Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

ajuda-viagem sem filha

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ajuda-viagem sem filha

    Não sei bem qual é o local neste fórum adequado para esta questão, já o pus noutro...mas enfim, a questão é que estou preocupada porque existe a possibilidade de eu ir viajar para longe durante uns 12-15 dias sem a minha filha de 2 anos. No entanto, desde que ela nasceu só estive no total umas duas noites longe dela. Ainda o ano passado recusei fazer uma viagem por causa dela, não consegui deixá-la...e não sei se vou conseguir agora. Sou muito mãe galinha!
    Ainda por cima iria eu com o meu marido, ou seja, ambos os pais. Ela ficaria com a avó.
    O pai já se ausentou por mais tempo mas eu não. Nunca estivemos ausentes os dois ao mesmo tempo.

    O que é que eu posso fazer para a preparar e para minimizar a angústia da separação/tristeza, sentimento de abandono que ela possa sentir?
    Como fazê-la entender que não a abandonámos mas que voltamos?
    Como hei de organizar e gerir as coisas de modo a que ela fique bem e não sinta tanto a nossa falta?
    O que sente ou como reage uma criança desta idade?

    Obrigada!

  • #2
    Olá,

    Por volta dessa idade comecei a deixar a minha filhota com os meus pais 1 semana no verão.
    Não fiz nada de especial... apenas não fiz um drama disso. expliquei-lhe que a mamã ia estar fora em trabalho (mesmo que não seja é melhor assim para aceitarem) que ficava com os avós e que se tivesse saudades pedia aos avós para telefonarem para ouvir a voz da mãe e que log, logo estaria de volta.

    Aos meus pais deixei tudo o que sabia ser necessário para ela e alguns brinquedos preferidos dela para ela se sentir com as suas coisinhas.

    quanto maior o drama fazemos à volta da coisa, pior é! se começamos a dizer "ai a mamã vai ter tantas saudades, etc..." é muito pior... eles sofrem muito mais...

    É um pouco como aqueles meninos que choram à porta da escola e os pais ficam lá interminávelmente agarrados às crianças... erro enorme!

    desdramatizar é a palavra chave!


    \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

    \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

    Comentar


    • #3
      Obrigada

      Tenho andado tão atarefada que ainda não tinha conseguido responder...
      Pois é, a pediatra disse o mesmo, para contar essa mentirinha piedosa de que vamos em trabalho :-)

      Estamos quase a ir e já lhe fui dizendo que ia ficar com a avó mas que nos íamos falando, etc. mas não sei se ela tem bem a noção do que realmente vai acontecer...de qualquer modo estou a tentar não dramatizar e acho agora é que me vai custar mais a mim!!! Já estou cheia de saudades e ainda não fui!!

      Comentar


      • #4
        Sem dúvida que te vai custar mais a ti, acredita!

        Tenta não passar essa ansiedade para a menina. Não vale a pena falar muito nisso que ela não percebe. O tempo tb é um factor demasiado abstrato na idade dela. Se ela estiver bem tratade e mimada o tempo psicológico dela vai passar rapidinho!

        Boa viagem!


        \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

        \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

        Comentar


        • #5
          Obrigada!
          Espero aguentar-me e que o tempo passe rápido para as duas! :-)

          Comentar


          • #6
            Olá,

            Por vezes nós pais temos tendência para fazer um drama com determinadas situações maior do que aquele que devia ser.
            Eu moro longe da minha família e quer eu e o meu marido trabalhamos, o ano passado quando a minha filha tinha já cerca de 3 anos decidimos, pela 1.ª vez, que seria bom ela ir passar uns dias com os avós, porque ela já estava a ficar saturada da creche e lá tinha uma série de coisas completamente diferentes, campo, liberdade, as primas, animais, etc.
            Dissemos-lhe que ia ficar com a prima e com os avós, que ia passear, dar de comer às galinhas, ir à piscina, etc. mas sem grandes explicações ou porquês.
            No dia em que a deixamos e viemos embora fizemos a viagem completamente mudos, nem uma palavra dissemos um ao outro tal era o nó que tinhamos na garganta.
            Nesse dia telefonei uma série de vezes e ela ainda não tinha perguntado por nós uma única vez, lol.
            Só à noite na hora de ir para a camoa choramingou um bocadinho a minha mãe veio dar uma volta com ela ao jardim pegou a dormir ao colo e dormiu a noite inteira.
            No dia seguinte logo de manhã telefono para saber como é que as coisas estavam a correr e ela nem quis vir falar comigo ao telefone porque estava a brincar com a prima e só a consegui ouvir ao longe.
            Durante o resto do tempo que lé esteve sem nós foi sempre assim, eu a telefonar a toda a hora e ela sempre ocupada nas brincadeiras, ou a passear com o avô, ou na piscina, ou de volta da gata, coitada da bicha o que ela passou, mas o que é certo é que ficou na maior, ao contrário de mim que parecia todos os dias uma maria madalena.
            Por isso as crianças se estiverem com alguém que goste delas e de quem elas gostem ficam bem e olha que a minha só vê os avós umas quantas vezes no ano, nem tinham uma relação diária ou semanal.
            Não te preocupes que vai correr tudo bem, eles habituam-se a adaptam-se melhor do que nós.
            Boa sorte.
            r@quel

            Comentar


            • #7
              Olá
              Já fui e já voltei!
              Nos primeiros dias sentia-me muito angustiada e com sentimentos de culpa, e ficava toda emocionada sempre que via uma criança pequena :-) mas depois de saber que ela estava bem lá acalmei e aproveitei bem o tempo a dois (que bem que estavamos a precisar) e a comprar muitas prendinhas para ela ;-). Ajudou ter todos os dias relatórios completos do dia-a-dia dela, até o que comia! E também falar e vê-la via skype. No entanto nem sempre ela reagia bem quando nos via, parecia ficar nervosa e soube depois que um dia até chorou no banho, depois de falar comigo...ainda bem que a minha mãe só me contou no agora!! Mas de resto esteve também muito entretida e sempre bem, a ser muito mimada pela avó, perguntava por nós, mas parece que aceitou bem a ausência só de vez em quando é que também lhe dava a saudade...Mesmo na creche esteve bem mas de vez em quando ficava tristonha :-(

              Quando chegámos ela ficou muito contente (e eu também, claro), foi só abraços e beijinhos e a querer muito colo e atenção, o que é normal. Ainda aproveitamos o fim-de-semana para matar as saudades. O pior é que hoje começou a choramingar a dizer que não queria ir para a escola, que queria ir para o parque comigo :-) Será que tem medo que eu "desapareça" outra vez?

              Muito obrigada pela ajuda nesta questão ;-)
              bj

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X