Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    olá meninas,



    eu não sei se me podem ajudar, pelas vossas experiencias, mas cá vai...



    eu tenho uma bebé com 4 meses e pouquinho. já à cerca de 4 semanas ela anda atacda do nariz de tal forma que mete dó. nunca vi tanta ranhoca, e já vi muita do filhote mais velho. a juntar a essa ranhoca abundante, tem imensa tosse, da produtiva. ao ponto de em ataques de tosse mais violentos vomitar... já aconteceram umas quantas vezes.



    ainda no sabado fomos com ela às urgencias e o medico que a viu disse que é tudo a nivel superios, que está tudo bem. continuar com soro, vapores e aguardar... que ela é muito pequenina para fazer medicação, qq que seja.



    a juntar a isto de tanto esfregar o nariz está com uma conjuntivite daquelas... de manhã ve-se aflita para abrir os olhos..



    eu tenho falado constantemente com o pediatra dela, que continua a dizer o mesmo, soro, vapores e aspirar... mas já lá vão 4 semanas e pouco...

    ontem questionei-o se poderia ser alergia e ele respondeu-me que "alergia não é. é do infectario!"

    mas se fosse do infantario, quando ela ficasse em casa, o que aconteceu 2 semans porque esteve com uma gastro, terias passado, certo? e não passou... parece que eme vez de ver melhoras, é o contrario...



    mamãs experientes, que me dizem?



    eu tenho medo, sobretudo porque à problemas de alergias (eu) e asma (avós) na familia, e tenho receio que ela tenha algum problema e estejamos à espera... qual é a vossa opinião mamãs?



    desde já obrigada, beijinhos a todas e as melhoras dos pequeninos que estiverem doentes

    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      Segunda viagem2, olá



      E o pediatra sabe desse historial familiar, certo? Será que aos 4M ainda não se manifestam as eventuais alergias?



      Penso que faz sentido confirmar com ele (ou outro, uma 2ª opinião poderá ser válida) se não haverá um fundo alérgico a manifestar-se. Por outro lado, as infecções nasais podem durar esse tempo todo num bébé tão pequeno (e que nem pensar em saber assoar-se).



      E também já sabes de certeza, soro e mais soro no nariz...



      As melhoras




      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        olá



        eu no sms quando o questionei se podia ser alergia, não o relembrei que à antecedentes, mas ele na ficha dela tem isso tudo, porque na primeira consulta perguntou...



        a minha princesa já trepa o trocador assim que vê doses de soro, compressas e aspirador nasal. começa a gritar ainda não fizemos nada.



        hoje de manhã foi um filme para sair de casa... entre o leite que se vê aflita para beber porque tem uns quantos ataques de tosse pelo caminho, até que se chateia, e não quer comer mais, aos ataques de tosse com expectoração a sair, suja-se toda, quase vomitou o leite, um filme...



        já tem à roda dos olhinhos montes de manchinahs vermelhas do esforço de tossir...



        de noite é outro filme... não dorme descansada porque os ataques de tosse não deixam... é desesperante, principalmente porque não podemos fazer mais nada...



        ontem ouvi assobio, mas não percebi se era do nariz se era do peito... a respiração dela está super acelerada, e andamos nisto...

        como destingo se o assobio vem de que origem? mamãs que infelizmente estão habituadas a isto?



        obrigada, beijinhos






        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          [quote]segundaviagem2 (02-06-2010)olá



          a minha princesa já trepa o trocador assim que vê doses de soro, compressas e aspirador nasal. começa a gritar ainda não fizemos nada.


          Não convém estar sempre a aspirar porque pode inflamar as mucosas do nariz. Deixa para aspirar antes de dormir as sesta e à noite por exemplo. Há um truque para bebés pequenos: deitas a bebé de lado e esguichas o soro para a narina que está em cima, ou seja, deitada para o lado esquerdo esguichas para a narina direita. A ranhoca sai pela outra narina.




          ontem ouvi assobio, mas não percebi se era do nariz se era do peito... a respiração dela está super acelerada, e andamos nisto...

          como destingo se o assobio vem de que origem? mamãs que infelizmente estão habituadas a isto?


          Se a respiração está acelerada, a covinha do pescoço vai para dentro ou a barriga ou se as asas do nariz abrem e fecham ela está com dificuldade respiratória. Sentes farfalhar quando ela respira (a ranhoca a subir e descer no peito)? Acho que ela deveria ser reauscultada.



