Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda - comportamento criança 5 anos.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda - comportamento criança 5 anos.

    Tenho um menino que faz pra semana 5 anos e ando a desesperar, sem saber o que fazer com o comportamento dele na escola. Começo a achar que estou a falhar como mãe.

    Hoje então, estou tristíssima!! Não é que ele se porte mal, mas é um preguiçoso. A professora diz maravilhas dele na fala, nas suas conversas, na memória (memoriza logo as canções e poemas), mas pra trabalhar... Nunca quer, está sempre cansado, doi-lhe sempre tudo. Há já algum tempo que temos vindo a ter esta conversa mas ela desdramatiza, que inda é pequeno, que pode mudar.

    Ontem fui buscá-lo às 16h e a professora disse-me que esteve quase a tarde toda com uma ficha do número 1 à frente. Que pra escrever pega na cabeça e quase se deita na mesa. Pior que tudo é que fez uns rabiscos que nem pareciam nada e vi as fichas dos outros meninos e estavam quase perfeitos. Claro que vim desiludida.

    Pra cumulo, eu sou professora, mas de miúdos mais crescidos (2ºC) e não sei como lidar com esta situação. Ele em casa também é muito preguiçoso, desarruma tudo e nunca arruma, sabe que eu arrumo. Ontem depois tentei que ele fizesse os números num caderno mas dali a nada já tava deitado na cadeira e a dizer que lhe doia o dedo.

    O que é que vocês fariam? Só me apetece pô-lo de castigo e tirar-lhe tudo o que ele mais gosta, Nitendo DS, Transformers e amanhã já não há cinema! Será também que devo insistir com ele em casa? É que acho que na escola não insistem muito, sabe escrever o nome porque fui eu que lhe ensinei em casa.

    Por favor, ajudem-me...

    Beijitos


  • #2
    Ola!

    O preguiçoso pode ser feitio e tu devagarinho podes compensar tentando motivar aq ue seja mais arrumado, nao fazendo tu por ele. Agora aquestao dos numeros e do mal feito trabalho na escola... Bem ele nem 5 anos tem, pode ser simplesmente que ainda nao esteja para ai virado! Porque nao experimentas este fim de semana em vez de fazer uma ficha de 1, fazeres um jogos com ele que impliquem desenhar simbolos para veres se ele consegue e ficares mais descansada. Tambem podes entusiasma-lo com os numeros fazendo alguma actividade mais divertida por exemplo numeros 1 de materiais distintos: podes imprimir um 1 com carimbos de batata. Fazer colagem com massa e claro escrever 1 com uma canetas giras e coloridas. Podem fazer um livrinho ou um cartaz com os varios 1 para ele ver como pode ser divertido trabalhar. Se ele se entusiasmar e colaborr acho que demonstra que o problema na escola é que nao o estao a saber motivar ou ele nao esta ainda preparado para a "seriedade" do tipo de actividades propostas e precisa de alguma coisa mais dinamica.

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Olá Tanya,
      Fiquei com uma dúvida, pois o teu menino ainda não tem os 5 anos, não é? Então não está na escola, faz a pré-primária, é isso? Quantas horas por dia?

      O meu mais velho no Jardim de Infância, com 5 anos, começou a fazer 1h por dia, mas nunca dei muita importância. Eu acho q a pré-primária serve para aguçar a curiosidade deles em aprender e isso tb podes fazer tu, motivando-o e elogiando-o, não a castigar. Não sou contra os castigos ( longe de mim, às vezes até tenho medo de estar a abusar! lol), mas ele só tem 4 aninhos, não pode nem deve sentir-se pressionado! Experimenta o q a Rute sugeriu, mas com a ideia de brincadeira, não de obrigação. Daqui a uns meses é começar a falar-lhe na "escola a sério", e q já é um menino grande e do modo como se vai ter de portar, pois aí é q vai começar mesmo. Agora deixa-o aproveitar mais um bocadinho...

