Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Níveis de Ferritina baixos..

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Níveis de Ferritina baixos..

    Bom dia,
    Os meus filhotes foram fazer análises ( pois tem baixo aumento ponderal ,tanto no peso como na altura ) e ambos tem os níveis de ferritina baixos,embora os do ferro estejam no limite mas não estão baixos como antes.
    Como poderei aumentar estes niveis?Alguma mamã tenha passado pelo mesmo?
    Eles até comem verduras tanto na sopa como no acompanhamento.
    Tem algumas ideias ...como fazer pratos com legumes ( eles adoram bróculos...mas gostaria de lhes dar outras alternativas ...sem ser na sopa )
    Obrigada

  • #2
    olá Sancha,

    Infelizmente é um problema recorrente no meu filho, juntando as anemias, mas isto devido a um problema de hematologia associado. O médico não receitou medicação para ajudar?
    Bem, posso dar-te as dicas que o hematologista me deu:

    -Não ingerir mais de 500ml de leite diários (incluido leite e derivados)
    -Não ingerir sobremesas lacteas após a refeição (incluindo iogurtes e afins)
    -Comer verduras, especialmente espinafres, beterraba (faço na sopa, apesar de ficar vermelha fica muito saborosa)
    -Ingerir as doses de carne e peixe recomendadas para a idade (não tenho problemas a esse nivel)
    -Aumentar o consumo de vitamina C e ácido fólico (são importantes para fixar o ferro no organismo)

    Estes são os cuidados diários que tenho, algumas vezes juntamente com medicação. Tento cumpri-los ao máximo, mas às vezes ele lá come um iogurte à sobremesa... também jogo com o prato principal, se achar que ele comer bem e até ingeriu uma boa quantidade de legumes e protainas, não facilito e come fruta para não ir tudo água abaixo. Está atenta a alguns sintomas, palidez, cansaço e olhos esbranquiçados (ao puxares a parte de baixo para baixo, entendes?!) podem ser sinais de anemia...

    Beijocas






    Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

    Comentar


    • #3
      Olá,

      Acho que a vitamina C favorece a absorção do ferro, podes experimentar dar-lhes sumo de laranja de vez em quando.
      Para além dos legumes verdes e carnes vermelhas, a maior parte dos cereais também são ricos em ferro.
      As lentilhas são outra alternativa rica em ferro. Se eles gostarem podes servir como acompanhamento no prato, se não podes fazer em sopa.

      Por outro lado, tenho ideia que o cálcio dificulta a absorção do ferro e outros minerais por isso não lhes dês leite às refeições ou perto delas.

      Comentar


      • #4
        Olá sim da última vez onde ambos os niveis estavam baixissimos eles tomaram ferro por 2 meses , mas agora não o que achei estranho...
        O mais velho não bebe leite á excepção do leite na escola,nem iogurtes nem queijos...come mesmo muito mal e pouquito...o mais novo ( k é o k está pior ) está de dieta isenta de lactose, ou seja é tudo á base de leite de soja e iogurtes de soja...
        Obrigada pela vossa ajuda..vou experimentar as lentilhas nunca fiz nem faço ideia como fazer ...aceito sugestões.
        BJ

        Comentar


        • #5
          Mas podes dar também feijão... O feijãotem muito ferro, aliás as leguminosas têm todas muito ferro... Tenta a beterraba na sopa, não ponhas uma inteira, põe meia ou um quarto, pelo menos 1x por semana na sopa. (não sei quantas sopas fazes por semana, eu faço dia sim, dia não e uma x por semana tem beterraba). Ela é muito rica em ferro e vai ajudar.

          Beijinhos






          Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

          Comentar


          • #7
            Também tenho cuidados adicionais com a alimentação do meu filho que deve repetir análises dentro de 1 mês. Além do suplemento incluo na alimentação o grão, feijão, a couve portuguesa que é muito rica em ferro (indicação pediatra) e por vezes agrião. Vamos ver se estes cuidados diários vão resultar.

            Comentar


            • #8
              Gema de ovo tem muito ferro, fígado (não acredito que desta idade eles torçam o nariz a fígado - eu dou de frango, fica menos seco), salsa (riquíssima em ferro - eu tento pôr em quase tudo).
              Há tempos, na Nutrição, alguem postou uma tabela de alimentos ricos em ferro. O Nestum ocupava dos primeiros lugares!!!!!

              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X