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Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

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  • Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

    Olá meninas



    Passou o primeiro mês de aulas do meu filhote. Ando preocupada.



    Ele sempre foi muito cabeça no ar, preguiçoso para se concentrar e esforçar-se por pensar. Por exemplo, se lhe pergunto como correu a escola, e isto já no pré-escolar, simplesmente responde: "bem". Tenho que o sentar ao meu nível, olhá-lo nos olhos, desviar qualquer outra atenção e puxar pela conversa a saca-rolhas para me dizer pormenores, senão quer é ir brincar ou ver tv.

    A educadora do pré-escolar sempre os habituou a regras, a fazer actividades sem rebuliço, a cumprir horários e tarefas. Mas nem assim aprendeu, e a queixa dela já era na altura que estava sempre no mundo da lua, que demorava eternidades a pintar ou fazer os trabalhinhos.

    Ele é bastante inteligente e perspicaz, tem uma linguagem bastante desenvolvida para a idade e aprende com facilidade. Apenas não se quer dar ao trabalho.



    O problema é agora que está no primeiro ano do ensino básico.

    Demora tanto tempo a fazer as coisas na escola que a professora tem que mandar as fichas para terminar em casa, isto além dos trabalhos no caderno, o verdadeiro TPC. Ou seja, demora imenso tempo a fazer tanta coisa em casa. Até hoje, só houve 2 dias em que conseguiu acabar tudo na escola. A professora, inclusive, já o deixou no intervalo das 3 (10 minutos) a trabalhar na sala, mas nem assim acabou.



    Eu não queria que ficasse com aversão aos trabalhos. Ele está sempre a dizer que não gosta de fazer aquilo (mas diz que gosta da escola). Distrai-se com tudo o que o rodeia, desde a mosca que passa ao bico do lápis. Consegue fazer as coisas mais ou menos quando estou sempre ao pé dele, mas se o deixar só no quartinho, é capaz de demorar horas... mesmo horas. Levanta-se, brinca. Senta-se, imagina, mete-se nas conversas que vai apanhando pela casa.



    Como hei-de eu fazê-lo ganhar gosto por aprender, fazê-lo entender que a escola é uma coisa positiva, que o tempo tem que ser melhor gerido, em resumo: que é preciso trabalhar um pouco e tudo corre melhor na vida?



    Tento encoraja-lo positivamente, mas nem sempre funciona…



    Há dicas e experiências como esta por aqui?


  • #2
    RE: Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

    Olá







    A minha filha também entrou agora para a escola. Sei do que falas... apesar de ela não ser tão lenta na execução, também se distraí muito e adora a brincadeira (e ainda bem, eles só têm 6 anos).







    O que faço SEMPRE :



    Depois de chegar da escola, come um iogurte ou fruta ou cereais e faz os trabalhos com a minha presença (ainda é cedo para os deixar sozinhos... depois do Natal começo a experimentar fazer isso...lol)







    Salvo alguma circunstância inesperada, os trabalhos são SEMPRE feitos antes do jantar... prefiro jantar mais tarde...ou lavar-lhe só o rabinho...lol







    Faz SEMPRE os trabalhos no quarto, na secretária dela e quando termina arruma logo a mochila.







    No fim de semana, os trabalhos são SEMPRE para fazer até à hora do almoço de Sábado.







    A partir daí é rambóia até ir novamente para a escola :hehe:







    Com isto pretendo criar-lhe uma rotina fixa para o que menos gosta e libertar-lhe tempo para poder brincar à vontade. Já houve muita lágrima mas está a funcionar bem...





    Editei para dizer que ,enquanto ele realiza os trabalhos, a presença dos irmãos mais novos (a minha não tem) é sempre prejudicial, é o lembrar da brincadeira (devem estar noutro quarto ou sala sem se fazerem notar.... claro que sei que isto é utópico... mas deveria ser assim)

    :-)

    Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
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    • #3
      RE: Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

      Olá,

      Com o meu filho mais velho também foi um pouco assim. Sempre foi uma criança muito distraída e ainda hoje o é.



      Tentava saber o que se passava na escola e ele nunca se lembrava de nada. Nem o que tinha almoçado nem nada.



