Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ser esquerdino

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ser esquerdino

    Penso q por volta dos 14 meses, nenhum bebé tem já a sua mão preferida em definitivo, no entanto, na minha Inês noto a preferência mts vezes pela esquerda: chucha com a esquerda, rabisca com o lápis, come com a colher, coloca objectos dentro doutros ao contrário do q eu faço , pega com a esquerda, etc ... nem sempre é assim, mas noto q é a mão preferida!



    as minhas questões:

    - será a indicação q vai ser esquerdina ? Alguém q queira dar o seu testemunho ?

    - devo continuar a puxar por ela para usar as duas mãos ou só a direita :w00t: , ou deixo-a seguir o percurso dela sem interferir, com a esquerda ? Não tenho nada contra os esquerdinos :P mas o mundo está mais feito para o dextros :hehe:



    o q me dizem :P ? obg !





  • #2
    RE: Ser esquerdino

    Patims (22-02-2010)Penso q por volta dos 14 meses, nenhum bebé tem já a sua mão preferida em definitivo, no entanto, na minha Inês noto a preferência mts vezes pela esquerda: chucha com a esquerda, rabisca com o lápis, come com a colher, coloca objectos dentro doutros ao contrário do q eu faço , pega com a esquerda, etc ... nem sempre é assim, mas noto q é a mão preferida!







    as minhas questões:



    - será a indicação q vai ser esquerdina ? Alguém q queira dar o seu testemunho ?



    - devo continuar a puxar por ela para usar as duas mãos ou só a direita :w00t: , ou deixo-a seguir o percurso dela sem interferir, com a esquerda ? Não tenho nada contra os esquerdinos :P mas o mundo está mais feito para o dextros :hehe:







    o q me dizem :P ? obg !










    Patims apesar de não haver uma idade padrão para a definição da lateralidade constata-se que nas crianças esquerdinas esta ocorre mais cedo. Ou seja, as crianças esquerdinas têm desde logo a percepção da mão que lhes dá mais jeito ao contrário dos destros que são normalmente ambidestros até mais tarde.

    Não acho bom que nós pais ou educadores levemos a criança a decidir qual a mão que deve usar, infelizmente no passado faziam verdadeiras atrocidades aos esquerdinos como se houvesse algum problema nisso.

    Deves deixar a tua filha escolher livremente a mão onde tem mais destreza motora pois isso vai ajudá-la a desenvolver melhor a motricidade fina, isso sim é importante.





    O meu atelier.

    Comentar


    • #3
      RE: Ser esquerdino

      EducadoraLisa (22-02-2010)
      Patims (22-02-2010)Penso q por volta dos 14 meses, nenhum bebé tem já a sua mão preferida em definitivo, no entanto, na minha Inês noto a preferência mts vezes pela esquerda: chucha com a esquerda, rabisca com o lápis, come com a colher, coloca objectos dentro doutros ao contrário do q eu faço , pega com a esquerda, etc ... nem sempre é assim, mas noto q é a mão preferida!















      as minhas questões:







      - será a indicação q vai ser esquerdina ? Alguém q queira dar o seu testemunho ?







      - devo continuar a puxar por ela para usar as duas mãos ou só a direita :w00t: , ou deixo-a seguir o percurso dela sem interferir, com a esquerda ? Não tenho nada contra os esquerdinos :P mas o mundo está mais feito para o dextros :hehe:















      o q me dizem :P ? obg !
























      Patims apesar de não haver uma idade padrão para a definição da lateralidade constata-se que nas crianças esquerdinas esta ocorre mais cedo. Ou seja, as crianças esquerdinas têm desde logo a percepção da mão que lhes dá mais jeito ao contrário dos destros que são normalmente ambidestros até mais tarde.



      Não acho bom que nós pais ou educadores levemos a criança a decidir qual a mão que deve usar, infelizmente no passado faziam verdadeiras atrocidades aos esquerdinos como se houvesse algum problema nisso.



      Deves deixar a tua filha escolher livremente a mão onde tem mais destreza motora pois isso vai ajudá-la a desenvolver melhor a motricidade fina, isso sim é importante.


