Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

enurese nocturna aos 7 anos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • enurese nocturna aos 7 anos

    Olá mamãs de meninos mais velhos!
    Alguma tem algo para partilhar acerca de enurese nocturna?
    a minha linda tem 7, quase 8 anos e ainda precisa da fralda para dormir. Deixei de lhe dar a medicação porque os resultados eram quase os mesmos. Não estou muito preocupada com isto porque há antecedentes familiares ( uma tia-avó) e pq a médica disse-nos que tem a ver com o sistema nervoso central. Mas mesmo assim gostaria de partilhar experiências.

  • #2
    RE:

    Olá mae2

    Eu também sofri de enurese e para te ser muito honesta nem me lembro bem até quando, mas já andava no ciclo. Noutro dia ouvi um programa de rádio sobre isso e o que o médico dizia era que tinha de ser feito o despiste para ver se havia algum problema fisico. No caso de não haver (que é a maioria) o que há a fazer é esperar e ter MUITA paciencia. Ele também falou na herediatariedade.


    Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

    Comentar


    • #3
      RE:

      Muitas vezes a enurese pode ser vivida pela criança com angústia e limitá-la na sua vida social (dormir em casa de amigos, por ex.), por isso acho que vale a pena tentar resolver o problema. A minha cunhada é psicóloga e sei que trata de mts casos de enurese com sucesso e em relativamente pouco tempo, com um programa específico que não envolve medicação. porque não experimentar? penso que qq psicólogo conhecerá as técnicas adequadas...

      Comentar


      • #4
        RE:

        Já foi feito o despiste de outras doenças, está tudo ok.
        Quanto á questão psicológica penso que não há nada a dizer, a minha filhota é uma miúda excelente em tudo, boa aluna,inteligente, sem problemas quaisquer de adaptação, etc. Só que o que influencia muito é o son o pesado que ela tem...
        Como já referi não estou propriamente preocupada, mas há uma pressão muito grande por parte do meu marido que continua a achar que deviamos de acordá-la várias vezes por noite! Imaginem, a miúda a dormir e levantar-se montes de vezes e de manhã ir para as actividades e a escola!
        A pediatra disse-me que a fralda deve ser retirada por volata dos 8 anos, mas no Inverno não porque depois acorda a meio da noite com frio e molhada! Mas a minha mãe e a minha sogra andam sempre a perguntar-me, irrita-me, como se a miúda fizesse de propósito!Ela nem pensa muito nisso, mas no outro dia começou a reparar que a irmã daqui a uns meses vai deixar de fazer xixi na fraldinha e aí ela ficou um pouco apreensiva!
        Meninas, gosto de ler as vossas experi~encias, especialmente as que tb sofreram do mesmo "mal"!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Quando referi que um psicólogo poderia ajudar a resolver o problema, não estava a sugerir que a criança tem distúrbios psicológicos ou a que a raiz da enurese está em qq conflito interior! Nada disso! Simplesmente, existe uma abordagem comportamental especificamente orientada para ajudar a criança a conseguir, autonomamente, controlar as micções nocturnas. Sinceramente, se fosse minha filha, recorreria a esse apoio. Mas, claro, é só uma opinião...

          Comentar


          • #6
            RE:

            Becas,

            Realmente percebi mal.
            Quando falar com a pediatra vou sondá-la acerca desta possibilidade (psicologa)embora eu continue a achar que é uma questão de tempo (maturação do sistema nervoso central)mas mesmo assim prefiro do que os "medicamentos". Já agora, a tua cunhada dá consultas onde?

            Obrigada pela sugestão!
            Bjs!

            Comentar


            • #7
              RE:

              A minha cunhada dá consultas no Porto (não fica mt à mão!). Mas se decidires experimentar, de certeza que a pediatra te pode recomendar alguém competente! Bjs!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por becas
                A minha cunhada dá consultas no Porto (não fica mt à mão!). Mas se decidires experimentar, de certeza que a pediatra te pode recomendar alguém competente! Bjs!
                Realmente não fica nada à mão!
                Mas agradeço na mesma!
                Bjs!

