Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2º filho a caminho... como gerir?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2º filho a caminho... como gerir?

    Olá mamãs...



    Tenho um menino lindo com 3 aninhos e estou gravida de 14 semanas e 2 dias...



    O meu piolho por agora parece estar a aceitar tudo mt bem... dá beijinhos na barriga, diz k empresta os brinquedos á mana... (ñ sabemos o sexo mas ele diz k é uma menina...) Mas eu tenho algum receio da altura em k o bebé nascer... Será k o meu piolho se vai adaptar bem? ñ sentirá ciúmes?



    Mamãs que já passaram por isto que testemunhem como correu, como foi a adaptação de toda a familia... É fácil gerir as rotinas de 2 crianças? Ter tempo para ambos?



    Outra questão... Independentemente de vir outro menino ou uma menina terão que dividir o quarto já que moramos num T2... Se for menino é normalíssimo, se for menina... é menos habitual... alguém tem irmãos de sexos diferentes a dividir o mesmo quarto? o que têm a dizer sobre isto?



    Desde já mt obrigado...



    Beijocas...



    Shadow

  • #2
    RE: 2º filho a caminho... como gerir?

    Olá Shadow,



    Venho juntar-me a ti e às tuas dúvidas... Eu também tenho um filho com 6 anos que está radiante por ir ter um mano, ou uma mana, mas ele prefere um mano... Também tenho dúvidas de como irá reagir depois do bebé nascer, embora tenha uma idade diferente do teu... Mas o meu irmão, que tem mais 3 anos do que eu, também estava muito feliz quando a minha mãe estava grávida de mim e quando eu nasci ficou com uns ciúmes brutais. Enfim cada criança é uma criança e se eles têm um feitio muito próprio!



    Também moro num T2 e não sei como hei-de gerir a situação menino vs menina...



    Vou esperar pelas opiniões, porque tenho a certeza que vamos ler soluções bastante imaginativas!:idea:










    Comentar


    • #3
      RE: 2º filho a caminho... como gerir?

      eu tou a fazer tudo com muita naturalidade e tb vou ter 2 dois no mesmo quarto e são de sexos diferentes. nada de fazer tempestades num copo de água. falo muito com a minha filha, valorizo-a muito, digo que vou precisar da ajuda dela, o que a faz sentir importante... tudo feito com muito tempo.



      o irmão irá para o quarto dela quando já dormir a noitinha toda. e ficaram juntos até eu poder mudar para uma casa maior, o que acontecerá, se tudo correr bem, daqui a uns 4 anos. mas se foi depois, paciencia.



      até lá nada de stresses. é levar tudo na boa, pq quando tem que ser, não há nada a fazer.

      Comentar


      • #4
        RE: 2º filho a caminho... como gerir?

        Desde já obrigado pelas respostas...



        Pois... A mim aflige-me mt a questão dos ciúmes, de conseguir dar atenção a ambos... etc... Mas a questão da partilha do quarto tbm me deixa preocupada... Nós compramos casa há apenas ano e meio... antes moravamos numa alugada... tão cedo está fora de questão mudar... ñ temos a mais pequena hipótese... Gostávamos mt de trocar sim, mas daqui a uns bons anos... até pk moramos num 3º andar sem elevador e ñ me imagino com 60 anos a subir estas escadas todas.... lol... mas a mudarmos será daqui a uns 10 anos...no mínimo... logo eles terão que partilhar o quarto mts, mts anos...



        Ainda por cima a mobília de quarto do piolho é um estúdio... com cama de gaveta por baixo... acontece k com um colchão ortopédico fica tão, mas tão apertadinho que´mal dá pra pôr lençõis na cama, ñ cabe um só cobertor... :ermm: mas eu queria k o bebé dormisse num bom colchão... o meu piolho tem um ortopédico e na cama de baixo tbm tenho um... só k pelos vistos ñ cabe... GRRR!!!



