Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aos 4 meses já são birras?! Ceder ou não ceder?!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aos 4 meses já são birras?! Ceder ou não ceder?!

    Pela primeira vez na maternidade estou cheia de medos e inseguranças… Tenho a meu cargo e do meu marido a educação da nossa menina e quero muito educá-la bem! Mas começam as questões…
    Ela tem 4 meses e é uma bebé muito bem comportada. É uma bebé de colo e muito mimo. Mama quando quer e dorme quando quer, a única rotina é mesmo na hora do banho por uma questão da nossa organização em casa. Até há bem pouco tempo era raro chorar mas ultimamente não só chora com mais frequência como aprendeu a gritar! É verdade que os dentinhos que vêm a caminho a deixam muito irritada porque ela quer roer os bonecos dela e não consegue e quando chora por isso eu dou-lhe todo o carinho. Aliás, eu dou-lhe todo o carinho em qualquer ocasião.
    Mas agora ela grita quando alguma coisa não está como ela quer, por exemplo, se não quer que lhe ponha a fralda grita, odeia vestir-se então grita quando a visto, se não quer estar no carrinho começa a rabujar e se não a tiramos de lá começa a gritar, grita quando já não quer dormir mais à tarde, é muito raro gritar porque quer mamar só se a birra já vem de outra coisa por exemplo vestir, mas grita porque já não quer mais mama… Ela anda bem é ao colo e de preferência em pé para ver tudo, comigo a caminhar claro está, ora numa janela ora noutra ela quer é ver tudo!!! Cantar e dançar é do melhor! E paródia com os pais então nem se fala! Ela quer é gargalhadas e muita risota! Depois tem o lado meiguinho, adora miminho mas só quando ela está para aí virada! Quando ela encosta a cabecinha já sabemos que podemos abusar dos miminhos e beijinhos que ela adora!
    Contei-vos um pouco da personalidade da minha menina para me ajudarem melhor nas vossas opiniões. É que eu não venho queixar-me dos choros dela, felizmente ela tem sido muito boa de criar e de noite então é uma maravilha.
    A minha grande questão é: ceder ou não ceder a estes gritos/choros??? Claro que se ela grita porque não se quer vestir, paciência, visto-a e pronto, logo se cala, mas quando grita porque quer é colo e eu a tenho no carrinho para lavar a loiça ou fazer outra coisa em casa??? Ou como foi hoje, começou a chorar depois da maminha ainda ao colo, estava cheia de sono e deitei-a… bem… desatou num berreiro que só visto, deitei-me ao lado dela a dar-lhe miminhos mas ela não se calava e foi aqui que comecei a interrogar-me!!! Cedo e pego-lhe no colo ou deixo-a chorar??? Como a maternidade não traz livro de instruções segui o meu instinto e peguei-a ao colo, passeei pela casa até que ela adormeceu…
    Eu quero dar muito colo e mimo à minha filha mas também lhe quero dar educação e não tenciono ceder às birras dela. Mas com 4 meses será que já é altura de lhe mostrar que não pode ter tudo o que quer, será que já entende o que lhe quero ensinar, será que ela já entende que eu não cedo às birras dela, ou será que chorar ou gritar com 4 meses é a única forma que a minha filha tem de comunicar comigo e dizer o que precisa…?
    Já me alonguei… a quem teve paciência de ler até ao fim, obrigada! Só o facto de ter escrito já me fez sentir melhor. Mas gostava que me dessem as vossas experiências, ter outros pontos de vista faz-nos abrir o horizonte. Acho o tema da educação muito sério e complexo e gosto muito de ler sobre o tema. Isto é uma dica para escreverem muito Beijinhos

  • #2
    Acho que há aqui várias questões que tens que analisar. Aos 4 meses é mesmo uma altura em que eles adoram colo, mas tudo deve ser com moderação e se estiveres todo o dia com ela ao colo também não fazes mais nada.