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Esqueci-me de dizer uma coisa.
        a professora disse-me que esteve quase a tarde toda com uma ficha do número 1 à frente
        Isto não é estimular a curiosidade, se o método resulta para uns para outros não. Há crianças mais curiosas em aprender do q outras. Se não está a resultar com ele têm de experimentar de outra maneira.

        E nem sequer é este ano q ele entra na 1ª classe pois não?? Agora é q pensei bem, pois se ele ainda vai fazer os 5!

        Comentar


        • #5
          Olá tanya,

          Concordo com os que as outras mães disseram relativamente ao estudo, pode ainda ser cedo ou então o estudo estar a ser levado muito "a sério" e ele não se sentir motivado...agora...no que diz respeito à arrumação eu noto que existe a tendência para os pais serem mais permissivos com a preguiça dos meninos, já com as meninas espera-se que de pequeninas comecem a ajudar em casa com pequenas coisas...como mulher acho mal! parece-me correcto que não arrumes por ele e que o elogies quando arrumar e que castigues quando não o fizer, a minha pimpolha mais velha tambem ficou sem televisão algumas vezes e de outras só saíamos para passear depois dela arrumar os brinquedos

          Boa sorte e paciência,
          cafapv


          A felicidade completa

          Comentar


          • #6
            Ele está no Jardim de Infância e está lá das 9h às 12h e das 14h às 16, são 5h/dia. Ele só vai pra Primária pro ano, continua mais um ano ali. Eu sei que ele inda é pequenino mas claro que ninguém gosta de ouvir estas coisas e se os outros fazem, queremos que os nossos também.

            Nunca quis pressioná-lo e tudo o que sabe é porque foi ele que pediu e eu ensinei, também não concordo com a imposição. Ele é bastante curioso e adora histórias, jogos, só não gosta de tudo o que requeira lápis, seja pintar ou escrever, pra ele isso é um castigo, cansa-se logo. Ele reconhece os números todos quando os vê, mas escrever, nem pensar. No computador, já sabe escrever o nome dele todo, o meu, o do pai e o da irmã. Por escrito só sabe escrever João e não quer aprender mais. No outro dia viu o número 43 e leu-o correctamente. Fiquei admiradíssima! Ele explicou logo "se tem o 4 é quarenta e o 3, é quarenta e três". Escrevi-lhe mais alguns e ele leu bem, só nos vinte é que se atrapalhou. E existem várias palavras que ele reconhece quando as vê escritas.

            Se calhar estou a fazer macaquinhos na minha cabeça, realmente inda é tão pequenino! Eu também acho que o pré-escolar serve pra eles brincarem, aprenderem a estar numa sala, conviverem, mas depois da ficha de ontem, fiquei com dúvidas.

            Comentar


            • #7
              No computador, já sabe escrever o nome dele todo, o meu, o do pai e o da irmã. Por escrito só sabe escrever João e não quer aprender mais. No outro dia viu o número 43 e leu-o correctamente. Fiquei admiradíssima! Ele explicou logo "se tem o 4 é quarenta e o 3, é quarenta e três". Escrevi-lhe mais alguns e ele leu bem, só nos vinte é que se atrapalhou. E existem várias palavras que ele reconhece quando as vê escritas.
              Para uma criança q ainda n fez 5 anos parece-me mais q bem!! Já experimentaste pô-lo a escrever ou pintar com a mão esquerda?? A tendência é ensinarmos sempre a utilizar a direita, mas experimenta!

              Mas devias falar com a professora, ele tem 4 anos e não acho nada correcto q passe a tarde em frente a uma ficha! Lógico q deve haver actividades, mas com 4 anos fazer repetidamente "pauzinhos" com um lápis de carvão é tudo menos estimulante...

