Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • As consultas da pediatra consigo, porque é particular, mas o alergologista é na Estefânia...
    E a minha sogra é uma pessoa muito limitada, na última vez que teve febre dei com ele debaixo de uma manta polar com 30ºC de ambiente e quase 39ºC no corpo, com medicação de 4h em 4h... porque ele quis, imagina!! E quem é o adulto responsável? Ninguém, pelos vistos...
    Como já não tenho mãe e o meu marido tem muita dificuldade em perder trabalho... Tenho de ser eu, mesmo...
    Estou para vêr agora com 2, vai um doente, venho com 2!!...

    Bjs,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

    Comentar


    • Olá
      Então é assim:
      Artigo 53.º
      Licença para assistência a filho com deficiência ou doença crónica

      1 – Os progenitores têm direito a licença por período até seis meses, prorrogável até quatro anos, para assistência de filho com deficiência ou doença crónica.
      2 – Caso o filho com deficiência ou doença crónica tenha 12 ou mais anos de idade a necessidade de assistência é confirmada por atestado médico.
      3 – É aplicável à licença prevista no n.º 1 o regime constante dos n.os 3 a 8 do artigo anterior.
      4 – Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto no n.º 1.

      Segundo informações dada pelo cite só temos que avisar a entidade patronal 30 dias antes do inicio da licença.
      Para a ss é preciso preencher o formulario RP5053 e entregar a certificação médica em como a crinça tem 1 doença crónica. Mas ninguém na ss me sabe dizer ao certo como se faz esse certificado nem o k tem k dizer especificamente ou se há algum formulario especifico para esse efeito.


      carmen: o que o teu alerlogista preenche é o formulario para receberes o apoio monetário certo? Ou é outro tipo de declaração?

      Isto tem sido realmente demais andar sp com baixas atras de baixas. QQ dia ainda duvidam das baixas?!!

      Bjinhos e as melhoras para todos.

      Comentar


      • Oi!
        Então é licença, eu tinha percebido que seria assistência à família com direitos especiais... tipo não haver limite anual, ou assim...

        No meu caso é mesmo para o apoio monetário, vem junto com o abono, ou melhor, vinha, agora só recebo o apoio... O que vale é que recebo pelo meu marido e o "patrão" zela um pouco mais pelos empregados...
        Pergunta na Segurança Social pelo apoio às crianças com doença crónica.
        Aqui na parte da pediatria, no sub-tópico da alergologia há vários posts sobre isso, pode ser que tenha o nº do modelo a pedir, pesquisa!

        Bjs,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • Olá elf,

          o meu tem 4,5 anos e aos 3 fez TAC em q foi diagnosticada atelectasia tb no pulmão dtº.
          O ano anterior e esse foram bastante maus em baixas ou dias de falta ao trab. Acho q nesse ponto, a maioría das mães aqui passam ou passaram por isso, infelizmente.
          Quanto ao formulário, solicitas na SS o formulário para o efeito para receber subsidio por deficiência/doença crónica de filho (explicas) e levas ao médico assistente do menino para preencher a parte que lhe cabe (ele tem de escrever diagnóstico, tratamento, colocar cédula prof e n.º processo do teu filho (se tiveres por ex, processo no hospit). Entregas dps novamente na SS e leva originais e cópias de docs de identificação da criança e teus, bem como NIB (por via das dúvidas).
          Dps aguardas carta da SS com resposta ao seguimento.
          Quanto à licença, penso (penso!) q mesmo q possas usufruir da licença maior, penso q após os 30 dias receberás menos, tal como numa baixa de longa duração (penso eu, sem nenhuma certeza!). Mas qdo souberes diz!

          Já algora, alguém me sabe dizer se algum filhote já fez espirometria ou outro teste de função respiratória? Como, quando e onde?Testes de alergias cutâneas ou detectadas por análises sanguíneas, qual a frequência média de repetição após a 1ª vez?
          Por aqui tudo a andar. A natação não está a prejudicar. A médica aconselhou e ele adora.Mas mantém a medicação toda.
          Vai fazer amanhã a vacina da gripe.Fez na 1ª vez a A e a da gripe normal o ano passado.Os vossos fizeram a normal este ano?

          Quantas vezes trocam a tshirt aos miudos após estes adormecerem, devido ao suor??
          Obrigada!Bjinhos
          Lu

          Comentar


          • Olá Luisa,
            o Afonso já fez. É muito simples, é expirar com força para dentro de uma espécie de tubo, acho que tinha um boneco que mexia com a passagem do ar, para estimular, mas já foi há uns 2 ou 3 anos...
            Também já fez testes cutaneos, logo ao início, antes dos 2 anos e agora há talvez um ano, não me lembro se já estava grávida ou não, mas acho que não... o tempo passa... Mas o intervalo é ditado pelo médico e pela resposta à medicação. Não adianta fazer testes se está sempre com crises, basta o primeiro para saber e depois quando as crises espaçarem. No meio é habitual fazerem-se análises ao sangue, o meu fazia.
            Não leves a mal, mas para melhorarem a sério temos mesmo de ter cuidado com situações relativas a abstinência alimentar (como sabes...) e outras que possam piorar, como a natação em caso de hipersensibilidade bronquica, portanto... nada de dar alimentos com ovo e ter a certezinha absolutinha da parte do médico de que pode frequentar piscina...

