Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    elke (11-03-2010)Afinal o pequeno esta noite voltou a tossir e acordou com o nariz cheiooooooooooo de ranhoca, a tosse parece-me que continua igual, não é seca, aliás noto mesmo que está cheio de secreções para mandar fora e anda muito cansadinho. Que chatice....quando é que será que isto acaba??

    Beijinhos


    Põe-lhe soro a cântaros no nariz e fá-lo rir a valer.



    As melhoras
    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      Maria Verde (12-03-2010)
      carlaslopes (10-03-2010)Pois é companheiras...







      Hoje lá fomos à pedi que receitou:

      - Singular

      - Biopental todos os dias até ao Verão

      - 4 sessões de ginástica respiratória...

      A GR é que me angustia mais... ele já fez uma vez e foi das coisas mais terríveis que tive que assistir, só me apetecia arrancá-lo das mãos da fisioterapeuta
      Olá Carla,

      Custa mas faz muito bem. Quando se provoca a tosse é inevitável o choro, mas durante a massagem para soltar a expectoração, eu tinha o meu momento Música no Coração e cantava-lhe O Nosso Galo é Bom Cantor e ela acalmava-se, se fores afinadinha...

      As melhoras


      E se não fores afinada dizes que te calas se ele acalmar ...

      Custa mas tem que ser não é?

      Beijinhos e melhoras








      [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        Maria Verde (12-03-2010)
        elke (11-03-2010)Afinal o pequeno esta noite voltou a tossir e acordou com o nariz cheiooooooooooo de ranhoca, a tosse parece-me que continua igual, não é seca, aliás noto mesmo que está cheio de secreções para mandar fora e anda muito cansadinho. Que chatice....quando é que será que isto acaba??



        Beijinhos


        Põe-lhe soro a cântaros no nariz e fá-lo rir a valer.

        As melhoras


        Ou saltar na cama a seguir ao soro.



        Melhoras
        [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          Bom dia a todas

          Queria perguntar se alguma mamã conhece um bom pneumologista pediátrico na zona do Porto?

          O que acontece é que o pediatra da minha filha mais velha diagnosticou-lhe uma bronquite asmática… pelo que neste momento ela está a fazer Seretaide inalador através de uma camara de expansão (vortex) 2xdia, Aerius 1xdia e Singulair 1xdia! Sinceramente assusta-me uma criança de 3 anos ter de tomar tanta medicação quando estou céptica em relação ao diagnóstico que lhe foi feito… o único sintoma que ela apresenta é uma tosse que tem de vez em quando mas que teima em não passar (desde que chegou o Inverno)! Mas como ela tem andado várias vezes constipada parece-me que a tosse resulta disso, até porque é acompanhada de expectoração!

          Mas claro, aqui o médico é o pediatra, logo devo confiar nele… mesmo assim preciso de ter uma 2ª opinião para ficar segura do “problema” da Sofia (a existir, é claro)!

          Agradeço, caso me possam ajudar.

          Bjinhos,

          Márcia

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            Bom dia a todas,



            Preciso da vossa ajuda...é que a tosse do meu menino não há meio de ir embora e continua com farfalheira, já está assim há quase 3 semanas!

            Agora a minha pergunta é a seguinte, se ele anda bem disposto, sem febre, mas com esta tossssse será que pode ser indícios de que ela seja bacteriana? Isto é como é que eu consigo diferenciar a bronquiolite viral da bacteriana?



            Obrigada








            Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

            Madrinha- Tisha1978

            Madrinha- Mãe Lara

            Afilhada- Mãe babada

            Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              elke (12-03-2010)Bom dia a todas,



              Preciso da vossa ajuda...é que a tosse do meu menino não há meio de ir embora e continua com farfalheira, já está assim há quase 3 semanas!



              Agora a minha pergunta é a seguinte, se ele anda bem disposto, sem febre, mas com esta tossssse será que pode ser indícios de que ela seja bacteriana? Isto é como é que eu consigo diferenciar a bronquiolite viral da bacteriana?