      Pois tens razão , tb n acho q aja nenhum problema em ser esquerdino , só noto q o nosso dia a dia está cheio de pequenas coisas q os destros não notam e q um esquerdino poderá ter mais dificuldade , como por exemplo os botões do rato do PC ou a forma dele, se calhar um esquerdino até nem tem dificuldade, não sei, pq se adapta desde cedo a ser assim e a mim é q me fará confusão pq n me adaptei da mesma forma :hehe: .



      Certas acções, como chuchar no dedo ou escolher qual a mão com q faz força nos objectos (nisto noto q é sempre a esquerda) naturalmente não interfiro mas achas q deva dar-lhe os objectos para a mão esquerda ou dou para o "meio" e ela q escolha a preferida ?

      No que toca a comer com a colher, por exemplo, às vezes come com a direita e outras com a esquerda (até pq ainda está a aprender a comer), normalmente utiliza a direita para a colher e à esquerda come com a mão !

      Comentar


      • #4
        RE: Ser esquerdino

        O meu filho é esquerdino, levou mais algum tempo a aprender a melhor maneira de escrever no 1º ano, levou mais algum tempo a procurar tesouras de segurança que fossem para esquerdinos ou ambidestras...de resto, é uma mais valia no andebol ou em qualquer desporto do género.

        Comer come normalmente, não sei se por eu já ter tão entranhado sem pensar a maneira de dispor os talheres e ele lá se habituou para não andar sempre a trocar ou se é dele mesmo.

        O rato não lhe faz confusão usa um normal como de fosse destro...
        [hr]

        Comentar


        • #5
          RE: Ser esquerdino

          Realmente há coisas para qual que os esquerdinos precisam de objectos especificos para eles no entanto adaptam-se na perfeição.

          Deves sempre, tal como qualquer pai dar para o meio de forma a que seja a criança a escolher a mão.





          O meu atelier.

          Comentar


          • #6
            RE: Ser esquerdino

            Olá!







            Eu acho que não deves fazer qualquer tipo de pressão porque as eventuais dificuldades que falas serão facilmente ultrapassadas/contornadas.



            Eu sou esquerdina e nunca tive nem tenho esses constrangimentos que falas. Não sei se sou a "original" ou não porque os talheres uso normalmente (apesar de pegar na colher com a esquerda) e o rato do PC, por exemplo, uso com a mão direita sem problema. A única coisa que faço sem dúvida com a mão esquerda é escrever, pegar em objectos, é a mão na qual tenho mais força e mais precisão. Acho que isso faz de mim esquerdina :lol: Uso qualquer tipo de tesoura e não encontro nada no dia-a-dia que me cause uma dificuldade acrescida quando comparando com um destro.







            Quando era miúda fui pressionada q.b. A minha avó, que me acompanhava muitas vezes nos trabalhos de casa e naquelas coisinhas de colorir e recortar e assim, insistia imenso para eu usar a mão direita, oferecia-me mundos e fundos (coitada, ainda me aproveitei bem :badgrin: e nunca consegui. Eu tentava mas instintivamente usava a esquerda e depois a minha mãe proibiu-a de me chatear com isso e só fez bem







            Não te preocupes e deixa-a escolher a mão que prefere sem stress ou pressões.







            Beijinhos







            Cláudia



            \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

            Comentar


            • #7
              RE: Ser esquerdino

              Patims (22-02-2010)
              EducadoraLisa (22-02-2010)
              Patims (22-02-2010)Penso q por volta dos 14 meses, nenhum bebé tem já a sua mão preferida em definitivo, no entanto, na minha Inês noto a preferência mts vezes pela esquerda: chucha com a esquerda, rabisca com o lápis, come com a colher, coloca objectos dentro doutros ao contrário do q eu faço , pega com a esquerda, etc ... nem sempre é assim, mas noto q é a mão preferida!



              as minhas questões:

              - será a indicação q vai ser esquerdina ? Alguém q queira dar o seu testemunho ?