    Chorar é a forma que eles têm de comunicar, mas também poderá haver da tua parte uma excessiva atenção a que ela já está habituada. (Atenção que eu acho que o colo e os mimos são muito importantes) Quanto a este aspecto, sugeria-te em vez de pagode e colo todo o dia, substituires metade desse tipo de atenção por diálogo e calma. Conversa com ela, diz-lhe "o que vamos fazer agora", leva-a contigo mas vai colocando-a no chão, na manta ou tapete de actividades, contigo por perto, e vai dando algo de novo para brincar de vez em quando. Lembro-me que uma garrafa de água vazia ou com um pouco de água, bem fechada é um brinquedo que eles gostam de explorar nessa idade. Põe música para bebés ou música clássica. Eles gostam de ambientes tranquilos.

    O motivo do choro poderá não ser apenas um pedido de atenção. Tenta identificar outras causas. Por exemplo, dizes que chora depois de mamar. Poderá ter apenas que arrotar? Será que já esvaziou uma mama e quer a outra? Será que é sono?

    Chora ao vestir ou ao colocar a fralda. Será que esteve a mamar e precisa arrotar, não se sentindo confortável deitada?
    Experimenta também pressionar o nervo dos ouvidos para despistar eventual otite. Se ela se queixar, convém que seja vista pelo médico. As dores dos ouvidos afectam a amamentação e o facto de estar deitada.

    Disseste que tens os dentinhos a nascer. Notas na gengiva? O quê? Poderá ser essa uma causa de irritação. Sem dúvida que eles gritam com dentes a nascer.

    Despista o choro oferecendo mama quando não conheces a causa. Assim sabes que pelo menos fome, não é.

    Falas de rotinas. Elas são importantes, dão confiança ao bebé, pois sabe o que esperar seguidamente. A única que não deves ter é mesmo na amamentação. Aí ela deve mamar a pedido. De resto, ela saberá que aproximadamente a x ou y horas vai ao banho, vai ao sono, vai passear, etc.

    Birra, Birra, não me parece ser. É apenas uma forma de te dizer que quer algo. Tens que descobrir o quê...

    BJ

    Comentar


    • #3
      Olá só para dizer k concordo com a explicação da SuMa...aos 4 meses já passou mais a fase do comer e dormir..já começam a aperceber-se do k os rodeia...colo e mimo nunca são de mais ,,embora alguém irá dizer sempre " dás colo a mais.." não te importes o tempo passa a voar...aproveita o máximo este tempinho de ouro com a tua bébé...e boa sorte.

      Comentar


      • #4
        Ola!

        A SuMa ja explicou tudo mas postei só para dizer que birra tu vais ter a certeza quando vires a primeira LOL E só bem la mais para diante, com 18 meses ou ate mais tarde. A birra é uma forma de escape por nao conseguirem lidar com a frustaçao. Ora o teu bebecas ainda nem sequer fica frustado porque as expectativas dele nao dao para tanto!

        As vezes dizemos que um bebe esta birrento mas nao sao birras sao más disposiçoes, incomodos, maus humores...

        Beijinhos
        rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Concordo com o que foi dito.
          O meu apesar de ser uma paz de alma até fazer 1 ano, aos 4 meses é que começou a prestar mais atençao às coisas.
          Experimenta coisas diferentes, por exemplo eu tinha a mania que o melhor era dar banho à noite antes de o deitar, ele assim que saia da banheira chorava com quantas forças tinha e custava mais para adormecer, começei a dar o banho de manhã e ficou resolvido, o banho a ele despertava-o em vez de o acalmar, depois de comer ponha-o a arrotar e ficava a embala-lo no colo, ele berrava e berrava, passei a pousa-lo na alcofa ao fim de arrotar e ele adormecia logo, não gostava de colo.... isto são só exemplos, as crianças são todas diferentes e têm as suas manias, vai experimentando para descobrires as dela.
          Para além disso eu sou adepta das rotinas ( não aquelas extremas, as normais) bebes gostam da rotina, dá-lhes segurança saber o que vai acontecer.
          Boa sorte




          Madrinha querida Caty80
          Madrilhada fofucha Julit

          Comentar


          • #6
            Olá! Obrigada pelas vossas respostas!

