Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    sunrise (13-04-2010)Uma coisa que me deixou a pensar foi o alergologista referir várias vezes ao longo da consulta: pena foi aquele biberão ... (o primeiro que lhe deram na maternidade antes da mama). Na altura não achei piada e parece que lá teria razão ...


    Já li qualquer coisa sobre isso, basta 1 biberão para desencadear uma reacção alérgica, que até pode vir a surgir mais tarde. Mas como diz o alergologista da minha filha, o tal fundo alérgico já lá está, não se sabe bem Tudo o que o faz despertar.



    Conheço um caso em que a mãe teve mesmo que desmamar o bébé e dar-lhe um leite especial porque, apesar da dieta, não se conseguiu descobrir o que provocava alergia. E o bébé já tinha diarreira raiada de sangue.



    Bjs
    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      Maria Verde (13-04-2010)
      2vezesestela (13-04-2010)
      Maria Verde (13-04-2010)
      2vezesestela (12-04-2010)Olá!



      Mamãs experientes em broquiolites,



      A minha filhota esteve internada a semana passada durante 5 dias, necessitou de oxigenio os 2 primeiros dias, regressamos Sábado a casa, foi medicada com ventilan e Lepicortinolo, a continuar até amanhã. A pieira continua, a respiração rápida tb. Hoje faz 10 dias que consegui notar a pieira na minha filhota e faz 9 dias que iniciou medicação com ventilan e faz 6 dias em que iniciou a medicação com ventilan + lepicortinolo. A minha questão é, de acordo com a vossa experiencia, qual costuma ser a duração duma broquiolite aguda e desta pieira com a respiração rápida.Bjs


      Olá,



      Percebo que estejas desejando que a tua filha melhore, ficamos de coração apertado.



      Não sei responder à tua dúvida concretamente. Depende da reacção à medicação e da gravidade da bronquiolite. Amanhã pára o lepticortinolo, deverás começar a observar uma melhoria, todavia a pieira pode continuar mais algum tempo, mas cada vez menos acentuada.



      A respiração acelerada pode dever-se ao ventilan ou pode ser ainda alguma falta de ar, que o organismo compensa respirando mais depressa.



      Que idade tem a tua filha?



      O importante nesta fase é estar alerta à não melhoria, e ao menor sinal levá-la de novo ao médico para ser vista e reavaliar-se a medicação. E mesmo que venha a melhorar como previsto, deverá haver uma nova avaliação pelo médico para dar como findo o episódio.



      Bjs e as melhoras rápidas!


      Olá!



      Obrigada!



      A minha filha tem 7 meses. Ontem fui ao pediatra para lhe comunicar a situação do internamento e ele receitou 4 aerossóis por dia: 2 de atrovent+ventilan+soro e 2 de ventilan+soro até sexta. Quinta vai novamente ao pediatra para ser reavaliada, se não houver melhoras vai tomar



      medicação todos os dias (não sei ainda o que). Entretanto ontem como achei que a respiração estava muito acelarada e como ela teve o oxigénio a 80%, resolvi ir ao hospital para ver como estavam os níveis - 98%, é complicado porque eu não sei detectar quando ela poderá estar com a falta de oxigénio, o pediatra disse que eu ia notar, mas...A pieira ainda está cá e como ela não para, só quer rebolar e andar aos pulinhos, a respiração torna-se mais rápida.



      Esqueci-me de mencionar, o pediatra receitou ainda zithromax e terricil, pois ela também teve remelas. Ele explicou-me a relação das remelas e da broquiolite, mas eu não me lembro, ando ainda desorientada.bjs






      Olá,







      Deves estar atenta aos seguintes sinais de falta de ar: tiragem nas costelas, quando existe consegue-se ver a pele a ir para dentro realçando os ossos das costelas, durante a inspiração; respirar pela barriga; a covinha no pescoço a acentuar-se e as asas do nariz a "bater". Na dúvida, deve ser auscultado por pediatra.







      Melhoras


      Mais uma vez obrigada!



      Bjs

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        Olá!

        Também pertenço a este clube, infelizmente, e apesar de nunca ter participado, ler-vos tem-nos ajudado bastante cá por casa.

        Hoje resolvi participar exactamente por causa desse tal 1º biberão.

        O Simão tem 13 meses e é alérgico à proteína de vaca, só bebe leite Nutribén Hidrolizado e come papas não lácteas. Já tentamos várias vezes a introdução do iogurte, por ordem da pediatra, e fez sempre uma crise respiratória de seguida.