              - devo continuar a puxar por ela para usar as duas mãos ou só a direita :w00t: , ou deixo-a seguir o percurso dela sem interferir, com a esquerda ? Não tenho nada contra os esquerdinos :P mas o mundo está mais feito para o dextros :hehe:



              o q me dizem :P ? obg !


              Patims apesar de não haver uma idade padrão para a definição da lateralidade constata-se que nas crianças esquerdinas esta ocorre mais cedo. Ou seja, as crianças esquerdinas têm desde logo a percepção da mão que lhes dá mais jeito ao contrário dos destros que são normalmente ambidestros até mais tarde.

              ão acho bom que nós pais ou educadores levemos a criança a decidir qual a mão que deve usar, infelizmente no passado faziam verdadeiras atrocidades aos esquerdinos como se houvesse algum problema nisso.

              Deves deixar a tua filha escolher livremente a mão onde tem mais destreza motora pois isso vai ajudá-la a desenvolver melhor a motricidade fina, isso sim é importante.




              Pois tens razão , tb n acho q aja nenhum problema em ser esquerdino , só noto q o nosso dia a dia está cheio de pequenas coisas q os destros não notam e q um esquerdino poderá ter mais dificuldade , como por exemplo os botões do rato do PC ou a forma dele, se calhar um esquerdino até nem tem dificuldade, não sei, pq se adapta desde cedo a ser assim e a mim é q me fará confusão pq n me adaptei da mesma forma :hehe: .



              ertas acções, como chuchar no dedo ou escolher qual a mão com q faz força nos objectos (nisto noto q é sempre a esquerda) naturalmente não interfiro mas achas q deva dar-lhe os objectos para a mão esquerda ou dou para o "meio" e ela q escolha a preferida ?



              No que toca a comer com a colher, por exemplo, às vezes come com a direita e outras com a esquerda (até pq ainda está a aprender a comer), normalmente utiliza a direita para a colher e à esquerda come com a mão !


              Olá,



              só por curiosidade e em relação ao rato do PC especificamente, posso dizer-te que não é tão complicado assim. Eu sou o mais dextra possível, daquelas pessoas que não conseguem fazer quase nada com a esquerda, e aqui há uns anos feri-me na palma da mão direita, tive de levar pontos e tinha a mão ligada, resultado, usar o rato com essa mão era impossivel. Como trabalho com o computador e por conta própria (logo sem direitp a baixas :-(), tive de usar o rato à esquerda durante umas semanas e ao fim de dois dias parecia que nunca tinha trabalhado de outra maneira Há uma opção para trocar a ordem dos botões, caso alguém precise alguma vez de saber.



              Mas os esquerdinos que conheço trabalham com o computador como nós, ou seja, com o rato à direita, talvez por terem aprendido sempre assim.



              Elsa

              Comentar


              • #8
                RE: Ser esquerdino

                Olá,



                Pois mais uma esquerdina...



                E nunca tive problemas, nunca fui contrariada e faço mta coisa com a direita...



                Eu acho q por n termos mtas opções acabamos por nos adaptar...Embora para uns mais dificeis q outros...



                Mas vai ser fácil e basta deixares ser ela a decidir q mao usar...



                Joana

                Comentar


                • #9
                  RE: Ser esquerdino

                  Olá apresenta-se mais uma esquerdina com o seu testemunho!



                  Alguns dos possiveis obstaculos de que falas, são apenas teoricos, porque na verdade, ultrapassam-se naturalmente.

                  Quanto ao comer, sempre comi com faca e garfo como os direitos e não me lembro de isso ter sido algum problema, assim como a Rufer, apenas a colher passo para a mão esquerda.

                  Relativamente ao rato, habituei-me com a mão direita e agora nem que quisesse faze-lo com a mão esquerda acho que conseguia.

                  Só noto diferença numa coisa, nas tesouras, parece que a tesoura nunca encaixa nos dedos, mas também existem objectos proprios para esquerdinos.