      Relativamente a demorar tempo a fazer os trabalhinhos, também teve as coisas dele, mas a primária acabou por correr lindamente, mas eu sempre tive que ir à mochila dele para ver se tinha trabalhos, recados, etc. Hoje está no 6 ano, o ano passado foi um dos melhores alunos da turma. Mas continua a esquecer-se de tudo, trabalhos, recados, etc. É uma desgraça, mas também tem a quem sair, o pai é do pior e mãe também sempre foi assim...



      O meu filho do meio entrou este ano para a primária e também demora uma eternidade para fazer os trabalhinhos e cansa-se muito (diz ele...). Claro que ele quer é brincar... Ele só tem trabalhos ao fim de semana e muito pontualmente durante a semana. Às vezes tem é os trabalhos do dia que não acabou na sala. Uma coisa que tem acontecido é fazer tudo à pressa (tudo mal) e depois eu apago tudo e tem que voltar a fazer de novo...



      Eu acho que ainda é muito cedo para te preocupares com a lentidão dos trabalhos, porque eles são tão pequeninos. Tive uma reunião a semana passada em que a professora do 1º ano disse que ainda está na fase de conseguir que os meninos se mantenham quietos nas respectivas secretárias, sem interromper minuto a minuto para beber água, fazer xi-xi, etc.

      Repara que só passou um mês!



      Pela experiência que tive com o meu mais velho, demorou uns meses até que as coisas entrassem na linha.



      Não te preocupes assim tanto que é normal eles demorarem a "arrancar".



      Cláudia


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      • #4
        RE: Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

        Pois é



        A coisa não está famosa por aqui...



        Tive reunião com a professora esta semana. Disse que é um miúdo amoroso (e é), com uma linguagem e uma forma de falar que ela se derrete toda. O problema é: ser o mais distraido e distrator da sala. Distrai-se abslutamente com... tudo! Na hora de estar sentado a fazer as letras e a pintar é do piorio. Arranja mil motivos para não o fazer. Continua a levar as fichas para casa e é o pandemónio.

        Já tentei com estímulos positivos, mas acabo sempre por ameaçá-lo de castigo. Não há forma que eu conheça de dar a volta a tal massacre. Sim, porque é isso que os trabalhos têm representado para ele.

        De repente, depois de horas de suplício, intervaladas com alimentação e outras distrações, o pai já o ameaçou a sério de castigo. Conseguiu fazer em 15 minutos o que levou horas a tentar...



        Ando a desesperar...



        Preciso de dicas para fazer do massacre algo rápido e indolor...

        bj



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        • #5
          RE: Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

          O meu filho está no 2º ano, mas o ano passado para além de se distrair com facilidade distraia os outros apenas difere no teu porque sempre esteve motivado para fazer as tarefas na sala e acabava sempre em 1º para brincar com os mais atrasados... tive n reuniões com a professora por causa deste comportamento que era péssimo. Cheguei a levá-lo a uma psicóloga por se desconfiar de alguma hiperactividade mas aquilo que foi dito é que é uma criança muito imatura e irresponsável. A psicóloga apontou-me algumas estratégias para o ajudar a melhorar e este ano está a dar resultados. Deixou de ser mal comportado nas aulas, faz os trabalhos com mais atenção e é mais responsável em tudo.

          Quando chego a casa come sempre qualquer coisa (18h), vou para o quarto com ele para fazer os tpc (se não estiver lá distrai-se e demora o dobro). Vai para o duche (já tem autonomia nesta parte) e veste-se sozinho enquanto aqueço o jantar (adoptei a estratégia de fazer comida ao fim-de-semana para estar mais livre ao final do dia). Tem a tarefa de por a mesa e jantamos(19h30). No final do jantar enquanto arrumo a cozinha ele dá comida aos nossos animais. E depois temos tempo até às 21h para estarmos juntos a brincar e a ver tv.

          Tenho na porta do frigorifico uma lista de tarefas decididas em conjunto que o ajudam a ser mais responsável e que marca a vermelho se não fez e a verde se fez.

          Já interiorizou a rotina da hora de deitar (que era sempre um castigo) e já não refila.

          Ao dar-lhe mais responsabilidade nas coisas e tarefas em casa também o ajudou a crescer e a ter mais maturidade. Em casa e consequentemente na escola.





          O meu atelier.