            Bjs, as melhoras!!
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • À muito tempo que não escrevo aqui, o que não quer dizer que seja por não existirem crises lá por casa.
              O meu filho passou o inverno muito melhor que os invernos anteriores, mas a primavera e o verão foram bem piores.
              Depois de um diagnóstico de asma, rinite continua a fazer medicação de prevenção, vacina da gripe (este ano já de adulto com 3 anos), fez os testes cutâneos e acusou alergia aos ácaros e às gramineas.
              A pele anda sempre muito mal, sempre com muita eczema mesmo tendo muitos cuidados de hidratação. Então apareceu um "bichinho" lá na escola dele que provocou um impétigo a alguns meninos que foram tratados com fucidine H e ficaram bem, no caso dele não conseguimos dar cabo dele mesmo já tendo tomado antibiótico amanhã vamos a consulta de dermatologia para ver se nos dão medicação para matar o bicho de uma vez por todas. Já apanhou o bicho em Setembro, tem provocado feridas em várias partes do corpo que vão sendo tratadas mas aparecem em novos locais.

              As melhoras de todos.




              Comentar


              • Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
                Olá elf,

                o meu tem 4,5 anos e aos 3 fez TAC em q foi diagnosticada atelectasia tb no pulmão dtº.
                O ano anterior e esse foram bastante maus em baixas ou dias de falta ao trab. Acho q nesse ponto, a maioría das mães aqui passam ou passaram por isso, infelizmente.
                Quanto ao formulário, solicitas na SS o formulário para o efeito para receber subsidio por deficiência/doença crónica de filho (explicas) e levas ao médico assistente do menino para preencher a parte que lhe cabe (ele tem de escrever diagnóstico, tratamento, colocar cédula prof e n.º processo do teu filho (se tiveres por ex, processo no hospit). Entregas dps novamente na SS e leva originais e cópias de docs de identificação da criança e teus, bem como NIB (por via das dúvidas).
                Dps aguardas carta da SS com resposta ao seguimento.
                Quanto à licença, penso (penso!) q mesmo q possas usufruir da licença maior, penso q após os 30 dias receberás menos, tal como numa baixa de longa duração (penso eu, sem nenhuma certeza!). Mas qdo souberes diz!

                Já algora, alguém me sabe dizer se algum filhote já fez espirometria ou outro teste de função respiratória? Como, quando e onde?Testes de alergias cutâneas ou detectadas por análises sanguíneas, qual a frequência média de repetição após a 1ª vez?
                Por aqui tudo a andar. A natação não está a prejudicar. A médica aconselhou e ele adora.Mas mantém a medicação toda.
                Vai fazer amanhã a vacina da gripe.Fez na 1ª vez a A e a da gripe normal o ano passado.Os vossos fizeram a normal este ano?

                Quantas vezes trocam a tshirt aos miudos após estes adormecerem, devido ao suor??
                Obrigada!Bjinhos
                Lu
                O teste da função respiratória o meu costuma fazer de 2 em 2 anos numa clinica no campo grande. É como a carmen diz sopram para um tubo e medem uns valores. É feito numa cabine fechada. Análises sanguines faz depois dos testes cutaneos. Ele fez em setembro repetição dos testes cutaneos e depois fez novamente análises ao sangue para confirmar, anteriormente tinha feito em 2009.
                O meu filho faz todos os anos a vacina da gripe normal de adulto e faz o ribomunyl para prevenir.
                O meu filho não transpira quase nada por isso não troco a roupa.





                O meu atelier.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por tguia Ver Mensagem
                  À muito tempo que não escrevo aqui, o que não quer dizer que seja por não existirem crises lá por casa.
                  O meu filho passou o inverno muito melhor que os invernos anteriores, mas a primavera e o verão foram bem piores.
                  Depois de um diagnóstico de asma, rinite continua a fazer medicação de prevenção, vacina da gripe (este ano já de adulto com 3 anos), fez os testes cutâneos e acusou alergia aos ácaros e às gramineas.
                  A pele anda sempre muito mal, sempre com muita eczema mesmo tendo muitos cuidados de hidratação. Então apareceu um "bichinho" lá na escola dele que provocou um impétigo a alguns meninos que foram tratados com fucidine H e ficaram bem, no caso dele não conseguimos dar cabo dele mesmo já tendo tomado antibiótico amanhã vamos a consulta de dermatologia para ver se nos dão medicação para matar o bicho de uma vez por todas. Já apanhou o bicho em Setembro, tem provocado feridas em várias partes do corpo que vão sendo tratadas mas aparecem em novos locais.