        Isto pra mim tem sido complicado... acho k ando com as hormonas doidas... sempre kis ter um 2º filho... durante mt tempo ñ fiz nada para evitar... no início do ano sofri um aborto espontâneo... custou-me mt... entretanto a vida deu umas voltas e com a entrada do piolho pa um infantário privado e bastante caro coloquei a hipótese de ter um 2º filho tão cedo completamente de lado... em termos financeiros é uma fase mt complicada pra nós... mt mesmo... só que... fikei grávida justamente nesta altura... e sem esperar... na altura foi complicado... fikei apavorada... ñ queria mesmo pois o futuro assustava-me horrores... até chorei por tar grávida... achei que ia "estragar" o futuro ao meu filho e k o novo bebé nc teria o que ele tem tido... durante algum tempo ñ me senti feliz por tar gravida... fui-me habituando á ideia e tentando conformar-me... dp tbm como tinha sofrido o aborto tinha receio de algo ñ tar bem com o bebé e ter k o tirar e então tbm ñ me queria apegar... a pouco e pouco lá me fui habituando á ideia... mas sentia k nunca ia conseguir amar tanto o bebé como amo o meu filho... amo-o tanto k achava ñ conseguir amar assim mais nenhum ser... no passado dia 3 fiz a 1ª eco... soube k o bebé tá bem... e ai é k me senti mesmo mãe de um novo ser... nos ultimos dias tenho-me vindo a apaixonar cada vez mais pelo meu "feijãozinho"... e hoje por exemplo acordei a sentir-me verdadeiramente FELIZ e entusiasmada por ir ser mamã de novo...



        Acho que as coisas irão-se compondo e resolvendo... com uns sacrifícios, com alguma luta... mas tudo se há-de resolver... quanto ao gostar do bebé... acho k o vou amar como amo o meu filho... o meu amor pelo meu filho jamais se irá dividir... mas acho k o meu coração se está a expandir de forma a k o amor se multiplique por 2... em proporções iguais...

        Comentar


        • #5
          RE: 2º filho a caminho... como gerir?

          Ola

          O meu filho mais velho tinha 2 anos e meio quando as irmas nasceram, e aceitou bastante bem, regrediu um pouco em alguns comportamentos mas por ex. tinha deixado a chucha 1 mes antes e nao voltou atras, assim como com o desfralde tambem ficou tudo bem! Nas alturas em que as bebes dormiam eu aproveitava para brincar com o mais velho, saber como tinha corrido a escola, lia-lhe a historia antes do deitar, era eu que lhe dava banho, os momentos para ele eram muitos, alem do mais os recem nascidos ( mesmo sendo 2 ) nao precisavam assim de tanta atencao, desde que tenham a barriguinha cheia e a fralda mudada, e algum colinho ( no nosso caso muiiiiito) estao felizes!!!



          Claro que ha coisas que nao conseguimos evitar como aquelas alturas em que toda a gente da atencao ao novo elemento e ninguem liga ao mais velho mas tambem deve partir de vcs algumas chamadas de atencao por ex. aos avos, que teem muita tendencia para se exceder com os novos membros...

          Quanto ah partilha de quartos como alguem ja disse aqui nao vale a pena fazer tempestades em copos de agua...eu partilhei o quarto com o meu irmao ate perto dos 17 anos e nenhum de nos tem "problemas" de nenhum tipo, e ate nos damos bastante bem!!

          Os meus filhos partilham o mesmo quarto e so deixaram de o fazer daqui a 1 ano aprox.



          Quanto ah questao financeira, a mim tambem me passou pela cabeca que ia estar a tirar muita coisa ao mais velho mas depois esqueci isso!!! Acho que ao dar-lhe 1 irmao estava a dar-lhe algo bem melhor: uma irma ( teve sorte sairam-lhe 2 ), amigas para toda a vida , companheiras de brincadeira, etc etc!!



          Claro que se passam tempos dificeis, e de que maneira especialmente quando o desemprego bate ah porta, mas pelos nossos filhos vamos levando o barco para a frente!!!

          Boa Sorte

          Teresa


          Comentar


          • #6
            RE: 2º filho a caminho... como gerir?

            Anda por aí um tópico parecido a este, não muito longe, com mais testemunhos...



            Tb me assusta muito a reacção da mais velhinha (25 meses) e que ela estranhe a chegada do irmão... Houve mais outros sentimentos estranhos que tive no início mas agora acho que estou mais serena...
            http://manasecompanhia.blogspot.com/


            Comentar


            • #7
              RE: 2º filho a caminho... como gerir?

              Olá



              Quanto à partilha do quarto, li que irmãos que partilham o mm quarto tem menos tendência a fazer passeios noturnos ao quarto dos pais. Deve ser por se sentirem mais acompanhados. Sp pensei em pô-los no mm quarto pelo menos nos primeiros anos. Agora vem aí uma rapariga mas não vejo kk problema em serem de sexos diferentes.