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          • #6
            RE: Depois do 1º mês de escola... dicas, por favor

            SuMa,

            não te quero desesperar, mas o meu filho do meio, o Guilherme, tem 9 anos, anda no terceiro ano e é assim desde o início da escola.

            Distrai-se com tudo e leva eternidades a fazer os trabalhos. Já tentei de tudo, mas nada resolve. Simplesmente, ele não gosta. Se for para fazer algo que ele goste, do género desenhos ou trabalhos manuais faz tudo num instantinho. O problema é o resto. Não gosta e, por isso, não se interessa e não se aplica. Tudo o que aplicámos com o mais velho, com este não funciona, porque realmente ele não gosta das matérias. Ele gosta da escola, da professora, dos colegas , de tudo. Mas nunca sabe o que fez na escola, o que foi o almoço ou se traz ou não trabalhos. Chega a estar com o livro aberto em frente a ele, desde as 18 até às 20 sem fazer uma única letra e sem se levantar da cadeira. Houve um domingo( ele faz os trabalhos ao domingo, porque eu e o pai trabalhamos ao sábado), que esteve desde as 9h até ás 13 e depois das 14 às 18 só com uma frase escrita. Para que ele acabasse tive que lhe ditar toda a composição, pois ele não tinha ideias.

            Já lhe disse que não sou eu que tenho de fazer os trabalhos dele, mas ele não quer mesmo saber. Não me preocupo muito, pois acho que ele um dia vai ter um click e vai perceber tudo o que lhe tenho dito sobre a escola. Mas é desesperante e cansativo, para ele e para mim. Na escola , há dias em que trabalha a um ritmo aceitável, outros, nem por isso. Fomos ao psicólogo, é uma criança sem dificuldades de aprendizagem, mas não tem qualquer tipo de interesse pelo que está a aprender. Ele aprende, mas não lhe apetece dedicar mais tempo de que o horário escolar a trabalhar. É esperar que um dia a motivação, o interesse e o gosto pela escola surja.



            Espero que não te sintas frustada com o meu testemunho, pode não ser o teu caso e espero, sinceramente, que não. Só te quero dizer que não insistas demasiado, porque pode ser mais prejudicial que benéfico. Os castigos são uma forma de punição e ele não pode encarar a escola como algo associado a penalizações. Provavelmente é só uma questão de ritmo e de habituação a novas rotinas. Dá-lhe tempo, mas encorajando-o a tentar ser mais rápido. Tipo, se acabares em x tempo, faco-te a tua sobremesa favorita. Valoriza-o sempre que ele conseguir em vez de o castigares quando ele não consegue.



            Desculpa o testamento. Espero ter ajudado em alguma coisa, mais que não seja, para te mostrar que não é só o teu filho a ter essa dificuldade.

            Beijinhos e muita paciência

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            • #7
              Olá... vim procurar este tópico porque também ando desanimada com a minha filhota.
              Ela sempre foi muito imatura e irrequieta e são esses os problemas que a professora me relata.
              O principal problema é mantê-la uma aula inteira sem se levantar e sem chorar quando é repreendida.

              Ela até gosta de fazer os trabalhos (embora esteja desejosa de os despachar para ir brincar) e as notas não foram más, mas parece-me importante conseguir sentá-la durante o tempo de aula.
              Tenho estado em contacto quase semanal com a professora, que me parece ser muito "molinha" embora competente nos conteúdos.

              Já conversei muito com ela, tentei recompensá-la (quando se porta bem, o que raramente acontece), castigá-la, enfim, começo a pensar se não será melhor levá-la a um psicólogo...
              Ontem, depois de mais uma longa conversa, disse-me que não se conseguia portar bem...

              Desespero.......

              Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
              Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

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              • #8
                Pois, por aqui a coisa até andava melhorzita lá por alturas do natal, mas depois das férias voltou tudo á estaca zero.
                Um destes dias falei com um professor que se debate com todo o tipo de situações e personalidades de crianças. Aconselhou-me a leva-lo a um psicólogo para fazer a despistagem de qualquer défice de atenção ou problema que poderia eventualmente ter. Aconselhou também a insistir na rotina, no incentivo positivo. Diz que não adianta haver chatices e relatou casos de pais que se chateiam a sério entre si por causa dos trabalhos de casa. Hehehehe. Por acaso revi-me nalgumas coisas e há erros que não devemos repetir. Por outro lado, isto dos incentivos positivos é uma teoria muito bonita, mas quando funciona.
                Acho que nos resta ter paciência e desencantar disponibilidade, não fazer dos trabalhos uma guerra, estar junto deles e apoiar da melhor forma. Já me resigno e não vou esperar, para já, milagres na alteração de comportamento.
                BJ

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                • #9
                  Olá SuMa,

                  Então e relativamente às "notas"? Correu tudo bem no 1º Período ou a atitude do filhote reflectiu-se no aproveitamento?