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  O meu filho neste momento tem 11 anos e tem anurese nocturna desde os 7. A medicação nunca lhe fez nada

                  Ele usa as frladas cueca da dodot prórias para estas idades. A médica diz que lá para os 12/13 anos deve passar

                  Espero bem que sim

                  beijocas

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Eu fiz xixi na cama até os 9 anos ... ou seja, até nascer o meu irmão.

                    E deixei de fazer porque já não compensava. EXplicando: eu fazia xixi, a minha mãe vinha me trocar e levava-me para a cama deles . Quando nasceu o meu irmão mais novo a cama estava ocupada e ela limitava-se a trocar-me de roupa e mudar os lençois ... Deixou de ter piada. Lembro-me perfeitamente que tinha noção que estava fazer e deixava-me estar (tal era o sono)

                    E deixei de um dia para outro ...
                    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por sunrise
                      Eu fiz xixi na cama até os 9 anos ... ou seja, até nascer o meu irmão.

                      E deixei de fazer porque já não compensava. EXplicando: eu fazia xixi, a minha mãe vinha me trocar e levava-me para a cama deles . Quando nasceu o meu irmão mais novo a cama estava ocupada e ela limitava-se a trocar-me de roupa e mudar os lençois ... Deixou de ter piada. Lembro-me perfeitamente que tinha noção que estava fazer e deixava-me estar (tal era o sono)

                      E deixei de um dia para outro ...
                      Quer dizer que fazias quase propositadamente?! nunca tinha ouvido tal!

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Boa noite! Desculpem interferir, mas discordo em absoluto com os pediatras que dizem que se deve esperar. Aos 7/8 anos e mais tarde ainda, uma crianca ja tem todas as condicoes fisicas e psicologicas (se for saudavel, obviamente) para controlar os esfincteres durante a noite. Grande parte dos nossos pediatras, infelizmente tem pouca preocupacao e formacao acerca do desenvolvimento socio-emocional das criancas. No caso que a mama apresentou no inicio, acho importante consultar um psicologo para ajudar a crianca e a familia a resolver esta situacao, sobretudo para tirar esse peso quer da crianca quer dos pais. O psicologo servira como mediador nesta situacao que tem que ser resolvida pela crianca, com ajuda dos pais. Recomendaria que retirasse as fraldas durante a noite, os resguardos do colcha (se os tiver) que nao desse liquidos a crianca nas 2 horas antes de ir para a cama e que ela fosse ao WC antes de se deitar. O facto de ter fralda e resguardo na cama da a crianca uma ideia de que nao tem que se preocupar com as idas ao WC e tira-lhe a nocao de responsabilidade no controle do seu comportamento. Como ja disseram as outras mamas, calro que isto deve ser levado com muita calma e serenidade e NUNCA castigar ou humilhar a crianca. Recomendava tambem que fizesse um calendario, depois de ter tentado tirar a fralda, das vezes que a menina molha a cama e se consultasse um psicologo esse calendari podera ser uma ajuda para a intervencao.

                        AH, ja agora, este palavreado todo e "recomendacoes" sao porque tenho alguma experiencia com criancas, visto que a minha area e memso a psicologia do desenvolvimento da crianca.
                        Espero ter ajudado e boa sorte

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Para Hrosário:

                          Tudo o que dizes nós temos feito, desde há muito, só a questão dos liquidos à noite é que é complicada porque ao jantar ela quer sempre beber mais( demora muito tempo a comer) e no verão ainda é mais complicado, apesar de eu lhe controlar bastabnte a quantidade. De resto temos feito tudo, o calendário, etc.

                          Mas acho que vou mesmo consultar um psicólogo pois este Verão ela já vai fazer 8 anos!
                          Obrigada!

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Só mais uma coisa que acho mesmo muito importante: ela dorme que nem um rochedo!

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              olá! Em relação às tuas questões, eu procuraria mesmo um psicólogo para poder resolver esta questão com ela. O facto de ela dormir como um rochedo não deveria interferir porque, tendo em conta a idade dela, o corpo daria sinal quando fosse preciso ir ao WC e ela acordaria. A questão é que o treino não foi feito e, por isso, ela não acorda porque não sente necessidade de acordar. Ela dorme de fralda sempre?

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X