              Obrigada


              Elke costuma ser ao contrario: a bacteriana da maisi febres que a virica. Isto porque na bacteriana tens uma infecçao activa (logo sistema imunitario responde com febre). Na virica o virus ate ja pode ter cedido (e logo ja nao ha febres nem outros sintomas de infecçao) mas os bronquios continuam inflamados e dai a tosse e a farfalheira. Repara que ate ha meninos que tem estes sintomas provocados por alergias, logo nem semprer ha uma infeçao virica associada.



              É possivel que ele precise que a medicaçao seja revista ou mesmo mudada. O Bruno começa sempre por 5 dias de corticoides (gotas ou aerosol em dose alta) mais o ventilan e supostamente deveria ceder. Mas muitas teve de repetir, ou seja fazer mais dias de corticoide porque continuava com muita farfalheira. Nao podes leva-lo ao pediatra? Ele pode averiguar com mais exactidao se o pulmao ainda esta muito atacado ou se esta a recuperar e é memso uma questao de tempo.



              As melhoras



              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                rbalmeid (12-03-2010)
                elke (12-03-2010)Bom dia a todas,







                Preciso da vossa ajuda...é que a tosse do meu menino não há meio de ir embora e continua com farfalheira, já está assim há quase 3 semanas!







                Agora a minha pergunta é a seguinte, se ele anda bem disposto, sem febre, mas com esta tossssse será que pode ser indícios de que ela seja bacteriana? Isto é como é que eu consigo diferenciar a bronquiolite viral da bacteriana?







                Obrigada






                Elke costuma ser ao contrario: a bacteriana da maisi febres que a virica. Isto porque na bacteriana tens uma infecçao activa (logo sistema imunitario responde com febre). Na virica o virus ate ja pode ter cedido (e logo ja nao ha febres nem outros sintomas de infecçao) mas os bronquios continuam inflamados e dai a tosse e a farfalheira. Repara que ate ha meninos que tem estes sintomas provocados por alergias, logo nem semprer ha uma infeçao virica associada.







                É possivel que ele precise que a medicaçao seja revista ou mesmo mudada. O Bruno começa sempre por 5 dias de corticoides (gotas ou aerosol em dose alta) mais o ventilan e supostamente deveria ceder. Mas muitas teve de repetir, ou seja fazer mais dias de corticoide porque continuava com muita farfalheira. Nao podes leva-lo ao pediatra? Ele pode averiguar com mais exactidao se o pulmao ainda esta muito atacado ou se esta a recuperar e é memso uma questao de tempo.







                As melhoras







                Rute


                Ola Rute,

                Obrigada pela resposta, o meu bebé nunca fez corticoides, são o que? A única coisa que continua a fazer é Ventil 2x por dia. Se este fds não passar na Segunda vou ao pediatra, é que já são muitos dias com tosse e coitadinho dele já deve estar farto. Vamos lá ver...depois venho contar como foi

                Bom fim de semana!!!



                Beijinhos








                Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                Madrinha- Tisha1978

                Madrinha- Mãe Lara

                Afilhada- Mãe babada

                Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites

                  elke, os corticoides so o tipo de antiinflamatorios mais usados em problemas respiratorios tipo asma (as bronquiolites soa de facto um ataque de asma). Sao os farmacos d eprimeira linha, que servem para tratar o problema. O broncodilatadores servem para atenuar sintomas (respirara melhor) mas nao ajudam o corpo a tratar...



                  No caso do meu filho varias das crises forma tratadas so com ventilan, mas as pequeninas ou quando nao passava da fase de ameaça. Sempre que ha uma crise instalkada faz pelo menos 3 dias de antiinflamatorio (corticoide). Umas via oral ( beclometasona) ou entao inalatorio (fluticasona). Durante o inverno e como as crises se repetiam acabou memso por estar com fluticasona preventiva em dosagem baixa (ou seja tomos os dias como fazes tu com o ventilan).