                  Isto porque, às vezes, apesar da distracção toda e da dificuldade em fazer os trabalhos em casa, conseguem na mesma captar o que é ensinado na sala de aula. Não sei se é o caso do teu filho.

                  Mais uma vez, desejo a maior sorte e que corra tudo bem.
                  Cláudia



                  Inserido Inicialmente por SuMa Ver Mensagem
                  Pois, por aqui a coisa até andava melhorzita lá por alturas do natal, mas depois das férias voltou tudo á estaca zero.
                  Um destes dias falei com um professor que se debate com todo o tipo de situações e personalidades de crianças. Aconselhou-me a leva-lo a um psicólogo para fazer a despistagem de qualquer défice de atenção ou problema que poderia eventualmente ter. Aconselhou também a insistir na rotina, no incentivo positivo. Diz que não adianta haver chatices e relatou casos de pais que se chateiam a sério entre si por causa dos trabalhos de casa. Hehehehe. Por acaso revi-me nalgumas coisas e há erros que não devemos repetir. Por outro lado, isto dos incentivos positivos é uma teoria muito bonita, mas quando funciona.
                  Acho que nos resta ter paciência e desencantar disponibilidade, não fazer dos trabalhos uma guerra, estar junto deles e apoiar da melhor forma. Já me resigno e não vou esperar, para já, milagres na alteração de comportamento.
                  BJ

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                  • #10
                    As notas foram um simples satisfaz a tudo, porque em casos como o dele, não podem dar má avaliação, nem muito boa (que neste caso nunca iria conseguir) Ele aprende a matéria, mas nota-se que os erros que comete são por pura distração ou porque "perdeu" a lição. o comportamento continua a deixar muito a desejar... sempre lunático ou sempre falador.
                    Haja paciência..

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                    • #11
                      Olha o meu filho foi assim no 2º ano... Quando fui à reunião até tive vergonha, ao desfolhar o caderno era só "Não terminou", "Não terminou o trabalho"... Até que numa cópia ele só fez 2 ou 3 linhas e escreveu ele em baixo "Não terminou". lol Fiz um enorme esforço para não me rir enquanto lhe dava o ralhete por isso!

                      No 1º ano a coisa correu mais ou menos, as queixas eram que ele era mt irrequieto, queria andar sempre de pé, mas a professora lá o foi levando... Depois no 2º aconteceu mt coisa junta, o meu marido adoeceu no Verão e esteve mt tempo internado e isso marcou-o muito, depois a professora que lhe calhou chegou a Dezembro e reformou-se, depois a que veio era uma miúda que não soube lidar com os problemas da turma. Este ano fiquei super feliz qd soube que a prof q lhe tinha calhado era a ex-coordenadora. No ano anterior tinha falado com ela por telefone na altura em que eles estavam sem professora por causa de um miúdo q andava a incomodar o meu. Aquilo andava a arrastar-se e eu sei q o meu tb é fresco, por isso estava a ver se ele resolvia a situação, mas o q o incomodava era q n conhecia o miúdo de lado nenhum e a partir de certa altura ele resolveu começar a bater-lhe sempre q passava por ele, sem razão nenhuma e nunca se dava por vencido. Quando o meu filho me chegou a casa e disse q tinha passado o intervalo ao pé de uma contina por causa dele, tive de agir. Telefonei a pedir p ir falar com ela, mas acabei por dizer o q se passava ao telefone, mas só sabia q era um Pedro, o meu filho nem sabia a turma. Disse-me logo: "Ah, já sei quem é (tal era a peça), já foi meu aluno. Não se preocupe que eu vou já resolver isso, ele não lhe torna a tocar!" No dia seguinte foi com o puto à sala do meu filho confirmar se era ele e disse-lhe " Não te preocupes q o Pedro não volta a bater-te!" E assim foi. Eu nem a conhecia pessoalmente, mas só a confiança com q ela falou mostrou ser uma pessoa firme e hirta lol. Com ela a 3ª classe está a correr mt bem e ´no caderno só tem um trabalho q não terminou. E apesar de ter tpc's tds os dias já nem refila...

