Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

duvida - continuar ou nao na creche?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • duvida - continuar ou nao na creche?

    Olá,

    queria pedir a V/ opimiao, pq estou sem saber o que fazer.

    O meu bebe tem 27 meses, foi em setembro, pela 1ª vez p/ infantario, tinha 22 meses da altura. Até aí sp esteve em casa dos avós. No infantario so fica de manha.

    O problema é que ele sempre detestou o infantario - as 2 primeiras manhas ele adorou mas desde aí é sp um problema chora p/ ficar, amua, tem dias que lhe passa rapido, e faz as actividades com os outros meninos normalmente mas outros nao supera e esta o tempo todo so a espera p/ se vir embora. Todos os dias é um problema p/ o levar pq ela so diz "escola não" ou "meninos nao". Começa em casa e continua no carro, e as vezes desata a chorar no carro, quase em desespero. Houve alguns dias que ficou +/- bem, sem chorar, mas um bocado amuado.

    A minha duvida é, continuo a insistir p/ ele lá ficar, ou devo tirar e deixar ele esquecer, para entrar novamente em Setembro (Vai obrigatoriamente p/ outro infantario pq aquele so tem ate aos 2 anos)

    obg

    nao sei o que fazer....

  • #2
    Ola!

    Com essa idade eu ja acho importante o infantario, mas tambem nao acredito que seja essencial. Se adaptaçao esta a ser dificil, tu tens alternativa e ja sabes que é um investimento perdido porque em Setembro vai mudar eu nao insistia. Quando muito veria se o podia meter ja definitivo...

    beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Obg pela resposta, tb pensei em mudar ja, mas nao tem vagas, so tem mesmo p entrar p os 3 anos em Setembro

      tb me esqueci de referir que ele tem andado sp doente, e por isso falta muito normalmente so acaba por ir apenas 50% do mes, pq nao o resto do tempo esta doente (desde que foi lá lá tem apanhado tudo...mas isso acho que é normal)

      ele é bastante sociavel com as outras crianças, nada na piscina desde os 10 meses e sp se deu bem e brincou com todos, e com primos, etc, basta ver uma criança num centro comercial que mete logo conversa, etc - pensei que ele ia adorar ir p/ o infantario p conviver mas p/ ele parece que é um castigo, tem dias que ele entra mesmo em desespero - outros fica +/-

      obg

      bjs

      Sofia

      Comentar


      • #4
        já pensaste que ele pode simplesmente não gostar de estar lá?

        O meu filho entrou para o infantário aos 3 anos, em Abril. Também era um castigo, chorava baba e ranho, gritava. Era capaz de estar a manhã toda nisto. Quando ia buscá-lo pra almoçar até estava todo vermelho e roco de tanto chorar. Acabei por desistir.
        Em setembro foi pro jardim de infância e eu só de pensar nisso ficava agoniada, pensar que is passar pelo mesmo. Mas não, ele adorou! Nunca chorou e adaptou-se logo muito bem.

        Beijitos

        Comentar


        • #5
          pois, realmente penso que é mesmo isso, ele não gosta.

          E por isso agora penso se não será mais benefico para ele dar um tempo, ate setembro, p ver se quando mudar ja gosta. Tenho pensado que se continuar a obrigar, cada vez ele vai gostar menos e qd mudar de infantario irá para lá já de pe atras.

          Por outro lado há quem diga que não devo ceder, pq senão ele habitua-se a fazer o que quer etc - alias esta é a opiniao do infantario...

          Comentar


          • #6
            Se tiveres hipotese de o tirar e voltares a meter mais tarde será uma solução. Mas... porque não gosta? Já tentaste procurar resposta a isso? Não gosta dos meninos, porquê? da professora? da auxiliar? das próprias regras? Será a ansiedade por saber que o vais buscar ao fim da manhã? Não será isso também que o esteja a deixar mais ansioso? Já experimentaste deixa-lo um dia inteiro, para ver como reage? Também te digo que uns meses a entrar mais tarde poderá dar-lhe maturidade e adaptar-se melhor.

            Ando cada vez mais a pensar em embarcar numa 2ª aventura no Mundo da Maternidade...

            Comentar


            • #7
              Plantinha,

              Já falei, só me dizem que ele chora mas passado um bocado esta bem. Ao inicio não queria obedecer, nao ficava sentada, nao fazia o que lhe diziam, etc mas depois corrigiu os comportamentos - aqui nota-se que ao inicio o grande problema foi as regras. Quando o vamos buscar ele vem a correr mas vira-se sp p/ tras a dizer xau xau aos amigos e as vezes ainda chama um ou outro p/ vir com ele... Mas não há um unico dia que ele vá e fique bem, uns dias berra em desespero outros fica so a choramingar.

              Como dizes, experimentei no inicio deste mes deixa-lo lá, me vez de sair antes do almoço, mas piorou, passou a berrar todos os dias sem excepção

              Eu tenho +/- quem fique com ele - é assim, os avos ficaram com ele até aos 22 meses mas ele passou a ir p/ infantario pq eles precisam de sair muitas vezes e nem sempre dá jeito leva-lo, além que tb prestam cuidados aos bisavos, e entre ir tratar deles, leva-los as consultas, ao hospital, etc... torna-se complicado com uma criança atras - ajudava terem as manhas livres para estas coisas.