                  Na escola tive uma professora que não me deixava ir ao recreio para ficar a escrever no quadro com a mão direita, ao fim de algumas tentativas desistiu(eu fazia ainda pior do que conseguia)



                  Na minha familia tenho várias pessoas esquerdinas entre irmãos e sobrinhos e nunca ninguem se queixou!



                  Agora vou-te falar como mãe de um possivel esquerdino (tem 3 anos mas vemos que tem tendencia natural com a esquerda), não vou fazer nada que o contrarie nesse sentido, não acho necessário e nem me parece correcto.

                  Por isso não stresses e deixa-a usar a mão com a qual se sente confortável.
                  Eu sou o tomas07

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Ser esquerdino

                    Mais uma canhota (esquerdina) se apresenta, e como ja foi aqui dito, nunca tive problemas d adaptaçao a nada!!



                    Escrevo c a mao esqª, como a sopa c a mão esqª e o q requer força e precisao é sempre c a mão esqª. Nunca tive pressoes p fazer c a dtª.



                    A minha mãe hoje em dia escreve c a dtª, mas faz td c a esqª pq foi obrigada, tanto em casa como na escola a faze-lo c a mão dtª. E, digo-te, p ela foi um trauma p a vida toda. Conta esses episodios c mt tristeza d ainda c um sentimento de humilhaçao mt presente. Por isto nunca me influenciou e mt menos obrigou a usar a mão dtª.



                    Eu sou canhota, o meu irmão n é...ja os meus filhos, a minha mais velha usa mt bem as duas mãos, por isso parece-me q vai ser dextra e o bebe ainda é mt pq p se notar...mas têm os dois mts probalidades p serem canhotos pois alem de mim o meu marido tb o é (embora o caso tenha sido identico ao da minha mãe).



                    Tenho q te confessar q fico surpreendida qd, nos tempos, q correm ainda ha pessoas q olham p os esquerdinos de uma forma estranha, q acham q tem q os "educar" a serem dextros. De certa forma revolta-me pq sei o q custa...n na 1ª pessoa, mas toda a minha vida ouvi s historias da minha mãe e vejo como ela se sente em relaçao a isso...



                    Conclusão: acho q n deves, de forma, alguma influenciar o teu filho seja de q maneira for. Se for canhoto é, se for dextro é! É uma caracteristica como outra qq e q faz parte integrante dele!



                    bjs

                    rita


                    [/url]


                    o nosso blog
                    http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Ser esquerdino

                      Olá!



                      Pois cá está mais uma Mãe que acha que o filho será esquerdino.

                      Eu sou 50-50, e acho mesmo que não estimularam a minha mão esquerda na escrita... de mão sou direita, de pé esquerda! :w00t: Coisa complicada! Lembro-me de ser complicado para mim pegar nos talheres "direitinho" mas lá consegui.



                      O Afonso... pois bem... mão esquerda para a sopa, para quase tudo, e pé esquerdo tb para chutar a bola, como a Mãe...





                      Não acho que haja problema...


                      Comentar


                      • #12
                        RE: Ser esquerdino

                        A minha filha ainda é pequenina mas noto que para certas coisas prefere a mão direita e para outras a esquerda. Não me afecta nada e para mim é impensável "treiná-la" para a mão direita ou para a esquerda.

                        Tenho um amigo da minha idade que é canhoto (e foi jogador de futebol profissional muito à conta disso) e lembro-me de na escola o tentarem forçar a ser dextro. Acho que perderam tanto tempo com isso que o aproveitamento dele nunca foi grande coisa.

                        Curiosamente a irmã, mais nova 2 anos, é ambidestra porque, apesar de ter tendência para ser destra, imitava o irmão em tudo e também queria ser canhota!! Hoje escreve igualmente bem com as duas mãos
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Ser esquerdino

                          Obg pelos testemunhos !



                          Educadora Lisa eu por norma costumo dar a escolher para o meio dos membros, o lápis, a colher mas em modo automático acontece dar-lhe para a direita, pq eu sou destra e é uma tendência natural.