            Eu também penso que as birras birras vêm mais tarde... cá estarei para descobrir como disse a rbalmeid!!! lol

            SuMa, li-te de manhã e tenho andado a pensar no que disseste, mas não pude responder logo. Os despistes do choro dela eu tenho feito, tento sempre perceber o que ela precisa, e com os ouvidos então tenho tido muita atenção porque eu sofri muito de otites com a vinda dos dentitos e sempre ouvi a minha mãe falar disso. Tal como com o mamar e arrotar ou se tem a fralda limpa por isso nem coloquei a hipótese de ela chorar por esses motivos. Mas gostei que tivesses referido, aliás gostei muito da tua resposta porque de uma forma geral referiste quase todos os aspectos a ter em conta quando se cuida de um bebé!

            Ontem depois de abrir o tópico o marido chegou do trabalho e falámos sobre o assunto. Ele é da opinião que eu dou colo em excesso à menina. Tal como eu, ele também é adepto do colo e do mimo, mas ele acha que eu exagero, porque ao mínimo pedido dela eu já estou a caminho! Qualquer coisa, vai um colinho, ela às vezes nem chega a chorar basta fazer "ahahah" e lá vou eu pegar-lhe. E ela sabe bem que é assim, tanto que não chora quando está com o pai, a menos que precise de algo é claro.

            Quero continuar a dar-lhe muito mimo e colinho mas admito que estarei a exagerar... Então decidi alterar algumas coisas mas aos poucos para ela não ressentir muito (nem eu LOL)! Hoje o dia foi mais calmo, tranquilizei-me primeiro a mim para não lhe transmitir a minha ansiedade e tentei fazer tudo com muita calma. Ela sempre atrás de mim como é hábito mas sem grandes agitações. Hoje não houve pagode SuMa!!! Quando ela começou a pedir colo não lhe dei logo, e quando dei foi só até perceber que se a deixasse no cobertor ou no carrinho ela ficava bem. Aproveitou bem o colo nas maminhas, a arrotar e a caminho para trocar a fralda. Dei-lhe um colinho antes de ir arrumar o quarto, depois deitei-a na caminha dela e ela ficou entretida com o mobile, de tal maneira que consegui passar o swiffer na casa toda sem ela reclamar. Antes do pai sair para o trabalho ela estava a rabujar e eu peguei-lhe, entretanto ele disse "vá já chega", e meti-a no carrinho, ficou sossegada e acabou por adormecer enquanto arrumava a cozinha, levei-a para a sala e ía espreitando, uma vez fui lá já tinha acordado mas não deixei que me visse, estava a brincar com a mantinha e ali ficou mais um bocado calminha.

            É isso tábita, o melhor é ir mesmo experimentando, é agora que eu vou conhecendo a sua personalidade...

            Ando a escrever que nem uma doida... prometo que vou já parar mas quero só dizer à sancha que essa do "colo a mais" até já irrita!!! E o "depois não te venhas queixar"!!! Não me hão-de ouvir queixar, até porque eu venho aqui desabafar e assim ninguém fica a saber LOL

            beijinhos

            Comentar


            • #7
              Vera agora estava a ler a tua resposta e a lembrar-me que as vezes o meu filho mais novo fica chato por estar no colo! Como se se cansasse! Ja me lembei que seja do calor porque ele é calorente... Nessas alturas se o ponho na cama ele rabuja um bocadinho a dormece sozinho!

              Eu acho que colo nunca é demais, mas eles podem nao querer sempre colo certo?