                  As melhoras de todos.
                  As melhoras isso do bicho deve ser muito mau.





                  O meu atelier.

                  Comentar


                  • O meu Rafa começou com tosse e farfalheira na sexta à noite. No sábado à noite fez pieira e fiz o ventilan mas depois não fez mais pieira. Vamos ver.





                    O meu atelier.

                    Comentar


                    • A pele anda sempre muito mal, sempre com muita eczema mesmo tendo muitos cuidados de hidratação.


                      Olá podes me dizer k creme usas nesses casos., pois os meus filhotes estão em "ebulição", principalmente nas pernas...e tem mto comichão..eu uso o creme da Aderma( peles atópica )mas é como dizes secam de um lado e depois aparecem noutro..já recomecei a dar o Zirtec e o Aerius ( ao mais novo dou este k resulta mais..o mais velho toma o Zirtec ,pois oAerius n lhe faz nada ..enfim )
                      As melhoras para o menino ...

                      Comentar


                      • Tguia, que chatice... espero que resolvas a situação do bicharoco e que este inverno corra melhor!

                        Quando o Afonso faz equezema, com as borbulhitas e muita, muita comichão, não basta o creme hidratante. Com ele só resulta aplicar a pomada eloco após o creme, mas só nas zonas com a borbulhagem, claro!
                        É muito chato, ele já raramente faz crises respiratórias (e quando az são muito ligeiras, 2 ou 3 vezes ventilan e está bom), mas equezema é recorrente. Muito dele aparece por causa da alimentação, ou seja, já não faz alergia, mas continua com algumas intolerâncias, e não consigo contornar tudo, pelo que tenho sempre elocom em casa para estas situações... É o tomate, a noz moscada, vegetais de folha verde escura, salmão, etc.... Na escola onde est agora, pré pública, não há comida de dieta, quando vem alguma coisa que lhe faz reacção come mais do resto e essa evita, mas muitas vezes vem tudo misturado, mesmo que se tire, está nos outros alimentos... é assim...
                        Não ter alergias e crises graves já é maravilhoso...

                        Bjs,
                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • Carmen, eu costumo utilizar o elocom ao mais velho quando a crise aumenta e agora k falas nisso ( não estava a lembrar-me dele, pois felizmente há bastante tempo k não o uso - ele chegou a levar para a escola pois no início da Primavera se não puséssemos logo o creme era ida ás urgências na certa tal era o inchaço ) .
                          A minha pergunta é será k poderei utilizar no mais novito ( tem 2,5 anos )?
                          Obg .

                          Comentar


                          • Carmen, eu costumo utilizar o elocom ao mais velho quando a crise aumenta e agora k falas nisso ( não estava a lembrar-me dele, pois felizmente há bastante tempo k não o uso - ele chegou a levar para a escola pois no início da Primavera se não puséssemos logo o creme era ida ás urgências na certa tal era o inchaço ) .
                            A minha pergunta é será k poderei utilizar no mais novito ( tem 2,5 anos )?
                            Obg .

                            Comentar


                            • Em princípio, sim. O Afonso começou a usar por volta dos 7m... Para não ser tão forte chegámos a fazer uma mistura na palma da mão com elocom e creme hidratante, e plicávamos nas bosrbulhas.
                              Uma coisa que algumas vezes resultava era o pruriced creme, da uriage, embalagem branca, conteúdo rosa claro, que tem calamina e tira a comichão e o desconforto. Nem sempre acaba com as borbulhas, depende da crise...

                              Bjs, as melhoras,
                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
                                A pele anda sempre muito mal, sempre com muita eczema mesmo tendo muitos cuidados de hidratação.


                                Olá podes me dizer k creme usas nesses casos., pois os meus filhotes estão em "ebulição", principalmente nas pernas...e tem mto comichão..eu uso o creme da Aderma( peles atópica )mas é como dizes secam de um lado e depois aparecem noutro..já recomecei a dar o Zirtec e o Aerius ( ao mais novo dou este k resulta mais..o mais velho toma o Zirtec ,pois oAerius n lhe faz nada ..enfim )
                                As melhoras para o menino ...
                                Eu uso para hidratar a pele o Trixera e vou alternando com o Atoderm da Bioderma, utilizo o emoliente e o creme para o banho, nas zonas que normalmente são mais afectadas utilizo o Locobase repair(só não utilizo este no corpo inteiro por fica muito caro). Para as crises utilizo o elocom, já fez algumas vezes infecção e nessas alturas utilizo o fucidine H. Ele toma o Atarax diáriamente para evitar ter muito comichão.

                                Parece que estava a adivinhar em postar aqui, estamos em crise muita tosse e pieira.




                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X