                          Longe de mim fazê-la passar pelos relatos q aqui deixaram de a obrigar a usar a mão direita :w00t: !

                          Mas às tantas fiquei confusa, pq nesses tais automáticos ao dar-lhe para a direita, reparei q ela troca para a esquerda e fiquei sem saber se devia incentivar para o meio, para as duas mãos ou para uma só



                          Eu não tenho esquerdinos na família nem conheço nenhum mas apercebo-me de certas coisas q estão feitas para os destros, mais um exemplo, as cadeiras da faculdade com apoio para escrever; e no passado já me tinha interrogado como se adaptavam !



                          Já andei a googlar e a pesquisar mais sobre o assunto pq ser esquerdino ou destro é um "sintoma" de como o cérebro funciona e interessava-me saber mais.



                          Agradeço os vossos testemunhos, realmente já me tinha passado pela cabeça "e agora? coloco o garfo à direita ou à esquerda?"

                          assim já fico mais esclarecida, lá está nunca tinha pensado nisto :w00t: !


                          Comentar


                          • #14
                            RE: Ser esquerdino

                            Olá



                            Sou canhota e confesso que em miúda ficava toda orgulhosa quando as pessoas reparavam. Nunca considerei um defeito e pelo contrário sempre me fez sentir especial.



                            NUNCA se deve forçar as crianças a escrever ou comer com determinada mão. Ao contrário do que se pensava não é uma questão de hábito mas sim de funcionamento do córtex cerebral. Não funciona de maneira melhor ou pior apenas diferente. (Existem até estudos que referem as pessoas canhotas com maior facilidade de aprendizagem, cof cof).



                            É ridículo falar em obstáculos, até parece que estamos a falar de uma deficiência. Nunca nunca nunquinha tive qualquer problema em fazer a minha vida normal. A única coisa que a minha mãe me comprava especial eram as tesouras. Porque alguns modelos são claramente feitos para a mão direita e magoavam um pouco. Mas nada de especial. Rato do pc, e outros que tais é que considero uma questão de hábito. Apesar que haver a opção de mudar os botões para a utilização com a mão esquerda nunca o fiz e utilizo a toda a hora sem o menor problema...



                            Não encontro dificuldades físicas e como semprei achei o máximo ser a única da turma a escrever com a mão esquerda também não vejo problemas emocionais.



                            No meu caso só escrevo e utilizo as colheres na mão esquerda. Tudo o resto faço como os restantes não canhotos.



                            Beijo e parabéns pelo teu esquerdino. :P

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Ser esquerdino

                              Patims (23-02-2010)Obg pelos testemunhos !







                              Educadora Lisa eu por norma costumo dar a escolher para o meio dos membros, o lápis, a colher mas em modo automático acontece dar-lhe para a direita, pq eu sou destra e é uma tendência natural.







                              Longe de mim fazê-la passar pelos relatos q aqui deixaram de a obrigar a usar a mão direita :w00t: !



                              Mas às tantas fiquei confusa, pq nesses tais automáticos ao dar-lhe para a direita, reparei q ela troca para a esquerda e fiquei sem saber se devia incentivar para o meio, para as duas mãos ou para uma só







                              Eu não tenho esquerdinos na família nem conheço nenhum mas apercebo-me de certas coisas q estão feitas para os destros, mais um exemplo, as cadeiras da faculdade com apoio para escrever; e no passado já me tinha interrogado como se adaptavam !







                              Já andei a googlar e a pesquisar mais sobre o assunto pq ser esquerdino ou destro é um "sintoma" de como o cérebro funciona e interessava-me saber mais.







                              Agradeço os vossos testemunhos, realmente já me tinha passado pela cabeça "e agora? coloco o garfo à direita ou à esquerda?"



                              assim já fico mais esclarecida, lá está nunca tinha pensado nisto :w00t: !






                              É normal que nós tenhamos a tendência de dar para mão que nós estamos habituados a dar. Se ela quer trocar deixa, mas podes sempre optar por exemplo por colocar a colher no meio do prato ou ao lado e ela escolhe a mão.





                              O meu atelier.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X