        Em conversa com um casal amigo, que tem um filho com o mesmo problema, ouvimos falar dessa história, e falei com a pediatra do meu filhote, até porque infelizmente o Simão também tomou o famoso biberão antes de mamar.

        Tivemos como resposta que, apesar dela ser contra esses biberões iniciais, de certeza que a tendência alérgica já nasceu com ele, e não foi esse tal biberão, de Aptamil HA, o causador do problema.

        Esperemos que, tal como já li aqui e a pediatra também é da mesma opinião, seja passageiro e aos 18 meses vamos "atacar" outra vez o problema, desta vez introduzindo, todos os dias, mais 5ml de leite Nutribén "normal", ao biberão dele, e estudar a reacção.

        Neste momento, só fazemos 1 puf de pulmicort de manhã e à noite, com ordem para parar em Maio.

        Desculpem o longo texto.

        Bjinhos!

        Ana




        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          [quote]arsc (14-04-2010)Olá!



          O Simão tem 13 meses e é alérgico à proteína de vaca, só bebe leite Nutribén Hidrolizado e come papas não lácteas. Já tentamos várias vezes a introdução do iogurte, por ordem da pediatra, e fez sempre uma crise respiratória de seguida.


          Posso estar a dizer uma grande asneira mas acho que essas provas do leite, em casos como o teu, são feitos sempre em meio hospitalar



          Em conversa com um casal amigo, que tem um filho com o mesmo problema, ouvimos falar dessa história, e falei com a pediatra do meu filhote, até porque infelizmente o Simão também tomou o famoso biberão antes de mamar.

          Tivemos como resposta que, apesar dela ser contra esses biberões iniciais, de certeza que a tendência alérgica já nasceu com ele, e não foi esse tal biberão, de Aptamil HA, o causador do problema.


          Exactamente. Mas como não sabemos quais os bebés têm esse fundo alérgico o primeiro leite que eles bebem deve ser o da mãe para forrar o intestino e proteger, adiando o contacto com o alergeno para quando o organismo já está mais madudo.


          Esperemos que, tal como já li aqui e a pediatra também é da mesma opinião, seja passageiro e aos 18 meses vamos "atacar" outra vez o problema, desta vez introduzindo, todos os dias, mais 5ml de leite Nutribén "normal", ao biberão dele, e estudar a reacção.

          Neste momento, só fazemos 1 puf de pulmicort de manhã e à noite, com ordem para parar em Maio.


          E ele tem análises positivas para a alergia ao leite? Se sim, porque não pedes para repetir as analises e ver se já tem valores compatíveis com a prova do leite. Dar o leite antes do organismo estar preparado pode estar a adiar uma possível recuperação.


          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            Aqui estou eu novamente... mais uma vez com questões em vez de ajudas ao tópico.



            No domingo pensei em ir ao Hospital, mas acabei por não ir, fiz o Ventilan e o Atrovent, ele ficou mais ou menos estável e decidimos esperar pelo dia seguinte p ir à pediatra dele.



            Na segunda feira optei, ainda antes de ir à pedi, de lhe dar o celestone.



            Vomitou o almoço (sopa e fruta), muita pieira e muita tosse.



            A Pedi achou que ele estava a reagir bem ao tratamento, disse-me p continuar (na pedi decidiu ficar bem disposto :lol: )



            Na terça feira foi o caos... vomitou 4 vezes... ao almoço (2) e ao lanche (2)... decidi não dar jantar pois nem ele aceitava a comida, devia estar mal disposto. Dei mama, muita mama ao longo da noite (o meu corpo já n estava habituado a ter de dar de mamar tantas vezes... coitadito, ele bem puxava mas não devia haver muito leite) e ainda durante a noite dei ainda iogurtes (2) mas ele começava a comer com vontade mas rapidamente se cansava (ou ficava mal disposto).



            Hoje mamou, comeu apenas papa (não lactea feita c água), comeu uns iogurtes... mas sempre muito pouco de cada vez (a mando dele), mas já parecia outro!



            Terá sido do quê estes vómitos? Não foi apenas da tosse q essa tem vindo a melhorar progressivamente, terá sido do celestone??



            Desculpem o testamento, mas estou a tentar perceber o maximo disto p poder gerir melhor as crises.





            Obrigada

            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              [quote]sunrise (14-04-2010)
              arsc (14-04-2010)Olá!







              O Simão tem 13 meses e é alérgico à proteína de vaca, só bebe leite Nutribén Hidrolizado e come papas não lácteas. Já tentamos várias vezes a introdução do iogurte, por ordem da pediatra, e fez sempre uma crise respiratória de seguida.






