Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como saber se ouve mal ?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como saber se ouve mal ?

    olá

    O meu pimpolho é um pouco despassarado, mas ultimamente quase a cada pergunta, ele responde :

    _ ahn?

    ele tem 4 anos. o meu marido diz que faz isso para chamar a atenção, mas não sei.
    ás vezes falo baixinho para ele, e ele não reage.

    Uma vez uma medica do centro de saúde, numa consulta, disse que ele tinha muita cera nos ouvidos, que nem sabia como ele conseguia ouvir.

    Não sei se o levo ao otorrino, ou não.

    O pediatra dele nunca disse nada.

    ai, ai, ai... que a gente mete coisas na cabeça, e depois para tirar...

    que fariam?
    jokas
    sonia
    Nada nos deixa tão solitários como os nossos segredos-Paul Tournier



    "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

    Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" - Fernando Pessoa

  • #2
    Olá,

    Mas já disseste ao pediatra que andavas preocupada com isso? Com mais ou menos a mesma idade do teu, comecei a reparar que o meu pequeno punha sempre a cara de lado quando via televisão. Não conseguia perceber se o problema era de audição ou de visão, mas qualquer coisa não estava bem. Disse isso ao pediatra, ele viu-lhe os ouvidos e disse que aparentemente dos ouvidos não era, por isso para ir primeiro ao oftalmologista. Se o oftalmologista dissesse que estava tudo ok, então ir com ele ao otorrino. Era dos olhos... astigmatismo já com 2 dioptrias em cada olho. Por isso mamã, fala com o pediatra. E se ainda assim não ficares descansada, toma tu a iniciativa e vai ao otorrino. Se não for nada, tanto melhor. Era o que eu faria... Porque afinal de contas as mamãs somos nós!
    http://tantasprofissoes.blogspot.com/

    Comentar


    • #3
      Anda a passar-se exactamente o mesmo com a minha filha! Ela tem 3 anos e 2 meses e pela altura do Natal comecei a perceber que respondia sempre com "ahn?" a tudo o que eu dizia... Chegava mesmo a dar-me o ouvido esquerdo e comecei a não achar normal...
      Falei com a pediatra que me disse para lhe dizer coisas que lhe interessassem, para ver se ela reagia. Se eu achasse que continuava na mesma, para ir ao otorrino. E continuou na mesma. Em casa era é um constante berreiro porque quer a televisão mais alta, etc...
      Levei-a ao otorrino. Ele teve a ver-lhe os ouvidos e disse que, efectivamente, ela está com os tímpanos um bocadinho colados. Disse que provavelmente seriam ranhocas do nariz e mandou-me fazer o Maxilase durante 15 dias e pôr muito soro no nariz. Entretanto pediu um timpanograma e um audiograma para ver o que se passa ao certo. O tempo do Maxilase já acabou e ela continua na mesma, se não mesmo pior. Os exames estão marcados para sexta, vamos lá ver.
      Confesso que estou em cuidados, mas espero que não seja nada...

      Acho sinceramente que, se tens essas dúvidas, devias levar o te menino ao otorrino. Mesmo que não fales com a pediatra. O filho é teu e és tu quem decides... Só digo isto porque há pediatras que tendem a desvalorizar esses sintomas, e se tu não o vês bem, ninguém melhor que tu para decidir levá-lo ao médico da especialidade...

      Bos sorte e as melhoras
      Ana



      Comentar


      • #4
        Tenho um livro que sugere um jogo para vermos se eles ouvem bem ou não. Do que me lembro, é algo do género: senta-se a criança numa cadeira à nossa frente e dão-se instruções, como ir buscar o livro tal e coisas assim do género. Depois o "jogo" continua com outra pessoa, fora do ângulo de visão da criança e mais afastada, a pedir outras coisas em voz normal. Se nós ouvirmos e eles não, alguma coisa se passará e devem ir ao médico.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          O meu filho começou a falar muito tarde e, a dada altura, também fazia isso. Mas se eu a sguir lhe perguntasse "o que é que a mamã disse?", ele sabia responder.
          No entanto, fizemos 2 audiometrias e 2 timpanogramas para tirar dúvidas, pois no primeiro exame ele não colaborou (tinha 2 anos e tal) e no relatório "sugeriram" surdez... como algo me dizia que tal não era real, voltei a repetir uns meses mais tarde e estava ok.