              Nesta fase tambem pode nao ser ma ideia começares a pensar em criar uma area para por a tua bebecas no chao. Mantinha ou espuma daqueles quadrados, coisas que a possam magoar longe e deixa-la com espaço para mexer e rebolar sem riscos de cair... Eles gostam.

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Para mim, sobretudo nos primeiros tempos, o nosso instinto deve sobrepôr-se a teorias e regras. Se estiveres a fazer algo em que tu não acreditas, dificilmente vai resultar. Por exemplo, se ela estiver chorar e tu achares instintivamente que dar-lhe colo resolve, tentares acalmá-la de outra forma será difícil.

                Com isto não quero dizer que lhe devas pegar a toda a hora e todo o momento, mas que deves fazer aquilo que instintivamente sentes que é o melhor: para ela e para ti.

                Uma nota à parte: "Antes do pai sair para o trabalho "... pois... eles saem para o trabalho e estão fora portanto é fácil fazer regras; mas quem dá o corpo ao manifesto é que tem que perceber o que é que resulta.

                Felicidades!




                Comentar


                • #9
                  Olá! A pequena dorme...

                  Estes últimos dias têm corrido bem, tenho feito praticamente o mesmo de sempre mas tenho tido algum cuidado com o andar sempre ao colo. De qualquer forma se vejo que é o que ela quer não lhe nego. Quando a cabeça anda meio baralhada sigo o meu instinto e pronto.

                  Rbalmeid o "cantinho da pequena" é mesmo em cima do sofá, é daqueles em L mas puxamos uma das partes e assim fica tipo cama. Tem lá alguns bonecos e ela lá se vai entretendo mas tem que estar alguém por perto porque estar sozinha não é com ela Mas tenho algum receio que ela rebole (se bem que ainda não o faz) por isso tenho almofadas à volta. Qualquer dia a solução será mesmo um espaço no chão ou então um parque.

                  Mãeaos30, eu acho que isso depende dos pais, o meu marido sai para trabalhar (por turnos o que lhe permite estar bastante tempo com a filha) e quando regressa também dá o corpo ao manifesto cá em casa por isso a opinião dele é tão importante para mim. Daqui a 3 semanas também eu tenho que sair para trabalhar e em algumas horas é ele quem vai ficar com a princesa.

                  Beijinhos

                  Comentar


                  • #10
                    A minha começou a ficar no parque aos 2 meses. Com o tempo queria companhia ao pé dela mas ia-lhe falando e ela lá ficava. Adorava um piano de pés que lhe deram quando nasceu, de tal forma que umas das teclas deixou de dar...
                    Pode haver excesso de colo, mas é uma questão de estares atenta e ires tentando.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por veralemos Ver Mensagem
                      Olá! A pequena dorme...

                      Estes últimos dias têm corrido bem, tenho feito praticamente o mesmo de sempre mas tenho tido algum cuidado com o andar sempre ao colo. De qualquer forma se vejo que é o que ela quer não lhe nego. Quando a cabeça anda meio baralhada sigo o meu instinto e pronto.

                      Rbalmeid o "cantinho da pequena" é mesmo em cima do sofá, é daqueles em L mas puxamos uma das partes e assim fica tipo cama. Tem lá alguns bonecos e ela lá se vai entretendo mas tem que estar alguém por perto porque estar sozinha não é com ela Mas tenho algum receio que ela rebole (se bem que ainda não o faz) por isso tenho almofadas à volta. Qualquer dia a solução será mesmo um espaço no chão ou então um parque.

                      Mãeaos30, eu acho que isso depende dos pais, o meu marido sai para trabalhar (por turnos o que lhe permite estar bastante tempo com a filha) e quando regressa também dá o corpo ao manifesto cá em casa por isso a opinião dele é tão importante para mim. Daqui a 3 semanas também eu tenho que sair para trabalhar e em algumas horas é ele quem vai ficar com a princesa.