              Posso estar a dizer uma grande asneira mas acho que essas provas do leite, em casos como o teu, são feitos sempre em meio hospitalar



              Não é asneira nenhuma, vai ser feito no próprio consultório da pediatra!







              Em conversa com um casal amigo, que tem um filho com o mesmo problema, ouvimos falar dessa história, e falei com a pediatra do meu filhote, até porque infelizmente o Simão também tomou o famoso biberão antes de mamar.



              Tivemos como resposta que, apesar dela ser contra esses biberões iniciais, de certeza que a tendência alérgica já nasceu com ele, e não foi esse tal biberão, de Aptamil HA, o causador do problema.






              Exactamente. Mas como não sabemos quais os bebés têm esse fundo alérgico o primeiro leite que eles bebem deve ser o da mãe para forrar o intestino e proteger, adiando o contacto com o alergeno para quando o organismo já está mais madudo.






              Esperemos que, tal como já li aqui e a pediatra também é da mesma opinião, seja passageiro e aos 18 meses vamos "atacar" outra vez o problema, desta vez introduzindo, todos os dias, mais 5ml de leite Nutribén "normal", ao biberão dele, e estudar a reacção.



              Neste momento, só fazemos 1 puf de pulmicort de manhã e à noite, com ordem para parar em Maio.






              E ele tem análises positivas para a alergia ao leite? Se sim, porque não pedes para repetir as analises e ver se já tem valores compatíveis com a prova do leite. Dar o leite antes do organismo estar preparado pode estar a adiar uma possível recuperação.



              Ainda n fez análises, a pedi acha que só se tiram resultados confiáveis a partir dos 18 meses, mais ou menos.








              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                [quote]psychic (14-04-2010)




                Na segunda feira optei, ainda antes de ir à pedi, de lhe dar o celestone.


                Este é daqueles medicamentos que só se deve dar com indicação do médico porque tem muitos efeitos secundários. Só o médico pode avaliar o risco/benefício





                Hoje mamou, comeu apenas papa (não lactea feita c água), comeu uns iogurtes... mas sempre muito pouco de cada vez (a mando dele), mas já parecia outro!

                Terá sido do quê estes vómitos? Não foi apenas da tosse q essa tem vindo a melhorar progressivamente, terá sido do celestone??



                Se ele aceita a comida é sinal que está a melhorar. Os vómitos são normais em bebés pequenos. As secreções estão na garganta, ele agonia-se e vomita porque ainda não sabe deitar para fora. Até é bom porque deita fora muita porcaria. Quando o meu estava assim e ainda mamava eu nem sequer insistia com a comida ... dava mama com fartura e muita água .



                Está no bom caminho



                Melhoras


                [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites



                  bem, já andávamos bem há um mês e pouco.....mas hoje já tá a aerossois de ventilan e atrovent.....e ainda ontem foi dia de fisioterap..

                  estou desconfiada q começou a crise ontem por causa do raio da falta de atenção das educadoras no infantário.

                  A minha mãe foi buscá-lo e disse-me q qdo lá chegou ele tava em t-shirt (a temperatura lá dentro é agradavel) todo suado com a cabeça encharcada.qdo cheguei a casa assim continuava (e apanhou mais ar fresco qdo saiu para ir para o carro até casa e novamente pa fisioterap).

                  Conclusão, hoje tá nisto.

                  E eu q já as avisei tantas vezes q qdo ele começar a correr mto, para o tentarem distrair pa outra actividade.....fogo!

                  A mudança de tempo tb deve ter ajudado.





                  à mamã que falou aqui no lpicortinolo- como dás? em comprimido dissolvido em sumo?

                  o meu tb toma de vez em quando,se necessário.

                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    luisa78 (16-04-2010)



                    bem, já andávamos bem há um mês e pouco.....mas hoje já tá a aerossois de ventilan e atrovent.....e ainda ontem foi dia de fisioterap..



                    estou desconfiada q começou a crise ontem por causa do raio da falta de atenção das educadoras no infantário.



                    A minha mãe foi buscá-lo e disse-me q qdo lá chegou ele tava em t-shirt (a temperatura lá dentro é agradavel) todo suado com a cabeça encharcada.qdo cheguei a casa assim continuava (e apanhou mais ar fresco qdo saiu para ir para o carro até casa e novamente pa fisioterap).



                    Conclusão, hoje tá nisto.



                    E eu q já as avisei tantas vezes q qdo ele começar a correr mto, para o tentarem distrair pa outra actividade.....fogo!