                  Por isso e sendo que ao que parece a crise do teu filhote for grave, parece-me estranho nao lhe terem dado nenhum antiinflamatorio... Porque se as crises sao relevantes o ventilan nao costuma chegar. É como tratares um pe torcido com ben-u-ron: pode atenuar a dor mas sem antinflamatorio vai custar muito mais a passar e entretanto causa mossa...



                  Eu levava-o ao medico logo que possivel para reavaliar. Pode ser que a crise nao seja tao grve como nos esta a parecer mas enfim, eu nao arriscaria...



                  Beijinhos e as melhoras



                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    Olá...

                    Á algum tempo que n passava por aqui, mas o manel em fevereiro fez nova bronquiolite e está a recuperar de outra mas ligeira, porque aqui a mãe já começa a estar batida na coisa e houve pieira qd ninguém ouve!! E lá se confirmou na 4ªf na médica uns sibilos dispersos...

                    Está a atrovent no aerossol, sem ventilan a ver se dá e tem-se mantido, já fez 2 sessões de cinesioterapia cá em casa e hoje a terapeuta vem vê-lo de novo daqui a pouco...

                    É que ele tb está a recuperar de uma amigdalite, estomatite, ou seja, tudo ao mesmo tempo..

                    Claro que continua diariamente com o seretaide, singulair e aerius...



                    Outra decisão que tomámos foi tirá-lo da creche, porque não dava mais, sempre doente, ia lá 3 dias, 2 semanas em casa. na 2ª f já começa a vir uma sra cá para casa, espero que começe a ter tréguas que já na lá vai muito tempo sem descanso....desde os 5 meses....
                    [hr]



                    Madrinha: ALL 77 Afilhada: Calipso, Flor de Liz, Sasa



                    http://www.fertilityfriend.com/home/1b89a1





                    Nasceu o Manel: 20 de julho 2008, 3570kg, 51cm...

                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      As melhoras Catibe, e que a estrategia de menos contacto com os meninas resulte! O peditra di Bruno defende o memso para ela mas eu infelizmente nao tenho hipotese...



                      Beijinhos



                      Rute



                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        sonyta (07-03-2010)Olá novamente.



                        O meu filhote está melhorzito, embora continue a comer muito menos que antes de ficar doente, pelo menos já não tem tanta tosse e sinto muito menos o "roncar" nas costas e peito dele. É o 5º dia de aerossóis com ventilan, vou parar e continuar a fazer-lhos apenas com soro (o pediatra tinha indicado 3 dias, 5 no máximo para o ventilan).



                        Continuaremos com o Singulair, uma saqueta de granulado por dia.



                        Neste momento não sei dizer se a melhoria dele se deve ao ventilan, se ao singulair ou à combinação de ambos. O que espero é que fique bom rapidamente.







                        Obrigada Carmen e Sunrise pelas vossas palavras e esclarecimentos.







                        Bjks,




                        De nada! isto é para o que o forum serve!!





                        Bjs, as melhoras,

                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          elke (08-03-2010)Olá a todas,







                          Aqui estou eu novamente...o meu pequenito voltou a ter outra bronquiolite e a tosse já se arrasta há uns 10 dias...no Sábado fomos fazer cinesioterapia e acho que ajudou bastante, desde aí voltamos a usar Ventilan de 8 em 8 horas, um puff esperamos 5 min. e damos outro puff.



                          Mas digam-me uma coisa, normalmente as bronquiolites dão febre? É que o meu menino andou uns 5 dias com umas febritas meio esquisitas, só á noite e nunca ultrapassavam os 38.5 no rabinho... O médico de família queria já que tomasse antibiótico mas o meu pediatra pelo telefone disse que as bronquiolites não se curam com antibiótico e aconselhou-me a fazer umas sessões de cinesioterapia.



                          Os vossos meninos costumam ter durante assim tantos dias tosse? É normal esta febre ao final do dia? E é normal ficar muito prostrado antes de apresentar sintomas de bronquiolite? Ele agora está muito melhor mas a tosse ainda continua, durante o dia é solta mas a noite ás vezes acorda com ataques de tosse mesmo seca. Como ainda sou muito leiga no assunto, o que é que vocês acham?