          As melhoras




          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            olá Sunrise.



            nós só a aspiramos antes de deitar mesmo, para não fazer em demasia. o soro pomos assim como dizes, mas ela assim que vê a monodose já começa a gritar...



            eu a covinha do pescoço ou peito não vejo. ela é muito gorduchinha, a do pescoço nem consigo ver sequer, na do peito, ela ontem achei que estava com a zona abdominal muito inchada, o que não me deixou perceber se fazia covinha ou não...



            ontem, num dos ataques de tosse senti no peito a tal panela de pressão... mas depois passou...



            estou com receio de isto ter a ver com alergias ou o que seja e estar numa de "deixar andar a ver se passa" e dar asneira.



            hoje vamos com ela outra vez às urgencias, nem que seja para nos dizerem que está na mesma, e façam o que estão a fazer...



            eu estou com receio, muito, de ser de fundo alergico, uma vez que eu tenho alergias (ainda agora ando com uma comichão louca nos olhos e nariz), e o meu pai tem bronquite asmatica, daquelas bem complicadinhas.

            mas o pediatra, na segunda feira, quando falei com ele disse que alergia não era...

            como é que ele pode saber assim se não é? ele deve saber melhor que eu, mas... custa-me ver a pequenina tão aflita e não poder fazer mais...



            obrigada, beijinhos

            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              segundaviagem2 (02-06-2010)



              mas o pediatra, na segunda feira, quando falei com ele disse que alergia não era...




              Como é possível saber? Nessas idades nada é definitivo. Mesmo que seja viral (o mais certo) se tiver um fundo alérgico pode mesmo chegar a bronquiolite, o que não quer dizer que se repita e mesmo que aconteça que não passe com o crescimento.



              Nesta fase é impossível fazer afirmações concretas porque eles são muito pequenos, mas se ouves a tal panela de pressão, convém mesmo ser reauscultada
              [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                segundaviagem2 (02-06-2010)olá





                ontem ouvi assobio, mas não percebi se era do nariz se era do peito... a respiração dela está super acelerada, e andamos nisto...



                como destingo se o assobio vem de que origem? mamãs que infelizmente estão habituadas a isto?



                obrigada, beijinhos


                Olá!



                Deixa ver se te consigo explicar como distinguir o assobio. Pieira né?

                A pieira /assobio é um som que é inerente à respiração. Quando o ouves não é da garganta, não é do nariz, parece que está dentro da pessoa. Quando enche o peito de ar, assobia e é um assobio profundo, mesmo quando é uma pieira leve. Entendes o que quero dizer? O assobio é perturbador quando o ouves porque ele está com a respiração, é constante e não muda de intensidade porque não está relacionado com mais ou menos ranho, com mais ou menos tosse (isto é na mesma pessoa, pessoas diferentes tem pieiras diferentes).

                Isto é muito difícil de explicar, mas quando conseguires distinguir uma vez, distingues para sempre.



                Bjs

                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites

                  Dulsa (02-06-2010)
                  segundaviagem2 (02-06-2010)olá



                  ontem ouvi assobio, mas não percebi se era do nariz se era do peito... a respiração dela está super acelerada, e andamos nisto...

                  como destingo se o assobio vem de que origem? mamãs que infelizmente estão habituadas a isto?

                  obrigada, beijinhos




                  Olá!



                  Deixa ver se te consigo explicar como distinguir o assobio. Pieira né?



                  A pieira /assobio é um som que é inerente à respiração. Quando o ouves não é da garganta, não é do nariz, parece que está dentro da pessoa. Quando enche o peito de ar, assobia e é um assobio profundo, mesmo quando é uma pieira leve. Entendes o que quero dizer? O assobio é perturbador quando o ouves porque ele está com a respiração, é constante e não muda de intensidade porque não está relacionado com mais ou menos ranho, com mais ou menos tosse (isto é na mesma pessoa, pessoas diferentes tem pieiras diferentes).



                  Isto é muito difícil de explicar, mas quando conseguires distinguir uma vez, distingues para sempre.

                  Bjs


                  No meu filho ouço quando expira ...parece que arrasta a respiração ...
                  [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    sunrise (02-06-2010)

                    No meu filho ouço quando expira ...parece que arrasta a respiração ...



                    Tens razão, quando expira pia. é aí que a mãe ou quem estiver de fora ouve.

                    a minha descrição foi baseada na minha experiência pessoal. para quem tem pieira, quando inspira já sabe que vai piar. A minha mãe chamava-lhe os "gatos" e eu imaginava um gato no meu peito que quando eu enchia o peito de ar já estava a alimentá-lo quando expirava ele miava... Tinha muita imaginação!



                    O que quero dizer é que é inerente à respiração. Para não ter pieira não se pode respirar. Também tentei suster a respiração, obviamente não consegui. :P Enfim memórias de infância.



