Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Partilhar, emprestar...com que idade percebem o conceito?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Partilhar, emprestar...com que idade percebem o conceito?

    Olá,

    A minha filha tem 19 meses. Tenho uma sobrinha com 6 meses, que a minha filha adora! No entanto, quer tirar-lhe os brinquedos da mão. Ou melhor, primeiro empresta-lhe um brinquedo, mas a seguir tira-lho. Por outro lado, não mexe nos bonecos que são da prima sem olhar para mim.

    Eu digo-lhe que empreste para a prima não ficar triste...mas será que ela já pode entender o conceito?

    Obrigada.

  • #2
    O conceito da partilha vem com o conceito do outro. As crianças até aos 2anos e meio/3 são muito egocentricas, ou seja, sentem que o mundo gira em torno delas e têm dificuldade em perceber que o outro (criança ou adulto) sente seja o que for: dor, alegria, etc. Só qunado percebe que o outro tem sentimentos é que começa a estabelecer relações de amizade e a partilhar coisas e pessoas.
    Tudo isto deve ser incentivado e estimulado desde cedo mas perceber ainda é cedo.





    O meu atelier.

    Comentar


    • #3
      Ola!

      O meu filho tem 3 anos feitos em Fevereiro e acho que ainda nao percebe o conceito de emprestar. Percebe que ha coisas que sao dele e outras que nao sao e que nas que nao sou tem de pedir ao dono. Mas a soluçao quando quer alguma coisa continua a ser muitas vezes o "É meu" mesmo que nao seja...

      Beijinhos
      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #4
        Ok, obrigada pela ajuda.

        Eu vou incentivando sem insistir, portanto.

        Comentar


        • #5
          A minha tem 25 meses e ainda não percebeu bem. Ela sabe que se pedirmos para emprestar é para deixar brincar mas passado pouco tempo farta-se. Com o meu sobrinho de 6 meses ela não usa mesmo o conceito de emprestar. Arma-se em adulta: dá-lhe só brinquedos de bebé, ralha com ele se os mete à boca, ralha se ele não os agarra com a mão... Com crianças da idade dela aceita brincar ao mesmo tempo com o mesmo brinquedo. Normalmente empresta quando lhe fazemos ver que só pode brincar com um ou que já brincou e agora é a vez do outro. Devagarinho eles chegam lá.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Pois, também acho que só com o tempo. Fiquei a pensar nisto porque, ao verem que ela tirava da mão da prima, disseram-se que ela era tramada! Quer dizer...ela também é bebé, certo? Como é mais velha que a minha sobrinha, acho que começam a exigir dela um comportamento mais adulto.

            Comentar


            • #7
              Que bom, fiquei muito mais descansada
              Ando a passar o mesmo com o pequeno, mas no caso dele é com o primo de 4 anos, não pode ver nada nas mãos dele, e imita tudo o que ele faz, o mal é que é um terrorista de 1ª e o meu vai pelo mesmo caminho :/




              Madrinha querida Caty80
              Madrilhada fofucha Julit

              Comentar


              • #8
                o meu filho tem 27 meses e partilhar nem pensar ele alias ate vai ter com os miudos para lhes tirar os brinkedos deles, mas penso que com a ida para a creche em set o vai ajudar, pois neste momento nao empresta e ainda vai tirar...
                Rita


                Madrinha: ICA
                Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

                Faço contabilidade de PME
                Apoio ao inicio de actividade

                Comentar


                • #9
                  Nós andamos com o mesmo problema. O mais velho fez 2 anos em Maio e o mais novo tem 8 meses.

                  Quando o mais novo está a brincar com alguma coisa, o mais velho vai lá tirar e diz "É meu!". Nós explicamos que os brinquedos são dos 2 manos, ao que ele responde que o mano não sabe brincar porque é bebé. Por mais vontade que tenha de me rir com a cara séria com que ele diz isto, tenho que me conter e tentar que ele perceba que o mano também quer e pode brincar. Quando ele faz mesmo questão em ficar com o brinquedo que o mano tinha, dizemos-lhe para emprestar outro ao mano, e ele lá o faz.

                  Eles nesta idade estão na fase egocêntrica (não é egoísta, embora possa ficar a ser no futuro, se não for explicado o conceito de partilha com os outros e os deixarmos sempre fazer o mesmo), pelo que não é fácil perdir-lhes para emprestar/partilhar com os outros. Faz tudo parte do desenvolvimento normal.

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X