                    A mudança de tempo tb deve ter ajudado.











                    à mamã que falou aqui no lpicortinolo- como dás? em comprimido dissolvido em sumo?



                    o meu tb toma de vez em quando,se necessário.


                    Olá!



                    Eu dou em comprimido, esmago e junto um pouco de iogurte ou fruta. A primeira vez vomitou, mas depois habituou-se.



                    Bjs

                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      psychic (14-04-2010)







                      Vomitou o almoço (sopa e fruta), muita pieira e muita tosse.











                      Na terça feira foi o caos... vomitou 4 vezes... ao almoço (2) e ao lanche (2)... decidi não dar jantar pois nem ele aceitava a comida, devia estar mal disposto. Dei mama, muita mama ao longo da noite (o meu corpo já n estava habituado a ter de dar de mamar tantas vezes... coitadito, ele bem puxava mas não devia haver muito leite) e ainda durante a noite dei ainda iogurtes (2) mas ele começava a comer com vontade mas rapidamente se cansava (ou ficava mal disposto).























                      Obrigada




                      Os vómitos são a ginástica respiratória natural, disse-me uma vez uma pediatra no hospital!

                      Quiando vomitam melhoram, não há dúvida. A questão é a restante medicação, para ajudar a que passe mais depressa.

                      Não aconselho a dares celestone sem indicação médica... das duas uma, ou é avaliado e lhe receitam, ou a médica que acompanha diz especificamente quais as circunstâncias em que deves dar. O celestone é corticóide, se puder melhorar somente com ventilan e arovent é melhor... é preferível levares a uma terapeuta (fisiatra, não enfermeira!!) e fazeres umas sessões do que dares celestone sem indicação para isso...

                      Mas, sim, claro, o celestone ajuda imenso, a questão é o custo-benefício... se pode melhorar sem ele não se dá, por causa dos efeitos secundários, agora se está muito mal, com bronco-espasmos, em situação aguda, então... é preferível dar, mas numa das situações que comcei por referir...



                      Não leves a mal, mas é para o bem da criança, sim?!





                      Bjs,

                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        luisa78 (16-04-2010)



                        bem, já andávamos bem há um mês e pouco.....mas hoje já tá a aerossois de ventilan e atrovent.....e ainda ontem foi dia de fisioterap..



                        estou desconfiada q começou a crise ontem por causa do raio da falta de atenção das educadoras no infantário.



                        A minha mãe foi buscá-lo e disse-me q qdo lá chegou ele tava em t-shirt (a temperatura lá dentro é agradavel) todo suado com a cabeça encharcada.qdo cheguei a casa assim continuava (e apanhou mais ar fresco qdo saiu para ir para o carro até casa e novamente pa fisioterap).



                        Conclusão, hoje tá nisto.



                        E eu q já as avisei tantas vezes q qdo ele começar a correr mto, para o tentarem distrair pa outra actividade.....fogo!



                        A mudança de tempo tb deve ter ajudado.











                        à mamã que falou aqui no lpicortinolo- como dás? em comprimido dissolvido em sumo?



                        o meu tb toma de vez em quando,se necessário.




                        Que chatice, Luisa...

                        Olha, já levaste declaração médica a dizer isso mesmo, que não pode transpirar por excesso de ritmo?... Às vezes só percebem assim... como se os médicos soubessem mais do que transmitem às mães...:w00t:





                        Bjs, as melhoras,

                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          Carmen, nãp levo nada a mal, bem pelo contrário, agradeço muito os vossos comentários... se eu não estivesse interessada na vossa opinião, não vinha aqui colocar questões, certo??



                          Mas o Celestone dei-o por indicação médica. A Pedi deu-me um esquema de crise, e o celestone está lá... e em que circunstâncias devo dar... além de que no máximo apenas posso dar 3 dias.

                          Eu dei na 2ª e nesse mesmo dia fui à pedi, disse-lhe que estava a dar celestone e ela concordou que era necessário.



                          O que eu estranhei nestes vómitos é que não continham muco... ele devia estar mesmo mal disposto... e suponho que tenha sido do celestone, pois já parei de lhe dar (na 5ª de manhã) e depois disso apenas vomitou uma vez mas aí sim, com expectoração misturada.



                          Ele já está melhorzito, agora a tosse é de "limpeza", mais solta, o apetite voltou e a energia tb :P



                          Obrigada pelo vosso apoio eas melhoras aos doentinhos.



