Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pesadelos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pesadelos

    O meu Afonsito teve um pesadelo esta semana e desde aí tem relutância em dormir...
    Eu tenho-me deitado com ele e ficar até que ele durma, mas nunca quer ir para a cama e chora muito... por acso ontem foi melhor, mas...
    Acho que o sonho foi musical, coitadinho, porque ele só dizia "músca na cama gande não, mãezinha"... coitado. Comecei a responder "música na cama grande não! Não, não,não! A mãe não deixa, na cama grande só há coisas boas e lindas" e fui repetindo, passados uns minutos era ele que dizia isto e repetidamente, acho que por isso ontem custou menos o deitar... Mostrei-lhe os 500.000 bonecos que tem para dormirem com ele e lá tem acalmado um pouco...

    Como é que vocês fazem? o que dizem? que soluções encontram? como é que os vossos filhos reagem?


    Bjs e obg,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    RE:

    Tenta arranjar-lhe um objecto transicional, de modo a que a sua ansiedade de separação diminua quando tem o tal objecto à beira. Por exemplo, um peluche muito significativo para ele ou um peluche que até tenha alguns traços que possam fazer lembrar a mãe (cor dos olhos, cor do cabelo) ou até um simples pano ou fralda que ele possa agarrar durante toda a noite. E tenta explicar-lhe isso mesmo, que a mamã está ali ao lado mas esse objecto representa a mamã que está sempre ao lado dele, na caminha dele a protegê-lo. Ele protege a "mamã" (objecto escolhido para a representar) e a "mamã" protege-o a ele. Pode ser que resulte.
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    beijinhos
    Madrinha: Rit@knãoDesiste



    Afilhada: Acores







    http://www.psi_clinica.no.comunidades.net



    www.outcome.com.pt







    O Guilherme nasceu dia 20 de Janeiro, às 23h59, com 2,870 kg e 48,5 cm.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Joanita,
      eu não durmo com ele e nem dormi até agora, aos 2 anos... é só para o acalmar, porque senão não fica... Antes era deitá-lo e pronto. Mas agora, na cama grande, ele desce da cama e lá se vai o deitar, com o medo... E acho que ainda não percebe que o objecto simboliza a mãe...

      O que eu queria mesmo era que me dissessem como lidam com os pesadelos em si mesmos? Como explicar que é uma coisa irreal e que não faz parte do objecto cama? Como lidar com o medo? Ele nunca teve medo de nada, antes... pelo contrário, é muito afoito...

      Bjs e obg,
      carmen


      Inserido Inicialmente por JoanaSantos
      Tenta arranjar-lhe um objecto transicional, de modo a que a sua ansiedade de separação diminua quando tem o tal objecto à beira. Por exemplo, um peluche muito significativo para ele ou um peluche que até tenha alguns traços que possam fazer lembrar a mãe (cor dos olhos, cor do cabelo) ou até um simples pano ou fralda que ele possa agarrar durante toda a noite. E tenta explicar-lhe isso mesmo, que a mamã está ali ao lado mas esse objecto representa a mamã que está sempre ao lado dele, na caminha dele a protegê-lo. Ele protege a "mamã" (objecto escolhido para a representar) e a "mamã" protege-o a ele. Pode ser que resulte.
      Espero ter ajudado de alguma forma.
      beijinhos


      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

      Comentar


      • #4
        RE:

        Oh, desculpa, percebi mal, pensei que ele dormia contigo...#-o
        Continua com a tentativa de colocar lá os peluches que ele gosta e de permanecer no quarto com ele enquanto não adormece. Para uma criança de 2 anos ainda é muito difícil entender o que é um sonho ou pesadelo...O importante é talvez mostrares-lhe que a caminha dele é um lugar de coisas boas, onde se brinca, onde ele dorme, onde ele pode ter alguns brinquedos que mais gosta e que a mamã está sempre ali ao lado e que não deixa a "música" chegar ali. Se ele se sentir seguro e confiante na mãe, a ansiedade acaba por ir diminuindo.
        Beijinhos
        Madrinha: Rit@knãoDesiste



        Afilhada: Acores







        http://www.psi_clinica.no.comunidades.net



        www.outcome.com.pt







        O Guilherme nasceu dia 20 de Janeiro, às 23h59, com 2,870 kg e 48,5 cm.

        Comentar


        • #5
          RE:

          Obrigada, é o que tenho feito, mas uma opinião profissional é sempre boa, principalmente quando percebemos que estamos a fazer bem!!

          Bjs,
          carmen



          Inserido Inicialmente por JoanaSantos
          Oh, desculpa, percebi mal, pensei que ele dormia contigo...#-o
          Continua com a tentativa de colocar lá os peluches que ele gosta e de permanecer no quarto com ele enquanto não adormece. Para uma criança de 2 anos ainda é muito difícil entender o que é um sonho ou pesadelo...O importante é talvez mostrares-lhe que a caminha dele é um lugar de coisas boas, onde se brinca, onde ele dorme, onde ele pode ter alguns brinquedos que mais gosta e que a mamã está sempre ali ao lado e que não deixa a "música" chegar ali. Se ele se sentir seguro e confiante na mãe, a ansiedade acaba por ir diminuindo.
          Beijinhos


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            RE:

            É, tem que ser por aí porque ainda não consegue compreender o que é um sonho, por mais que se lhe tente explicar a sua estrutura mental ainda não lhe permite. Há crianças que reagem muito bem ao jogo, ou seja, brincar com ele (com alguns bonecos) e projectar ou representar a situação do pesadelo ou do sonho mau para que ele se identifique com o sucedido e perceba que o menino (boneco) também soube lidar bem com a situação. Através do jogo ou contar uma história. São técnicas que geralmente ajudam.
            Beijinhos Carmen.
            joana
            Madrinha: Rit@knãoDesiste



            Afilhada: Acores







            http://www.psi_clinica.no.comunidades.net



            www.outcome.com.pt







            O Guilherme nasceu dia 20 de Janeiro, às 23h59, com 2,870 kg e 48,5 cm.

            Comentar

            slot_bottomleaderboard_post

            Collapse
            Working...
            X