                          Obrigada







                          beijinhos




                          Ainda há poucos posts atrás falei nessa questyão do antibiótico...

                          A bronquiolite pode ter febre associada, embora não seja regra. Se andar associada a um problema viral pode dar febre, se for uma bronquiolite "simples", mas que evolua pode dar febre também porque poderá estar a querer ir para pneumonia...

                          Há médicos que mesmo sem febre dão antibiótico (a meu vêr, erradamente), outros que os evitam... Não há exactamente uma regra, sabes?! Tiveste agora a prova...

                          Se for viral ao fim de 3 dias passa a febre, se for a caminho da infecção bacteriana (a pneumonia) não passa e mesmo antes dos 3 dias notas que faz bronco-espasmo, ou seja, a pele das costelas e covinha do pescoço vai muito para dentro quando respiram. Geralmente a toma de antibiótico por principio de pneumonia, ou mesmo pneumonia, é validado por um RX, para vêr se há mancha nos pulmões ou não. É normal pedirem este exame quando há febre.



                          A tosse é dos prinicpais sinais destas crises. Mesmo que os sibilos não se oiçam, se há uma tosse seca e persistente, principalmente à noite e de manhã poderá haver crise. No caso do meu Afonso (asmático declarado!!) é mais que certo e tenho indicação médica para atacar imediatamente. Mas em crianças sem este problema não se faz nada sem haver indicação médica, é sempre bom haver auscultação.

                          A tosse é amiga da crise, é ela que faz com que a ranhoca se desprenda dos bronquios, muitas vezes precisa é de ser ajudada com medicação, quando o muco está muito preso. Além de subirmos a cabeceira da cama (toalhão de banho debaixo da cabeceira da cama, por ex.) e de pormos muito soro no nariz, a ginástica respiratória ajuda muito. Tem sido a melhor ajuda do Afonso, a par da medicação.

                          para quem não tem uma terapeuta "a jeito", há técnicas caseiras (ensinadas pela minha terapeuta): Se for bebé e ainda não colaborar na ginástica o melhor mesmo é depois do soro, fazer umas boas cócegas, a ponto de se ouvirem muitas gargalhadas, ou então motivar uns bons saltos. Se fem mais velhinhos além das gargalahadas, fazer bolhasd de ar dentro de um copo com água também ajuda muito. A par disto damos também umas pamadinhas ocas (com a mão em concha) nas costas, percorrendo todas as zonas, e podemos também empurrar a barriguita para dentro das costelas, assim como tremer as costelitas na parte da frente. isto depois do soro e do aerossol.





                          Bjs, as melhoras,

                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            carlaslopes (10-03-2010)Pois é companheiras...







                            Hoje lá fomos à pedi que receitou:







                            - Singular



                            - Biopental todos os dias até ao Verão



                            - 4 sessões de ginástica respiratória...







                            A GR é que me angustia mais... ele já fez uma vez e foi das coisas mais terríveis que tive que assistir, só me apetecia arrancá-lo das mãos da fisioterapeuta




                            Não há motivo para isso!!

                            Hoje já se usam técnicas suaves e pouco dolorosas para os miúdos!

                            O Afonso faz desde cedo, antes de um ano acho (faz 4) e nunca teve agressividade na terapia, pelo contrário, técnicas boas e adequadas. A nossa terapeuta explicou-nos que antigamente quem fazia terapia eram as enfermeiras, que não tinham formação específica nesta área, e por isso eram bastante mais "brutinhas" com as crianças do que as terapeutas. Não tenho queixas de "maus tratos" da teraputa e noto sempre grande eficácia nos tratamentos, pelo que o meu filhote é a prova viva que técnicas suaves são eficazes!

                            Sou de Setúbal e faço sempre na Sta Casa, faço habitualmente com uma terapeuta, à tarde, mas quando esteve de férias fiz com o chefe de serviço, também terapeuta e pai de asmático, e a técnica foi igualmente suave e eficaz, portanto... só tens de arranjar a terapeuta certa!!





