Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dois fillhos - como gerir?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Dois fillhos - como gerir?

    Bom dia a todas!



    Tenho uma menina com 33 meses e estou grávida de 25 semanas de uma outra menina.

    Foi uma gravidez muito desejada - inclusivé, porque perdi um bebé há um ano atrás - e estou muito ansiosa e também muito entusiasmada, a começar a tratar dos primeiros preparativos, etc...

    Também já comecei - há umas semanas atrás - a tentar preparar a minha filhota para o nascimento da irmã mas sinto grandes dúvidas pois se há dias em que ela me parece muito entiusiasmada outros há em que ela diz que "não há bebé!" e fica chateadinha...também não gosto de a ver assim...

    Por outro lado ando um bocado cansada e algumas vezes ainda que isso me desagrade, acabo por ter que a deixar a brincar sózinha e à vontade....ainda que eu esteja por perto mas a descansar pois também tenho medo de que se não repousar isso possa prejudicar a bebé...

    Comecei também já a fazer algumas comprinhas para o enxoval da bebé e quando lhe compro alguma coisa não resisto a mostrar à Ana e por vezes ela até fica entusiasmada e diz que as coisas são bonitas mas também tenho sempre a tentação de sempre que compro coisas para a bebé lhe comprar também alguma coisa para ela, para que não fique "prejudicada"...enfim estou a viver diversas sensações novas e a sentir alguma dificuldade em geri-las...estou a 11 - 12 semanas de a bebé nascer (vai sercesariana programa e antecipada) e sinto necessidade de ter as ideias mais organizadas antes do seu nascimento.

    Para isso gostaria de contar com a opinião das muitas mamãs experientes que andam por aqui neste tão útil site.



    Muito agradeço opiniões!



    Beijinhos a todas!





    Maria José (Ana, 33 meses e Mafalda, 25 semanas)

  • #2
    RE: Dois fillhos - como gerir?

    Olá Maria José!



    Parabéns pelo teu rebentinho!

    Quanto às tuas dúvidas, acho que não deves valorizar as reacções da Ana, com 33 meses! Isso é como lhe dá melhor: um dia diz que sim, outro que não, não tem significado nenhum, nem ela tem noção. Claro que ela deve ouvir falar no bebé que aí vem, mas não deves exagerar na quantidade de vezes que referes uma mana que ela ainda não pode ver, nem tocar, nem saber o que irá representar na vidinha dela, o que irá roubar dos seus pais. Eles não percebem, mas ficam inquietos. Depois a minha teoria é que eles não têm automaticamente que se apaixonar pelos irmãos, isso é tarefa dos pais, nem o contacto deve ser forçado. A iniciativa é deles. Vais ver como quando a Mafalda vier, isso vai ser muito mais natural do que estás a imaginar, sem precisar de ajudas ("gostas da mana?", "faz festinha à mana") o que para mim é contra producente, e podia dar-te alguns exemplos lá de casa. E quanto às comprinhas, acho o mesmo. Não vejo grande necessidade de estar sempre a impingir o assunto a uma miúda dessa idade. Se ela mostrar interesse, tudo bem, mas deixa que seja ela a puxar o assunto e vais explicando, que se quiser te pode ajudar a preparar as coisas da mana, que é pequena e ainda não tinha roupas dela. Podes aproveitar para contar que ela também já foi pequena! Mostrar fotos dela, quando nasceu, mas sem forçar muito, apenas se vires que está interessada.



    Depois, se estás cansada, deves descansar, claro! Pede uma ajuda extra ao pai, para lhe dar atenção. E há muita coisa que podes fazer com ela bem quietinha, sem te privares de lhe dar atenção, mas não te preocupes muito, muitos destes problemas das “gestões” começam na nossa cabeça.



    Lá em casa quando os manos nasceram “trouxeram” sempre prendas. É um pequeno miminho só para aligeirar as coisas. Não vai ficar prejudicada coisa nenhuma, eles são muito indiferentes a isso. Acho mais importante certificares-te disso quando a bebé nascer, uma vez que as pessoas tendem depois a ligar só ao bebé e eles ficam um pouco de lado. Mas não há dramas: eles arranjam as suas armas...



    Relaxa!



    Beijinho e tudo a correr pelo melhor.


    [hr]

    Laranja

    Comentar


    • #3
      RE: Dois fillhos - como gerir?

      a marrida nasceu tinha o guilherme 2 anos e 5 meses, comprei um brinquedo que eu sabvia k ele adorava uma pista de comboios e levei pra maternidade e dissemos k foi a mana k trouxe. inicialmente nao aceitou bem, mas tambem graças a comentarios do tipo " a mana vai roubar a tua atençao, a mae depois nao tem tempo pra ti, e outros do tipo. eu dei sempre prioridade ao guilherme, a margarida so tinha prioridade pra comer. vais ver, no segundo filho estamos muito mais calmas, gozamos mais a maternidade, e o k parece 1 bicho de 100 cabeças, afinal so tem 1
      [



      img][/img]

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X