escolares.... Sei que a maturidade depende de criança para criança, mas gostava de ler acerca das vossas experiências.



    Agradeço desde já a vossa ajuda e bom fim de semana (ou boas férias) para todos.

  • #2
    RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

    Olá



    O meu entra este ano porque faz anos em Agosto... para mim não fazia mal nenhum ele a ficar mais um ano a brincar apesar de ele já saber muita coisa ... Esta é a minha opinião

    bJ

    Comentar


    • #3
      RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

      Olá,



      A minha filhota agora c/ 9, tb entrou para o 1.ano c/ 5 anos, sem problemas alguns adaptou-se lindamente como os outros coleguinhas mais velhos.

      Tem até à data tem sido excelente aluna e agora espera-lhe outra etapa, o ciclo.

      O que eu aprendi com ela e que vais certamente viver com o teu filhote: as crianças superam-nos sempre, nós mães galinhas temos mais medos do que eles, ele vai certamente adaptar-se lindamente os osbtáculos de uma maneira supreendente.

      Quanto à responsablidade, é minha opinião com base na minha vivência, é que vai de criança para criança e não rigorosamente aliada à idade.

      Espero ter ajudado.

      Felicidades e 1 beijinho grande.




      Comentar


      • #4
        RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

        Olá

        tanto o nuno como a ines são ambos condicionais de novembro, entraram no 1º ano com 5 anos ainda

        mas no meu ver e no da educadora não estavam a fazer mais nada na pre. e de facto isso tem-se comprovado. a adaptação á primaria foi o melhor possivel, o nuno neste momento vai para o 8º ano e a nokas passou para a 2º classe com excelentes a tudo foi a 2º melhor da sala

        mas também depende muito da maturidade da criança á crianças que ja estão preparadas com 5 anos outras não

        bjs

        Comentar


        • #5
          RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

          A minha tb entrou com 5, faz agora 7 em final de Outubro.

          Se custou?Custou um bocadinho pois era muito aparicada no infantário por ser do tipo "mignon" pequenota, mesmo

          Até ao final do ano, foi praticamente a adaptação ao ambiente novo, daí até á Pascoa foi começar a entrar nas aulas á séria e no último período ganhou um balanço e saiu a ler perfeitamente, não obstante os comentários da professora de "que não lhe fazia mal nenhum esperar mais um ano, etc..."

          Mas no final foi positivo o balanço
          [hr]

          Comentar


          • #6
            RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

            a minha filha teve de ficar mais um ano na pré (faz anos no incio de janeiro) e chateava-se mto pk andava a "serrar presunto" pk tava a dar as mesmas coisas pela 2ª vez.

            No caso dela a psicóloga aconselhou pk a nossa vida familliar estava um poco complicada (divórcio) mas ainda bem k ficou pk apanhou uma prof fantástica, é uma das melhores da sala e adora os colegas e as aulas.

            Comentar


            • #7
              RE: Entrada para o 1º ano do 1º ciclo

              Olá



              O meu Tiago também fez os 6 anso no fim de outubro e nos tivemos uma situação um pouco mais complicada no que concerne à decisão da entrada dele.

              No ano passado o tiago foi acompanhado por uma medica de desnvolvimento por ter dificuldades de concentração e alguma actividade excessiva (não sendo hiperactivo). Ela sempre disse que não seria boa ideia o Tiago ir para o 1º ano já, aconselhou-nos a mantê-lo mais um ano da pre...mas como viu que nós não achamos muita piada à ideia sugeriuque se fizesse uma avaliação do desenvolvimento para ver como é que ele estava.



              A Técnica q fez a avaliação disse que ele era uma criança imatura emocionlamente mas que era muito inteligente e que aprendia bem e depressa, como tal desaconselhou que o Tiago ficasse retido, pois iria ser frustrante para ele e ate´desmoivante.



              Ora...ponderamos os pró e contras e optamos por pô-lo no 1º ano...e até agora tem corrido bem..ele tem aprendido bem e não apresenta dificuldades preocupantes...apenas a nível de comportamento...de vez em quando lá trás uma bolinha vermelha, pq teve a falar ou a brincar na sala......mas quem nunca teve "bolinhas vermelhas"



              Até agora está a correr bem....
              My Blog

              My Boys - James & Rod - My reason for living!


              Listinha das barrigas de Setembro/Outubro 2008 - Que saudades!!!

              I´LL BE THERE FOR YOU

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X