                            Bjs,

                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              elke (11-03-2010)Afinal o pequeno esta noite voltou a tossir e acordou com o nariz cheiooooooooooo de ranhoca, a tosse parece-me que continua igual, não é seca, aliás noto mesmo que está cheio de secreções para mandar fora e anda muito cansadinho. Que chatice....quando é que será que isto acaba??







                              Beijinhos




                              Isso é excelente!!!

                              eSTÁ A COMEÇAR A DESCARREGAR, É SÓ IRES PNDO LITROS E LITROS DE MONODOSES DE SORO E ASSOANDO, PARA JUDAR A LIMPAR!



                              Desculpa, carreguei sem querer nas caps...



                              Bjs,

                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                Elo (11-03-2010)Olá.







                                Pensamos sempre que nos livramos, mas....







                                Pois é, mais uma para o clube e para estreia, tive direito logo a internamento!! Com a irmã mais velha (que nasceu no Inverno e dizem ser pior) nunca tive problemas destes!!







                                O meu pequenito (7+1/2meses) começou com tosse seca, depois febre... depois especturação, antibiotico+ginastica respiratoria... melhou 1 dia e voltou a piorar... e depois hospital, pois achava que alguma coisa não estava bem, mas não sabia o quê!







                                Fez 3 mascaras nas urgencias, mas os niveis de oxigenação ficaram baixos e então internamento...



                                Já teve alta ontem, pois só numa noite é que precisou de oxigénio, mas preciso da vossa ajuda para acalmar o meu coração... só tenho pedi amanhã!







                                Ele andava a comer pouco, mas ainda comia qq coisa, no hospital durante as máscaras chorava sem consolo e logo ficava de rastos, como normalmente faziam antes das refeições, achava de estava a comer menos por estar cansado... pensava que assim que viessemos para casa, o apetite melhorava, mas só quer mama e chupeta....







                                Quando lhe tento dar sopa, fruta, papa liquida, qq coisa sem ser mama, ferra a boca e nem chora, para não lhe conseguir enfiar a colher... depois desisto e dou mama, normalmente envazia rapidamente uma mama (que não faço ideia da quantidade que tem, mas com tudo isto a produção felizmente para ele tem aumentado) e depois quer é dormir!!







                                Tenho receio que fique com dificuldades respiratórias e não as identifique (afinal quando fui ao hospital não imaginava que fosse isso que estava a acontecer), mas as asas do nariz não se movem, a respiração está calma etc... mas será normal este cansaço e esta recusa a comer, mesmo falta de apetite, pois ele mostra-se satisfeito só com o peito, mas deveria ser pouco para quem já fazia duas refeições de colher... e não lhe dava papa pois era gorduchinho (peso perc 95%, altura perc 25%), mas agora já baixou de certeza e quero as minhas bochechinhas de volta :doze:







                                Mamãs experientes digam de vossa justiça e quantos dias normalmente este quadro demora a passar completamente.



                                Obrigada.




                                Calma.

                                Calma, calma, calma!

                                Eu não confio muito nas asas do nariz para essas avaliações, prefiro a covinha do pescoço e principalmente as costelas. Quando a coisa fica feia, a pele das costelas vai muito para dentro e fica a parecer um pianinho, ao que os médicos chamam de tiragem... É bom observares sempre no banho, quando o limpas, para perceberes qual é a amplitude normal de respiração quando está bem, para poderes compara quando está doente, gerlenete a respiração é muito mais rápida e a pele vai muito mais para dentro. O meu filho já teve 3 internamentos e nunca onbservei alterações no nariz... já as costelas não mentem...



                                Quanto à comida, não te preocupes, vai dando mama, tentando a colher, mas sem stresses, quando ficar bom logo voltas à rotina. Por volta dos 9m o Afonsito teve uma gastroentrite e não aguentava nada, vomitava e fazia diarreia mal comia. Se não fosse a mama nem sei... até o meu leite aguentava melhor que a água, e foi o que aqui escrevi o conselho que a pediatra me deu.



                                Vai melhorar, vais vêr...

                                carmen


                                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X