              Em ultimo recurso posso deixa-lo com os avós, e é com quem ele fica sp que esta doente, mas por outro lado pode haver dias complicados...

              Comentar


              • #8
                Olá!

                A entrada de uma criança com 22 meses para a cresce não é fácil. Já traz as suas rotinas e "manhas". É dificil... nalguns casos mais do que outros.
                Pelo que dizes acontece o tipico... chora no inicio e se esperasses um pouco vias que ele parava de chorar e estava lindamente com os outros meninos.
                Não me parece que ele não goste.... simplesmente não é fácil adpatar-se às regras, à partilha...
                Eu sou sincera, pelo que dizes não me parece que ele não goste, parece-me apenas que se está a adaptar e esse choro matinal é um pouco a forma de eles nos manipularem... e por isso não o tirava. Continuava alerta, falava com a educadora semanalmente para saber a evolução e para traçar as melhores estratégias, mas não tirava, as regras e o convivio com outros meninos é muito salutar.


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #9
                  A minha já é mais crescidita ( 4 anos ) mas às vezes também me questiono. Ela sempre esteve com a avó e só agora aos 4 é que foi para a escolinha. Ao principio era um drama para a deixar, mas felizmente tem sempre ficado bem e vê-se que vem feliz da escola. O problema é que ela está sempre a arranjar pretextos para não ir à escola e eu fico a pensar se haverá alguma coisa que a fará não querer ir. Em principio, para o próximo ano lectivo (Setembro) ela vai ser chamada para entrar na pré-primária pública e ponderei se haveria de tirá-la desta escola para voltar a estar na avó ( que ela adora). Mas no fundo sei que são só manhas e que esta iniciação na escola vai ser muito positiva para ela.
                  Claro que a decisão é sempre tua, mas pondera bem se será bom tirá-lo agora para o colocares noutro infantário daqui a mais uns meses.
                  Eu sei o quanto custa deixá-los no colégio a chorar, mas se quando o vais buscar, ele está feliz é porque gosta das brincadeiras e dos amiguinhos.

                  Comentar


                  • #10
                    A pediatra da minha sempre avisou que a ida para a creche teria de ser antes do ano ou depois dos 2. O período do meio é sempre muito complicado.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por SSR Ver Mensagem
                      Plantinha,

                      Já falei, só me dizem que ele chora mas passado um bocado esta bem. Ao inicio não queria obedecer, nao ficava sentada, nao fazia o que lhe diziam, etc mas depois corrigiu os comportamentos - aqui nota-se que ao inicio o grande problema foi as regras. Quando o vamos buscar ele vem a correr mas vira-se sp p/ tras a dizer xau xau aos amigos e as vezes ainda chama um ou outro p/ vir com ele... Mas não há um unico dia que ele vá e fique bem, uns dias berra em desespero outros fica so a choramingar.

                      Como dizes, experimentei no inicio deste mes deixa-lo lá, me vez de sair antes do almoço, mas piorou, passou a berrar todos os dias sem excepção

                      Eu tenho +/- quem fique com ele - é assim, os avos ficaram com ele até aos 22 meses mas ele passou a ir p/ infantario pq eles precisam de sair muitas vezes e nem sempre dá jeito leva-lo, além que tb prestam cuidados aos bisavos, e entre ir tratar deles, leva-los as consultas, ao hospital, etc... torna-se complicado com uma criança atras - ajudava terem as manhas livres para estas coisas.

                      Em ultimo recurso posso deixa-lo com os avós, e é com quem ele fica sp que esta doente, mas por outro lado pode haver dias complicados...
                      Eu concordo com a leitura da Plantinha, acho que seria interessante experimentar ficar o tempo integral como as outras crianças... ou quando acorda da sesta.
                      E pelo que descreves neste post, ele está bem durante o dia... porquê tirá-lo?

                      O teu filho, tal como grande parte das crianças dessas idades, ainda não sabe gerir o sentimento de afastamento... sente-se abandonado, e chora porque é a maneira mais eficaz de mostrar o que sente, todo ele é emoção... só tem 27 meses.
                      Tu é que o conheces mas acho que a despedida na escola devia ser no sentido de o assegurar que vens buscá-lo no momento x (associando ao termino de uma actividade dele, por ex.) e "um beijo, um abraço, dá cá 5 à mãe e até logo que vou trabalhar".
                      (se te ficar um nó na garganta dás 1 ou 2 pontapés às pedras, já cá fora... )

                      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                        A pediatra da minha sempre avisou que a ida para a creche teria de ser antes do ano ou depois dos 2. O período do meio é sempre muito complicado.
                        Isso é interessante... eu queria que a minha filha tivesse entrado aos 2 anos, mas não havia vaga. E acabei por ter concluir que foi melhor assim, porque ia ser um martírio.