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                      • #12
                        Esqueci-me de contar que esta prof como o ano passado era coordenadora estava ao corrente da situação dele, e este ano em plena aula perguntou aos colegas se ele era o mesmo Miguel do ano passado, q devia ter sido trocado, pq não parecia o mesmo! E ele ficou tb orgulhoso ao contar-nos

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                        • #13
                          Olá SuMa

                          Estive a ler este tópico e quando começei a responder, voltei a trás e apercebi-me que foi colocada quando o teu filho ainda só tinha 1 mês de escola! Certo?
                          E mesmo agora, parece-me que ainda poderá estar a adaptar-se. Dá-lhe algum tempo e não cries muitas expectativas. São más para nós como mães mas também eles sentem. Eu sei que pensamos logo: vai ser assim para o resto da vida! Mas não necessariamente. Acredita. Claro que temos sempre que os acompanhar.

                          Fez-me lembrar o meu filho no 2º ano. Ao 3 dias de aulas (sim 3º!) a professora vem ter comigo e diz-me que ele precisava de apoio! Nem vale a pena escrever aqui o que pensei! A pergunta que se impunha perante esta tipo conclusão ao fim de 3 dias de aulas era: e qual foi o método que uso para detectar essas lacunas? Claro que ela ficou um bocado atrapalhada e não respondeu concretamente - como poderia? Deve ter-se apercebido do ridículo!

                          Parece-me que a grande parte das pessoas e alguns dos professores de hoje ainda vivem no mundo como ele era no nosso tempo! Ler e contas, ler e contas, ler e contas! E não não o devido valor ao resto e à dádiva deles como seres humanos. Não são máquinas, são crianças. Claro que interessa que saibam as respostas mas também importante é que saiba, chegar a elas.

                          Com o meu nesse ano foi 'a matar' durante 3 meses. Todas as tardes trabalhava com ele...ele já andava de rastos! Pareceu-me execessivo mas tive que o fazer. Aprendi que não o podia pressionar muito - retraía-se e não sabia lidar com a situação. Depois do 'primeiro embate' em que o ajudei com as bases comecei a relaxar. Fiquei à espera.

                          É com orgulho que digo que muitas vezes hoje vem para casa com os trabalhos já meio feitos, por gosto. Não está em nehum ATL. E adora ler embora não ande sempre enfiado nos livros. Adora jogar Football. Não é perfeito em tudo mas é um lutador. Tenho que lhe dar um desconto. Não é tão bom numas coisas mas compensa com outras. Acho que todos os nossos filhos são assim. Temos que procurar essas coisas e continuar a motivá-las.

                          Infelizmente nas escolas de pouco vale o ser lutador, o ser esfroçado, o ser amigo do outro, o conseguir arriscar mesmo que a resposta não esteja certa. E o que é quando a resposta não está certa? Nada mais. Fica tudo por ali. Passa ao próximo aluno sem valorizar o comentário do primeiro.
                          A resposta não está certa mas a vontade de arriscar é o mais importante. Porque o vai permitir continuar e um dia a resposta certa vai aparecer. E ás vezes não leva assim tanto tempo.


                          Só para te dar um exemplo, chegou uma altura em que ele escrevia muito devagar. O que é que eu me lembrei de fazer? Expliquei-lhe minimamente o que era um cronómetro, encontrei um na net e pus no ecrã do computador. Pedi-lhe que escrevesse o abecedário (algo simples que eles já tenham minimamente consolidado). Quando acabava, parava o cronómetro, via o tempo decorrido e apontava esse tempo. Ao fim de dois ou três dias era vêl-o a tentar passar esse tempo! Adorou!
                          Temos que nos desdobrar e reinventar!


                          Deixa passar mais algum tempo e tenta fazer os trabalhos ao pé dele. E se sentires que estás a ficar com a situação fora de controlo...(como eu sei o que isso é!) respira um bocado e tenta mais logo!

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