              Preocupa-me mt mais a divisão/partilha de brinquedos e outros. Será que cada um deve ter os seus ou tudo é de todos???

              K acham?




              Quanto aos ciúmes, só podemos esclarecê-los, reafirmar o nosso amor e ajudá-los a ultrapassar eventuais dificuldades. Dar-lhes 1 irmão ou irmã é um presente para a vida : quando não estivermos cá ter-se-ão um ao outro. Pelo menos é assim k me sinto em relação à minha irmã e temos 20 anos de diferença.



              Tranquiliza-te, não há nada mais natural do que ter irmãos



              Beijos
              doce Madrinha faj
              querida afilhada Nokas





              Comentar


              • #8
                RE: 2º filho a caminho... como gerir?

                Vamos por partes: esquece essa história dos ciúmes. Não sofras por antecipação!!!com os mais velhos não tive problemas nenhuns e agora com a Matilde, ainda lhes sairam pela boca uns: "só gostas da Matilde" ao que eu respondi: "pois só, eu agora já não gosto de vocês" e eles ficavam a olhar para mim e no fim riamos todos, tipo: "pois é, que disparate!!!". Mas o teu filho está numa fasepor si só CHATA. Que são os 3 para 4 anos e olha que o ter ou não irmãos não tem nada que ver!!!Com 4 anos podem tornar-se crianças complicadas, batem o pé, fazem birras, tudo é "não" e as pessoas adoram a "desculpa do irmão". Por isso, desde que não se arranquem olhos, minha amiga: desvaloriza!!!Não sofras que não vale a pena, leva as coisas com naturalidade. Chama a atenção quando faz mal e elogia quando faz bem.



                Quanto ao quarto: és de onde? sabes que eu como fã de IKEA, adoro os quartos que eles lá têm montados na exposição, há pouco tempo havia lá um que não era mais que um corredor e eles tinham lá posto um grande roupeiro com 4 portas, uma secretária e cama grande e ainda uma cómoda muda fraldas e um berço e umas caixas para brinquedos. isto para te dizer que com imaginação tudo se consegue. Penso que te seria complicado desfazer da mobilia do mais velho não é? não tens espaço para uma cómoda e cama de grades? e em cima da cómoda metias o colchão muda fraldas e na cómoda a roupa do bebé.





                Beijocas

                Comentar


                • #9
                  RE: 2º filho a caminho... como gerir?

                  Olá



                  Tenho só um filhote, mas penso no 2º tambem felismente vivo num T3,mas já vivi num T2.

                  Mas quero te dizer que apesar de não ser muito usual temos que nos adpatar ás realidades e não vale a pena colocarmos problemas onde não existem, afinal são irmãos!

                  Eu sempre vivi numa casinha com 2 quartos e uma sala.Eu e o meu irmão até aos 12/14 anos aproximadamente sempre partilhamos o mesmo quarto tinha que ser e assim foi.Depois a minha mãe colocou o mais velho neste caso o rapaz a dormir na sala e corereu tudo bem....não tinhamos as mordomias que hoje damos aos nossos filhos....e fomos felizes da mesma maneira!

                  Dormiamos na mesma cama(o qurato era pequeno para 2 camas) os pais ás vezezs complicam mais a situação ....



                  Poderás sempre comprar 2 caminhas...ou até dividir com uma divisória(decorada...) o espaço?...entre as caminhas???



                  è uma ideia mas não te preocupes que vai tudoi correr bem...esse é o problema menor !
                  CarlaM

                  Comentar


                  • #10
                    RE: 2º filho a caminho... como gerir?

                    Desde já mt obrigado a todas pelas respostas...