                          Jinhos

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            psychic (18-04-2010)Carmen, nãp levo nada a mal, bem pelo contrário, agradeço muito os vossos comentários... se eu não estivesse interessada na vossa opinião, não vinha aqui colocar questões, certo??

                            Mas o Celestone dei-o por indicação médica. A Pedi deu-me um esquema de crise, e o celestone está lá... e em que circunstâncias devo dar... além de que no máximo apenas posso dar 3 dias.

                            Eu dei na 2ª e nesse mesmo dia fui à pedi, disse-lhe que estava a dar celestone e ela concordou que era necessário.

                            O que eu estranhei nestes vómitos é que não continham muco... ele devia estar mesmo mal disposto... e suponho que tenha sido do celestone, pois já parei de lhe dar (na 5ª de manhã) e depois disso apenas vomitou uma vez mas aí sim, com expectoração misturada.

                            Ele já está melhorzito, agora a tosse é de "limpeza", mais solta, o apetite voltou e a energia tb :P

                            Obrigada pelo vosso apoio eas melhoras aos doentinhos.Jinhos


                            Ou então, algum viruzinho metido à besta que lhe atacou as vias respiratórias e o estomâgo.



                            Bjs
                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              psychic (18-04-2010)Carmen, nãp levo nada a mal, bem pelo contrário, agradeço muito os vossos comentários... se eu não estivesse interessada na vossa opinião, não vinha aqui colocar questões, certo??







                              Mas o Celestone dei-o por indicação médica. A Pedi deu-me um esquema de crise, e o celestone está lá... e em que circunstâncias devo dar... além de que no máximo apenas posso dar 3 dias.



                              Eu dei na 2ª e nesse mesmo dia fui à pedi, disse-lhe que estava a dar celestone e ela concordou que era necessário.







                              O que eu estranhei nestes vómitos é que não continham muco... ele devia estar mesmo mal disposto... e suponho que tenha sido do celestone, pois já parei de lhe dar (na 5ª de manhã) e depois disso apenas vomitou uma vez mas aí sim, com expectoração misturada.







                              Ele já está melhorzito, agora a tosse é de "limpeza", mais solta, o apetite voltou e a energia tb :P







                              Obrigada pelo vosso apoio eas melhoras aos doentinhos.







                              Jinhos




                              Assim é outra conversa!!

                              Se não tinha ranhoca, se calhar estava bem presa, a expectoração...

                              Não me lembro de todas as mães com filhos com problemas respiratórios e seus historiais, não leves a mal, mas costumas fazer ginástica respiratória? O Afonso dá-se lindamente, é das coisas que mais o ajuda, se for na altura certa até evita medicação de crise (na altura certa e com pouca gravidade, logo que começam os sintomas, claro!!...).

                              Para nós passou a ser o recusrso mais precioso, mais que a pediatra e tudo... porque a dada altura já tinhamos esquema de crise, sabiamos avaliar a gravidade, mas as técnicas da ginástica não as sabemos todas... Ou seja, a medicação já era por nossa conta, mas a terapeuta era o catalizador da melhoria. Uma excelente fisiatra é das melhores aliadas no combate às crises respiratórias, sabias?!





                              Bjs, as melhoras,

                              carmen





                              (se desconfias que reagiu ao celestone, evita o rosilan!!:w00t::w00t::w00t: Sabe 30.000 vezes pior!!! Até pica na língua de tão amargo que é!! O chefe da pediatria aqui da cidade disse-me que é completamente contra doces e açucar, mas diz sempre às mães para misturarem no rosilan, tal não é!!)


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                Olá!



                                Ontem foi a consulta da Alergologista, de quem gostei muito, foi uma consulta calma e demorada, retirei muitas dúvidas e fiquei esclarecida em muitos pontos.



                                Depois de todo o histórico pessoal e familiar e de o ter auscultado, disse que o que ele tinha era asma bronquica, e que tinha um bom prognostico.

                                Perguntei se passava com a idade e ela disse que tanto pode passar como não, mas novamente que tinha um bom prognóstico.



                                Vamos neste momento esquematizar as crises, se as tiver, de modo a traçar o perfil das mesmas, só masi tarde é que iremos investigar as origens.



                                Vamos voltar daqui a 2 meses para reavaliar , hj tenho pediatra onde vamos falar do piscar dos olhos.



                                Querem saber uma coincidencia??... o pediatra dele foi interno dela (ela começou como pediatra e so depois de ter um filho com asma tirou a especialidade).



                                Estou animada e optimista, já la devia era de ter ido a mais tempo
                                Eu sou o tomas07

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X