                        Agora, quando lhe digo que ela vai para a escola, ela já se mostra interessada e já disse que queria ir.

                        De facto, os 2 anos foram o pico da timidez e da ansiedade de separação dela.




                        Comentar


                        • #13
                          Olá,

                          Obrigada por todas as respostas. De facto segundo as educadoras o que custa é mesmo a separação e os primeiros 5 minutos, depois está tudo bem. Não percebo é pq ele acorda de manha logo a dizer que nao quer ir, se ao fim de semana passarmos perto do infantario começa logo a chorar a dizer que nao quer ir, etc... parece que fica aterrorizado.

                          Vou tentar mante-lo lá, até pq faz diferença aos avós ficar o dia todo com ele, e tb sp achei que era saudavel p/ ele conviver com as crianças da idade dele e ter regras, etc. Ainda p/ mais eu sei que sp que o vamos buscar ele esta contente!!!

                          mas pronto, continua a ser dificil encaixar na minha cabeça o berreiro e panico todas as manhas


                          obg e bjs

                          Sofia

                          Comentar


                          • #14
                            Olá

                            o meu filho tb foi este ano pela primeira vez para o infantário com 3 anos e aconteceu mais ou menos a mesma coisa. Tb andou sempre doente, chorava para lá ficar quase todos os dias. A primeira coisa q dizia mal acordava era q n queria ir pra escola. A educadora tb dizia q passados 5 min ele estava bem e a brincar. Durante o dia dizia mtas vezes q queria ir embora. As regras e os horários tb foram um problema assim como o relacionamento com algumas crianças. E ele tb é sociável e fora da escola tb brincava com outros miúdos. Mas cheguei à conclusão q o facto de estar doente constantemente e sempre a tomar medicamentos tb n ajuda nada. Há dias em q vão e outros q têm de ficar em casa pq estão doentes e isso quebra mto a rotina. Até nós qdo n estamos bem n temos vontade de nada. Desde o início de janeiro q tem andado melhor, sem febre, sem infecções graves e sem antibióticos e isso refletiu-se na adaptação à escola. Passou a n chorar, relaciona-se melhor e está mais motivado. É claro q tive de falar com a educadora para o ajudar em alguns aspectos, como as relações com alguns miúdos e isso tb lhe deu mais confiança.
                            Ninguém o conhece melhor do q tu e embora ele seja pequenino ainda, tenta sempre conversar com ele sobre o q o preocupa. Pede ajuda à educadora. Se ele diz "meninos não" podem ser problemas de relacionamento. Qdo estão em casa o espaço, o tempo, a atenção e os brinquedos são todos deles, e na escola não. Isso parece insignificante mas para eles n é. E as crianças n são todas iguais, há sempre os mais ariscos e despachados q limitam os outros.
                            Sei bem q deixá-los a chorar é terrivel mas tens de pensar q é uma fase q vai passar. É um crescimento q às vezes tem de ser feito da forma mais dificil.

                            Beijos e coragem

                            Comentar


                            • #15
                              eu costumava dizer aos pais dos meus meninos (daqueles que estavam em fase de adaptação) para voltarem ao fim de meia hora e espreitarem pela janela sem os filhos verem. Era tempo mais que suficiente para eles acalmarem e entrarem na rotina da escola.
                              Outra coisa que eu sempre notei, os pais nao devem mostrar-se "aflitos" nem preocupados, pois isso mostra ás crianças que eles proprios estão inseguros, e muito menos prolongar o tempo da despedida qd eles estão a chorar. Eu sei que parece cruel, mas, qt mais tempo eles estão a chorar com os pais, mais tempo leva depois a acalmar.
                              Tive um pai que chegava com a filha a chorar (sala dos 2 anos), já eu tinha o grupo sentado na manta a cantar os bons dias. Ele, em vez de sentar a menina ao pé dos amigos e ir embora, não, sentava-se com ela numa cadeira e tentar convencê-la a ficar na sala.
                              Claro que o grupo ficava logo destabilizado, já não havia bom dia para ninguém, depois sentava-os na mesa para tomarem o pequeno almoço e o pai mais uma vez, ficava com a menina ao colo a dar-lhe o iogurte (isto tudo enquanto eu ensinava os meninos a comerem sozinhos, e eles olhavam para ela com inveja). Neste entretanto ela acalmava e o pai tentava ir embora, pelo que começava a gritaria.
                              Isto começava por volta das 9.30h e o pai so ia embora por volta das 10.45h qd eu trazia os miudos ao recreio. Claro está com a filha a berrar.
                              Ela chegava a estar a chorar até á hora da sesta, sempre sufocada.
                              Um belo dia foi a mãe que a trouxe, entrou dentro da sala, tirou-lhe o casaco, sentou-a na manta e despediu-se. a miuda ainda começou a dizer nao quero, mas a mae só lhe disse a mãe volta á tarde. e foi embora.
                              Durante todo o dia a criança nunca mais chorou. Achei fantastico e pedi ao pai em jeito de brincadeira para que fosse a mae a trazê-la todos os dias!


                              Madrilhada de parto: Pocaontas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X