              Beijinhos

              Comentar


              • #8
                ISto realmente...
                Eu sou educadora, e, aquilo que aprendemos na faculdade é que as fichas são para a primária, as letras e os numeros tambem.
                Claro que se eles mostram curiosidade é uma coisa, mas estar uma tarde inteira a fazer uma ficha do nº 1??? mas que pré primaria é essa???
                Bem sei que agora ha esses livros de fichas, e que aliviam muito o trabalho dos educadores, mas o objectivo não é esse. Eles devem aprender a brincar, sob a pena de ganhar semelhante aversão á escola que depois nao queira aprender nada.
                Ele vai ter tempo para aprender os números, as letras e para estar sentado a fazer fichas. A obrigação da educadora é planificar actividades que os ensinem e com as quais eles se divirtam a aprender.
                Eu nao admitia que alguma educadora me dissesse que a minha filha esteve uma tarde inteira sentada a fazer uma ficha com 4 anos ainda por ciama contra a vontade dela!!! Se ela não quer fazer e se ela acha que ele deve aprender o nº 1, ela que arranje estratégias que o levem a querer fazer isso. pode ser com giz no chão, com um pincel num papel de cenário, com missangas a fazer o nº... milhentas formas que nos dizem que ele realmente é capaz, sem ser sentá-lo a uma secretária com uma ficha á frente!!!
                Mas é so a minha opiniao!
                Desculpa se fui brusca, mas acho que as educadoras se estão a esquecer de como devem ser e da essencia do trabalho delas. Claro que por uma grupo sentado com uma ficha á frente lhe dá um bo par de horas a descansar, mas nao é o que se pretende!


                Madrilhada de parto: Pocaontas

                Comentar


                • #9
                  Olá, Tanya!

                  Concordo com o que disseram anteriormente em relação às fichas. Uma tarde inteira aos quase 5 anos é um exagero, até há meninos que gostam e até pedem e se aguentam muito bem (a minha filha pedia, bem pequenita, porque via os manos nas suas fichas), mas não isso que é suposto nesta fase. No entanto, percebo a tua preocupação, especialmente porque vamos sempre comparando, então se for caso único damos ainda mais importância. E pintar, não gosta de pintar? Arranja desenhos que ele goste...Brincar às escolas? EDIT: li agora que ele não gosta pintar. Aguenta quanto tempo? E se for outra coisa qualquer tipo colagens, recortes?

                  Escrevo para sugerir que começaria pelas tarefas básicas que ele não gosta muito e desvalorizava um pouco a história do lápis, daqui a uns tempos até se pode interessar. Aos 5 anos, na minha opinião, já devem arrumar as suas coisas, "fazer" a cama e "arrumar" as roupas (pôr no cesto da roupa suja, virar para o lado de fora quando tiram a roupa, arrumar sapatos, meias, o casaco...) para que lhes darmos algum sentido de responsabilidade e indepedência. Às vezes parece que não está relacionado e está. Acho que entre os 5-6A trabalhar estes dois conceitos é das coisas mais importantes, para que depois se adaptem à responsabilidade do 1º ano. Mas também temos que deixar desenvolver a parte biológica. Por vezes ainda não estão mesmo preparado em termos de esquemas mentais.
                  E quando ele diz que dói o dedo também não pode jogar nintendo, e muito cansado não pode brincar, nem ir ao cinema, não é verdade?
                  Ultima edição por laranja; 11-03-2011, 20:23.
                  [hr]

                  Laranja

                  Comentar


                  • #10
                    Olá, bom dia.
                    A minha filha também tem quase 5 anos como o teu menino. Ela nunca achou graça principalmente a pintar, o que eu achava estranhissimo porque sempre achei que as crianças adorassem pintar. POis a minha não. Ela também está na escolinha mas só na sala dos 5 é que iniciam essas fichas. No entanto adora actividades, labirintos e outras coisas mais.
                    Quanto ao cansaço...é normal a "ronha" deles. A minha diz sempre que está cansada quando é hora de jantar. Se eu lhe digo para não jantar e ir logo para a cama, passa-lhe o cansaço num instante.
                    Relativamente à arrumação, já há algumas "regras". Quando chega a casa, despe o casaco o coloca-o em cima da cama dela. Sabe onde tem de arrumar os sapatos. Já ajuda a por a mesa e a fazer a cama ( ao fim de semana porque aos dias de semana não há tempo para isso). Claro que ainda não o faz bem ( muitas das vezes atrapalha mais do que ajuda) mas vai percebendo que existem tarefas que têm de ser feitas e ela fica contente ao ajudar.

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X