          Eu também fazia "testes" caseiros, tipo falar baixinho e, umas vezes ele respondia, outras simplesmente não estava "para aí virado". Por isso, se tens dúvidas faz o exame.




          A caminho das 600 receitas!, o MANJAR das DEUSAS

          Afilhada babada e orgulhosa da Associação de Madrinhas da PipocaeMiguel

          Comentar


          • #6
            Olá Sónia!
            O meu filhote é exactamente como o teu. Eu falo pra ele e ele responde sempre "ãhh?!" No inicio brincavamos com a situação porque o meu pai é surdo de um ouvido e ouve 80% do outro e achavamos que era da convivência (!) mas depois comecei a preocupar-me. Sempre que ele me respondia com o ãhh, nós não repetiamos, ele umas vezes respondia noutras não. Agora na consulta dos 3 anos abordei a situação com o pediatra e ele fez logo o "teste dos 2 metros". Virou-o de costas (uma vez que as crianças podem reponder mediante o mexer dos lábios) e a uma distância de 2 metros mais ou menos sussurrava o nome dele e ele virava-se para ele. Conclusão ouve muito bem e essa do ãhh ou é mesmo por conviver com o meu pai e adquiriu o tique ou por distracção...
            Faz esse teste e tiras a teima.

            Beijocas






            Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

            Comentar


            • #7
              Pois eu como te compreendo

              com a minha filhota esta se a passar o mm.
              Ela tem 3 anos e meio e há uns 2/3 meses tinha notado que ela pedia muito para repetirmos as coisas o tal : ahn?

              e quando falo muito baixinho ela parece que não reage... tb tive e tenho muitas dúvidas mas pelo sim pelo não fui à medica que que me passou uma audiometria...os resultados não foram muito satisfatórios
              de facto há ali uma perdazinha mas como aquele exame não é indicado para crianças desta idade por estar 100€ dependente da resposta da criança, e com esta idade eles podem estar a dizer que ouvem e não ouvem e vice-versa.
              Mas no entanto eu resolvi deixar-me de exames pedidos pela médica e já marquei uma consulta directamento com otorrino ele saberá melhor avaliar o caso.
              aconselho-te a consultares um otorrino

              Comentar


              • #8
                a minha mais velha foi á pouco tempo fazer os testes auditivos. foi o otorrino que pediu pq diz que é um dos exames pré-escolares aconselháveis. eu por acaso até pensava que o facto de ela falar tremendamente alto podia ser de ouvir um pouquinho mal mas não, é mesmo dela, ouve perfeitamente. :-)

                Comentar


                • #9
                  olá

                  obrigada pelas respostas e dicas.
                  Depois de alguns "testes" que fiz com ele, já tenho consulta marcada no otorrino este sabado.
                  vamos ver o que vai acontecer.

                  jokas
                  sonia
                  Nada nos deixa tão solitários como os nossos segredos-Paul Tournier



                  "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

                  Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" - Fernando Pessoa

                  Comentar


                  • #10
                    Olá!

                    Pois é, ontem lá fui com a minha filha fazer o timpanograma e o audiograma, e a verdade é que ela est´ouvir a apenas 70% dos dois ouvidos. O otorrino aconselhou a operação e, por isso, lá vamos nós...

                    Ainda bem que a levei ao médico assim que notei que ela estava a ouvir mal. Se não passasse de um susto, melhor, mas pelos vistos fiz bem em ir logo ao otorrino...

                    Bjs e as melhores
                    Ana



                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X