                    Bjs

                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      olá meninas,



                      desde já muito obrigada pelas vossas respostas. vou estar mais atenta a ver se oiço piar como dizem. obrigada pelo esclarecimento.



                      entretanto mandei sms ao pediatra a dizer como ela continuava e que estava com receio por eu ter muitas alergias e o avô bronquite asmática.

                      ele respondeu e disse,

                      - asma nesta idade não existe, quanto muito bronquiolite

                      - vamos tentar 1 colher de café de manhã e à noite de atarax durante 5 dias. se ela não melhorar ir ter com ele na segunda para ele a oscultar.



                      agora vem as minhas perguntas e macaquinhos de mãe... ontem não era alergia, hoje receita atarax, que é para alergias... eu quando tomo fico ko de imediato, acho muito forte. alguem conhece um bebé de 4 meses a tomar atarax. acho uma medida muito "drastica"...



                      mamãe experientes, que me dizem disto? estou confusa, muito....



                      beijinhos e mais uma vez obrigada

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        segundaviagem2 (02-06-2010)olá meninas,





                        desde já muito obrigada pelas vossas respostas. vou estar mais atenta a ver se oiço piar como dizem. obrigada pelo esclarecimento.

                        entretanto mandei sms ao pediatra a dizer como ela continuava e que estava com receio por eu ter muitas alergias e o avô bronquite asmática.

                        ele respondeu e disse,

                        - asma nesta idade não existe, quanto muito bronquiolite

                        - vamos tentar 1 colher de café de manhã e à noite de atarax durante 5 dias. se ela não melhorar ir ter com ele na segunda para ele a oscultar.

                        agora vem as minhas perguntas e macaquinhos de mãe... ontem não era alergia, hoje receita atarax, que é para alergias... eu quando tomo fico ko de imediato, acho muito forte. alguem conhece um bebé de 4 meses a tomar atarax. acho uma medida muito "drastica"...



                        mamãe experientes, que me dizem disto? estou confusa, muito....

                        beijinhos e mais uma vez obrigada


                        Sinceramente, vou ser curta e grossa: eu não dava nada e levava-o ao médico (de preferência outro).

                        Mas que coisa, se dizes que o bebé tem pieira, por telefone, receita atarax?



                        As mamãs mais experientes que se manifestem mas eu não daria nada sem o bebé ser auscultado devidamente.
                        [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          pois... eu os macaquinhos são muitos, e antes de dar o que seja, ela hoje vai às urgências, ver como estão as coisas...



                          faz-me confusão num dia ser perentorio a dizer que não é alergia e no outro, quando relembro o historial familiar dar logo atarax.



                          ai mamãs, esta vida de mãe não é facil. até os medicos chegamos ao ponto de questionar o que dizem...



                          mas estou de acordo contigo, antes de ela ser auscultada e ver se há alguma coisa mais não dou nada de nada... ainda por cima, ela tem só 4 meses. se ela fosse mais crescida não me chocava tanto...



                          beijinhos e mais uma vez obrigada

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            segundaviagem2 (02-06-2010)olá meninas,







                            desde já muito obrigada pelas vossas respostas. vou estar mais atenta a ver se oiço piar como dizem. obrigada pelo esclarecimento.







                            entretanto mandei sms ao pediatra a dizer como ela continuava e que estava com receio por eu ter muitas alergias e o avô bronquite asmática.



                            ele respondeu e disse,



                            - asma nesta idade não existe, quanto muito bronquiolite



                            - vamos tentar 1 colher de café de manhã e à noite de atarax durante 5 dias. se ela não melhorar ir ter com ele na segunda para ele a oscultar.







                            agora vem as minhas perguntas e macaquinhos de mãe... ontem não era alergia, hoje receita atarax, que é para alergias... eu quando tomo fico ko de imediato, acho muito forte. alguem conhece um bebé de 4 meses a tomar atarax. acho uma medida muito "drastica"...







                            mamãe experientes, que me dizem disto? estou confusa, muito....







                            beijinhos e mais uma vez obrigada


                            Eu tenho um filho que já teve muitas bronquiolites e pela minha experiência iria com ele ao pedi, ou novamente à urgência para ser auscultado, nunca daria Atarax ao meu filho assim dessa forma.



                            Neste momento o meu filho toma Atarax diáriamente, mas é para não ser coçar pois ele tem muita eczema e passava a vida a coçar-se fazia infecções.



                            Como te disseram nas urgência,ela pode ter muitas secreções mas serem todas superiores, se assim for ela tem uma farfalheira é mais parecido com uma panela a ferver. Se for algo mais ao nivel dos bronquios é mais a pieira como já te descreveram.



                            Mas como ainda não tens muita experiência nestas lides leva a tua filha a ser examinada, pois mesmo sendo superiores essas secreções podem descer.




                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              Olá a todas.



                              Onde posso fazer a inscrição de sócia?



                              No mês passado fomos a uma consulta de rotina na alergologista e para grande espanto meu, a minha filha mais velha estava com uma bronquiolite. Para mim só estava constipada, mas a médica detectou e realmente quando começou o tratamento começou a aparecer tudo. A expectoração era uma coisa do outro mundo.