                      Beijinhos
                      veralemos: ainda bem que é assim! Eu também tenho um super-pai cá em casa. Mas o meu filho anda a mamar várias vezes por noite e ele disse que eu é que estava a alimentar aquilo. Eu disse-lhe que ele estava à vontade para o adormecer de outra forma quando ele acorda durante a noite, só tem é que levantar-se para o fazer. Claro está que o miúdo continua a mamar à noite :-)




                      Comentar


                      • #12
                        Micaela24 aos 2 meses?! E eu a pensar que aos 4 era cedo!!! Acho que o parque me vai ajudar muito na cozinha!!!

                        Mãeaos30 entendo o que dizes. Em determinada situação quem está presente avalia muito melhor a situação do que quem nem sequer está a ver o que se está a passar. Estes dias as coisas têm andado melhores, precisamente porque eu tenho seguido o meu instinto e deixado as regras um pouco de parte, tal como disseste lá atrás. É assim a minha maneira de ser e de cuidar dela desde que ela nasceu e penso realmente ser uma boa aposta Quanto aos papás, ainda bem que hoje em dia os pais são mais participativos na educação dos filhos! Ficamos todos a ganhar

                        Descobri que a princesa tem uma costela da mãe. LOL Gosta de ver a mãe a passar a ferro!!! Eu também era e ainda sou assim! Nas birrinhas do sono para a sesta, deito-a no cantinho dela no sofá e meto-me a passar a ferro ali ao lado. E ela fica toda descontraída a ver as voltas que dou à roupa até adormecer.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá, mamãs:

                          Desde a semana passada que o meu bebé anda meio assim também -tem 4 meses-. Sempre foi super calmo, e agora choraminga muitas vezes, mas vê-se que não é 'sério' (de dor, por exemplo), se lhe damos atenção ri-se logo. Às vezes tem um choro forte durante uns minutos, e depois pára e ri-se como se nada fosse. Muitas vezes tem uma tosse engraçada que eu desconfio que é 'forçada'. Já reparei que às vezes é sono, mas quer adormecer na caminha dele, sem colos. O que é certo é que mudou desde que fez 4 meses, agora tem um humor flutuante.

                          Veralemos: o filhote ADORA o tapete de actividades, desde os 3 meses. Rebola à vontade, vê-se ao espelho, brinca imenso com os bonequinhos pendurados, tenta agarrá-los com as mãos e os pés, fala com eles... agora também fica muito bem na espreguiçadeira a olhar para nós enquanto fazemos as nossas coisas. Costumo cantar de vez em quando para ele saber que estou presente, ajuda. Embora seja um bebé de colo e muito mimo, e tenha ambos os pais (e o cão!) 24 horas com ele gosta de estar independente.


                          Comentar


                          • #14
                            Vera, com 4 meses o sofá já me parece mt perigoso, mesmo com as almofadas... Eu adiei a vinda do parque p a sala pq me ia roubar mt espaço, mas como o parque tem um colchão, pus o colchão no chão com os brinquedos dele. Mas tinhamos de estar sp de olho, pq com 4 meses ele ja se mexia mt e dávamos com ele já à beira do colchão! Agora ja esrá no parque...

                            Com 4 meses já prestam mt atenção, uma espreguiçadeira c um arco de actividades, um parque ou outro local c brinquedos já os distrai um bocadinho...

                            Beijinhos

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por veralemos Ver Mensagem
                              Micaela24 aos 2 meses?! E eu a pensar que aos 4 era cedo!!! Acho que o parque me vai ajudar muito na cozinha!!!
                              O parque dela é este: http://www.chicco.pt/ProdottiChicco/...0/Default.aspx
                              É próprio para usar a partir do nascimento e ela gostava muito desta cor. É claro que não ficava sozinha mas com companhia ao lado ia dando uns pontapés toda feliz. Também gostava de ficar deitada na cama que está no quarto onde passo a ferro, enquanto passava.
                              Adorava este brinquedo: http://www.bebedeaaz.com.br/ecommerc...usicais-Chicco
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X