                    Já sei o sexo do bebé... é outro menino k ai vem... o nome está em análise... Até gostava de ter ficado com o casalinho, mas k me facilita a vida ser outro menino, lá isso facilita... posso aproveitar imensa coisa do Eric e assim ñ me stresso tanto com o facto de dividirem o mesmo quarto...



                    mãede3: eu moro a 120km de lisboa, mas já andei a passear pelo site do ikea e de facto há por lá umas coisas k me seduzem... o quarto do piolho nem é assim tão pequeno, tem é tralha a mais... além da mobília, estudio com roupeiro e escrivaninha tem uma casa enorme daquelas k tbm dão pa jardim... e um bau, mesinha e 2 cadeiras... vou ter k retirar algumas coisas, mas a casinha é k ñ, o piolho tinha um desgosto daqueles... andei a ver um roupeiro no Ikea, azulinho, da gama mammut e acho k cabe no quarto, ao lado do roupeiro do bécas... tbm já arranjei um espaçinho pá caminha de grades... ómoda para já ñ vou comprar... compro a banheira-mudador e deixo-a do lado de fora do quarto, no corredor, perto da entrada do quarto e da casa-de-banho. Para agora até tenho a coisa mais ou menos resolvida... o pior é depois... pk o estudio do bécas tem 2 camas mas ñ vou poder usar a de baixo... foi a pior compra k fiz... a cama de baixo com um colchão ortopédico fica sem espaço seker para um cobertor... além disso a arrastar o gavetão todos os dias dava cabo do chão flutuante em menos de nada, até pk o gavetão nem rodas tem... chateia-me pk a mobilia foi mesmo caríssima, mas parece-me k futuramente terei mesmo k comprar uma nova... bem... mas esse problema fica para depois...



                    De facto o piolho anda numa fase mt, mt complicada... são birras atrás de birras, está sempre a medir forças comigo, por vezes deixa-me esgotada... mas já mostra ciumes do irmão... quando falo do bebé tenta chamar para ele a atenção e fica amuado kd me oferecem coisas para o bebé... Isto ñ se adivinha fácil...



                    Beijocas...

                    Comentar


                    • #11
                      RE: 2º filho a caminho... como gerir?

                      Olá a todas!



                      O outro tópico semelhante a este que anda por aí foi iniciado por mim quando estava grávida da minha segunda filha - na realidade da terceira porque perdemos a primeira, mas isso é outra história - o que interessa para aqui é que tenho uma menina com 3 anos e uma segunda com 2 meses e passei uma boa parte da gravidez quer a preparar a Ana quer a tentar recolher informação sobre a melhor maneira de o fazer e a tentar prever como é que ela iria reagir e...chego à conclusão de que perdi muito tempo com isso...dado que tudo acabou por se "encaixar" de forma muito natural.

                      A Ana ficou muito feliz com a chegada da bebé, é muito meiga com ela e para já está tudo a correr muito bem...mas claro que se trata de uma relação que está apenas a começar...o futuro a Deus pertence...apenas espero ter a calma e a sabedoria necessária para as acompanhar da melhor forma...é um dia de cada vez.

                      No que sinto mais dificuldade é em repartir as atenções pelas duas e não deixar que nenhuma delas fique para trás: no principio erabem mais fácil dado que a bebé foi prematura e durante as primeiras semanas ainda esteve muito adormecida mas agora está já muito vivaça e a requerer cada vez mais atenção. Mas penso que o mais importante é conseguir perceber em cada momento qual delas precisa mais de mim e dar-lhe a prioridade. O mais complicado parece-me será quando regressar ao serviço lá para o mês de JUnho quando a bebé já tiver 6 meses e iniciar o jantar..dois banhos e dois jantares e um marido a trabalhar à noite...aí é que vai ser! Vamos ver!

                      Relativamente ao quarto das crianças também tenho alguns problemas dado que vivo também num T2 e ainda que sejam duas raparigas o quarto delas é muito, muito pequenino...tenho um estúdio com cama de gaveta, o que me pareceu dado a falta de espaço ser a melhor solução ainda que não seja lá muito cómodo fazer a cama e também calcule que ter que abrir e recolher a cama de gaveta diáriamente também não tenha muita piada mas enfim é o que pode ser...sinto um grande problema relativamente à arrumação das roupas dado que apenas tenho um roupeiro (sem espaço para colocar mais nenhum) e que está sobrelotado com roupas da Ana, quase que não cabe lá mais nada. O que vale é que na prática a roupa nunca está toda dentro dos roupeiros dado que o cesto da roupa suja está sempre a encher... por outro lado tenho uma arca que comprei na Vertbaudet e que muito embora seja para colocar brinquedos está a agora com roupas de cama, enfim...estou também a pensar em investir muito em cabides...a propósito estão uns giros no catálogo Deco da Vertbaudert, que dá para se colocar na porta do quartinho.



                      Enfim, peço desculpa pelo testamento e espero ter ajudado!



                      Beijocas para todas!



                      Maria José

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X