                              A nossa alergologista PROIBIU actifed e ventilan, mas o ventilan de vez enquanto entra em cena.



                              A mais velha melhorou com antibiótico (clavamox), ginástica respiratória, xarope p/ tosse (Neufil) e Foradil para a falta de ar, para além de sprays para o nariz e afins.



                              Hoje teve "alta", mas vai tomar mais umas coisitas.







                              Entretanto na semana passada o mais pequeno começou com febre, não passou dos 38º, após 3 dias de febre e lá vamos nós para o SFX, como sempre muito bem tratados, fez rx e veio de lá com antibiótico (clamoxyl) e aerossol com ventilan. No domingo continuava com pieira e voltámos ao hospital, aproveitámos e levámos a do meio, pois já andava com uma tosse "molhada" à 2 dias. Resultado, o mais pequeno fazer mais 2 dias de ventilan e a do meio, antibiótico, maxilase e aerossol com ventilan durante 3 dias. Depois de rx feito ainda estava pior que o irmão. Os brônquios dela estavam todos manchados.







                              O mais pequeno acabou ontem o aerossol, hoje de manhã tinha pieira outra vez. Hoje a do meio acaba o ventilan, mas continua com o resto. Está melhor da tosse e como não teve febre, nem pieira nem nada disso não tenho mais por onde me guiar.







                              Estou farta de ter o biblo (máquina verde) em cima da bancada da cozinha. Tivemos um inverno optimo. Elas tiveram medicadas e não tiveram nada, o pequeno como não está na escola, está com a avó também se aguentou, mas agora acabámos a medicação para o verão e vieram as maleiras.







                              Historial.



                              A Patrícia teve a 1ª bronquiolite com 2 anos - 2006 (após uma inundação, a casa ficou com excesso de humidade e quando começou a secar ela ficou doente e eu também, na altura estava grávida da Mariana e cá para mim ela já nasceu doente).



                              No verão de 2008 começou com tosse alérgica e cada vez que se constipava ficava com falta de ar. Tem alergia aos ácaros e às acácias. Quando anda medicada está tudo bem.







                              A Mariana teve a 1ª bronquiolite com 1 mês (2006) e até aos 8 meses até lhe perdi a conta. Foi ASPIRADA no hospital e passou tudo. Até que em 2008 começou com tosse. É alérgica aos ácaros e a todos os polén. Quando começou o tratamento estava muito em baixo, agora já está mais resistente.







                              O André teve a 1ª bronquiolite com 1 mês (2008 ) constipou-se e tudo estragado. Ficou bem curada e depois disso nada, até agora. Sei que vai seguir as pegadas da família. Somos todos alérgicos.







                              Eu tenho alergia de grau 5 e estou a um passo de ser asmática. As crises de falta de ar que tive quando estava grávida do André não desejo a ninguém e só passavam com ventilan. É horrivel e agora quando o vejo a apitar e a fazer covas em todo o lado fico doente.







                              Isto já vai longo. As melhoras de todos e esperemos que o tempo se aguente, olhando lá para fora ninguém diz que ontem teve o dia que esteve.







                              Beijocas
                              Patrícia - 7 anos
                              Mariana - 5 anos
                              André - 3 anos

                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                [quote]carla9999 (02-06-2010)






                                A nossa alergologista PROIBIU actifed e ventilan, mas o ventilan de vez enquanto entra em cena.



                                A mais velha melhorou com antibiótico (clavamox), ginástica respiratória, xarope p/ tosse (Neufil) e Foradil para a falta de ar, para além de sprays para o nariz e afins.




                                O actifed compreendo mas o ventilan não percebo, a menos que ela seja das crianças que fiquem com taquicardia. Que justificação ela deu? O Neufil é um broncodilatador como o ventilan com a agravante de passar por todo o organismo antes de chegar ao pulmão enquanto o Ventilan é local. Tem um efeito mais prolongado. O Foradil tb é broncodilatador mas esse o meu filho nunca usou. Gostava de saber porque ela não gosta do Ventilan afinal estamos sempre a aprender.








                                Eu tenho alergia de grau 5 e estou a um passo de ser asmática. As crises de falta de ar que tive quando estava grávida do André não desejo a ninguém e só passavam com ventilan. É horrivel e agora quando o vejo a apitar e a fazer covas em todo o lado fico doente.


                                Eu não tenho nenhuma alergia mas o meu marido teve bronquite asmática em criança. Claro que fico doente quando ele tem falta de ar, mas ele, provavelmente como já viveu aquele sufoco, quase respira e geme com ele.



                                Devo dizer que passei a admirar-te muitíssimo mesmo sem te conhecer. Tu, tal como a Mariaverde, com 3 filhos com problemas semelhantes é dose.



                                Eu tenho um, o segundo e quando ele tem crises envelheço 1 ano por cada dia de crise.



                                Valha-nos essa boa disposição
                                [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X