Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Xixi na cama... :(

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Xixi na cama... :(

    A minha filha foi uma criança muito fácil de lhe tirar a fralda.
    Aos 2 anos e 2 meses deixou de usar fralda de dia e 3 meses depois a fralda da noite.
    Sempre se portou bem. Lá havia um descuido ao outro, por vezes, quando a brincadeira era muito mas sempre foi impecável.
    Ela está com quase 5 anos e há 3 dias para cá que faz xixi na cama.
    Não é um xixi que molhe a cama toda, mas quando a vou acordar vejo que tem as cuequinhas molhadas. Da 1ª vez desvalorizei. Ok, um descuido acontece, da 2ª fiquei chateada, ralhei-lhe e depois conversei com ela sobre isso. Que já é crescida e ela até já sabe acender a luz do quarto dela para ir fazer xixi e se ela não quer ir sózinha que me pode chamar. Pensei que tudo estava resolvido quando hoje a acordei e percebi que tinha feito xixi de novo. Sim, fiquei muito zangada com ela e ralhei-lhe mas depois pus-me a pensar se alguma mudou...algo que a possa deixar mais inquieta, insegura, sei lá e que a faça descuidar-se à noite. Mas por mais que pense não descubro qualquer tipo de alteração. Isto é normal?
    Ela tem quase 5 anos...

  • #2
    Olá,
    A minha começou a fazer isso há pouco tempo. É ocasional. E também é assim, cuequita um pouco molhada.
    Acredito que seja a reacçao a algo que as deixa agitadas. Nós, adultos, esquecemo-nos que eles estão sempre a crescer, ou seja, estão sempre em mudança...
    O melhor mesmo é ir conversando com eles sobre as rotinas de escola e amiguinhos para tentar perceber o mundo delas... se é que isso é possível..lol
    Bj

    Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
    Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

    Comentar


    • #3
      Pois a situação continua...não é ocasional. Estou a ficar preocupada. Ela nem dá por o fazer.
      Ontem ela acordou ao meio da noite e aproveitei para ir com ela à casa de banho para ela fazer xixi. Fez o xixi e voltou a deitar-se. De manhã, tinha à mesma as cuequitas molhadas. Ela diz-me que não sabe porque é que faz aquilo se antes não fazia. Vê-se que ela nem tem a percepção disso.
      Tenho andado a pesquisar sobre isso e a enurese despertou-me a atenção.
      Alguém sabe de casos semelhantes a estes?
      Tenho uma consulta marcada para a semana no médico de familia para ir mostrar uns exames que a minha filha fez. Vou falar-lhe no assunto.

      Comentar


      • #4
        Tenta desvalorizar a situação. Estes descuidos são normais e mesmo se ela tiver enurese ela não vai dizer porque o fez.
        O meu filho tem 7 anos e em Setembro durante cerca 10 dias fez chi-chi na cama. Nada normal nele e pensei muito até que percebi que afinal havia algo que tinha mudado e que estava a criar stress. Por vezes são coisas minimas e que nos custa a perceber.
        Muda-lhe a roupa e desvaloriza, não digas nada, acaba por passar.





        O meu atelier.

        Comentar


        • #5
          Pois eu também acho que não deve ser nada de mais
          Espera pela consulta para pedires a opinião, mas tente desvalorizar
          às tantas houve alguma coisa que a deixou ou mais excitada ou ansiosa e seja essa a razão
          As melhoras
          --------------------------------------
          o gráfico da Nês
          Vai correr tudo bem.
          o meu amor é linda!!! ............. http://ervasdecheiros.blogspot.com/

          Comentar


          • #6
            Olá o meu filhote tb tem cinco anos e perto de fazer os 5 anos e durante 2 ou 3 dias isso aconteceu, depois passou e uns dias depois voltou por mais 2 ou 3 dias e desapareceu. Nós não gostamos mas não lhe ralhe, ela não tem culpa e ralhar por esse motivo não resolve nada.
            Eu dizia ao meu filho que não se preocupasse, não era nada e ia passar. dê-lhe confiança e vai ver que passa!!

            Comentar


            • #7
              E então VC, o colchão da pimpolha já fica seco de manhã?

              Eu também desvalorizava por ora, é uma situação de dias; se passar a ser sistemático é que agiria.

              A enurese nocturna está intimimamente ligada com a capacidade de sonhar (to make a long story, short)... ou de não ter pesadelos, inibindo o sonho. Se a criança viveu alguma experiência (que pode até nem ser muito traumática) que lhe dá ansiedade ou algum facto ou acontecimento que ela só agora tenha reparado ( e como tal tu não te aperceberes de nada de novo) que lhe fez confusão, inconscientemente, pode haver uma inibição do sonhar como reacção.
              Ela está na fase do mundo mágico e do imaginário que são a forma de a criançar aprender... brincando, dá-lhe tempo para se "organizar" porque há-de ter os instrumentos para resolver o que a atormenta. E o que podes fazer, entretano, é ler-lhe uma história de fadas e princesas (que acabe bem) antes de ela ir dormir.

              Dizia uma menina (num texto do pedopsiquiatra João dos Santos) - "A cabeça serve para sonhar o sonho de não se fazer xixi na cama". Isto depois de o João dos Santos ter explicado a ela e aos colegas de turma que o xixi na cama era sonhar com o corpo e não com a cabeça e o pensamento.

              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #8
                Olá,
                Eu também acho que é uma fase e que o melhor é não da importância.
                Ao ralhares com ela, ela pode ficar mais stressada com o assunto e ser pior a emenda que o soneto!
                Calma e vais ver que é só uma fase (mas aproveita a consulta para falar sobre isso, de prefer~encia sem ela ouvir!)
                Bjinhos,
                Maria
                Bijuteria personalizada com as suas fotografias!
                A melhor prenda deste Natal
                http://www.cucubijoux.com

                Novidade: Pendentes para PANDORA com as suas fotos!!!!

                Siga-nos no Facebook!
                http://www.facebook.com/bijuteriacucubijoux

                Comentar


                • #9
                  Olá e obrigada pelos vossos conselhos. Os xixis continuam. Faz hoje uma semana consecutiva. Eu já nem lhe ralho. Tenho falado imenso com ela para tentar perceber se algo se passou. Também perguntei lá na escola mas dizem que ela está optima e que não deram por nada. Hoje tinhamos consulta marcada para o médico ver uns exames que ela tinha feito e falei-lhe no que se anda a passar. Pelo sim pelo não, mandou-a fazer um exame à urina e à bexiga para fazer o despiste.
                  Já os marquei agora é aguardar e ter muita paciência...

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X